Investir em loja física, virtual ou em ambas? Essa dúvida pode parecer simples, mas esconde uma série de segredos. Afinal, ambos os modelos possuem vantagens e desvantagens, e podem ser interessantes para diferentes tipos de empreendedores e de negócios.
Tanto quem já tem loja física e está considerando migrar para o ambiente digital, quanto quem quer ingressar no varejo podem ter dúvidas quanto aos benefícios e desafios de cada abordagem.
Neste artigo, você vai ver quais as diferenças entre os dois modelos, além de dicas para administrar uma loja virtual e física. Boa leitura!
Quais as diferenças entre lojas físicas e virtuais?
As lojas físicas são estabelecimentos físicos em locais específicos, com horários fixos de funcionamento. Elas proporcionam uma experiência presencial, que permite aos clientes ver, tocar e experimentar os produtos antes da compra.
Dessa forma, o atendimento também é pessoal, com vendedores disponíveis para auxiliar os clientes. No entanto, essas lojas têm custos operacionais mais elevados, incluindo aluguel e salários.
Por outro lado, as lojas virtuais são presenças online, acessíveis de qualquer lugar a qualquer momento. Operam 24/7, oferecendo conveniência aos clientes e com uma experiência de compra visual, isto é, baseada em fotos e descrições online.
Assim, o atendimento ao cliente ocorre principalmente por meio de canais digitais, como e-mail, chat e redes sociais. Um dos grandes destaques desse modelo são os custos operacionais, que podem ser consideravelmente mais baixos, já que não há necessidade de espaço físico e a equipe de vendas pode ser mais enxuta.
No entanto, para um e-commerce bem-sucedido, é crucial escolher uma plataforma online confiável, investir em estratégias de marketing digital e garantir a segurança das transações. Elementos como design responsivo do site e operação logística são igualmente importantes.
O que vale mais a pena: loja física ou virtual?
A decisão entre ter uma loja física ou virtual depende de vários fatores específicos do negócio. Afinal, ambos os modelos têm vantagens e desvantagens e muitas empresas bem-sucedidas, inclusive, adotam uma estratégia omnichannel, combinando elementos de ambas as abordagens.
Não há uma resposta única para a pergunta sobre qual modelo é melhor, mas existem alguns fatores que devem ser considerados. Por exemplo, alguns tipos de produtos podem performar melhor em um ou em outro modelo. Produtos tangíveis e que exigem experimentação podem se beneficiar de uma loja física, enquanto produtos digitais e de consumo rápido podem se adaptar melhor ao modelo online.
Além disso, é necessário avaliar e entender as preferências do público-alvo. Alguns consumidores preferem a conveniência das compras online, enquanto outros valorizam a experiência presencial. As tendências do mercado também são um ponto de atenção, uma vez que as mudanças no comportamento das pessoas podem ajudar a escolher entre loja física ou virtual.
Outros pontos de atenção envolvem a estratégia de negócios: ao optar por um plano omnichannel, que combine elementos físicos e virtuais, você pode atender a uma variedade de necessidades do consumidor.
Por fim, mas não menos importante, os custos de ambas as operações devem ser colocados na mesa. Avalie custos operacionais, de manutenção e logísticos para determinar a viabilidade financeira de cada modelo.
Vantagens e desvantagens da loja virtual
Uma das principais vantagens da loja virtual é a capacidade de alcançar um público global, eliminando as barreiras geográficas e expandindo significativamente o alcance do negócio. Enquanto a loja física depende de um endereço bem localizado, o e-commerce não tem barreiras: todas as ruas são bem movimentadas, desde que o marketing para atrair consumidores seja bem planejado.
Ao permitir que os consumidores possam comprar a qualquer momento e em qualquer lugar, as lojas virtuais também oferecem mais conveniência e uma experiência de compra mais agradável.
Além disso, os custos operacionais são mais baixos em comparação com lojas físicas, já que não há necessidade de aluguel de espaço e os custos de pessoal podem ser reduzidos. Em outras palavras: uma loja virtual pode ser perfeita para quem tem baixo orçamento inicial.
Entretanto, há desvantagens também. A experiência não tátil é uma delas, já que os clientes não podem ver, tocar ou experimentar fisicamente os produtos antes da compra. No entanto, isso pode ser facilmente contornado com boas fotos, vídeos e uma descrição precisa sobre os itens ofertados.
Além disso, a concorrência intensa é um ponto de atenção, já que o e-commerce tem se popularizado e atraído cada vez mais empreendedores.
💡Saiba como fazer uma boa descrição para os seus produtos:
Vantagens e desvantagens da loja física
As lojas físicas oferecem uma série de vantagens, como a experiência de compra tangível, atendimento personalizado, entrega imediata, interação social e uma sensação de confiabilidade. No entanto, é importante reconhecer as desvantagens associadas a esse modelo de varejo.
A principal limitação das lojas físicas é sua restrição geográfica, em contraste com a presença global das lojas online. Além disso, o horário restrito de funcionamento das lojas físicas pode ser um inconveniente para os clientes, especialmente quando comparado à disponibilidade 24 horas das lojas virtuais.
