Montar um e-commerce é uma forma mais simples de começar a empreender. Além de ter um baixo investimento inicial, fica aberto 24 horas por dia e pode alcançar um número maior de pessoas do que um negócio físico, por exemplo. E existe um vasto glossário do e-commerce para você entender as várias funcionalidades do meio!
Para você ter ideia de como este segmento está aquecido, o Brasil está entre os 10 países do mundo com maior crescimento de vendas online, de acordo com uma pesquisa do Insider Intelligence. Mas, assim como todo empreendimento, é preciso dominar conceitos e informações básicas para garantir bons resultados.
Por isso, selecionamos aqui os principais termos que você precisa saber e organizamos por ordem alfabética em um Glossário do E-commerce. Fique à vontade para consultar esta página sempre que surgir alguma dúvida! Bons negócios 💰
Glossário do e-commerce
A
Adquirente:
São instituições que transacionam os valores recebidos por cartões de crédito e débito e os repassam aos lojistas. Dessa forma, a comunicação acontece diretamente com as bandeiras dos cartões e com os bancos emissores.
Automação de marketing:
É o uso de tecnologias para facilitar tarefas manuais e repetitivas. Através de soluções inteligentes, é possível automatizar processos e atividades para escalar ações de marketing e manter um relacionamento personalizado com leads e clientes – fundamental para qualquer e-commerce.
Avaliações de produtos:
São notas, fotos e comentários deixados por clientes em produtos já adquiridos. Portanto, as avaliações funcionam como provas sociais, nas quais consumidores relatam sua experiência com o e-commerce e o produto, mensurando seu nível de satisfação.
Afiliação de pagamento:
Significa configurações que o e-commerce tem com cada adquirente ou gateway de pagamento. Ou seja: cada uma das afiliações de pagamento tem suas configurações próprias.
App da Yampi:
É o aplicativo oficial da Yampi, no qual nossos clientes administram tanto a Loja Virtual quanto o Checkout Transparente pelo celular. Ou seja, através do app é possível acompanhar as vendas, conferir resultados do negócio, recuperar carrinhos abandonados, aprovar avaliações de produtos, responder dúvidas dos clientes, receber notificações de novas vendas e mais.
B
B2B:
Sigla para “business-to-business” em inglês, que denomina empresas que têm outras empresas como clientes.
B2C:
“Business-to-consumer” é o modelo de negócio efetuado entre uma empresa e o consumidor final, sem passar por intermediários.
Banners:
São imagens que ocupam boa parte da tela e chamam a atenção do consumidor para alguma informação, oferta ou destaque. Por exemplo, na Loja Virtual da Yampi, é possível criar diversos banners, organizá-los da melhor forma no site e adaptá-los para a visualização no celular.
Black Friday:
A Black Friday acontece no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças, nos Estados Unidos, mas já foi importada para o Brasil, causando grande expectativa entre os consumidores, alta da demanda e grande volume de vendas para o segmento de e-commerce. Oficialmente, a Black Friday é na 4ª sexta-feira de novembro, mas muitas lojas optam por fazer campanhas de vendas que podem durar até um mês inteiro.
Botão de compra rápida:
É um recurso exclusivo da Loja Virtual da Yampi para aumentar o ticket médio e acelerar o processo de compra. Em outras palavras, o botão de compra rápida possibilita que os clientes adicionem itens ao carrinho sem precisar sair da página em que estão navegando.
Bounce Rate:
Também pode ser chamado de ‘taxa de rejeição’. Em e-commerce, esse termo se refere à porcentagem de visitantes que saem da loja sem avançar para outra página. Portanto, a bounce rate é calculada dividindo o número de visitas de uma página pelo número total de visitantes do e-commerce.
C
C-Commerce:
É o comércio eletrônico que ocorre através de conversas. Em outras palavras, “conversational commerce” é um termo utilizado para se referir a processos de compra e venda que acontecem em aplicativos de mensagens ou por meio de chatbots.
Call to Action:
Também chamado de CTA, o call to action convida o visitante do e-commerce a realizar uma ação, orientando para a compra. Assim, pode ser apresentado tanto como um botão, quanto como texto e imagem.
