A inteligência artificial para e-commerce pode ser o elemento que está faltando para escalar as vendas da sua loja virtual e atingir altos números de faturamento! E não estamos falando só do Chat GPT.
Existem diversos tipos de tecnologia que utilizam bancos de dados para automatizar processos e possibilitar tomadas de decisão mais assertivas.
Se você ainda desconfia dos benefícios de usar a inteligência artificial no seu e-commerce, é importante saber que 61% dos consumidores estão mais dispostos a comprar em lojas que contam com IAs, de acordo com o estudo The Retail Report.
Para saber exatamente como extrair todo o potencial deste tipo de tecnologia, continue a leitura e descubra o que as inteligências artificiais podem fazer pelo seu e-commerce 🤖
O que é inteligência artificial para e-commerce?
A inteligência artificial, também chamada de IA, é uma tecnologia em que sistemas simulam o comportamento humano. Ou seja, são capazes de identificar padrões, acessar bancos de dados, aprender, analisar possibilidades e oferecer soluções para problemas, dos mais complexos aos mais simples.
Você pode não saber, mas com certeza já esteve em contato com elas: assistentes de voz, mecanismos de busca, algoritmos de redes sociais e aplicativos de reconhecimento facial são alguns exemplos.
Mas quando o assunto é inteligência artificial para e-commerce, muita gente fica em dúvida em como esse tipo de inovação pode impulsionar lojas virtuais e melhorar as vendas. Esses sistemas são capazes de ler dados, identificar tendências e oferecer uma experiência de compra melhor para os clientes e mais vendas para os lojistas.
Inclusive, existem inteligências artificiais que não foram pensadas para o e-commerce, mas podem ser utilizadas por esse segmento para facilitar tarefas e melhorar resultados.
Softwares de edição de imagens, por exemplo, podem deixar o seu produto mais atraente, enquanto chats inteligentes podem ajudar na descrição dos seus produtos. Esses são só alguns exemplos das diversas possibilidades de usar a tecnologia no e-commerce.
Em outras palavras, a inteligência artificial para e-commerce é um conjunto de algoritmos, capazes de melhorar as vendas e aumentar o faturamento.
E por que devo implementar IA no meu comércio?
Utilizar inteligências artificiais no seu e-commerce pode trazer uma série de benefícios, não só para as vendas da sua loja virtual, como também para os seus clientes. Confira algumas vantagens:
Melhora a experiência de compra
A inteligência artificial é capaz de analisar e mapear todas as ações dos clientes, tanto durante a compra, como também em redes sociais. Assim, fica mais fácil entender os comportamentos dos seus consumidores e construir ofertas personalizadas, que agregam mais valor na experiência de compra e, consequentemente, mais vendas para a sua loja virtual.
Reduz custos operacionais
A inteligência artificial pode tornar a sua equipe mais produtiva e reduzir custos operacionais. Isso significa utilizar a tecnologia para automatizar tarefas repetitivas (como o envio de e-mail marketing, por exemplo), otimizar processos (como rotas de entrega) e coletar dados para facilitar as tomadas de decisões.
Tomadas de decisões mais precisas
A peça chave da inteligência artificial para e-commerce é a coleta e análise de dados – a partir desta tarefa simples, mas poderosa, você tem uma base de informações que permite tomar decisões mais assertivas.
Ou seja: a IA permite que você entenda melhor as tendências, cenários e consumidores. Assim, é possível criar campanhas de marketing mais precisas, oferecer os produtos certos às pessoas certas, criar descrições de produtos que realmente despertam desejo, publicar fotos incríveis dos itens na sua loja, entre outras facilidades.
13 aplicações de inteligência artificial para sua loja virtual
Os benefícios e as vantagens de implementar inteligência artificial no seu e-commerce vão muito além das que citamos acima. Isso porque as possibilidades que essas tecnologias oferecem são inúmeras e estão em constante evolução.
