Há quem diga que o ano só começa depois do Carnaval, mas quem tem loja virtual sabe que o planejamento das ações para esse período precisa começar com antecedência. Isso porque a folia pode representar uma boa oportunidade para impulsionar os negócios e vender mais no Carnaval.
A expectativa dos foliões é grande e o Carnaval 2024 deve movimentar algo em torno de R$ 5,5 bilhões, de acordo com dados divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Para te ajudar a escolher o que vender no Carnaval 2024 e impulsionar os negócios nesse período, reunimos aqui 4 dicas de produtos e ainda mais ideias para impulsionar sua loja na data. Continue a leitura 🎊
Quando é o Carnaval 2024?
O Carnaval é uma das festas populares mais aguardadas pelos brasileiros. Em 2024, o feriado é no dia 13 de fevereiro. No entanto, em muitas localidades a folia começa bem antes: a partir do dia 8 de fevereiro já é possível encontrar fanfarras, desfiles e blocos pelas ruas.
Isso significa que muitos comércios físicos podem fechar nesse período – o que representa uma boa oportunidade para o e-commerce. A Quarta-Feira de Cinzas de 2024 cai no dia 14 de fevereiro, mas vale lembrar que não é feriado nacional.
O que vender no Carnaval 2024? 4 produtos para loja online
Alguns produtos costumam fazer mais sucesso nas vendas online do que outros no período pré e durante o Carnaval. Mas não pense que são só fantasias, confetes e serpentinas: com os feriados e o comércio físico fechado, muitos consumidores intensificam as compras pela internet – o que representa uma boa oportunidade para lojas virtuais de diversos segmentos.
Confira abaixo alguns produtos que podem ter alta na demanda no Carnaval 2024:
Cosméticos
Itens de beleza são produtos especialmente atrativos para o Carnaval. Isso porque a folia estimula a procura por cosméticos: maquiagens vibrantes, glitter, adereços para o rosto e esmaltes temáticos são apenas algumas opções que se alinham à atmosfera alegre e criativa do Carnaval.
Além disso, a conveniência das compras online é um fator significativo nesse cenário. Durante o período carnavalesco, muitas pessoas estão ocupadas com os preparativos para festas e eventos, tornando as compras online uma alternativa conveniente.
Lojas virtuais de cosméticos podem oferecer uma ampla variedade de produtos, permitindo que os clientes explorem e escolham os itens que melhor atendem às suas necessidades e preferências, tudo a partir do conforto de suas casas. Essa combinação de produtos temáticos e a praticidade das compras online faz dos cosméticos uma escolha estratégica para quem busca aproveitar as oportunidades de venda durante o Carnaval.
Roupas
Há quem queira sair em blocos, existe o time dos que ficam em casa navegando na internet e há ainda os consumidores que vão viajar no período do Carnaval 2024. O que todos estes públicos têm em comum? Todos eles costumam procurar por roupas no e-commerce.
Além disso, a diversidade de estilos e temas oferecidos pelas lojas virtuais permite que os consumidores explorem uma ampla gama de opções de vestuário, atendendo a diferentes preferências e estilos de festa.
A praticidade de comprar roupas online também é um fator significativo, especialmente porque as pessoas podem preferir evitar aglomerações em lojas físicas ou mesmo por causa do fechamento de lojas e shoppings durante os feriados.
Leia também: Ideias de nomes para lojas de roupas
Tênis e Calçados
Assim como as roupas, os calçados também são itens com alta demanda no Carnaval. Uma boa opção de produto para este período são os tênis – esse calçado confortável pode ser ideal para longas caminhadas e, principalmente, para cair na folia.
Alimentos e Bebidas
Além de ser um dos segmentos que mais cresce no e-commerce, o nicho de alimentos e bebidas em lojas virtuais representa uma oportunidade estratégica de atender à demanda por itens consumíveis durante as festividades do Carnaval 2024.
