Se você quer aprender a criar mensagens de carrinho abandonado para recuperar compras com seus clientes, está no lugar certo!
De acordo com a Opinion Box, 78% das pessoas que compram pela internet já abandonaram um carrinho. O número é expressivo, mas sabia que uma boa mensagem enviada por e-mail, WhatsApp ou outro meio de contato tem grande potencial para reverter esse cenário?
Neste artigo, vamos aprender tudo sobre tipos de mensagem de carrinho abandonado, como escrever boas mensagens, dicas e exemplos para você colocar em prática na sua estratégia de comunicação.
Por que as pessoas abandonam o carrinho?
Os motivos para que aconteça o abandono de carrinho são vários, que vão desde falta de confiança na loja até mudança de ideia em relação à compra.
Algumas das razões mais comuns para a desistência da compra são:
- Dúvidas sobre os produtos: o cliente não tem certeza se aquele produto é o mais adequado;
- Baixa confiabilidade na loja: a loja não possui opiniões o suficiente sobre o produto ou atendimento em geral;
- Problemas na navegação do site: plataformas travadas, com baixa resolução, imagens de qualidade inferior ou site que trava muito;
- Checkout com muitas etapas: a loja virtual não utiliza um sistema de checkout transparente, facilitando a finalização da compra;
- Poucas opções para pagamento: o e-commerce só aceita cartão de crédito ou boleto, não se atualizando para receber em Pix ou o Pix parcelado;
- Frete muito caro: o que acaba tornando o produto caro como um todo;
- Prazo de entrega muito longo: quando mesmo pagando o frete, o tempo de entrega demora mais do que o esperado;
- Falta de cupom de desconto: a loja não oferece incentivos para fechar a compra, como até mesmo um cupom de frete grátis.
👀 Fique de olho: uma revisão completa e otimização da sua loja virtual ajuda a prevenir todos os motivos citados para abandono de carrinho.
Como fazer uma mensagem de carrinho abandonado?
Criar mensagens eficientes para recuperar carrinhos abandonados é uma parte importante da estratégia de comunicação da sua loja virtual. Gatilhos mentais, ofertas, presentes e brindes: vale tudo na hora de recuperar o cliente.
Aprenda dicas de como criar mensagens de carrinho abandonado abaixo.
Envie um lembrete
Essa é a opção mais simpática. Portanto, avise, amigavelmente, que seu cliente esqueceu os produtos mais queridos e desejados da loja no carrinho e chame a pessoa para finalizar a compra com um link direto para o carrinho.
Ofereça cupons de desconto
Uma das estratégias mais eficazes é oferecer um cupom para finalizar a compra. Mas deve ser usado com cuidado para que não se torne um hábito para o seu cliente.
🎥Aprenda a criar cupons de desconto como um profissional:
Utilize o gatilho de escassez
Vale chamar a atenção para o estoque do produto, informando que são as últimas unidades e que a reposição leva mais tempo para acontecer.
Ou então o gatilho de novidade
Melhor do que algo que está prestes a acabar, é algo com pouco estoque porque é uma grande exclusividade. Vale para muitas lojas, mas principalmente para aquelas que vendem produtos artesanais.
Ou ainda o gatilho de urgência
Quem nunca decidiu comprar algo porque a promoção era por tempo limitado? Utilize este gatilho mental nas mensagens para recuperar carrinhos abandonados.
Leia também: Como criar uma copy de vendas de alta conversão
Compartilhe uma prova social
Junto com a mensagem de carrinho abandonado, compartilhe uma opinião sobre o produto de quem já comprou, falando sobre a qualidade e os benefícios do produto. Afinal, essa estratégia funciona como uma prova social e pode influenciar a decisão de compra.
💡Confira como criar provas sociais na sua loja:
Crie uma oferta de cashback
Além de ter potencial para recuperar o carrinho abandonado, esta técnica também impacta na fidelização do cliente, abrindo a oportunidade de retorno.
Como falamos, toda estratégia é válida, mas siga com cautela e empatia: ninguém merece receber uma enxurrada de e-mails que a caixa de entrada identifica como spam por conta de um carrinho abandonado.
Leia também: Como tornar um cliente recorrente?
Enviando mensagens de carrinho abandonado por WhatsApp e E-mail
Além das dicas para desenvolvimento do conteúdo, que falamos antes, cada canal precisa de uma atenção especial na hora de pensar em uma mensagem de abandono de carrinho.
Dicas para mensagem de carrinho abandonado pelo WhatsApp
O WhatsApp é um aplicativo de mensagens instantâneas que permite um contato mais próximo e pessoal com seus clientes.
As mensagens de abandono de carrinho no WhatsApp precisam ser mais curtas, objetivas e com acesso simplificado ao link do carrinho.