A cada dia surgem novos sistemas e algoritmos que sanam dores e facilitam o trabalho dos lojistas, melhorando processos e otimizando tarefas.
Se você não sabe como começar a implementar as inteligências artificiais no seu e-commerce, ou se quer descobrir novas formas de tornar o seu negócio mais eficiente e próspero, confira algumas aplicações deste tipo de tecnologia:
1. Chatbots
As inteligências artificiais para e-commerce podem melhorar o atendimento ao cliente da sua loja virtual. Os chatbots são atendentes que funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, capazes de tirar dúvidas e oferecer suporte.
Mas não pense que é só isso! Eles podem ser integrados na sua loja virtual e até mesmo nas redes sociais da sua marca, funcionando como uma peça fundamental nas conversões de vendas e fidelização de clientes.
Por exemplo, é possível configurar para que entrem em ação quando um cliente está na mesma página há algum tempo sem interagir, oferecendo ajuda e até sugerindo itens similares ao que o usuário está visualizando. A melhor parte desta inteligência artificial é que ela torna o processo de compra mais fluido.
2. Recuperação de Carrinho Abandonado
Sim, você não leu errado: a recuperação de carrinhos abandonados, um recurso tão usado no e-commerce, é uma inteligência artificial.
Na Yampi, por exemplo, esta funcionalidade permite enviar, automaticamente, e-mails e mensagens para recuperar clientes que desistiram de uma compra, inclusive com um cupom de desconto exclusivo. Você ainda tem acesso a todo o histórico desses envios, qual produto foi abandonado e em qual etapa do checkout.
🎓Saiba mais sobre como Recuperar Carrinhos Abandonados:
3. Copy para descrição de produtos
Os chats inteligentes são bons aliados na hora de criar as descrições dos produtos na sua loja virtual. Em apenas alguns segundos, eles são capazes de desenvolver textos persuasivos e instigantes, que auxiliam na conversão de vendas e despertam desejo nos usuários.
🎥Assista agora: Como criar copy para descrição de produtos
4. Detecção de fraudes
As fraudes no comércio eletrônico chegaram a quase R$ 6 bilhões em 2022, como aponta uma pesquisa da ClearSale. Isso significa que é uma necessidade contar com uma inteligência artificial capaz de detectar fraudes e reduzir riscos.
Essas tecnologias podem analisar o comportamento de usuários que visitam o seu site e entender se tem intenções maliciosas e identificar usuários suspeitos.
5. Otimização de imagens
As imagens são uma parte fundamental de qualquer produto no e-commerce, afinal, os clientes preferem ver como é o produto antes de adquirirem. Mas você sabia que as inteligências artificiais podem te ajudar a melhorar aquela foto que não ficou tão boa?
Aplicativos e ferramentas que otimizam imagens, tiram o fundo, realçam as cores e geram variantes não só automatizam uma tarefa diária do e-commerce, como também podem aumentar as conversões ao gerar imagens mais atraentes.
6. Gerenciamento de entregas
É possível implementar inteligências artificiais no seu processo logístico para rastrear e entregar encomendas com mais rapidez e eficiência. O resultado? Prazos de entrega menores para os clientes e redução de custos para o seu negócio.
Através de algoritmos de machine learning e geolocalização, você pode planejar o envio de encomendas, otimizar rotas de entrega, analisar veículos em transporte em tempo real e identificar pontos de melhoria no seu processo logístico.
7. Personalização de anúncios
Um excelente uso de IA pelo e-commerce é a personalização de anúncios baseados nos interesses de cada pessoa. Ou seja: você não precisa conhecer pessoalmente cada cliente que entra na sua loja virtual.
Através da coleta e análise de dados, esse processo é automático e traz informações sobre interesses, canais de comunicação que aquele usuário prefere, tipos de conteúdo que consome, páginas e perfis que segue…
Em outras palavras, é possível traçar interesses, identificar oportunidades e compreender comportamentos. Assim, fica mais fácil descobrir em quais plataformas criar suas campanhas de marketing, quais produtos recomendar e até que tipo de oferta funciona melhor para cada cliente.
