Lojistas iniciantes ganham potencial de alcance de novos públicos com baixo custo utilizando estratégias de marketing digital no e-commerce. Com planejamento, estudo das principais plataformas disponíveis e conhecimento de ferramentas gratuitas, é possível construir a marca ao mesmo tempo em que alavanca as vendas na loja virtual.
Se você chegou até este artigo, é sinal de que está pesquisando sobre marketing digital para iniciantes no mundo do e-commerce – e você chegou ao lugar certo.
Segundo um estudo sobre conectividade realizado pelo NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), 82% dos brasileiros utilizam internet diariamente, o que torna o meio digital um dos mais acessados e com maior potencial para descoberta de novos públicos.
Talvez você se pergunte: o que isso tem a ver com e-commerce? Nós respondemos: tudo!
O marketing digital é o alto-falante de lojistas virtuais iniciantes e, a seguir, vamos te mostrar como aproveitar a potência dessa estratégia para alavancar o alcance e as vendas da sua loja virtual. Acompanhe!
7 benefícios do marketing digital para lojas virtuais novas
Marketing digital é sobre a promoção de produtos e marcas em canais digitais, como redes sociais, sites e e-commerces, aplicativos, entre outras possibilidades.
Este é um campo com muitas oportunidades e vantagens para lojistas iniciantes, que desejam fazer o máximo para vender mais com o melhor custo-benefício – algo muito importante para lojas que estão começando e não possuem tanto caixa disponível para investimento.
Para quem está começando no e-commerce, o marketing digital é essencial. Ele não só amplia o alcance da sua marca, como também permite construir uma conexão real com o público certo, no momento certo. Com as ferramentas e estratégias certas, você consegue não apenas atrair clientes, mas também criar uma experiência personalizada que gera confiança e fidelidade. No início, é importante testar, aprender e ajustar. Com o marketing digital, você tem dados e insights valiosos para crescer de forma sustentável e alcançar seus objetivos.
Nathalia Bettoni, Head de Growth Marketing na Yampi
Baixo custo de investimento
Falando em dinheiro, uma das maiores vantagens do marketing digital para iniciantes é o baixo custo inicial em comparação com o marketing tradicional.
Em comparação com outros meios, como o marketing tradicional (aquele do anúncio de TV e dos outdoors), que demandam grandes investimentos financeiros, o marketing digital oferece opções acessíveis e até mesmo gratuitas.
É possível começar com uma loja virtual gratuita e depois abrir o perfil da loja em redes sociais. Em seguida, você pode criar um blog com conteúdo relevante e utilizar ferramentas de e-mail marketing, o que permite que pequenos empreendedores e lojistas com orçamentos limitados possam divulgar o e-commerce.
Maior potencial de descoberta de público
As redes sociais e os mecanismos de busca (como o próprio Google e as ferramentas de Inteligência Artificial) funcionam como vitrines virtuais para os e-commerces, o que leva a uma maior descoberta de públicos com um menor investimento.
As plataformas e canais digitais coletam uma grande quantidade de dados sobre os usuários, como idade, gênero, localização, interesses e comportamentos online, o que também possibilita segmentar melhor e encontrar públicos mais específicos para a loja virtual.
Flexibilidade para teste e erro
Trabalhar com marketing digital, principalmente para quem é iniciante na área, é um ótimo meio para testar novos formatos e estratégias, sem tanto impacto quanto a possíveis erros.
O ambiente digital oferece flexibilidade para avaliar o que melhor funciona de acordo com a realidade de cada loja virtual, ao contrário das campanhas tradicionais, que exigem um planejamento extenso e grandes investimentos antes de serem implementadas.
Maiores chances de atingir o cliente ideal
Plataformas de e-commerce, sites em geral, redes sociais e demais canais coletam, geralmente, dados sobre os usuários que visitam e geram alguma ação no ambiente digital.
A partir da análise desses dados, é possível criar e direcionar as campanhas para pessoas com características, interesses e comportamentos específicos, que combinem com o que é comercializado na loja virtual.
Melhor do que falar com a maior quantidade possível de pessoas é falar com quem quer comprar de você.
Oportunidade de interação com pessoas
Outra vantagem do marketing digital é a abertura de oportunidades para conversar e interagir com diferentes públicos.
Principalmente a partir das redes sociais e canais de atendimento, a loja pode estabelecer um diálogo com os clientes, ouvir feedbacks, responder dúvidas e construir um relacionamento mais próximo e duradouro.
Isso tudo contribui para a construção da marca, aumenta a fidelização dos clientes e gera insights valiosos para o desenvolvimento de novos produtos.
Grande variedade de canais disponíveis
Por que escolher um canal apenas se você pode testar e atingir diferentes pessoas em vários canais?
Redes sociais, aplicativos de mensagem, ferramentas de busca, e-mail marketing, blogs, podcasts, vídeos no YouTube, anúncios online… Esses são apenas alguns dos meios disponíveis para comunicação e divulgação de lojas virtuais no marketing digital.