Carrinhos abandonados:
Este termo se refere às situações em que o cliente selecionou produtos no e-commerce, mas por algum motivo não finalizou a compra. Ou seja, essa desistência pode ocorrer em diferentes etapas e é uma das causas para a queda no ticket médio da loja virtual. Para solucionar esse problema, a Yampi oferece um recurso nativo no Checkout Transparente, que recupera até 11% de carrinhos que seriam abandonados.
Cashback:
É um programa de recompensas, no qual se oferece um valor em crédito para clientes. Portanto, o cashback tem como objetivo estimular novas compras, reembolsando parte do valor gasto para ser utilizado em um novo pedido.
Chargeback:
Esse é um dos grandes desafios para e-commerce! Chargeback é quando ocorre estorno do valor de uma compra para o cliente. Isso porque quando uma compra é contestada pelo titular do cartão, o valor precisa ser devolvido.
Checkout Transparente:
O Checkout se refere à última etapa do processo de compra, quando ocorre o pagamento, com o preenchimento de dados pessoais. Já o Checkout Transparente é uma forma ainda mais poderosa, que unifica todas as etapas em um único lugar, simplificando esse processo e passando mais credibilidade e segurança para a finalização do pedido.
Coleções de produtos:
É uma forma de agrupar determinados produtos na sua loja virtual. É possível dividir os itens para uma promoção, para uma campanha de lançamento ou para uma data comemorativa.
Compra Fácil:
Recurso nativo do Checkout da Yampi, capaz de aumentar em até 10% a conversão de vendas. Com esta funcionalidade ativa, clientes que já realizaram uma compra no seu e-commerce podem autorizar que seus dados sejam preenchidos automaticamente, agilizando a finalização do pedido e diminuindo o tempo médio para realizar uma compra.
🎥 Entenda mais sobre a Compra Fácil:
Compre junto:
É um recurso nativo e gratuito da Loja Virtual da Yampi: com ele ativo, é possível oferecer produtos similares ao que o visitante está visualizando, melhorando o ticket médio.
Cupons de desconto:
Importante ferramenta do e-commerce para aumentar as conversões, incentivar novas compras e atrair mais clientes. Aliás, na Yampi é possível criar cupons de desconto para primeira compra, frete grátis, carrinhos abandonados, entre outras opções.
Veja como utilizar os recursos de cupons de desconto e Compre Junto na loja virtual da Yampi:
Cyber Monday:
Em português, segunda-feira cibernética é uma data comercial, derivada da Black Friday, para alavancar as vendas de produtos eletrônicos. Essa data, comemorada em novembro, após o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, representa uma boa oportunidade para ofertar descontos e criar campanhas de vendas.
D
Design responsivo:
É quando o site se adapta a diferentes tamanhos de tela e dispositivos móveis. Fundamental quando pensamos que as compras através do celular correspondem a cerca de 52%. Ao criar uma Loja Virtual na Yampi, por exemplo, você tem acesso a vários recursos, pensados para oferecer a melhor experiência ao usuário e aumentar a conversão de vendas.
Dropshipping:
Nesta modalidade de vendas, não é preciso ter estoque próprio ou gerenciar a logística de envio de produtos: esta parte cabe aos fornecedores. Assim, o dropshipping é um modelo de negócio que consiste em criar uma loja virtual e se conectar com fornecedores para anunciar produtos.
E
E-commerce:
Também conhecido como comércio eletrônico, abrange a venda de produtos e oferta de serviços através da internet.
E-mail marketing:
Esta é uma estratégia para se comunicar diretamente com clientes e potenciais consumidores. Portanto, através do e-mail marketing você pode informar seus contatos sobre lançamentos de produtos, ofertas e promoções, novidades da sua loja, novas formas de pagamento e envio de cupons de desconto.
E-mail transacional:
Este modelo de comunicação é utilizado para informar ao cliente sobre algum aspecto da compra, como confirmar o recebimento do pedido, aprovação do pagamento e envio do produto.