Os custos operacionais elevados representam outro desafio, incluindo despesas com aluguel, pessoal e manutenção. Esse fator muitas vezes se reflete nos preços dos produtos, tornando-os potencialmente mais altos do que em lojas online.
Além disso, enquanto as lojas virtuais concorrem entre si, as lojas físicas também precisam enfrentar a concorrência com o comércio eletrônico, uma vez que os consumidores estão cada vez mais conectados e optando pela conveniência das compras online.
As lojas físicas também podem oferecer menos informações detalhadas sobre os produtos, em comparação com o e-commerce, que oferece descrição do item e características específicas. Ou seja: exige uma dependência maior da interação com os funcionários.
Tem como conciliar loja física e virtual?
Sim, é possível conciliar loja física e virtual! Essa prática é conhecida como estratégia omnicanal e tem sido cada vez mais adotada por empresas para otimizar a experiência do cliente.
Através desta abordagem, é possível combinar as vantagens dos dois modelos! Assim, ao manter uma presença online robusta e integrada, as empresas podem oferecer opções como “compre online, retire na loja”, proporcionando aos clientes a conveniência do comércio eletrônico com a experiência tangível da loja física.
Além disso, a integração de estoques, a consistência na experiência do cliente, programas de fidelidade abrangentes e promoções omnichannel são algumas vantagens de conciliar loja física e virtual. Por exemplo, você pode oferecer a aplicação de tecnologias como QR codes e dispositivos conectados para uma experiência de compra fluida e unificada entre os canais.
Vale destacar também que ao optar pelos dois modelos, você consegue fazer uma análise de dados unificada, permitindo compreender o comportamento do cliente em todos os canais.
Em outras palavras: a abordagem omnichannel não apenas aprimora a satisfação do cliente, mas também impulsiona resultados financeiros ao proporcionar uma resposta mais eficaz às expectativas dos consumidores. Assim, a experiência de compra é mais completa e flexível para os clientes, ao mesmo tempo em que fortalece a posição competitiva da empresa.
Ter um negócio omnichannel é tendência
Não dá para negar que “omnichannel” é a palavra da vez: essa estratégia caiu nas graças dos empreendedores (e dos consumidores) e vem ganhando cada vez mais força no comércio.
A abordagem omnichannel visa proporcionar uma experiência de compra unificada, independentemente do canal utilizado (loja física, loja virtual, marketplace, aplicativo, redes sociais, etc.).
Dessa forma, é uma estratégia que tem como foco a satisfação do cliente, integrando todos os pontos de contato e permitindo que os clientes escolham o canal que preferirem.
Uma pesquisa da Deloitte & Touche, já em 2017, destacava a potência do omnichannel ao concluir que organizações centradas no cliente são 60% mais lucrativas. Ou seja, torna-se uma vantagem competitiva à medida que os consumidores buscam experiências mais integradas e personalizadas.
Para as empresas, essa tendência traz também mais consistência da marca ao manter uma mensagem e imagem em todos os canais, construindo confiança e reconhecimento da marca. E ainda representa maior eficiência operacional com a integração de estoques e operações.
Quanto tempo demora para abrir uma loja virtual?
Já deu para perceber que, apesar das lojas físicas terem inúmeros benefícios, é impossível ter um negócio competitivo nos dias de hoje sem uma presença online, né? Por isso, agora vamos entender quanto tempo demora para abrir uma loja na internet e começar a vender online.
Primeiro, é preciso entender que o tempo de abertura da loja vai depender da plataforma escolhida. Dessa forma, plataformas complexas e pouco intuitivas demandam mais tempo, assim como aquelas que exigem pagamento para usar determinados recursos.
Por isso, escolha uma plataforma fácil e simples, que te permite criar e, principalmente, personalizar a sua loja em poucos minutos. Na Yampi, esse processo é intuitivo: basta arrastar elementos e escolher as cores, imagens e fontes que deseja no seu site.
Um dos pontos que mais demanda tempo é o cadastro de produtos: nessa etapa, você deve incluir fotos, título, descrição e alguns outros elementos sobre cada um dos itens que você vai vender.
É a parte mais trabalhosa de abrir uma loja virtual e também uma das mais importantes: um bom cadastro de produto pode fazer com que a sua loja seja encontrada mais facilmente nos mecanismos de busca, como o Google, e pode levar o consumidor a tomar uma decisão de compra. Portanto, é recomendável que você cumpra esta etapa com calma e cuidado.
Outras atividades que devem ser consideradas na hora de calcular o tempo para montar a sua loja incluem: configurações gerais da loja, integrações com outras plataformas, documentações e, claro, o marketing para atrair visitantes.
Em resumo, podemos dizer que criar uma loja virtual é a parte mais rápida do processo: o que vai consumir mais tempo é a administração do negócio. Por isso, calcule algo de 30 a 45 dias para sua loja estar aberta e pronta para vender.
💡Confira como é fácil criar uma loja virtual:
Como abrir loja virtual grátis
Para abrir a sua loja virtual grátis, é só criar uma conta gratuita na Yampi, personalizar a sua loja e cadastrar os seus produtos. Simples, né?
