Você sabe o que é m-commerce?
Comprar em lojas virtuais utilizando um celular, tablet ou outro dispositivo móvel ganhou um termo exclusivo para designar a prática.
M-commerce, então, é comércio eletrônico que tem como principal meio os dispositivos móveis.
Ter um e-commerce otimizado para dispositivos móveis é o primeiro dos passos para promover uma experiência de compra satisfatória, mas existem mais ações importantes para ficar de olho.
Por aqui, vamos explicar tudo sobre m-commerce e como garantir que a sua loja virtual esteja de acordo com essa tendência.
O que é m-commerce?
Comprar utilizando celular ou outros dispositivos móveis é comum para a maioria dos consumidores e a popularização da prática fez necessário criar um termo que explicasse o fenômeno.
Assim, m-commerce é o ato de comprar em lojas virtuais utilizando dispositivos móveis, como smartphones, tablets e, até mesmo, smartwatches (relógios inteligentes).
Afinal, os smartphones já são o principal meio utilizado para finalizar compras, como mostra um levantamento da Salesforce. Em 2023, as vendas através de dispositivos móveis atingiram cerca de US$2,2 trilhões, como mostra a pesquisa do Statista.
Considerando que, somente no Brasil, existem mais smartphones do que pessoas, segundo uma pesquisa da FGV, os dados anteriores são bastante compreensíveis.
Diferenças entre m-commerce e e-commerce
Se m-commerce é o comércio por dispositivos móveis, significa que o conceito de e-commerce mudou? Nada disso. Os termos são complementares.
Isso porque e-commerce contempla todo tipo de compra e venda online. É a sigla de electronic commerce, ou comércio eletrônico.
Assim, o termo não se restringe apenas aos produtos físicos: o e-commerce também abrange a compra e venda de serviços e produtos digitais, como cursos e infoprodutos.
Portanto, o m-commerce é um nicho dentro do e-commerce, que define a compra e venda realizada a partir de dispositivos móveis.
Para ilustrar melhor, imagine um funil. A parte maior é o e-commerce, a menor é o m-commerce.
Outros tipos de comércio eletrônico
Existem outros termos dentro do “funil” do e-commerce que valem a menção.
Além do m-commerce, existem o t-commerce, s-commerce e c-commerce, que também são relacionados aos meios para finalização de compras online. Vamos explicar brevemente cada um deles.
- T-commerce: television commerce, ou comércio através da TV digital, é o uso de canais digitais com publicidade interativa. Por exemplo, os QR Codes alocados em cenas de novelas, com uma chamada de “confira esse produto aqui”.
- S-commerce: social commerce, ou comércio através das mídias sociais, é o uso das redes sociais como meio para publicidade e compras. Como as lojas do Instagram e Facebook, por exemplo, que permitem finalizar a compra sem sair do aplicativo.
- C-commerce: conversational commerce, ou comércio através dos aplicativos de conversa e assistentes virtuais acionadas por voz. Por exemplo, solicitar algo à Alexa e permitir que o dispositivo finalize a compra na conta da Amazon.
Cada uma dessas siglas é um nicho de mercado com espaço para inovar e conquistar novos públicos.
Características principais do m-commerce
Apesar da compra e venda por celulares e tablets ser algo comum, não é toda loja virtual que está adequada ao modelo m-commerce.
Isso porque o m-commerce possui três características específicas, que auxiliam na definição e na adequação de lojas virtuais ao modelo de comércio por dispositivos móveis.
Portabilidade
O e-commerce precisa ter a melhor performance possível, independente do dispositivo. É o que chamamos mobile friendly.
Acessibilidade
A loja virtual deve contar com recursos de acessibilidade que funcionem corretamente em dispositivos móveis, como contraste e botão de leitura de texto.
Conectividade
A plataforma deve contar com uma estrutura que permita o carregamento rápido em diferentes tipos de conexão, como 3G, 4G e 5G.
Quais são as vantagens do m-commerce?
O comércio por dispositivos móveis tem transformado a maneira como as pessoas fazem compras. Dessa forma, o mercado também precisa se adaptar aos novos hábitos de consumo e as lojas virtuais adequadas para o m-commerce experimentam muitas vantagens, como:
Preferência dos consumidores
Como vimos, a compra em dispositivos móveis é o modelo favorito dos consumidores, porque permite acesso fácil a lojas e produtos a qualquer momento e em qualquer lugar.
Por isso, o m-commerce gera mais possibilidades de vendas.
Experiência do usuário
As lojas virtuais otimizadas para o m-commerce proporcionam melhores experiências de compra para o usuário, simplificando o acesso a produtos diversos, com carregamento rápido e facilidade no pagamento. Por isso é tão importante contar com um checkout otimizado para celulares, que possuam carrinho lateral e botão flutuante de compra, por exemplo.
