A logística para e-commerce envolve a gestão eficiente de todo o processo de entrega de produtos comprados online, desde o armazenamento no estoque até a entrega ao cliente final. A eficiência logística é fundamental para garantir a satisfação do cliente, reduzir custos e aumentar a competitividade.
Fundamental para ter uma loja virtual bem-sucedida, o planejamento da logística para e-commerce é uma atividade que requer atenção, estratégia e muita análise.
Isso porque a logística para e-commerce envolve uma série de processos que vão desde o recebimento dos produtos até a entrega para o cliente final, passando também pela logística reversa – quando o cliente devolve um item.
Portanto, merece atenção especial para garantir a satisfação e fidelização dos clientes.
Se você quer saber tudo sobre logística para e-commerce, confira este guia completo e atualizado que vai te ajudar a ter muito sucesso nas entregas da sua loja virtual.
Você vai descobrir: como montar uma boa estratégia de logística para e-commerce, dicas de gestão e aspectos importantes a serem considerados no planejamento.
Como funciona a logística para e-commerce?
Com o crescimento do comércio eletrônico, uma coisa é certa: ter uma logística eficiente é crucial para qualquer empresa que deseja ter sucesso nesse mercado.
Afinal, a logística para e-commerce envolve todas as atividades e processos relacionados a estoque, transporte e entrega de produtos. Ou seja: junto com a criação da loja virtual, a logística é o coração de qualquer operação de comércio eletrônico. Até mesmo no dropshipping – modelo de vendas em que a parte logística fica com fornecedores.
A logística para e-commerce funciona da seguinte maneira: começa com o recebimento dos produtos pelo fornecedor ou fabricante. Dessa forma, é preciso fazer o armazenamento desses produtos em um local adequado, garantindo a segurança e a integridade dos itens.
Uma dica para garantir um bom armazenamento é desenvolver um sistema de organização que facilite a separação de itens para o envio. Inclusive, esta é a próxima etapa da operação: separar os pedidos e preparar os produtos para a expedição, incluindo a embalagem e a identificação de cada pacote.
Após a preparação dos pedidos, é hora de realizar a entrega, que pode ser feita por meio de transportadoras ou pelos Correios. Durante essa etapa, é preciso acompanhar o rastreamento das mercadorias, enviar o código para o cliente e garantir que todas as entregas sejam feitas no prazo estabelecido.
Além disso, é importante ter um sistema de atendimento ao cliente eficiente, que possa responder dúvidas e solucionar rapidamente quaisquer problemas que surjam.
A importância da logística para o e-commerce
A logística para e-commerce é uma atividade que exige muita atenção e organização, desde o recebimento dos produtos até a entrega para o cliente final. Veja porque é tão importante contar com uma boa logística:
- 71% dos consumidores brasileiros afirmam que o frete rápido é decisivo para finalizar uma compra, segundo um relatório da FreteRápido
- 65,9% dos gastos de uma empresa com logística são relacionados ao frete, como mostra uma pesquisa da ABComm
- 73% dos consumidores esperam prazos de entrega super rápidos, de acordo com um levantamento do Capterra.
A falta de organização em qualquer uma dessas etapas pode causar problemas como atrasos nas entregas, extravios de mercadorias e insatisfação dos clientes.
Com processos bem definidos e otimizados, é possível evitar desperdícios e retrabalhos, reduzir o tempo de espera dos clientes e minimizar o impacto de problemas, contribuindo com a redução dos custos operacionais do negócio.
5 dicas para montar uma boa logística para e-commerce
Montar uma logística para e-commerce organizada e que traga bons frutos aos negócios demanda estudo e entendimento do mercado e, também, do público. Por isso, veja a seguir 5 dicas para montar uma logística eficiente e atualizada para a sua loja virtual:
1. Conheça as melhores práticas do mercado
Uma boa forma de montar uma operação de sucesso é utilizando as melhores práticas de logística para e-commerce. Portanto, vale fazer uma pesquisa de mercado para entender como os grandes players estruturam seus processos logísticos e buscar por erros que podem prejudicar a sua operação.