Cada meio possui características e públicos específicos, por isso é importante entender quem consome da marca – ou que tenha maior potencial de consumir – e selecionar os canais mais assertivos para atingir essas pessoas.
💡Leia também: O que são canais de vendas e como escolher?
Disponibilidade integral da loja
Os canais de marketing digital não fecham após o horário comercial – e nem a sua loja virtual. Essa disponibilidade aumenta as chances de venda e oferece mais comodidade para os consumidores.
Além disso, existem ferramentas de marketing digital que permitem automatizar processos como o envio de e-mails de boas-vindas, o acompanhamento de pedidos e o atendimento ao cliente, garantindo um funcionamento eficiente no momento em que o cliente deseja comprar, independente do horário.
8 dicas de marketing digital para iniciantes
Entendeu que o marketing digital é importante para o sucesso da sua loja virtual e quer saber mais?
Aprenda os primeiros passos seguindo as dicas que preparamos a seguir!
Planeje a comunicação da loja
O planejamento envolve definir a identidade da marca, o público-alvo, os objetivos de marketing e as mensagens-chave da loja virtual. E esse sempre será o primeiro passo antes de qualquer ação.
Essa consistência ajuda a construir credibilidade e atrair clientes, além de reforçar o posicionamento e destacar o e-commerce no meio.
Estude sobre SEO
SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas voltadas para a otimização de conteúdo na internet, com o objetivo de que seja encontrado mais facilmente nos buscadores como o Google.
Parece complexo, mas mesmo quem está iniciando na área pode investir na busca por palavras-chave, melhores formatos de imagem, dúvidas frequentes, e tornar o próprio e-commerce uma fonte de respostas.
A médio e longo prazo, utilizar técnicas de SEO aumenta os resultados de acessos e descoberta da loja virtual.
Esteja nos canais certos
Nem todas as plataformas de marketing digital funcionam igualmente para todos os negócios. Descubra onde o público-alvo do seu e-commerce está mais presente e concentre esforços nesses canais.
Considere investir em anúncios pagos
Anúncios pagos nas redes sociais permitem que sua marca alcance pessoas específicas de maneira rápida e eficaz.
Mesmo com um orçamento reduzido, é possível atrair novos clientes e gerar vendas a partir do impulsionamento de publicações estratégicas.
Fique de olho nas datas sazonais
As datas comemorativas são uma ótima oportunidade para aumentar as vendas.
Planeje promoções e campanhas específicas para ocasiões como Black Friday, Dia das Mães e Natal.
Não ignore o e-mail marketing
O e-mail marketing ainda é uma ferramenta poderosa para manter contato com clientes, enviar promoções e incentivar a compra de clientes habituais.
Utilize para compartilhar novidades, promoções exclusivas e dicas relacionadas com o universo da loja virtual.
Teste e avalie cada ação
No marketing digital, nem todas as estratégias funcionam de imediato, e isso pode gerar frustração para quem está começando.
Aproveite a flexibilidade para testar diferentes abordagens, como formatos de anúncios, horários de postagem e tipos de conteúdo, e avalie o desempenho para entender o que melhor funciona para o seu público.
Seja flexível para mudanças
O mercado digital está em constante evolução, e o que funciona hoje pode não funcionar amanhã. Esteja preparado para adaptar suas estratégias e experimentar novas ideias.
Seja uma nova rede social ou uma tendência em conteúdo que viralizou, experimente e siga aprendendo.
Bônus: 9 ferramentas fáceis e grátis de marketing digital
Para quem está iniciando no marketing digital, é essencial conhecer e ter acesso a ferramentas funcionais e gratuitas, tanto para alcance de público quanto para comunicação da loja virtual.
Quando você está começando no e-commerce, cada recurso conta. O melhor é que existem várias opções gratuitas que ajudam a otimizar o marketing digital sem pesar no orçamento. Desde plataformas para gestão de redes sociais até ferramentas para criar campanhas e analisar resultados. Usar essas ferramentas não é só uma economia inteligente, é também uma forma de profissionalizar sua operação desde o início e aumentar as chances de sucesso
Nathalia Bettoni, Head de Growth Marketing na Yampi
Vamos explorar 9 ferramentas que facilitam a vida de quem está começando na área.
- Redes sociais
Parece óbvio, mas as redes sociais são ferramentas importantes para o marketing digital, principalmente para quem está iniciando.
Segundo dados do Hootsuite, os brasileiros investem cerca de 3 horas diárias dentro dessas plataformas, que permitem o compartilhamento de conteúdo, a interação entre pessoas físicas e empresas e a construção de comunidades. E todas são gratuitas para criar perfis empresariais.
Entre as plataformas de redes sociais mais utilizadas em estratégias de marketing, segundo o Panorama de Marketing e Vendas da RD Station, estão:
- WhatsApp Business
O WhatsApp Business é a versão do app de mensagens voltada para empresas, com recursos específicos para facilitar a comunicação com os clientes.
Nele, é possível criar um perfil gratuito a partir de um número de telefone corporativo e incluir informações da empresa, como horário de funcionamento e catálogo.