Leia também: Benefícios de usar o Checkout Yampi
Segurança das transações
A maioria dos smartphones e outros dispositivos possibilita a configuração de identificação por reconhecimento facial para finalizar compras com carteiras digitais ou acessar determinados sites, o que aumenta a segurança do cliente ao comprar por dispositivos móveis.
Agilidade na finalização das compras
Os métodos de pagamentos digitais, como o Pix e o Pix parcelado, facilitam a conclusão rápida das transações no m-commerce, bastando que a loja virtual conte com um checkout transparente completo.
Novas possibilidades de marketing
O consumo por m-commerce gera novos dados para os lojistas, como geolocalização, o que permite a criação de promoções personalizadas com base na localização do usuário, aumentando as possibilidades de conversão e oferecendo produtos mais adequados ao cliente.
Leia mais: Guia do marketing digital para e-commerce
Conveniência para os clientes
O m-commerce possibilita que os clientes finalizem compras em qualquer lugar, a qualquer momento do dia. Seja em casa, no trabalho ou na academia, por exemplo.
Além disso, existe a disponibilidade de muitos produtos em um mesmo espaço, ao alcance de alguns cliques, tornando o processo de compra muito fácil e conveniente.
Maior interatividade
O comércio móvel também gera maior interatividade para as lojas virtuais.
A partir de um anúncio, ou uma rápida pesquisa, os clientes acessam pelo celular um produto ou loja, e podem encaminhar a outros consumidores através de aplicativos de mensagem, por exemplo.
5 dicas para aplicar o m-commerce no sua loja virtual
Com tantas vantagens, se você ainda não faz, vale a pena investir em melhorias na sua loja virtual para ganhar destaque no m-commerce.
Comece seguindo as dicas que preparamos para adequar o e-commerce às melhores práticas para dispositivos móveis.
Crie uma boa experiência de navegação
Nós falamos em alguns momentos sobre promover uma experiência fluida ao cliente quando estiver navegando na loja virtual.
Na prática, isso significa criar um layout com cores menos chamativas, evitar o excesso de imagens e outros elementos gráficos.
Portanto, ao personalizar o tema da sua loja virtual, altere para o modo de visualização em celulares e verifique o que pode melhorar. A ferramenta gratuita Google PageSpeed Insights auxilia na compreensão de como a URL da sua loja virtual está performando no mobile.
💡 Na Yampi, os templates disponíveis já contam com versões projetadas para o mobile. Para fazer os ajustes, vá em “Loja Virtual” > “Temas” > “Personalizar” > e altere para o ícone de celular no cabeçalho.
Utilize elementos leves no layout
Complementando a dica anterior, tenha em mente que o layout da sua loja deve ser bonito, mas também funcional.
Sabemos que vídeos e animações dão um ar diferente para a loja virtual, mas é inegável que são elementos pesados, que demoram para carregar.
Criamos um guia dedicado a como criar um bom layout de e-commerce, leia aqui.
Integre com as redes sociais
Sabe as lojas disponíveis no Instagram e no marketplace do Facebook? O seu e-commerce também pode estar lá!
Em outras palavras, integrar as redes sociais com a loja virtual permite a configuração de feeds de produtos, atualizações automáticas e conversões na loja.
Assim, seu cliente faz tudo pelo celular: confere as redes sociais, conhece mais sobre a sua loja e finaliza a compra por lá ou no e-commerce.
Facilite o pagamento
No checkout, as opções de pagamento são disponibilizadas pelo lojista, de acordo com a preferência e configuração do banco.
Sempre que possível, opte por oferecer meios de pagamento simplificados ao seu cliente, como Pix, Pix parcelado e cartões de crédito ou débito de diferentes bandeiras.
Com mais opções, o cliente tem maior propensão a finalizar a compra.
Escolha uma plataforma de e-commerce mobile friendly
Além das alterações que estão ao seu alcance, existem pontos importantes de estrutura de plataforma, que devem estar no seu radar.
Assim, ao criar o seu e-commerce pensando em proporcionar a melhor experiência mobile, pesquise quais são as funcionalidades da plataforma de e-commerce que você pretende utilizar.
Por aqui, desenvolvemos desde o template das lojas até o código da plataforma Yampi focando em funcionalidade em diferentes dispositivos.
M-commerce no Brasil: qual o cenário para 2024?
As previsões para o m-commerce em 2024 mostram que o segmento deve seguir em alta.
Dados do Statista apontam que, neste ano, a previsão é de que o comércio por dispositivos móveis ultrapasse o faturamento de US$ 2,5 bilhões, representando 60% das vendas no e-commerce.
Por exemplo, só na América Latina, em 2023 o m-commerce representou 56% de todas as vendas, com estimativa de crescer em 16% até 2026, como mostra o Global Payment Report 2023.