2. Tenha um planejamento estratégico
O planejamento deve incluir todas as etapas do processo logístico: é ele que vai guiar todas as ações e planos para essa área do seu e-commerce.
Portanto, para entender o que está funcionando e o que pode ser melhorado, tenha metas e dados estipulados, e realize avaliações constantes no sistema de logística.
Leia também: 12 métricas fundamentais para e-commerce
3. Utilize tecnologias avançadas
As tecnologias podem ser grandes aliadas na otimização da logística para e-commerce. Ferramentas de gestão de estoque, automação de processos, rastreamento de entregas e atendimento ao cliente são alguns exemplos de soluções que podem ajudar a melhorar a eficiência dos processos e reduzir os erros.
Na sua Loja Virtual da Yampi, por exemplo, você pode definir e acompanhar as principais métricas em um dashboard de fácil acesso e com monitoramento em tempo real.
4. Acompanhe as tendências do mercado
Novas soluções para otimizar a logística e melhorar a experiência dos clientes surgem todos os dias no mercado. Ou seja: fique por dentro dessas tendências e se adapte, sempre que necessário, para manter a eficiência da logística para e-commerce e garantir o sucesso do negócio.
5. Tenha parceiros confiáveis
A escolha dos parceiros logísticos pode garantir a qualidade das entregas e reduzir os custos operacionais. Assim, escolha sempre empresas que tenham um bom histórico de atendimento, experiência no mercado e uma estrutura adequada para atender as demandas de logística do seu e-commerce.
6 empresas de entrega para e-commerce
Tanto no sistema de logística colaborativa quanto nos demais, escolher bons parceiros de logística faz parte do planejamento estratégico da área. Por isso, veja algumas opções de empresas que atuam com entregas para e-commerce:
1. Correios
O sistema de logística e entrega dos Correios é o mais utilizado no país, principalmente por ser a única empresa que está presente em todos os municípios do Brasil. O Correios é uma empresa pública e de administração federal. No Reclame Aqui, site para avaliação e reclamação de empresas e serviços, os Correios aparecem com nota 6,8 de 10.
2. Jadlog
Uma das maiores empresas de transporte de cargas do país, a Jadlog também faz parte de um grupo de transporte e logística que atua na Europa, chamado GeoPost, e é classificado como a segunda maior rede de entregas e encomendas internacionais na região. No Reclame Aqui, a nota da Jadlog é 7,4 de 10.
3. Total Express
A Total Express possui parceiros de negócio que também realizam entregas em nome da empresa, como os Correios. No site Reclame Aqui, Total Express aparece com nota 7,7 de 10.
4. Braspress
A Braspress é uma empresa de cargas que possui uma frota única de veículos para atender todo o país. No Reclame Aqui, a empresa possui nota 6,8 de 10.
5. Loggi
A Loggi é uma empresa de logística que cobre todo território nacional. O destaque é que não há número mínimo de pacote a ser enviado, o que pode ser vantajoso para quem está começando.
6. DHL
Especializada em entregas internacionais, a DHL conta com serviços comerciais especiais para quem tem e-commerce, com taxas atrativas.
Cada empresa possui pontos positivos e negativos, como as avaliações em sites específicos, que devem ser considerados antes de firmar um contrato ou parceria. E, caso não consiga decidir qual opção é a mais adequada, você ainda pode ter parceiros diferentes para cada região do país, por exemplo.
3 empresas de frete para e-commerce
Além das empresas que fazem as entregas, você também pode integrar a sua loja virtual com empresas de frete, isto é, aquelas que fazem a cotação com diversas transportadoras e encontram o melhor preço e prazo de entrega.
Melhor Envio
Uma plataforma para calcular fretes nas principais transportadoras simultaneamente, como Correios, Jadlog e Loggi. A Melhor Envio tem integração com a Loja Virtual da Yampi.
MandaBem
A MandaBem é uma plataforma de intermediação logística. Assim, você consegue gerenciar o serviço de envios e fretes de forma mais eficiente e econômica. A entrega, no entanto, é realizada pela transportadora parceira. Tem integração com a Loja Virtual da Yampi.
