Se você está em busca de ideias criativas de produtos para vender no Natal de 2023, chegou no lugar certo!
A Yampi é referência em e-commerce e, neste artigo, vamos ajudar você a promover a melhor campanha de Natal na sua loja virtual.
Continue a leitura e descubra o que mais vendeu no Natal passado e outras 20 ideias para fazer de 2023 o melhor ano do seu negócio.
O que mais vendeu no Natal de 2022?
É sempre bom se inspirar no que mais vendeu nos anos anteriores para entender como a sua loja virtual pode lucrar mais no Natal de 2023.
Uma pesquisa recente divulgada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas revelou que os consumidores brasileiros estão manifestando uma maior disposição para efetuar compras durante o segundo semestre de 2023.
Os motivos para isso são vários, mas vale destacar que as pessoas estão mais otimistas quanto à economia. Além disso, dezembro é uma época aquecida no e-commerce, com trabalhadores recebendo bonificações e do muito esperado 13º salário.
Nesse cenário, o Natal é uma das principais datas para o comércio eletrônico! Por isso, é importante preparar a loja para vender mais na ocasião.
Em 2022, um levantamento destacou alguns dos produtos e dos segmentos mais procurados:
- Videogame;
- Televisão;
- Aspirador de pó;
- Tablet;
- Geladeira;
- Notebook.
Outros itens, embora não apareçam na lista, também têm alta demanda no Natal, como roupas, calçados, itens de cuidado pessoal e higiene, artigos para bebês e alimentos e bebidas.
Saber quais segmentos e produtos foram mais procurados em 2022 pode te ajudar a traçar estratégias para preparar o seu e-commerce para atender à demanda dos presentes favoritos dos consumidores.
O que o mercado prevê para as vendas de Natal em 2023
Sobre o volume de vendas de 2022, o ICVA (Índice Cielo de Varejo Ampliado) mostrou que as vendas cresceram cerca de 10,5% em relação ao mesmo período de 2021.
Portanto, a expectativa de vendas para 2023 deve seguir estável. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a previsão de alta nas vendas é de 0,8%, aproximadamente, em comparação a 2022.
Alguns fatores que impedem um crescimento mais elevado são a inflação e o aumento de taxas de juros que impactam diretamente o consumidor.
🤔 O que isso significa, na prática: que os clientes estão mais comedidos, comprando menos, mas ainda com otimismo.
Para ganhar destaque e vender mais, as lojas virtuais precisam ter estratégias mais criativas, preços atrativos e promoções que façam a diferença no bolso do cliente, mas sem deixar de entregar valor.
E é sobre isso que vamos falar a seguir!
20 ideias criativas para vender e lucrar no Natal de 2023
Como vimos logo no início, os clientes brasileiros estão mais propícios a investirem neste Natal.
Pensando nisso, e para incentivar a sua criatividade, desenvolvemos 20 ideias de produtos para a data, que podem chamar a atenção do seu público e aumentar as vendas online na época.
Acompanhe e escolha as que mais fazem sentido com o seu negócio para colocar em prática!
Enfeites temáticos
Quem não gosta de deixar a própria casa com a cara do Natal? Por isso, investir na venda de árvores, enfeites, guirlandas, estrelas e luzes piscantes pode ser uma boa oportunidade para aumentar a renda.
Se você atua com dropshipping, essa é uma boa oportunidade de diversificar o catálogo de produtos e buscar fornecedores de itens temáticos.
Mas, se você tem um e-commerce próprio, experimente produzir bolas de enfeite de Natal personalizadas, com fotos de família, dos animais de estimação e do que mais o cliente desejar.
Produtos alimentícios temáticos
Os tão amados panetones são clássicos do Natal! Se você possui boas referências culinárias, vale investir no desenvolvimento de sabores novos.
Mas nem só de panetone se faz a ceia de Natal. Também é possível produzir biscoitos, chocolates, caramelos em formato de bengala, balas personalizadas, entre vários outros tipos.
Além disso, cereais a granel também são muito consumidos nesta época do ano.
Kits de fim de ano para empresas
Muitas empresas investem em presentes para os funcionários. Criar pacotes de produtos adequados para o ambiente corporativo pode ser uma grande sacada para o Natal.