ERP:
Sigla para Enterprise Resource Planning, em português: planejamento de recursos empresariais. É um sistema de gestão que permite acesso aos dados do e-commerce para facilitar a tomada de decisão. Afinal, o sucesso de qualquer e-commerce está atrelado à sua administração.
Inclusive, a Yampi oferece uma série de recursos de gestão com ferramentas de análise para facilitar a rotina de quem tem e-commerce.
F
FAQ
Sigla em inglês para Frequently Asked Questions (perguntas frequentes): é também uma das páginas mais importantes para qualquer e-commerce. Este conteúdo é interessante não só para sanar dúvidas dos clientes, mas também para desafogar o atendimento da loja e agilizar a decisão de compra.
Fornecedores de dropshipping:
Peça fundamental para qualquer operação, os fornecedores de dropshipping são responsáveis por enviar e entregar os produtos para os clientes. Então podem ser fabricantes, distribuidores ou plataformas próprias para dropshipping, que oferecem um catálogo de produtos e fornecedores.
Funil de vendas:
É um modelo que separa os diferentes momentos da jornada de compra: descoberta, interesse, decisão, ação e avaliação para traçar a melhor forma de abordagem. Em outras palavras, o funil de vendas é uma ferramenta para entender a etapa em que o cliente está para traçar estratégias de marketing e vendas mais efetivas e assertivas.
G
Gateways de pagamento:
É uma tecnologia que funciona como uma conexão entre o cliente, o banco e a operadora do cartão de crédito. Essa solução é a responsável por coletar os dados da transação, transmitir e armazenar informações – tornando todo o processo mais rápido, seguro e eficiente.
Gestão de estoque:
A gestão de estoque é um processo complexo de planejamento, controle e execução de ações envolvendo recursos e suprimentos de um e-commerce.
H
Homepage
Também chamada de página inicial, geralmente é a primeira impressão que os visitantes têm do e-commerce. Por isso, é importante caprichar no design e prestar atenção a elementos que podem prejudicar a navegação ou a usabilidade do usuário.
J
Jornada de Compra:
Corresponde às etapas que uma pessoa percorre antes de decidir adquirir um produto, sendo elas:
- Aprendizado e descoberta: O primeiro momento é o despertar de um interesse por um tema ou assunto específico
- Reconhecimento do problema: Quando a pessoa percebe que tem um problema para o qual gostaria de uma solução.
- Consideração das opções: Esta etapa diz respeito à busca por soluções para o seu problema.
- Decisão de compra: Avaliada as alternativas no mercado, o consumidor toma uma decisão de compra.
- Avaliação da experiência: Na última etapa da jornada de compra, é avaliada toda a experiência, desde o primeiro contato com um e-commerce, até o suporte pós-venda.
K
KPI:
São indicadores-chave de performance (Key Performance Indicator, em inglês). Assim, no e-commerce, alguns KPIs importantes para ficar de olho são: número de visitantes do site, número de vendas, taxa de conversão, taxa de aprovação de pedidos, retorno sobre investimento (ROI), custo de aquisição por cliente, ticket médio, tempo de vida do cliente (LTV) e taxa de rejeição.
Leia também: 12 métricas do e-commerce fundamentais para sua loja virtual
L
Landing Page:
É uma página objetiva, criada para despertar o interesse em um determinado público. Orientadas para a conversão, as LPs são usadas como porta de entrada para captar clientes e visitantes para o site.
Lead:
Alguém que demonstrou interesse no e-commerce, forneceu informações de contato e se tornou um potencial cliente.
Loja Virtual:
Site criado com o objetivo de vender produtos na internet. Funciona como uma loja física, atraindo visitantes e expondo itens. Assim, o cliente entra no site, adiciona produtos no carrinho e realiza o pagamento – tudo no ambiente virtual. Você pode criar uma Loja Virtual gratuitamente na Yampi, personalizar como desejar, adicionar produtos e começar a vender.