Durante esse período, as pessoas frequentemente se reúnem para celebrar, participam de eventos sociais e desfrutam de momentos festivos. Nesse contexto, produtos como petiscos, bebidas temáticas e snacks prontos para consumo são altamente desejáveis.
E mais: a variedade de opções disponíveis em lojas virtuais oferece aos clientes a oportunidade de explorar uma gama diversificada de produtos alimentícios e bebidas, desde ingredientes para preparar coquetéis até pratos prontos para festas.
Como preparar minha loja virtual para o Carnaval?
Assim como as escolas de samba começam a ensaiar o enredo com antecedência para que tudo saia perfeito na avenida, a sua loja virtual também precisa se preparar para vender mais no Carnaval.
O planejamento, inclusive, é o que faz a diferença entre a sua loja e a concorrência.
Ações importantes como personalizar o layout, destacar produtos com alta demanda e oferecer promoções demandam tempo para serem executadas, mas trazem grandes resultados e destacam a sua loja das demais.
A estratégia certa para vender mais no Carnaval vai depender do segmento em que o seu e-commerce está inserido, mas aqui vai um spoiler: a sua loja virtual não precisa vender fantasias ou cosméticos para alcançar bons resultados nesse período.
A dica para se preparar para o Carnaval é fazer um checklist de todas as ações a serem feitas e analisar bem os concorrentes e os dados do mercado. Fique de olho nas tendências dos consumidores: elas são essenciais para saber quais produtos destacar ou quais conteúdos geram mais engajamento nas redes sociais.
6 ideias para impulsionar a loja virtual no Carnaval 2024
Maior festa popular do país, o Carnaval movimenta não só o turismo, mas também o comércio eletrônico. Afinal, além da retomada dos desfiles, blocos de rua e trios elétricos, o que não falta são oportunidades de negócios.
Com um bom planejamento e ações inteligentes, é possível impulsionar o faturamento da sua loja virtual, independentemente do segmento do seu negócio.
Quer dicas para se destacar dos concorrentes? Confira a nossa seleção de ideias para impulsionar as vendas no Carnaval:
1. Personalize a sua loja virtual para o Carnaval
A identidade visual é responsável por despertar emoções, gerar significado e instigar o interesse dos visitantes. Por isso, aposte na personalização da sua loja virtual para o Carnaval.
Um dos grandes benefícios de personalizar a loja virtual para datas comemorativas é melhorar a experiência do usuário no site. Além de chamar atenção, alterar o visual também é uma estratégia para fazer o cliente sentir que está em um ambiente especial e atrativo, o que aumenta as chances de vender mais no Carnaval.
Tatiane Coelho, Group Product Manager na Yampi
Vale criar banners decorativos, alterar as cores do seu site e inserir serpentinas e confetes no layout: tudo que mostre que a sua loja virtual está no clima da folia.
O mesmo vale para o Checkout: ele deve acompanhar a estética da sua loja para que o usuário se sinta mais seguro em inserir dados sensíveis, como número de cartão de crédito.
🎥 Dê o play e descubra como personalizar o Checkout:
2. Combine produtos para gerar kits
Se engana quem pensa que só lojas virtuais que comercializam fantasias podem tirar proveito da festa. É verdade, entre os produtos mais vendidos no Carnaval estão acessórios, roupas e cosméticos, mas com as estratégias certas, é possível alavancar as vendas durante a folia em qualquer segmento.
Se você quer lucrar no Carnaval, mas não sabe o que vender, uma opção é criar kits de produtos, isto é, reunir artigos em uma única oferta. Você pode deixar os kits ainda mais carnavalescos com embalagens temáticas e oferecer brindes relacionados à folia, como glitter e purpurina.
Essa é uma boa tática para aumentar o ticket médio, ao mesmo tempo que proporciona uma experiência personalizada ao cliente. A melhor parte? É um recurso completamente gratuito no plano Basic da Yampi.