Facilidade e personalização são as palavras-chave no comércio mobile.
Nos pagamentos, o Pix segue transformando a experiência de pagamento no mobile. Para 2024, a chegada do Pix Automático promete facilitar ainda mais as transações nos comércios mobile. Por isso, oferecer esse meio de pagamento no e-commerce é mandatório.
Falando em facilidade, a personalização de ofertas e atendimento ao cliente segue como uma das principais tendências para 2024. Afinal, com a possibilidade de rastrear diferentes dados através do m-commerce, os lojistas que souberem criar ofertas personalizadas ganham diferencial competitivo no mercado.
E aí, a sua loja virtual está preparada para acompanhar as tendências e vender mais através do m-commerce?
Exemplos de m-commerces para se inspirar
Ver como outros comércios eletrônicos estão fazendo para se adequarem ao m-commerce ajuda a ter novas ideias.
Por isso, confira como alguns dos maiores e-commerces criaram soluções diferenciadas para o m-commerce.
Magazine Luiza
No site do Magazine Luiza, e-commerce que se tornou um dos maiores marketplaces do Brasil, existem funcionalidades pensadas para a navegação móvel.
Uma delas é um botão flutuante no canto direito da tela para retorno à página inicial.
Assim, mesmo que o cliente “se perca” na rolagem de feed infinito com variedades de produtos, pode retornar facilmente ao início quando desejar.
Mercado Livre
O Mercado Livre, com o passar do tempo, se tornou muito mais um marketplace do que um e-commerce.
Mas o interessante da experiência no mobile é que, ao acessar a loja através de um navegador, a primeira tela indica para baixar o aplicativo e “comprar de um jeito mais fácil”, apresentando as avaliações do app e a nota geral na loja de aplicativos.
No aplicativo, o Mercado Livre fornece descontos exclusivos e diferentes botões de compra. E, claro, a consequência é uma aderência maior do público ao uso do aplicativo.
Domino’s
A Domino’s possui um e-commerce das famosas pizzas e sobremesas, que permite ao cliente montar a pizza de acordo com o gosto e selecionar se quer receber em casa ou buscar.
O interessante, nesse exemplo, é observar como a Domino’s criou banners e botões intuitivos, que simulam muito uma experiência de aplicativo, mas no site mobile.
E, mesmo com essa construção de layout, o carregamento é rápido e o site é leve.
Ray-Ban
Uma das marcas de óculos mais famosas do mundo, a Ray-Ban possui uma loja virtual com um recurso muito útil, inclusive no mobile: um provador online de óculos, com realidade aumentada.
O cliente escolhe o modelo, toca no botão “experimentar”, permite o uso de câmera pelo navegador do celular e, então, pode visualizar como o modelo deve ficar no próprio rosto com base na imagem da câmera frontal.
A Loja Virtual Yampi é pensada para o mobile commerce
A Yampi é uma plataforma projetada para impulsionar as suas vendas no mobile!
Afinal, criamos recursos exclusivos para facilitar a compra através de celulares e outros dispositivos móveis, e tornar a experiência do seu cliente ainda melhor.
Por exemplo, com o botão de compra rápida, o cliente coloca o produto no carrinho sem sair da página, permitindo que continue navegando e fazendo as compras sem interrupções.
Já o mini carrinho lateral fica disponível o tempo todo para que o seu cliente visualize e altere compras, também sem sair da página.
Além disso, com o botão de compra flutuante ativado, o cliente escolhe quando quer finalizar a compra, sem a necessidade de buscar o botão no fim da página.
Não exageramos quando falamos que a Yampi é pensada para que você, lojista, venda mais. 😉
Aproveite para criar a sua conta gratuita na Yampi e alavancar as suas vendas no m-commerce!
M-commerce é o ato de comprar em lojas virtuais utilizando dispositivos móveis, como smartphones, tablets e, até mesmo, smartwatches (relógios inteligentes). Ou seja: o mobile commerce é o e-commerce que tem como principal meio os dispositivos móveis.
Preferência dos consumidores
Experiência do usuário
Segurança das transações
Agilidade na finalização das compras
Novas possibilidades de marketing
Conveniência para os clientes
Maior interatividade
Dados do Statista apontam que, em 2024, a previsão é de que o comércio por dispositivos móveis ultrapasse o faturamento de US$ 2,5 bilhões, representando 60% das vendas no e-commerce. Enquanto isso, em 2023, só na América Latina o m-commerce representou 56% de todas as vendas, com estimativa de crescer em 16% até 2026, como mostra o Global Payment Report 2023.
Crie uma boa experiência de navegação
Utilize elementos leves no layout
Integre com as redes sociais
Facilite o pagamento
Escolha uma plataforma de e-commerce mobile friendly