Por exemplo: itens para escritório com o logo da empresa, fone de ouvido, anel de luz para reuniões, microfone.
Ou, então, para uso pessoal: kit para degustação de chocolates, amêndoas, castanhas e, até mesmo, pequenas garrafas de vinho.
Kits de fim de ano para família e amigos
Os kits de presente são ótimas escolhas para quem está indeciso ou tem dúvidas quanto ao gosto da pessoa presenteada.
Por exemplo, vale criar um kit para vinhos, com taça, abridor e suporte para fechar garrafas. Ou, então, um kit de facas especiais.
A dica é criar kits com produtos que sejam complementares. Uma boa ideia é usar e abusar do recurso de Compre Junto na Loja da Yampi, que permite oferecer esses itens diretamente na página do produto que o cliente está visualizando!
Bentô cake
O bentô cake é um tipo de bolo pequeno e super personalizado, com decoração humorística. É um grande sucesso para várias ocasiões, e pode ser, sim, comercializado para o Natal.
É interessante criar um pacote de desenhos específicos para a data, para que os clientes tenham uma base do que a sua loja pode produzir.
Acessórios para crianças
Chupetas personalizadas, laços de cabelo, faixas, tiaras, cintos, gravatinhas-borboleta… Existem muitos acessórios interessantes, a baixo custo de produção, e que podem ter a temática de Natal.
Além disso, essa também é uma boa opção para lojas de drop, já que não é preciso produção própria.
Acessórios para adultos
Aqui, você pode investir nas pulseiras da amizade, super em alta em 2023. Também é possível vender bijuterias, semi-jóias, anéis, presilhas para cabelo, pentes, cintos com fivela personalizada. As oportunidades são várias!
Itens de organização de casa
Potes organizadores, suportes aramados, caixas,organizadores de gaveta. Tudo é válido na hora de colocar as coisas de casa em ordem.
Experimente criar kits de organizadores para cada espaço de casa, categorizando os ambientes na sua loja virtual. Aliás, esses itens estão em alta e costumam viralizar nas redes sociais… Que tal criar uma campanha com foco nesses canais de vendas? 🤔
Copos personalizados
Tanto copos quanto canecas personalizadas são ótimos presentes de fim de ano. Afinal, estão entre as principais opções de presente para amigo secreto.
Disponibilize a personalização do produto, enviando fotos, frases e ideias. Mas, também, mantenha um pacote padrão de frases e gráficos para os indecisos, como frases para mães e pais, familiares em geral, namorados e namoradas, entre outros.
Kits de casa personalizados
Seguindo a linha dos organizadores, os kits para casa personalizados podem conter potes de mantimentos com os nomes impressos.
Outra proposta são placas decorativas, com frases como: “espaço da Fulana”, “quarto do Fulano”.
Cartão-presente para e-commerce
Crie sistemas de cartão de presente que podem ser utilizados no seu e-commerce.
Em uma sessão, deixe modelos pré-prontos de cartão, para que o cliente escolha a estética e o valor. Por e-mail, envie o cartão com um código de uso único exclusivo para o seu site.
Cupom-presente para loja virtual
Seguindo a ideia do cartão-presente, os cupons-presentes são maneiras mais simplificadas, que necessitam apenas da geração de um cupom de desconto específico, a ser utilizado no fim do pagamento.
Quadros personalizados
Os quadros personalizados são uma ótima maneira de registrar momentos, com fotos impressas e colocadas em molduras com ou sem vidro.
Outra possibilidade, também, são quadros com álbum de músicas, ou temática mais esotérica (como mapa astral, por exemplo).
Meias temáticas
O uso de meias divertidas e temáticas tem ganhado espaço no Brasil, mesmo sendo um país tropical e quente.
A moda é forte lá fora, e a sua loja pode aproveitar para lançar uma tendência regional.
Comercialize meias com temática natalina, ou frases e desenhos divertidos, por exemplo.
Brindes para empresas
Além dos kits para funcionários, que mencionamos há pouco, muitas empresas também investem em brindes personalizados, como canetas, cadernos, canecas, garrafas, entre outros.