3. Crie estratégias com cupons de desconto
Oferecer descontos e ofertas exclusivas para o Carnaval já pode te deixar na frente da concorrência, mas que tal criar uma estratégia de cuponagem para impulsionar ainda mais as vendas?
Uma boa ideia é personalizar os cupons inserindo códigos associados à festa, como FOLIA15, para 15% de desconto em produtos selecionados, por exemplo. A sua loja ainda pode oferecer um brinde temático e exclusivo para quem inserir o cupom.
Outras estratégias de cuponagem incluem descontos para primeira compra, frete grátis, desconto fixo ou desconto percentual. Quando combinada com divulgação nas redes sociais, é uma tática infalível para incrementar o ticket médio e fidelizar clientes.
4. Destaque produtos com alta demanda
Uma das melhores formas de preparar a loja virtual é fazer um mapeamento das tendências e dos produtos que estão em alta. A partir dos resultados, fica mais fácil definir o que vender no Carnaval e quais itens destacar na sua loja.
Alguns já se tornaram clássicos da folia: tênis confortável, roupas frescas, acessórios de cabelo, cosméticos, itens de decoração, kits de festa e pochetes são alguns deles.
Vale colocar um banner em destaque na página inicial para chamar a atenção do usuário, mas você também pode criar novas categorias de produtos, exclusivas para o Carnaval.
5. Garanta o estoque de produtos
Para que as suas ideias para vender no Carnaval saiam como o planejado, não esqueça de gerenciar bem o estoque e preparar a sua loja virtual para o aumento de demanda. Verifique, principalmente, os itens que você pretende destacar e se certifique de que não haverá falta de produtos.
6. Ofereça opções atraentes de frete
Tão atraente quanto cupons de desconto, o frete tem um peso enorme na decisão de compra. Muitos consumidores, inclusive, desistem de um pedido caso o frete esteja muito acima do valor esperado.
Portanto, planeje ações que envolvem valores interessantes de frete e, se possível, deixe seu esquema logístico bem alinhado com parceiros, fornecedores e transportadoras para oferecer prazos de entrega menores.
Saiba como oferecer frete mais barato no e-commerce.
Como usar as redes sociais para vender mais no Carnaval?
Para que essas ideias atraiam vendas para a sua loja virtual, também é preciso traçar uma boa estratégia para as redes sociais. Afinal, “quem não é visto, não é lembrado”.
Principalmente quando falamos em loja virtual, podemos dizer ainda “o que não é visto, não é vendido”. Sendo assim, veja como usar as redes sociais para vender mais no Carnaval:
Aposte nas mesmas cores da sua loja virtual
Quando a estética das suas redes dialoga com a identidade visual do seu site, o cliente tem uma experiência de compra mais fluida e atraente, o que aumenta as chances de conversão. Vale usar cores vivas e elementos carnavalescos nas imagens.
Divulgue suas ofertas
Depois de desenhar ofertas e criar cupons de desconto exclusivos para o Carnaval, é hora de divulgar para atrair mais visitantes. Você pode, inclusive, fazer uma contagem regressiva para as promoções, gerando engajamento nas redes e até uma antecipação das vendas.
Saiba se comunicar com a sua audiência
Seu público-alvo é jovem, cheio de energia e vai correr atrás do trio? Será que a sua loja virtual dialoga mais com recém-casados que pretendem curtir a folia no sofá? Quem sabe os clientes do seu site têm pavor da multidão e pretendem fugir do Carnaval a qualquer custo?
Na hora de usar as redes sociais para divulgar a sua loja virtual, não se esqueça de com quem você está falando. Isso vale para o tom de voz, a linguagem e até o conteúdo postado. Adapte esses elementos para que a comunicação seja clara e atraente.
4 recursos gratuitos da Yampi que impulsionam sua loja no Carnaval
Criar campanhas para vender mais durante datas comemorativas é um trabalho árduo, que demanda tempo, organização e pesquisa.
