Uma das partes mais difíceis de administrar um e-commerce está no monitoramento de indicadores. Afinal, as métricas do e-commerce servem para avaliar e monitorar os resultados obtidos através das vendas.
Existem métricas que são essenciais para saber se o seu negócio está crescendo e outras que indicam problemas a serem resolvidos. É através do acompanhamento de dados que você consegue saber se as suas ações estão trazendo os resultados esperados e como está o posicionamento estratégico da sua loja virtual.
Acompanhe o texto na íntegra ou, se preferir, acesse diretamente a parte que mais tem interesse em conferir a partir do menu abaixo:
A importância de coletar as métricas do seu e-commerce
Falando de uma maneira bem simplificada, são as métricas do e-commerce que vão dizer se o negócio está indo bem, mal ou mediano, e possibilitar a análise de caminhos para melhorar a situação e a tomada de decisões estratégicas.
Uma análise desenvolvida pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico afirma que o e-commerce brasileiro pode atingir um faturamento de até R$185,7 bilhões em 2023. Portanto, analisar os dados é de extrema importância para quem quer ter uma loja virtual de sucesso.
Leia também: E-commerce: o guia completo e atualizado para seus negócios [2023]
Ao coletar dados e analisar métricas de e-commerce, você tem acesso a informações valiosas sobre o comportamento dos consumidores e a efetividade das estratégias de marketing que foram aplicadas na sua loja virtual.
Isso permite uma visão mais completa do cenário do e-commerce, fornecendo dados que podem ser usados para otimizar o desempenho do site e melhorar a experiência do usuário.
Não esqueça da diferença entre métricas e KPIs
É bem comum que haja uma confusão entre o que são métricas do e-commerce e o que são KPIs. Por isso, vamos ajudar para que você sempre lembre para qual olhar quando for analisar o seu e-commerce.
Métricas do e-commerce
As métricas do e-commerce são medidas quantitativas que ajudam a avaliar o desempenho de um negócio ou processo.
Uma métrica pode ser uma simples contagem, como o número de visitantes em um site, ou uma medida mais complexa, como a taxa de conversão de vendas.
Nesse sentido, as métricas fornecem uma visão geral do desempenho de uma empresa ou processo.
KPI
É a sigla de Key Performance Indicator, em inglês. Ou, em bom português: indicadores-chave de performance.
Os KPIs são métricas definidas como as mais relevantes para entender a performance do negócio e avaliar o seu desempenho.
São utilizados para focar a atenção da empresa em áreas críticas para atingir os objetivos de negócios.
Um mesmo dado pode ser uma métrica do e-commerce e um KPI ao mesmo tempo? Pode, mas tenha atenção aos detalhes.
- O número de visitantes em um site, por exemplo, pode ser uma métrica de e-commerce;
- Agora, o número de visitantes novos pode ser um KPI.
A diferença está no grau de importância de determinada métrica para que se torne um KPI. Receber mais visitas é importante, mas receber novas visitas demonstra se as estratégias de marketing estão funcionando e se a marca está atingindo novas pessoas.
12 métricas do e-commerce fundamentais para sua análise
Agora que você já entendeu a importância e como não confundir métricas com KPIs, está na hora de conhecer as principais métricas do e-commerce para ficar de olho na hora de avaliar o desempenho do seu negócio.
Separamos 12 métricas essenciais que devem estar no seu radar, em duas etapas: métricas para iniciantes e métricas avançadas de e-commerce. Explicamos cada uma delas em detalhes abaixo:
Métricas do e-commerce para iniciantes
São as métricas básicas para avaliar com frequência e entender como diferentes esforços estão fazendo efeito na sua loja online.
Conversão de vendas
É a proporção de visitantes do site que efetivamente finalizam uma compra.
Como calcular a taxa de conversão de vendas: número de visitantes ÷ número de vendas finalizadas x 100 = % de taxa de conversão.
Você também vai gostar: Como fazer vendas online? Dicas de produtos, plataformas e muito mais
Taxa de Cliques (CTR)
Porcentagem de visitantes que clicam em um link, seja de um anúncio, blog post, banner no site, e-mail marketing ou publicação em rede social.
Como calcular o CTR: cliques obtidos ÷ quantidade total de impressões x 100 = % de taxa de cliques.
Taxa de abandono de carrinho
Representa a quantidade de pessoas que iniciam uma compra, mas desistem antes de finalizá-la.
Como calcular a taxa de abandono de carrinho: 1 – [número de compras finalizadas ÷ número de compras iniciadas] x 100 = % taxa de abandono de carrinho.
Ticket médio
É o valor médio de cada venda realizada no site, fundamental para avaliar o desempenho financeiro do e-commerce e entender como os clientes estão se comportando.
Como calcular o ticket médio: faturamento total do período ÷ quantidade de vendas realizadas no período = ticket médio.
Custo de aquisição de cliente (CAC)
Representa o quanto a empresa gasta para adquirir um novo cliente.
Como calcular o CAC: custo total de aquisição de clientes ÷ quantidade de novos clientes = CAC.
Detalhe: o custo total de aquisição de clientes é equivalente a todo o investimento feito em ações para captação de novos leads, isto é, pessoas que podem estar interessadas na sua loja virtual. Por exemplo: campanhas de marketing, SEO, novas ferramentas e softwares, entre outros.
Retorno sobre investimento (ROI)
Relação entre o valor investido em uma campanha de marketing, ou outro tipo de ação que gere um custo para a empresa e que tenha como objetivo captar mais clientes, e o retorno financeiro que esse investimento gerou.
Como calcular o ROI: receita total da empresa – custos totais = valor resultante ÷ custos totais = ROI.
