É um fato: quem não sabe usar as redes sociais inevitavelmente tem seu negócio engolido pela concorrência. Portanto, é essencial que você saiba como integrar sua loja virtual com Facebook para atingir mais pessoas e aumentar o faturamento.
No segmento de e-commerce, que depende dos anúncios e integrações para atrair mais visitantes e aumentar o faturamento, é ainda mais fundamental que você saiba exatamente como explorar bem essa ferramenta para atingir bons resultados no seu negócio.
Neste artigo, você vai aprender como usar essa ferramenta na sua loja virtual Yampi, o passo a passo completo para integrar com o Facebook e quais as vantagens dessa ferramenta para o crescimento da sua loja. Boa leitura!
4 vantagens de integrar sua loja virtual com o Facebook
Estar presente na jornada do cliente é uma das coisas mais importantes de quem empreende. No ambiente online, você pode usar redes sociais para criar uma vitrine da sua loja virtual, expandindo o alcance do seu site e disponibilizando o seu catálogo de produtos em outras plataformas.
São muitas as vantagens de integrar sua loja virtual com o Facebook, mas separamos aqui as principais:
1. Seus clientes têm uma experiência omnichannel
Ao criar um catálogo de produtos no Facebook ou anunciar os itens da sua loja virtual na rede social você está criando um novo ponto de contato com o seu cliente. Isso significa que você está oferecendo uma experiência omnichannel: seus clientes têm uma experiência unificada, embora em canais diferentes.
2. Atrai mais visitantes para o seu site
Quanto maior a visibilidade da sua loja, maior o número de visitantes que o seu site recebe. No Facebook, é possível aumentar o alcance do seu negócio para atrair potenciais compradores, seja através da criação de uma página, do anúncio de produtos ou do atendimento na rede social.
Além disso, você pode conquistar usuários que ainda não compram ou não conhecem a sua loja virtual, mas que estão buscando por itens similares aos do seu negócio.
3. Aumenta as conversões
Talvez a grande vantagem de integrar a loja virtual com o Facebook seja essa: ao permitir a compra de produtos direto na rede social, sem precisar redirecionar o usuário para o seu site, você pode perceber um aumento nas conversões. Isso acontece porque diminuem as etapas que o cliente precisa percorrer para finalizar a compra.
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4. Você conhece melhor o seu cliente
O Facebook gera uma série de relatórios sobre as conversões nas redes sociais que podem te ajudar a entender melhor os comportamentos dos seus clientes para criar campanhas de marketing mais assertivas.
Em outras palavras: ao integrar sua loja virtual com o Facebook, você não só aumenta as vendas a curto prazo, mas obtém informações essenciais para garantir bons resultados a longo prazo.
Passo a passo de como integrar sua loja virtual com o Facebook
Se engana quem pensa que, com tantas vantagens e benefícios, integrar a loja virtual com o Facebook só pode ser difícil e oneroso. Na verdade, não só é muito fácil fazer essa integração como também é gratuita.
Neste passo a passo, você vai entender exatamente como integrar a sua Loja Virtual da Yampi com o Facebook e começar a vender mais:
Passo 1
Para começar o processo, primeiro você deve se certificar de que já tem:
- Uma conta na Yampi;
- Uma página para a sua loja virtual no Facebook;
- Uma conta no Gerenciador de Comércio do Facebook.
Leia também: O que é a loja virtual da Yampi? Descubra diferenciais e como criar a sua
Passo 2
Para que os produtos da sua loja virtual sejam integrados ao Facebook, você precisa obter o feed XML, que nada mais é do que um arquivo com todas as informações dos seus produtos.
Assim, no feed XML estão nome, descrição, variantes, preço, quantidade e outros dados referentes aos itens. Isso significa que toda vez que você fizer uma alteração nessas informações na sua loja virtual, elas serão automaticamente atualizadas no feed.
Para clientes da Loja Virtual Yampi, o feed XML para o Facebook é gerado automaticamente! Para obter, é só acessar o seu painel, clicar em Produtos e, no canto superior direito, em Feed XML.
Passo 3
É hora de criar o catálogo no Facebook. Para isso, primeiro vai ser necessário acessar o Gerenciador de Comércio do Facebook.
Se essa é a sua primeira vez criando um catálogo para a sua loja virtual, você precisa clicar em Começar > Criar um catálogo e em seguida selecionar “Comércio eletrônico” como a modalidade de vendas.
Selecione a opção “Carregar informações dos produtos”, dê um nome para o seu catálogo e clique em “Criar”.
Passo 4
Agora vamos inserir as informações dos produtos no catálogo recém-criado. No próprio Gerenciador de Comércio do Facebook, é só selecionar Catálogos > Itens > Adicionar Itens.