Utilize a ferramenta para criar um canal de comunicação e atendimento com o público.
- Google Analytics
O Google Analytics é uma ferramenta gratuita do Google que permite monitorar o tráfego da loja virtual, entender o comportamento dos usuários e outras métricas importantes.
Para desbravar as funcionalidades, é preciso configurar uma nova conta a partir do site da loja virtual. Confira, neste passo a passo, como realizar esse procedimento.
💡Leia também: Como instalar o Google Analytics na sua loja virtual
- Canva
O Canva é uma ferramenta online popular de design gráfico, que oferece modelos prontos e recursos para criar imagens, vídeos, apresentações e outros materiais visuais.
A versão gratuita do Canva permite ter acesso a imagens, áudios e vídeos sem direitos autorais, por isso é ideal para quem está começando no marketing digital.
- SEMRush
O SEMrush oferece recursos para SEO, pesquisa de palavras-chave, análise da concorrência, gestão de redes sociais, publicidade paga e muito mais.
Possui um tipo de assinatura gratuita, mas com uso limitado, o que é o suficiente para fazer pesquisas básicas e entender o comportamento de outros e-commerces concorrentes.
🎥Assista à nossa playlist sobre SEO:
- Ubersuggest
Similar ao SEMrush, o Ubersuggest fornece mais insights sobre SEO, palavras-chave e pesquisas de sites, com um destaque para o desenvolvimento de projetos e indicação de melhorias no e-commerce.
Também é uma ferramenta com uso gratuito limitado, que permite um projeto por vez.
- ChatGPT
O ChatGPT é uma ferramenta gratuita que utiliza inteligência artificial generativa para criar textos e fornecer respostas para comandos específicos do usuário.
É ótima para sugerir conteúdos, avaliar o tom de linguagem de textos, aplicar melhorias, entre outras funcionalidades. Porém, para pesquisas mais complexas, é necessário conferir as respostas em uma segunda fonte.
O plano gratuito possui acesso total ao modelo comum e, a partir do plano pago, o usuário tem acesso à versão com acesso à internet mais atualizada.
- Gemini
Outra ferramenta de inteligência artificial generativa é a Gemini, do Google. Gratuita nas versões 1.5 e 2.0, o Gemini possui conexão com a internet e fornece respostas mais atualizadas, com links e fontes de consulta.
A criação de imagens, vídeos e áudios dentro da ferramenta é possível dentro da opção Advanced, que faz parte do plano pago.
- Mailchimp
O Mailchimp é uma plataforma de automação de marketing por e-mail que oferece recursos para criar campanhas de e-mail, gerenciar listas de contatos e monitorar resultados.
O plano gratuito possui todas as ferramentas multicanais, incluindo processos de automação de disparos para aniversário de cliente, carrinho abandonado, campanhas sazonais, mas é limitada a 500 contatos.
Materiais gratuitos sobre marketing digital para e-commerce
Aqui na Yampi, trabalhamos para que a sua loja virtual venda cada vez mais. Para ajudar nesse processo, criamos materiais gratuitos ideias para iniciantes no marketing digital.
Confira, abaixo, cada um dos materiais disponíveis e o link para fazer download.
- Plano de Marketing: essencial para a criação do planejamento da loja virtual, contendo todos os pontos importantes para o marketing como público-alvo, direcionamentos e estratégias;
- Template de personas: para complementar o planejamento da loja virtual, você precisa entender com quem está falando. Por isso, criamos um modelo de persona, que define quem é cliente ideal da loja e como é o comportamento de compra;
- Calendário de conteúdo: ferramenta de organização para desenvolver conteúdos e manter as redes sociais e canais de comunicação da loja virtual sempre atualizados, nutrindo o público do e-commerce;
- Calculadora de desconto: ideal para entender quais são as porcentagens possíveis de desconto a serem incluídas nas promoções e campanhas de marketing digital;
- Como atrair clientes: guia completo para utilizar em estratégias de marketing digital e vender mais.
- Checklist de ferramentas para e-commerce: com tudo o que você precisa para começar a gestão da sua loja virtual;
- Checklist para LP: a criação de landing pages é um meio utilizado em campanhas de marketing digital. Siga o checklist para não perder nenhum ponto importante.
Confira nossos vídeos de marketing digital para iniciantes
Você conhece a Yampi Academy? Em nosso canal do YouTube, criamos uma série de vídeos para ensinar lojistas sobre conceitos básicos que fazem parte do dia a dia da loja virtual.
Desde montar uma loja do zero até investir em anúncios pagos, temos tudo por lá.
👉 Confira a trilha de conteúdos da Yampi que fala sobre marketing digital para iniciantes:
👉 Confira a trilha sobre branding e comunicação:
Boas vendas!
Baixo custo de investimento
Maior potencial de descoberta do público
Flexibilidade para testes
Maiores chances de atingir o cliente ideal
Oportunidade de interação com pessoas
Grande variedade de canais disponíveis
Disponibilidade integral da loja
Planeje a comunicação da loja
Estude sobre SEO
Esteja nos canais certos para o seu público-alvo
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