Logística reversa:
É um conjunto de procedimentos de pós-venda, para facilitar a devolução de produtos, feita por clientes. Além disso, também é uma solução sustentável para garantir o reaproveitamento ou descarte apropriado de bens materiais. Muitos e-commerces utilizam essa prática para estimular a fidelização de clientes: ao devolver um produto usado, ganha um desconto na compra de um novo.
M
M-Commerce:
Também conhecido como mobile commerce, é uma forma de comércio eletrônico através de dispositivos móveis, como celulares e tablets. Aliás, esta modalidade deve ser observada de perto: em 2021, 54% das vendas do e-commerce vieram de dispositivos móveis.
Marketplace:
Funciona como um shopping virtual, onde se encontram diversos lojistas, dos mais variados segmentos. Clientes podem comparar produtos, preços e avaliações, enquanto lojistas podem colocar seus itens em uma vitrine.
Mineração de produtos:
No dropshipping, é a mineração o ato de pesquisar e encontrar produtos vencedores para a sua loja, isto é, produtos com alta procura, baixa concorrência e boa margem de lucro.
🎥Veja mais dicas de como minerar produtos vencedores:
N
Nimble:
Plataforma de dropshipping que permite gerenciar e automatizar pedidos de fornecedores do AliExpress. Com a integração com a Loja da Yampi, é possível montar e administrar a sua operação de forma rápida, prática e eficiente.
NPS:
Sigla para Net Promoter Score: uma metodologia para analisar o nível de satisfação dos clientes com uma empresa. No e-commerce, é fundamental para a fidelização – uma atividade desafiadora no âmbito da internet. A pesquisa pode ser realizada na finalização do pedido, mas também após a entrega do produto, e pode ser feita por e-mail, mensagem, ou o canal de comunicação mais interessante para a sua audiência.
O
Order Bump:
É um recurso que permite oferecer ao cliente um item complementar na etapa final da compra. Portanto, ativar o order bump no checkout é uma boa estratégia para aumentar o ticket médio e impulsionar a finalização do pedido.
🎥Descubra os benefícios de ativar o Order Bump:
P
Persona:
Muito utilizada nas estratégias de marketing, a persona é uma representação semi fictícia do cliente ideal do seu negócio. Por isso, na hora de construir a persona no e-commerce, é preciso inserir nome, classe social, hábitos, meios de comunicação que costuma utilizar, rotina, desejos, dores e necessidades. Afinal, todos esses aspectos contribuem para traçar estratégias mais assertivas.
Plataforma para dropshipping:
Com essa solução, é possível criar uma loja virtual personalizada, cadastrar produtos, integrar com fornecedores de dropshipping e vender sem estoque na internet. A Yampi, por exemplo, é uma plataforma para dropshipping, que oferece uma série de recursos para facilitar a mineração de produtos, automatizar o envio de pedidos e editar facilmente a descrição dos itens na sua loja.
🎥 Dê play abaixo para conferir dicas para escrever a descrição dos produtos da sua loja virtual:
Política de troca e devolução:
Todo e-commerce deve disponibilizar para os clientes a política de troca e devolução de produtos. Afinal, é direito do consumidor solicitar a substituição ou desistir de um produto até sete dias do seu recebimento.
Provas sociais:
No e-commerce, significa disponibilizar avaliações de clientes nas páginas de produtos ou da sua própria loja para ganhar a confiança de potenciais novos clientes. Ou seja, provas sociais são um gatilho mental que utiliza a experiência positiva de terceiros para incentivar a decisão de compra de visitantes indecisos.
R
Recursos nativos:
São funcionalidades gratuitas oferecidas em plataformas para criação de lojas virtuais. Por isso, não é preciso instalar ou pagar nada a mais: eles são inerentes à plataforma utilizada. A Yampi, por exemplo, oferece diversos recursos nativos para a Loja Virtual e para o Checkout Transparente, pensados para aumentar a conversão de vendas.
Retentativa Transparente:
Este é um recurso nativo do Checkout da Yampi, capaz de recuperar até 10% de compras que seriam perdidas. Aliás, com essa funcionalidade ativa, é possível acionar novas tentativas de pagamento, quando a primeira é recusada, em gateways secundários, que funcionam como backup.