Se você fez tudo certinho até aqui, vai aparecer uma série de opções para incluir produtos no seu catálogo. Como você é cliente Yampi e tem o feed XML, basta selecionar as opções Usar carregamento em massa > Feed programado > Avançar.
Insira a URL do feed XML que você obteve no painel da Yampi:
Passo 5
Catálogo criado e produtos inseridos, vamos nos certificar de que ele esteja sempre atualizado? Afinal, isso é parte importante para que os seus clientes tenham uma boa experiência de compra no Facebook. Já imaginou oferecer um produto na rede social e ele não estar mais disponível na sua loja virtual?
Para garantir que o seu catálogo no Facebook esteja sempre sincronizado com a sua loja, vá em Programar atualizações para configurar os dias e horários que o feed deve atualizar. Recomendamos que essa atualização aconteça diariamente, de preferência em algum horário cedo pela manhã, quando há pouco movimento.
Passo 6
Chegamos à etapa final: hora de selecionar a moeda (BRL – Real Brasileiro), salvar as configurações e aguardar o carregamento do feed!
Como faço para divulgar minha loja virtual no Facebook?
Integrar a loja virtual com o Facebook é fundamental para atingir novos públicos e aumentar as vendas. Afinal, isso permite que você marque produtos nas postagens, facilite a compra direta na rede social e traga mais conveniência para os clientes. Mas não se esqueça: é preciso também investir em divulgação.
Por isso, além de ter uma página para a sua loja virtual no Facebook, é importante publicar com frequência e criar conteúdos relevantes para o seu público-alvo. Os vídeos, por exemplo, são uma ótima forma de engajar a sua audiência, assim como realizar promoções e concursos para atrair novos consumidores.
Outra ferramenta essencial para divulgar sua loja virtual no Facebook são os anúncios pagos. A plataforma oferece opções de segmentação de público que permitem alcançar pessoas de um grupo específico, com base nos seus interesses.
5 dicas para vender mais pela loja do Facebook
Para vender mais pela sua loja do Facebook é preciso desenvolver estratégias de marketing e engajamento para alcançar bons resultados. Veja algumas dicas para turbinar as conversões na rede social:
Crie descrições interessantes
Uma boa dica para vender mais é manter a sua loja sempre atualizada. Isso significa incluir fotos atraentes dos produtos e descrições interessantes, que captem a atenção dos consumidores.
Afinal, quando você integra sua loja com o Facebook, essas informações são atualizadas automaticamente e é importante que você leve em consideração a experiência de compra do usuário também na rede social.
Segmente o público dos seus anúncios
Vamos te contar um dos segredos mais importantes para vender mais no Facebook: segmente o público dos seus anúncios para ter certeza de que as suas campanhas vão atingir a audiência certa, interessada de fato nos seus produtos. Para isso, você pode utilizar os recursos de segmentação avançada da plataforma.
Capriche no atendimento ao cliente
O atendimento ao cliente nas redes sociais é essencial para que a sua loja tenha bons resultados a curto e longo prazo. Isso porque um bom relacionamento com o cliente nessas plataformas pode trazer mais confiança e credibilidade para o seu negócio em um ambiente altamente competitivo. Além disso, responder comentários e mensagens rapidamente no Facebook incentiva a compra.
Ofereça promoções exclusivas
As promoções são boas maneiras de impulsionar as vendas, mas também incentivam a interação com a sua loja. Uma boa estratégia é criar ofertas específicas para os seguidores da sua página, estimulando o compartilhamento (ou seja, o alcance) e os comentários.
Faça parcerias
O Facebook é um ótimo lugar para expandir o alcance da sua loja virtual e uma das formas de fazer isso na plataforma é firmando parcerias estratégicas. Pode ser com influenciadores ou com outras marcas para a produção de conteúdo relevante, que ajudam a aumentar a exposição da loja virtual e gerar mais vendas.
Integrei minha loja virtual com o Facebook. E agora?
A gestão da loja virtual no Facebook exige atenção e demanda o acompanhamento das ações e estratégias para que você aproveite as oportunidades de vendas. Por isso, é fundamental que, na hora de integrar sua loja com a rede social, você conte com ferramentas que facilitem esse trabalho para você.
Na Yampi, você pode ficar tranquilo: com o feed XML as informações dos seus produtos são atualizados automaticamente no Facebook quando você realiza alterações na sua loja virtual.
Além disso, quem tem Loja Virtual ou Checkout Transparente na Yampi pode ter acesso ao pixel do Facebook, que permite analisar o desempenho dos seus anúncios para traçar estratégias cada vez mais certeiras. E, claro, vender mais!