Envia.com
Um app para obter cotações instantâneas para envelopes e caixas, o que reduz o tempo e os custos logísticos. A Envia.com tem integração com a Yampi.
Modelos de logística para e-commerce
Para ter uma logística eficiente, é fundamental que você saiba cada um dos tipos que existem. Até porque, esse conhecimento te ajuda a avaliar cada uma das novas oportunidades disponíveis no mercado e entender a que mais faz sentido com o negócio desenvolvido.
Algumas delas são:
Logística reversa:
Este é um modelo que visa otimizar o processo de devolução de produtos, uma ocorrência comum no comércio eletrônico. A logística reversa envolve a criação de uma estratégia de gestão de devoluções, incluindo políticas claras de devolução, a criação de um processo eficiente para lidar com as devoluções e a possibilidade de reutilizar ou reciclar os produtos devolvidos.
Logística omnichannel:
Oferece uma experiência de compra unificada, independentemente do canal de compra utilizado. Isso significa que os clientes podem comprar online e retirar na loja física, por exemplo, ou comprar na loja física e receber em casa. Isso requer uma integração eficiente de todos os canais e um gerenciamento de estoque integrado.
Leia também: Estratégias para tornar o seu e-commerce omnichannel
Logística com inteligência artificial:
É uma tendência emergente no setor de logística para e-commerce. Neste modelo, algoritmos e sistemas de inteligência artificial são utilizados para otimizar a gestão de estoques, prever demandas, melhorar a eficiência das entregas e reduzir custos logísticos.
Logística colaborativa:
Consiste na colaboração entre diferentes empresas para compartilhar recursos e melhorar a eficiência logística. Por exemplo, empresas com segmentos parecidos ou próximos podem compartilhar o mesmo tipo de armazenamento de produtos, para economizar com a logística de armazenagem.
Quando e como terceirizar a operação logística de um e-commerce?
Um ponto importante da logística para e-commerce é que ela não se resume à entrega do produto ao cliente. Como vimos, existem muitas etapas entre a aquisição de produtos com fornecedores e a entrega do produto.
Existem quatro principais tipos de logística:
- Logística de produção: para produzir os produtos comercializados;
- Logística de distribuição: para distribuir esses produtos;
- Logística reversa: para receber pedidos devolvidos pelos clientes;
- Logística de suprimentos: para todos os insumos necessários dentro dos três primeiros tipos.
Considerando isso, terceirizar a operação logística de um e-commerce pode ser uma boa opção em alguns casos, especialmente para empresas que estão começando ou que não têm a estrutura necessária para gerenciar toda a cadeia logística.
Situações para terceirizar a logística:
- Escalabilidade: se a empresa está em um momento de crescimento acelerado, pode ser difícil manter o controle da cadeia logística e acompanhar a demanda de forma eficiente. Terceirizar a logística pode ajudar a aumentar a capacidade de armazenagem e distribuição, além de permitir que a empresa se concentre em outras áreas do negócio.
- Redução de custos: terceirizar a logística pode ser uma opção mais econômica do que manter uma operação interna, especialmente se a empresa não tem a escala necessária para obter preços competitivos em transporte e armazenagem.
- Acesso a expertise e tecnologia: empresas especializadas em logística de e-commerce possuem conhecimento e tecnologia atualizada para gerenciar a operação de forma eficiente e oferecer serviços personalizados.
- Flexibilidade: a terceirização permite que a empresa se adapte às mudanças no mercado de forma mais rápida e flexível, sem a necessidade de investir em ativos fixos, como armazéns, veículos, entre outros.
Para terceirizar a operação logística, é importante buscar empresas confiáveis e com boa reputação no mercado, que ofereçam serviços de qualidade e suporte ao cliente. E é sobre isso que trataremos no próximo tópico!