Mas, com as ferramentas certas, é possível não só facilitar a execução de campanhas, como criar ações específicas para aumentar a conversão e fidelizar mais clientes. Veja alguns recursos da Yampi que podem impulsionar sua loja no Carnaval:
1. 7 temas diferentes e personalizáveis
Na Yampi, você tem liberdade para personalizar a sua loja virtual como desejar. São sete temas diferentes que podem ser inteiramente adaptados para que o seu site fique com a cara do seu negócio.
Aliás, o Carnaval é uma boa oportunidade de usar e abusar desse recurso da Yampi para trocar as cores e mostrar aos clientes que a sua loja está em ritmo de marchinha. Melhor ainda: você pode criar banners de destaque para dar mais visibilidade aos produtos desejados.
2. Cupons de desconto
Crie e edite cupons de desconto para o Carnaval com a Yampi. Além de poder utilizar esse recurso diretamente no seu Painel, você também pode usar o nosso App: mais fácil, prático e rápido.
Defina regras para cada um, limite o número de usos e não esqueça de caprichar no código para entrar de vez no clima carnavalesco. Alguém falou em vender mais durante o Carnaval?
A Yampi ainda te dá uma ajudinha para recuperar carrinhos abandonados: a gente envia automaticamente e-mails e mensagens de texto com cupons para clientes que desistiram de um pedido.
3. Order Bump
Este recurso nativo do Checkout da Yampi vai te dar aquele empurrãozinho para aumentar o ticket médio durante o Carnaval. Com ele, você pode oferecer um item complementar na etapa do pagamento, aumentando as chances do cliente levar mais um produto da sua loja.
Na hora de criar o Order Bump, vale combinar itens que dialoguem entre si e que estão relacionados com o produto que o cliente está adquirindo. Para um combo ainda mais poderoso, ofereça um preço promocional na aquisição dos itens.
4. Retentativa Transparente
Outra funcionalidade nativa e gratuita do Checkout que é líder em vendas no Brasil, a Retentativa Transparente é o recurso que você precisa para garantir um Carnaval com mais faturamento.
Isso porque este recurso simples (e poderoso) é capaz de recuperar até 10% de compras que seriam perdidas, através de novas tentativas de pagamento. Sabe quando o cliente finaliza o pedido, mas por algum motivo o pagamento é recusado?
Com a Retentativa Transparente ativa, é possível acionar novas tentativas de pagamento quando a primeira é recusada, em gateways secundários, o que aumenta as taxas de conversão da sua loja virtual.
A folia acabou! Como continuar vendendo bem no e-commerce?
A chegada da Quarta-feira de Cinzas não deixa dúvidas: acabou o milho, acabou a pipoca. É hora de encerrar as campanhas de marketing e vendas do Carnaval e começar a preparar o seu e-commerce para a próxima data comemorativa.
Mas uma coisa é certa: não é preciso fantasia para estar presente nas redes sociais, para oferecer cupons de desconto e destacar produtos que estão em alta! Vale utilizar essas estratégias durante o ano todo para gerar engajamento para a sua loja virtual e atrair visitantes.
Para planejar os próximos passos, uma opção é ficar de olho nas datas comemorativas que podem ser exploradas pela sua loja. Em março, por exemplo, o Dia do Consumidor é considerado a “Black Friday do primeiro semestre” e, apesar de altamente competitiva, é uma data perfeita para alavancar as vendas.
Uma boa dica para ter ideias de como continuar vendendo após o Carnaval é acompanhar o Blog da Yampi: por aqui sempre tem conteúdos para te ajudar a aumentar a conversão do seu negócio.
Em 2024, o feriado é no dia 13 de fevereiro. No entanto, em muitas localidades a folia começa a partir do dia 8 de fevereiro.
Cosméticos
Roupas
Acessórios
Tênis e calçados
Alimentos e bebidas
Aposte nas mesmas cores da sua loja virtual
Divulgue suas ofertas
Saiba se comunicar com a sua audiência