Não dá para fugir dele: o marketing digital para e-commerce é uma estratégia essencial para quem quer ter boas vendas e atrair visitantes. Afinal, assim como em uma loja física, uma loja virtual exige que você saiba como divulgar sua marca, concretizar vendas e reter clientes.
Por isso, neste guia completo, reunimos as principais estratégias de marketing digital para que você aplique no seu e-commerce.
Aprenda com a Yampi os princípios do marketing digital para e-commerce, ações intermediárias e avançadas, e veja o seu negócio vender mais.
O que é marketing digital para e-commerce?
Antes de nos aprofundarmos no guia de marketing digital para e-commerce, é preciso começar do começo.
O marketing digital para e-commerce é um conjunto de estratégias e táticas de promoção e publicidade online específicas para lojas virtuais. Ele se concentra em atrair, converter e reter clientes para aumentar as vendas de produtos ou serviços por meio de canais digitais.
Este tipo de marketing tem como objetivo principal aumentar a visibilidade da loja online, atrair tráfego qualificado, converter visitantes em clientes e fidelizá-los, maximizando assim as vendas online e o retorno sobre o investimento.
Existem muitas teorias sobre a origem do marketing digital, mas podemos concordar que o marco foi a popularização da internet a partir dos anos 1990.
A maior referência teórica sobre o marketing moderno, que também engloba o marketing digital, é Philip Kotler, professor, pesquisador, consultor e um dos maiores especialistas mundiais na área.
Qual a importância do marketing digital para seu e-commerce?
O marketing digital para e-commerce é a principal estratégia para atingir os consumidores, sem dúvidas.
Naturalmente digitais, as lojas virtuais competem em um mercado com muitas opções em segmentos similares, ao alcance de uma rápida pesquisa no Google ou uma publicação em uma rede social.
Para que fique mais claro, veja algumas estatísticas do marketing digital em comparação com outros meios tradicionais:
- O Google Ads teve um movimento de mais de R$104 bilhões em 2022, só no Brasil;
- Enquanto isso, os comerciais na TV não movimentaram nem 1% desse valor;
- Todos os aplicativos mais acessados pelos brasileiros são redes sociais;
- 44% das marcas de todo o mundo investem, primeiro, em redes sociais.
Com o bom uso de estratégias de marketing digital, os e-commerces ganham destaque, alcançam os públicos de interesse e, claro, criam e aumentam a receita da loja.
Quando investir em marketing digital para minha loja?
A resposta é: desde sempre.
O marketing digital começa com estratégias básicas de posicionamento de marca, que devem iniciar junto com as operações do e-commerce.
Por exemplo: branding e presença digital são ações de marketing. Sem o desenvolvimento da identidade visual da marca e dos elementos que a compõem, a sua loja não tem personalidade própria.
Agora, o investimento em ferramentas e anúncios pagos para marketing digital demanda mais tempo de conhecimento e uma saúde financeira, não sendo algo tão indicado para quem está começando.
Vamos ver mais detalhes sobre marketing digital e estratégias no próximo tópico.
8 estratégias de marketing digital para e-commerce
Saiba como desenvolver estratégias de marketing digital para a sua loja virtual, seja você um iniciante nas vendas ou alguém que possui um e-commerce há mais tempo. Afinal, o marketing deve ser aplicado em absolutamente todos os momentos do seu negócio:
Otimização de SEO
A primeira de todas as estratégias de marketing digital é otimizar a sua loja para os mecanismos de busca com boas práticas de SEO, atraindo tráfego orgânico para seu negócio.
Por isso, crie conteúdo de qualidade e relevante para sua persona, utilize palavras-chave nos títulos, intertítulos e demais espaços na loja, imagens leves e com formatos atuais, entre outros pontos.
🎓Confira dicas de SEO para a sua loja virtual:
Redes sociais
Crie e mantenha perfis nas principais redes sociais para o seu e-commerce, publicando regularmente conteúdos interessantes, incluindo imagens de produtos, dicas e promoções. Isso ajuda não só a aumentar a visibilidade do seu negócio, mas também coloca sua marca mais próxima do público-alvo, o que aumenta as chances de vendas, fidelização e retenção.
Vale incluir ações que geram engajamento entre os seguidores, como abrir caixinhas no Instagram Stories, por exemplo.
E-mail marketing
No marketing digital para e-commerce, é essencial construir uma lista de e-mails de clientes e potenciais clientes para o envio de atualizações, promoções e conteúdo relevante. Através desse canal de contato, você consegue oferecer uma experiência memorável com a sua loja, engajar potenciais clientes e concretizar mais vendas.
Também é possível coletar mais contatos abrindo um espaço de inscrição no site para receber novidades e conteúdos sobre a sua loja ou sobre o universo que você atua.