Na Yampi, você não só cria e personaliza sua loja virtual com apenas alguns cliques, como também garante que não vai precisar pagar nada até começar a vender! O plano gratuito da Yampi é gratuito de verdade e com todos os recursos liberados para que você não precise pagar nada a mais para ter um negócio de sucesso.
Vamos ao passo a passo para abrir sua loja virtual grátis:
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- Preencha os campos com seu nome, e-mail, senha e o nome da sua loja;
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- Pronto, você criou a sua loja virtual grátis!
No Painel Inicial, você vai encontrar instruções para personalizar e configurar sua loja virtual para deixar ela com a cara do seu negócio dos sonhos!
Vale lembrar que não é preciso ter CNPJ para abrir sua loja virtual grátis: você pode se cadastrar como pessoa física ou jurídica.
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Bônus: 9 dicas para administrar loja virtual e física
Gerenciar uma loja virtual e física simultaneamente pode apresentar desafios únicos, mas também oferece a oportunidade de atingir diferentes segmentos de mercado e potencializar os resultados do negócio.
Confira algumas dicas para administrar com eficiência uma loja virtual e física:
1. Integração de estoque
Utilize sistemas integrados para gerenciar o estoque de ambas as lojas, garantindo precisão nas informações sobre disponibilidade de produtos. A Yampi tem integração com algumas plataformas que auxiliam nisso, como a Tiny e a Bling.
2. Estratégia omnichannel
Adote uma abordagem omnichannel, proporcionando uma experiência consistente para os clientes, independentemente de estarem comprando online ou na loja física.
Uma boa ideia é oferecer a opção de comprar online e retirar na loja, ou montar uma espécie de “guide shop” para os clientes poderem provar, tocar e ver os produtos antes de adquirir no site/aplicativo/redes sociais.
3. Equipe multicanal
Treine a equipe para lidar com vendas, atendimento ao cliente e operações em ambientes online e físicos, garantindo uma experiência uniforme para os clientes.
4. Centralização do atendimento ao cliente
Centralize o atendimento ao cliente para garantir que as consultas e reclamações sejam tratadas de maneira consistente, independentemente do canal de venda.
Assim como a mensagem da empresa deve ser unificada, o discurso no atendimento também. Isso envolve treinamento, capacitação e qualificação do time de suporte e vendas para atuar em diversas frentes.
5. Estratégias de marketing coerentes
Desenvolva estratégias de marketing que incorporem ambos os canais, promovendo ofertas especiais que se aplicam tanto à loja virtual quanto à física. Por exemplo: um QRCode na loja física que leve a um cupom de desconto para primeira compra na loja virtual.
6. Experiência do cliente integrada
Ofereça uma experiência de cliente integrada, permitindo que os clientes comprem online e retirem na loja ou vice-versa, promovendo a conveniência. Vale pensar fora da caixa, como, amostras grátis para retirada na loja física para quem indicar amigos na loja virtual.
7. Análise de dados unificada
Utilize análises de dados integradas para entender o comportamento do cliente em ambos os ambientes, ajudando na tomada de decisões estratégicas. Para isso, tenha um bom sistema de monitoramento e acompanhe toda a jornada de compra do usuário, seja na loja física ou virtual.
8. Segurança e privacidade
Certifique-se de que as medidas de segurança e privacidade se aplicam tanto às transações online quanto às transações presenciais, construindo a confiança dos clientes. Por exemplo, garanta que a plataforma escolhida tenha a certificação PCI-DDS, como a Yampi provê para os lojistas.
9. Flexibilidade na política de devolução
Tenha uma política de devolução consistente para ambas as lojas, facilitando o processo para os clientes e promovendo a confiança. Uma boa ideia é oferecer a possibilidade de troca em lojas físicas, mesmo para compras feitas no meio online.
Por isso, preparamos um modelo de política de troca e devolução para que você possa adaptar para a sua nova loja virtual 👇
Não há uma resposta única para essa dúvida. Isso porque a decisão entre ter uma loja física ou virtual depende de vários fatores específicos do negócio, além da consideração das vantagens e desvantagens de cada um dos modelos. Nesse sentido, muitas empresas bem-sucedidas adotam uma estratégia omnichannel, combinando elementos de loja virtual e loja física.
A loja virtual é mais barata. Os custos operacionais são mais baixos em comparação com lojas físicas, já que não há necessidade de aluguel de espaço e, também, os custos de pessoal podem ser reduzidos.
Sim, tem como conciliar loja física e virtual e, inclusive, essa é uma prática cada vez mais recomendada no e-commerce. Essa prática é conhecida como estratégia omnicanal (omnichannel) e tem sido cada vez mais adotada por empresas para melhorar a experiência do cliente e gerar mais vendas online.
Podemos dizer que o processo de criar uma loja virtual é a parte mais rápida do processo. Na Yampi, você pode abrir uma loja virtual grátis em poucos minutos. Portanto, o que vai consumir mais tempo é a catalogação de produtos e administração do negócio. Por isso, calcule algo de 30 a 45 dias para sua loja estar aberta e pronta para vender.