ROI:
Sigla para Return Over Investment, em inglês – ou Retorno sobre Investimento, em português. É um indicador importante para quem está começando no e-commerce, pois mede o retorno gerado a partir de cada investimento realizado no negócio.
S
S-Commerce:
Tendência para ficar de olho, o S-Commerce também pode ser chamado de Social Commerce. Diz respeito ao comércio eletrônico em redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.
SEO:
Search Engine Optimization em inglês: é um conjunto de práticas que visa melhorar o ranqueamento de um e-commerce ou site nos resultados de busca. Portanto, além de aumentar a visibilidade e gerar autoridade para uma marca, também é fundamental para atrair tráfego orgânico para qualquer loja.
🎥 Descubra dicas incríveis de SEO para sua loja virtual dando play abaixo:
SourcinBox:
Plataforma que reúne fornecedores de dropshipping e que pode ser integrada à Loja Virtual da Yampi. Com isso, é possível encontrar produtos na SourcinBox, importar para o e-commerce e editar rapidamente as informações, como descrição e fotos. Além disso, pedidos realizados por clientes na loja são enviados automaticamente para os fornecedores da plataforma.
Status do pedido:
Informa em qual etapa se encontra a compra e segue um fluxo padronizado. Dessa forma, a cada mudança, é disparado um e-mail transacional ao cliente. Esses são os status que um pedido pode ter:
- Pedido realizado
- Pedido autorizado
- Aguardando confirmação de pagamento
- Pagamento aprovado
- Pedido em separação
- Em transporte
- Entregue
- Pedido cancelado
T
Taxa de conversão:
Quando os visitantes de um e-commerce finalizam uma compra. Por isso, para calcular esse número é só dividir o número de usuários que navegaram em uma determinada página, pelo número de vendas realizadas.
Taxa de pedidos cancelados:
Também chamada de churn rate, a taxa de pedidos cancelados representa o número de visitantes do e-commerce que entraram no site, colocaram produtos no carrinho mas a compra não foi efetuada. Seja porque o cliente desistiu, não pagou o boleto ou não fez o Pix, o cartão foi recusado, dentre outros.
Taxa de rejeição:
É o número de visitantes da sua loja que não realizaram nenhuma ação ou sequer clicaram em outra página. Portanto, quanto menor a taxa de rejeição, melhores os resultados do seu negócio.
Ticket médio:
O ticket médio representa o valor médio das vendas do e-commerce. Para chegar nesse número, é só dividir o valor total dos pedidos pelo número de pedidos realizados. Portanto, para aumentar o ticket médio, você pode apostar em recursos estratégicos, como Order Bump, Upsell e Compre Junto.
🎥 Saiba mais sobre Order Bump e Upsell:
U
Upsell:
O upsell, também conhecido como upselling, é um recurso nativo do Checkout da Yampi que permite ao cliente adquirir um novo item sem precisar inserir novamente os seus dados ou informações do cartão de crédito.
V
Variantes de produtos:
É quando um produto tem diversas variações, como cores e tamanhos diferentes. Assim, são fundamentais para gerar mais vendas e atingir mais pessoas interessadas.
W
Wiio:
A Wiiio é uma plataforma que reúne diversos fornecedores de produtos para dropshipping. Assim, produtos selecionados no Wiio são automaticamente importados para a sua loja da Yampi, com todas as variantes e descrições – que podem ser editadas.
Y
Yampi
Plataforma ideal para quem quer facilidade para ter um e-commerce, mas não abre mão de contar com os melhores recursos.
Além disso, na Yampi é possível criar uma Loja Virtual completamente personalizada e recheada de funcionalidades gratuitas que aumentam a conversão de vendas.
Já quem busca fazer dropshipping, logo descobre que a Yampi é o lugar certo para ter um negócio online de sucesso, onde você encontra integração com fornecedores de drop, que automatizam uma parte do trabalho para você.
Isso sem falar no Checkout Transparente que é líder em vendas no Brasil. A solução da Yampi pode ser integrada tanto na sua Loja Virtual da Yampi, quanto em lojas da Shopify e WooCommerce, além de landing pages.