Anúncios pagos nas redes sociais
Experimente anúncios pagos no Instagram e no Facebook para alcançar um público específico: essa estratégia de marketing digital permite segmentar a audiência com base em características determinadas por você.
Vale definir um orçamento diário sustentável para testar diferentes tipos de anúncios e entender o que funciona melhor para o seu público.
Remarketing
Se você já está aplicando o tráfego pago na sua loja, é hora de levar essa estratégia a um novo nível: implemente estratégias de retargeting para alcançar os visitantes que não concluíram uma compra.
Essa estratégia visa resgatar e reengajar um usuário que não finalizou uma compra através de anúncios em diferentes plataformas e redes sociais.
Automação de marketing
Ferramentas de automação de marketing te ajudam a alcançar potenciais clientes de forma automática e personalizada. Além disso, é possível segmentar sua lista de e-mails com base no comportamento do cliente e oferecer ofertas
Marketing de conteúdo avançado
Desenvolva estratégias de conteúdo mais sofisticadas, como webinars, e-books ou vídeos. Através dessas técnicas, você consegue captar potenciais clientes e engajar a sua base, oferecendo conteúdos relevantes.
Uma dica? Colabore com influenciadores ou especialistas do seu nicho de atuação para criar conteúdos autênticos e envolventes.
Testes A/B
Testes A/B são ótima formas de descobrir o que funciona e o que não funciona nos seus anúncios e páginas de produtos. Com o uso de ferramentas como o Google Ads, crie testes para otimizar as páginas e criativos das campanhas de marketing digital.
Assim, você entende quais conteúdos geram mais impacto e resultam em mais cliques nos anúncios.
Bônus: criando um plano de marketing digital para e-commerce
Quer aprender os primeiros passos para criar um plano de marketing digital para a sua loja virtual? Vem com a gente!
Primeiro, vamos entender alguns conceitos do marketing digital:
- Planejamento é o conjunto de informações sobre o mercado, a empresa, o público-alvo e os objetivos desejados, que vão dar origem ao plano,
- O plano, então, consiste em uma organização de estratégias e ações práticas para atingir os objetivos definidos no planejamento,
- Estratégia é o “como fazer” do plano,
- E as ações são atividades práticas dentro da estratégia para cumprir os objetivos.
Assim fica mais fácil de entender, não é mesmo?
Agora, vamos ao desenvolvimento do plano de marketing digital para o seu e-commerce.
Você conhece o Canvas de Modelo de Negócio, ou Business Model Canvas?
Esse é um esquema utilizado para definir informações importantes do modelo de negócio de uma empresa (nesse caso, a sua loja virtual):
- Parceiros: fornecedores, influenciadores, parceiros de negócio;
- Atividades-chave: venda de produtos, de serviços, de itens personalizados;
- Ferramentas: CRM, automação de e-mail, WhatsApp Business;
- Proposta de valor: a resposta aos problemas que a loja resolve;
- Objetivos de marketing: onde se deseja chegar com os resultados;
- Métricas: KPIs que ajudam a entender os resultados obtidos;
- Canais: redes sociais, e-mail marketing, site, blog, eventos, feiras;
- Persona: como se comporta, se informa e consome o cliente ideal da loja;
- Estratégia: como fazer com que se atinjam os resultados, as ações do plano;
- Orçamento total de marketing: quanto há para investir em ações dentro do plano;
- Resultado esperado: onde se deseja chegar.
A partir dessas informações, é possível entender em qual momento o negócio está, onde deseja chegar e quais são os meios disponíveis para isso.
Quando devo contratar uma agência de marketing para minha loja?
Você com certeza conhece ou já ouviu falar sobre as agências de marketing e publicidade.
Existem muitas no mercado, com diferentes segmentos de atuação, que podem ajudar a sua loja virtual a atingir melhores resultados com marketing digital.
As agências, geralmente, possuem equipes especializadas em áreas como design, redação, mídia e tráfego, experiência do usuário e mídias sociais.
No entanto, existem ferramentas na internet que simplificam a execução básica dessas tarefas, que podem ser realizadas internamente na equipe da loja – um sistema que é chamado de “agência in house”.
O investimento financeiro em uma agência de marketing pode representar uma parcela grande dos custos da loja, que nem sempre pode ser pago. Mas deve ser considerado a partir do momento em que o e-commerce atinge uma maturidade financeira, e de forma que não represente riscos para a saúde financeira da loja.
Se você está se perguntando: “será que é o momento de investir em uma agência?”, vamos propor um exercício.
Responda às seguintes perguntas de maneira realista:
- Existe alguma atividade de marketing que não tenho equipe especializada para fazer?
- Quais resultados desejo obter?
- Em quanto tempo quero ter esses resultados?
- Quanto minha loja está disposta a investir para atingir esses objetivos?
Com essas respostas, você consegue entender se financeiramente faz sentido ou se, talvez, a melhor opção seja capacitar a equipe interna para atingir os objetivos pensados.