Dicas para gestão de logística para e-commerce
Além de escolher bons parceiros para entrega, tenha em mente essas dicas importantes para a gestão da logística do seu negócio:
Tenha um sistema de gestão de estoque eficiente
Utilize um sistema de gestão de estoque para monitorar o nível de estoque, programar reposições, evitar desperdícios e evitar perdas financeiras, garantindo a melhor experiência para os seus clientes.
Aposte em uma boa organização do armazém
Otimizar o armazém é outra prática essencial para uma logística campeã. A dica é organizar o layout de forma que os produtos mais vendidos estejam mais acessíveis: isso reduz o tempo de coleta e torna sua operação mais eficiente.
Se quiser ir além, pode investir em tecnologias como pick-to-light, onde cada compartimento do armazém conta com uma luz e um display, que indicam quantos e quais itens devem ser retirados, bem como suas localizações dentro do local de armazenagem.
Utilize ferramentas de rastreamento
Monitore o status de entrega dos produtos com o uso de ferramentas e tecnologias específicas. Com isso, você pode identificar possíveis problemas na cadeia de logística e, futuramente, evitar atrasos nas entregas.
Invista em embalagens adequadas
Embalagens personalizadas, por exemplo, fortalecem a identidade visual da sua marca e aumentam o reconhecimento pelos clientes. Mas não esqueça da qualidade do material para que os produtos cheguem intactos ao seu cliente final.
Você pode, inclusive, adotar práticas de sustentabilidade, como utilizar embalagens recicláveis e otimizar o tamanho das embalagens para reduzir o desperdício.
Esteja preparado para imprevistos
Atrasos nas entregas, extravios de mercadorias ou problemas com a qualidade dos produtos podem acontecer. Assim, tenha um plano de contingência para lidar com essas situações e estabeleça um canal de comunicação eficiente com os clientes para manter todos informados sobre o status da entrega e resolver problemas que possam surgir.
Não menospreze a logística reversa
Ela é indesejada, mas faz parte da logística de um negócio.
Por isso, uma boa gestão de devoluções inclui ter uma política de devolução clara e fácil de entender para os clientes. O processo de devolução deve ser simplificado ao máximo, utilizando etiquetas pré-pagas e portais de devolução online para maior conveniência.
Ofereça capacitação contínua
O treinamento contínuo da equipe de logística sobre novas tecnologias e melhores práticas é fundamental para garantir que o seu negócio esteja sempre competitivo.
Uma dica é promover uma cultura de qualidade e eficiência dentro da equipe de logística para garantir um serviço de excelência. Afinal, profissionais engajados trazem melhores resultados.
Invista em tecnologias específicas para logística
Por fim, se você quer garantir a melhor experiência em gestão de logística, vale considerar usar tecnologias que te auxiliem nessa missão.
Tecnologias de rastreabilidade, como o uso de blockchain, aumentam a transparência na cadeia de suprimentos e transformam as informações sobre logística em um sistema cronólogico.
Por outro lado, dispositivos IoT (Internet das Coisas), permitem monitorar em tempo real condições de transporte, como temperatura e umidade, garantindo a integridade dos produtos.
Leia também: Recursos essenciais de tecnologia para e-commerce
Como diminuir os custos logísticos para e-commerce?
A logística é, talvez, a parte mais custosa de ter um e-commerce. Portanto, reduzir os seus custos é fundamental para melhorar a rentabilidade e o lucro do seu negócio.
Comece pela otimização do inventário: implementar uma gestão de estoque just-in-time (JIT) ajuda a reduzir o nível de estoque armazenado, mantendo apenas o necessário para atender à demanda imediata. Em outras palavras, essa técnica pode te ajudar a minimizar os custos de armazenamento.
Automatizar processos é outra estratégia eficaz, que pode render não só uma diminuição nos custos, como também maior eficiência e, consequentemente, melhor experiência para o cliente. Isso porque ao implementar um sistema de gestão de armazém que automatize o rastreamento de estoque, separação e embalagem, você reduz erros humanos e o tempo de processamento.
Além disso, não tem como falarmos sobre redução de custos logísticos sem falar sobre transporte. Uma boa forma de otimizar esta etapa é através da consolidação de encomendas, isto é, agrupando pedidos para reduzir o número de entregas individuais. E, claro, não deixe de negociar tarifas mais baixas com transportadoras, aproveitando volumes de envio mais altos.