Forneça um pacote de produtos com possibilidade de alterar cores e inserir logotipos das empresas.
Sabonetes e cremes
Essas são opções artesanais, que requerem um maior investimento em bases e essências, mas são ótimos presentes voltados para cuidados pessoais.
Velas aromáticas e incensos
Na mesma ideia anterior, as velas e incensos artesanais também são ótimos presentes, que deixam a casa com cheiro agradável.
Copos térmicos personalizados
Os copos e garrafas térmicas estão super populares. Você pode criar versões com o nome do cliente impresso.
Kit de experiências gastronômicas
As experiências gastronômicas são conjuntos com ingredientes e receitas culinárias.
Além de ser um alívio para quem não gosta de pensar em menus, os kits ainda proporcionam um momento de descontração e conexão para quem está cozinhando.
Produtos de tecnologia personalizados
Por fim, experimente desenvolver capas de celular, mousepads ou fones de ouvido personalizados com temas natalinos.
Vale investir em dropshipping para o Natal?
A resposta é: depende.
A questão principal do dropshipping, neste contexto, é o tempo de entrega dos produtos, que normalmente chegam de outros países. Mas, sem dúvidas, é o melhor meio para comercializar eletrônicos de uso pessoal.
Como a época de fim de ano gera muito movimento para o comércio em geral, não é surpresa que os pedidos atrasem – apesar de ser evitável.
Por isso, se você estiver pensando em vender produtos através de dropshipping, investigue com muito cuidado o sistema de entrega dos parceiros, os prazos máximos de atraso e deixe as informações claras no seu e-commerce.
Use essas dicas de marketing para bombar seu e-commerce no Natal 2023
Implementar estratégias de marketing para a sua loja virtual faz toda a diferença nas vendas do Natal.
E não precisa ser muito experiente na área ou partir direto para os anúncios pagos. Você pode começar pelo básico – mas que funciona.
Utilize elementos visuais atraentes, como banners, imagens natalinas e vídeos temáticos, para destacar seus produtos de maneira festiva.
Além disso, faça promoções e descontos especiais durante o período natalino, com lançamento de cupons de desconto temáticos.
Crie ofertas exclusivas para a época, como pacotes de presentes personalizados, descontos progressivos com a contagem regressiva para o Natal ou brindes especiais para compras acima de determinado valor. Isso não apenas incentiva as compras, mas também cria um senso de exclusividade.
E não esqueça das redes sociais! Use plataformas como Instagram e Facebook para compartilhar conteúdo envolvente, como vídeos de unboxing, histórias de clientes satisfeitos e dicas de presentes.
Quer saber tudo sobre como vender e lucrar mais no Natal? Nós falamos sobre isso neste texto.
Seja artesanal ou não, use uma loja virtual para suas vendas de Natal
Você notou que parte das ideias que sugerimos são diretamente ligadas com o uso de uma loja virtual, certo?
Isso não é sem motivo. Quando você escolhe vender utilizando uma plataforma de e-commerce, o seu negócio ganha mais segurança, confiança e profissionalismo.
Mesmo para produtos personalizados ou alimentícios, ter uma loja virtual faz diferença na relação com o cliente.
Ao vender produtos através de uma loja virtual estruturada, você pode organizar sessões, criar páginas específicas para produtos e informações, desenvolver espaços de dúvidas frequentes e atendimento ao cliente.
Sem contar que o sistema de pagamentos fica simplificado e ganha uma camada de segurança, própria da plataforma.
Com a Yampi, você cria a sua loja virtual gratuitamente e só começa a pagar depois da primeira venda finalizada, com taxas que cabem no seu bolso.
Em 2022, alguns dos produtos mais procurados incluíram videogame, televisão, aspirador de pó, tablet, geladeira e notebook. Outros itens, embora não apareçam na lista, também têm alta demanda no Natal, como roupas, calçados, itens de cuidado pessoal e higiene.
ALgumas ideias criativas que você pode vender no Natal de 2023 são enfeites temáticos, produtos alimentícios, kits de fim de ano, bentô cake, acessórios para crianças e para adultos, itens de organização de casa, cartão-presente, quadros, meias temáticas e velas aromáticas.