11 erros comuns de marketing digital em lojas virtuais
Ao iniciar uma estratégia de marketing digital para e-commerce, é importante saber quais são os erros mais comuns na atividade para que você não cometa essas falhas. Vamos falar sobre 11 deles a seguir.
Falta de planejamento
Muitas pessoas pulam a etapa inicial de criar um planejamento de marketing digital estruturado. Ter um planejamento claro, com plano e estratégias para cumprir metas e táticas definidas, é essencial para o sucesso do marketing para e-commerce.
Não conhecer o público-alvo
Saber para quem se deseja vender é o básico. Afinal, não entender de forma precisa quem é o seu público-alvo pode resultar em mensagens inadequadas e campanhas de marketing ineficazes.
Portanto,realize pesquisas de mercado para compreender as necessidades, desejos e comportamentos do seu público de interesse.
Ignorar o SEO (Search Engine Optimization)
O SEO é uma grande ferramenta para aumentar a visibilidade da sua loja virtual no Google e outros mecanismos de busca. Por isso, ignorar a otimização de palavras-chave, conteúdo e estrutura do site pode resultar em perda de tráfego orgânico e, consequentemente, em poucas visitas na sua loja.
Não se preocupar com otimização para mobile
Com a crescente tendência de compras por dispositivos móveis, não otimizar o seu site para dispositivos móveis é um grande erro.
Vale lembrar que os modelos de loja da Yampi são responsivos por padrão, facilitando o acesso às informações através de celulares e outros dispositivos.
Leia também: Como fazer SEO para e-commerce?
Ignorar métricas
Não rastrear e analisar métricas é um erro comum. Afinal, sem dados sólidos, você não pode avaliar o desempenho das campanhas de marketing e fazer ajustes necessários.
Ferramentas de análise, como o Google Analytics, e o próprio painel de gestão da loja virtual trazem informações valiosas para o marketing digital.
Excesso de promoções
Realizar descontos e promoções traz bons resultados, mas cuidado para isso não prejudicar a lucratividade a longo prazo.
Escolha utilizar promoções em momentos específicos para que não se tornem um hábito e acabarem apresentando efeitos negativos na saúde financeira da sua loja virtual.
Fazer pouco uso de e-mail
O e-mail marketing é uma ferramenta muito importante para as estratégias de marketing digital, porque permite criar listas com base em interesses específicos dos públicos da loja e fazer campanhas direcionadas.
Não deixe de lado a nutrição dos contatos, eles podem ser fontes poderosas de receita.
Falta de conteúdo de qualidade
Não criar conteúdo relevante e de qualidade para seu público pode dificultar a atração de visitantes e a construção de uma marca forte.
Não investir em redes sociais
As redes sociais são canais importantes para engajar clientes, fazer reforço de marca e construir relacionamentos.
Por isso, mantenha seus perfis oficiais sempre atualizados e engajando com quem comentar ou solicitar contato nesses canais.
Parar de testar novas estratégias
Não realizar testes A/B em suas campanhas, landing pages e elementos do site impede que você otimize seu desempenho e melhore seus resultados.
Esperar que os resultados sejam rápidos
O marketing digital requer tempo e investimento para que tenha resultados.
Muitos lojistas desistem pela frustração de esperar ótimos resultados em um curto espaço de tempo.
Evitar esses erros pode economizar tempo e recursos, enquanto ajuda a melhorar o desempenho da sua loja virtual com marketing digital.
A loja virtual que potencializa suas estratégias de marketing
A Yampi é a plataforma ideal para aumentar os resultados das suas ações de marketing digital. Isso porque conta com recursos nativos e integrações com ferramentas de automação de marketing, atendimento, CRM e análise de dados.
Parte dessas ferramentas são, inclusive, gratuitas.
Sem contar que os modelos de loja são responsivos e atualizados constantemente para seguir as melhores práticas de SEO.
E o melhor de tudo: a Yampi não faz nenhum tipo de cobrança até a sua primeira venda!
É fácil decolar as vendas com a sua loja na Yampi.
O marketing digital para e-commerce é a principal estratégia para atingir os consumidores, sem dúvidas. Com o bom uso das suas estratégias, os e-commerces ganham destaque, alcançam os públicos de interesse e, claro, criam e aumentam a receita da loja.
Otimização de SEO
Redes sociais
E-mail marketing
Anúncios pagos nas redes sociais
Remarketing
Automação de marketing
Marketing de conteúdo avançado
Teste A/B
Falta de planejamento
Ignorar o SEO (Search Engine Optimization)
Não se preocupar com otimização para mobile
Ignorar métricas
Excesso de promoções
Fazer pouco uso de e-mail
Falta de conteúdo de qualidade
Não investir em redes sociais
Parar de testar novas estratégias
Esperar que os resultados sejam rápidos