Por fim, mas não menos importante, reduzir os custos de embalagem também contribui significativamente para a economia logística. Use embalagens do tamanho adequado para os seus produtos: isso evita custos adicionais de transporte e reduz o desperdício de material.
Quais as principais tendências de logística para e-commerce?
Novidades e tendências estão sempre surgindo quando o assunto é logística para e-commerce. Por isso, veja 3 grandes tendências de tecnologia que podem ser aplicadas à logística de e-commerce ainda em 2024:
Automatização de processos:
A automação de processos logísticos é uma tendência crescente, com a utilização de tecnologias como robôs autônomos, drones e veículos autônomos para otimizar a gestão de estoque e as entregas.
Logística verde:
Envolve a utilização de práticas sustentáveis, como a redução de emissões de gases poluentes, o uso de fontes de energia renovável e redução do desperdício para minimizar o impacto negativo no meio ambiente.
Inteligência artificial e big data:
A utilização de inteligência artificial e big data na logística do e-commerce permite uma análise mais detalhada dos dados de estoque e vendas, permitindo previsões de demanda mais precisas e uma gestão de estoque mais eficiente.
4 dificuldades de logística (e como contornar)
Sim, dificuldades existem. Falamos sobre como os e-commerces devem estar preparados para imprevistos na cadeia de logística. Agora, vamos detalhar quais são os principais problemas e, principalmente, como resolver essas questões:
Problemas com a qualidade dos produtos
Os problemas com a qualidade dos produtos podem ser uma fonte de insatisfação para os clientes e um desafio para a logística do e-commerce. Você já sabe, mas não custa relembrar: a escolha de parceiros faz toda a diferença na qualidade do que é ofertado aos clientes, desde suprimentos até entrega.
Prazos de entrega
Essa é uma das principais exigências dos clientes e uma das maiores dificuldades para a logística do e-commerce. Para contornar isso, voltamos ao ponto de escolher bons parceiros de entrega, além de ter um sistema de gestão de estoque eficiente, para garantir que os produtos estejam sempre disponíveis para envio.
Custo do frete
O frete representa uma porcentagem significativa do preço final do produto e, como consequência, impacta na decisão de compra do cliente.
Negocie preços com as fornecedoras de entrega para oferecer opções de frete mais baratas para determinados produtos, e tente sempre estabelecer parcerias com transportadoras locais para reduzir os custos de envio.
Devoluções
Receber a devolução de produtos faz parte do processo de vendas do e-commerce, mas também podem ser uma fonte de problemas para a logística. Para contornar essa questão, desenvolva uma política de devolução clara e com um processo simples para os clientes, oferecendo opções de logística reversa, por exemplo.
Integre seu serviço de logística com uma Loja Virtual completa
Você aprendeu os principais pontos para gestão da logística do seu e-commerce e, com certeza, já sabe por onde começar a desenvolver um planejamento estratégico para vender ainda mais.
Com essas informações, você poderá dar os primeiros passos para criar uma logística sólida e bem estruturada, que vai garantir a satisfação dos seus clientes e impulsionar o crescimento do seu e-commerce.
Aliás, sabia que o sistema logístico pode ser integrado à plataforma de e-commerce da Yampi?
Com a Yampi você consegue integrar o seu site com sistemas de logística e rastreamento de entregas. Assim, você economiza na gestão de fretes, otimiza o seu negócio e garante uma melhor experiência para os clientes.
Conheça as melhores práticas do mercado
Tenha um planejamento estratégico
Utilize tecnologias avançadas
Acompanhe as tendências do mercado
Tenha parceiros confiáveis
Tenha um sistema de gestão de estoque eficiente
Aposte em uma boa organização do armazém
Utilize ferramentas de rastreamento
Invista em embalagens adequadas
Esteja preparado para imprevistos
Não menospreze a logística reversa
Ofereça capacitação contínua
Invista em tecnologias específicas para logística
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