🎓Saiba como fazer anúncios para o seu e-commerce:
8. Busca por voz
Também chamada de voice commerce, a busca por voz é uma tecnologia que permite que os clientes façam uma pesquisa, dentro da loja virtual, através de comandos de voz. Dessa forma, não é preciso digitar nada, o que reduz o tempo para finalização da compra e aumenta as chances de conversão, já que diminui fricções no processo de compra.
Principalmente para produtos em que há dúvidas na grafia, a busca por voz na loja virtual possibilita que os clientes encontrem o que desejam com mais facilidade. Esse reconhecimento de fala é possível através de uma inteligência artificial, que é capaz de identificar palavras, frases, fonemas e entonações verbais.
9. Precificação dinâmica
Prática comum no e-commerce, a precificação dinâmica significa monitorar os preços praticados pela concorrência para precificar os próprios produtos dentro desta média de valores. Parece trabalhoso para fazer manualmente, né?
Pois a inteligência artificial pode fazer isso pelo seu e-commerce: ela monitora os preços dos seus concorrentes, faz uma análise comparativa e ajusta, automaticamente, os preços da sua loja virtual de acordo com os valores de mercado.
Leia também: Como fazer precificação de produtos para e-commerce
10. Busca inteligente
Imagine o seguinte cenário: um cliente entra na sua loja virtual, realiza uma busca por um produto específico e os resultados não mostram nada que seja do seu interesse. É de se esperar que o usuário vá embora para comprar em outra loja, concorda?
Não se você usar uma inteligência artificial de busca inteligente, isto é, um software que exibe os resultados mais relevantes para aquele usuário. Assim, essa ferramenta pode mostrar ao cliente produtos semelhantes ou complementares que ele está buscando, itens da mesma paleta de cores, da mesma tendência de consumo ou da mesma marca.
Além de melhorar a experiência de compra, essa IA também aumenta o seu ticket médio, pois aumenta as chances do cliente adquirir mais de um produto.
11. Automação de estoques
Quem tem e-commerce com alto volume de demanda sabe que a organização do estoque/depósito/armazém precisa ser otimizada e impecável para que os pedidos saiam corretos e cheguem rapidamente aos destinatários. Com uma inteligência artificial para e-commerce, esse gerenciamento fica ainda mais fácil.
Através de um sistema de gestão empresarial (ERP), é possível automatizar as atividades referentes ao estoque, como atualizações das listas de produtos e preços, emissões de nota fiscal, histórico de movimentações no estoque, cotações de produtos com fornecedores, entre outros.
12. Vitrine personalizada
E se você entrasse em uma loja virtual e tivesse a sensação de que ela foi feita para você? Existem ferramentas de IA capazes de identificar os produtos desejados pelos usuários, com base nos seus comportamentos online, pesquisas na internet e compras anteriores.
Ou seja: você pode criar uma vitrine personalizada na sua loja virtual, com recomendações de produtos que sejam interessantes para o seu público-alvo. Na Yampi, inclusive, temos o recurso de Compre Junto, com uma oferta referente ao produto que está sendo visualizado.
13. Realidade aumentada
Essa inteligência artificial está revolucionando o e-commerce: mais de 32% dos compradores utilizam esse recurso quando estão comprando online, de acordo com uma pesquisa da Intelivita.
Mais do que uma tendência, essa IA oferece uma experiência de compra imersiva e coloca o comprador no centro da estratégia.
Funciona da seguinte maneira: com apenas uma câmera, o usuário pode experimentar roupas de uma loja, ver como ficaria determinada maquiagem no seu rosto ou mesmo se o móvel que deseja comprar ficaria bom na sua sala.