Taxa de rejeição (bounce rate):
Proporção de usuários que acessam a página do site, mas saem sem interagir com ela. Essa métrica é importante para entender se o site está sendo atrativo para os usuários e se está gerando engajamento.
Como calcular o bounce rate: número de sessões de página única ÷ número total de sessões = taxa de bounce.
Métricas do e-commerce avançadas
Se você já aprendeu e pratica a análise das métricas de e-commerce para iniciantes, está na hora de aprender as métricas mais avançadas para elevar o seu negócio.
Lifetime Value (LTV)
É a receita total que um cliente gera para o negócio durante o tempo em que é cliente. Essa métrica é importante para entender o valor de longo prazo de seus clientes.
Como calcular o LTV: ticket médio x quantidade de compras por cliente no período = taxa LTV.
Taxa de retorno de pedidos
É a porcentagem de pedidos que são devolvidos pelos clientes, e pode ajudar na compreensão da satisfação geral dos clientes sobre os produtos vendidos.
Como calcular a taxa de retorno: número de pedidos retornados para a empresa ÷ número de compras efetivadas x 100% = porcentagem de retorno.
ROAS
É o retorno por investimento em publicidade específica. Diferente do ROI, que determina o retorno por investimento total, essa taxa tem o objetivo de calcular qual foi o retorno em uma ação de publicidade desenvolvida.
Como calcular o ROAS: receita do período ÷ custo da publicidade específica x 100 = % de ROAS.
Taxa de Conversão por Dispositivo
Serve para avaliar a taxa de conversão para visitantes que usam diferentes tipos de dispositivos para acessar o e-commerce e realizar compras. Saber essa métrica ajuda a entender em quais canais se deve investir mais em publicidade direcionada, por exemplo.
Como calcular a taxa de conversão por dispositivo: quantidade de vendas no dispositivo 1 no período (smartphone, desktop) ÷ quantidade de vendas total do período x 100 = % de conversão no dispositivo 1.
Taxa de Conversão por Canal
É a taxa de conversão para visitantes que chegam ao site por diferentes canais de marketing, como pesquisa orgânica, mídia paga ou redes sociais.
Como calcular a taxa de conversão por canal: número de visitas do canal específico no período ÷ número total de visitas que o e-commerce recebeu no período x 100 = % de conversão por canal.
🎓Aprenda a ter uma loja virtual que vende mais:
Tenha cuidado com as métricas de vaidade
Métricas de vaidade são aquelas métricas que parecem impressionantes, mas não medem o verdadeiro sucesso do seu e-commerce. São consideradas superficiais e, apesar de parecerem bonitas em um primeiro momento, não são elas que determinam se o negócio vai bem ou precisa de ajustes.
As métricas de vaidade geralmente têm aspectos quantitativos, como número de seguidores em redes sociais, visualizações de página, curtidas e compartilhamentos.
Apesar de serem facilmente medidas e apresentarem números impressionantes, não indicam, necessariamente, o engajamento, a conversão de vendas ou o retorno sobre o investimento.
Por exemplo, a sua empresa pode ter um grande número de seguidores em uma rede social, mas se esses seguidores não estão gerando vendas, essa métrica não é relevante para medir o sucesso financeiro do negócio.
Então, fique de olho: as métricas do e-commerce, assim como os KPIs, devem ser definidos a partir de estudos e pesquisas dentro do seu próprio negócio, para entender o que, de fato, significa sucesso para o e-commerce.
Confira 10 dicas para ter uma loja virtual de sucesso!
5 dicas para coletar e analisar métricas
Coletar e analisar métricas do e-commerce é uma tarefa contínua. Você deve monitorar regularmente o desempenho do site, controlar os pedidos, as visitas, os desempenho das campanhas de mídia e publicidade, e fazer ajustes conforme necessário para maximizar o sucesso da sua loja virtual.
Tendo em mente as métricas do e-commerce que são mais importantes para o seu negócio, confira as dicas que separamos para analisar os dados disponíveis:
- Defina os objetivos do seu negócio: antes de tudo, tenha definido quais são os objetivos para, depois, entender as métricas mais relevantes para atingir suas metas;
- Use ferramentas de análise de dados: existem muitas ferramentas, tanto gratuitas quanto pagas, para coletar dados sobre as atividades dos usuários no seu site. Utilize o apoio dessas ferramentas para simplificar a gestão e concentrar os dados em um único lugar;
- Acompanhe as principais métricas: monitore regularmente as métricas do e-commerce que você definiu junto com os objetivos, como taxa de conversão, valor médio do pedido, taxa de rejeição e visitantes únicos, para entender se é necessário fazer algum ajuste ou seguir com a estratégia atual;
- Analise as fontes de tráfego: isso serve para entender de onde os usuários estão vindo e como eles estão encontrando o seu site, o que ajuda a identificar oportunidade para melhorar o marketing e direcionar melhor o tráfego;
- Escolha uma boa plataforma para loja virtual: acima de tudo, pesquise sobre os tipos de loja virtuais disponíveis e como você pode fazer melhor uso de templates, temas prontos e CMS simplificado.
A gestão do seu e-commerce mais fácil com a Yampi
A gestão do seu negócio fica mais fácil quando você entende as métricas do e-commerce e sabe como avaliar o sucesso das vendas.
Melhor ainda se a gestão da sua loja virtual for, também, simplificada e objetiva. Mas sem deixar de ser única e personalizada, como o valor que você quer levar para os seus clientes.
Conte com a Yampi para criar a sua loja virtual e acompanhar as principais métricas de gestão para o seu negócio decolar. Com os nossos recursos de gestão, você tem acesso a ferramentas essenciais para monitorar o seu negócio com facilidade e em tempo real!