Para ativar a função de mensagem de carrinho abandonado na sua Loja da Yampi, siga o passo a passo:
- Acesse “Apps” no menu lateral esquerdo;
- Em seguida, procure e clique em WhatsApp;
- Ative o aplicativo na sua loja virtual;
- Configure a mensagem de acordo com o texto de preferência e as variáveis, como nome, nome da loja, produto e link para o carrinho.
⚠️Importante: o envio de mensagens de carrinho abandonado na Yampi, através do WhatsApp Business, deve ser disparado manualmente.
Dicas para mensagem de carrinho abandonado pelo e-mail
O envio de mensagens de carrinho abandonado por e-mail é uma estratégia muito usada e com grandes chances de efetividade.
Enquanto para e-mails de e-commerce comuns, a taxa de abertura é de até 15%, as taxas de e-mails de carrinho abandonado são acima de 40% – e 50% das pessoas que clicam, finalizam a compra, de acordo com uma pesquisa da Moosend.
Nesse momento, vale investir em um sistema de automação de e-mail marketing integrado à loja virtual.
Algumas opções disponíveis na plataforma Yampi:
Exemplos de mensagem de abandono de carrinho para copiar
Para facilitar o seu trabalho, criamos 11 modelos diferentes de mensagem para carrinho abandonado para você utilizar.
Copie os modelos abaixo à vontade, mas tenha atenção aos detalhes:
- Personalização com o nome do cliente;
- Detalhes do produto, como nome/cor/atributos;
- Link para o carrinho abandonado encurtado.
Lembrete simpático
Assunto: “Você esqueceu algo no seu carrinho!”
Mensagem: “Olá [nome], notamos que você deixou alguns itens incríveis no seu carrinho. Não deixe que eles escapem! Clique no link abaixo para finalizar sua compra.”
Desconto
Assunto: “Volte agora e economize [porcentagem]!”
Mensagem: “[Nome], hoje é o seu dia de sorte! Se você concluir a sua compra agora, oferecemos um desconto especial de [porcentagem]. Não perca esta oportunidade.”
Benefícios
Assunto: “Descubra o que você está perdendo!”
Mensagem: Opa, [nome], os itens no seu carrinho estão esperando por você. Por que não dar uma olhada? Compre conosco e desfrute de frete grátis, garantia de satisfação e entrega rápida.”
Escassez
Assunto: “Última chance para pegar seus itens!”
Mensagem: “Oi, [nome], seus itens estão esperando, mas o estoque está se esgotando rapidamente. Esta é a sua última chance de garantir o que você deseja.”
Prova social
Assunto: “Veja o que os outros amaram!”
Mensagem: “Olá [nome], enquanto você estava navegando, muitos clientes ficaram satisfeitos com os itens que você deixou no carrinho. Confira as avaliações e veja por conta própria!”
Contagem regressiva
Assunto: “Parece que você esqueceu algo por aqui”
Mensagem: “Hey, [nome]! Você deixou seus produtos favoritos esperando. Mas não se preocupe, estamos guardando tudo para você! Você tem [quantidade de tempo] para finalizar sua compra com condições especiais de desconto.”
Frete grátis
Assunto: “Frete Grátis Esperando por Você!”
Mensagem: “Olá [nome]. Queremos tornar seus desejos realidade de uma forma ainda mais especial! Finalize sua compra agora e garanta frete grátis em todos os produtos!”
Cashback
Assunto: “Seu carrinho vale [porcentagem] de cashback!”
Mensagem: “Sabe o que é melhor do que receber uma entrega, [nome]? É ganhar dinheiro de volta para suas próximas compras. Volte para a loja, finalize a sua compra e ganhe [porcentagem] do valor total como saldo na sua conta!”
Exclusividade
Assunto: “Oportunidade única de ter o produto dos sonhos”
Mensagem: “Muitos querem, [nome], mas só você pode ter os produtos mais desejados da nossa loja. Finalize sua compra enquanto o carrinho está salvo por nós.”
Cupom de desconto
Assunto: “Seu carrinho com [porcentagem] de desconto”
Mensagem: “Que tal um cupom de desconto para levar suas compras para casa, [nome]?Seu desejo é uma ordem! Utilize o código [CÓDIGO] na finalização do pedido e garanta essa oferta.”
Reciprocidade
Assunto: “Você merece um mimo!”
Mensagem: “Está na hora de levar para casa os produtos que você escolheu com tanto carinho, [nome]. Volte para a loja e finalize sua compra.”
Os modelos foram desenvolvidos com assunto e mensagem, e podem ser utilizados tanto no WhatsApp quanto no e-mail. Faça as adequações necessárias para a sua loja e boas vendas!
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A conexão com WhatsApp Business é feita diretamente na loja virtual, que também pode ser conectada com sistemas de e-mail marketing. Fácil, né?