3 ferramentas de inteligência artificial para e-commerce
Existem diversas formas de aplicar inteligência artificial no e-commerce, seja para melhorar processos internos, aprimorar a experiência de compra ou incrementar as vendas. Por isso, vamos conhecer agora algumas ferramentas de IA que podem ser usadas na sua loja virtual:
Chat GPT para e-commerce
A inteligência artificial que deu o que falar no Brasil e no mundo: o Chat GPT é um chatbot online, com um algoritmo pautado em machine learning. Em outras palavras, essa IA é capaz de se comunicar utilizando o Processamento de Linguagem Natural (PLN) e parâmetros para entender o comportamento humano.
Assim, o usuário consegue fazer perguntas e obter respostas precisas sobre diversos assuntos. No e-commerce, o Chat GPT, tanto a versão gratuita como a paga, pode ser usado para diversas aplicações:
- Criar descrições de produtos;
- Revisar textos diversos;
- Desenvolver ferramentas como política de troca, termo de uso e política de privacidade;
- Fazer busca de palavras-chaves;
- Escrever artigos para o blog da sua loja.
Mas vale lembrar que, sozinho, o Chat GPT não funciona. Ele depende da qualidade das suas perguntas e da clareza de informações que você deseja.
Edrone
Enquanto o Chat GPT não surgiu especificamente para auxiliar os lojistas, a edrone é uma ferramenta de automação e marketing pensada para e-commerce. Esta tecnologia, quando implementada em uma loja virtual, é paga e pode realizar diferentes atividades:
- Criar vitrine personalizada e recomendar produtos;
- Busca por voz;
- Editor de newsletter.
SEO.ai
A ferramenta SEO.ai é uma inteligência artificial que encontra palavras-chaves importantes para o seu e-commerce e produz um conteúdo otimizado, através de algoritmos e análises de SERP do Google. Além de ser paga, ainda não está disponível para português do Brasil, mas é possível utilizar com o português pt.
O SEO (Search Engine Optimization) é peça fundamental para ter um e-commerce bem sucedido. Afinal, essa estratégia é capaz de aumentar a visibilidade da sua loja, atrair mais visitantes e aumentar as vendas.
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3 dicas para usar IA no e-commerce
Você já viu quais as aplicações da inteligência artificial para e-commerce e quais ferramentas podem ser usadas, mas antes de começar a colocar a mão na massa, temos algumas dicas essenciais:
- A IA não substitui o trabalho humano: é importante levar em consideração isso antes de tomar decisões que podem prejudicar a sua loja virtual. As inteligências artificiais podem trazer mais produtividade e facilitar a tomada de decisões, deixando que você e a sua equipe se concentrem em atividades mais estratégicas e de negócios.
- Analise suas necessidades antes de implementar uma inteligência artificial: não adianta querer usar tudo de uma vez. É preciso que você avalie as reais dores do seu negócio e como as IAs podem te ajudar a alcançar melhores resultados.
- É preciso monitorar as IAs frequentemente: não pense que é só implementar e deixar a tecnologia fazer o seu trabalho. O monitoramento e a análise de dados das inteligências precisa ser frequente para que você aproveite oportunidades e encontre eventuais falhas no seu e-commerce.
Como adequar minha loja virtual às melhores práticas de IA?
A inteligência artificial pode ser uma mão na roda para auxiliar lojistas, mas não se esqueça de que é preciso bom senso para que as coisas não fujam do controle.
Utilizar IAs para gerar totalmente imagens de produtos que não correspondem ao item real, por exemplo, não é adequado, além de gerar desconfiança e prejudicar a imagem da sua loja. Por isso, é preciso sempre se colocar no lugar do cliente para entender se o uso de inteligência artificial está alinhado às boas práticas do e-commerce.
Um ótimo exemplo de uso de IA é o recurso de Recuperar Carrinhos Abandonados, disponível gratuitamente no Checkout Transparente da Yampi. Esta funcionalidade automatiza o contato com o cliente, mas ao mesmo tempo melhora a experiência de compra ao fazer com que o consumidor se sinta lembrado pela sua marca.