Mix de produtos é o conjunto de todos os produtos ou serviços oferecidos por uma empresa, loja virtual ou e-commerce. Além de fazer o negócio se destacar da concorrência, um catálogo de produtos diverso e bem estruturado é fundamental para aumentar a receita, fidelizar clientes e fortalecer a marca.
Mais do que uma vantagem competitiva, o mix de produtos é uma estratégia que merece muita atenção: ela pode ser decisiva no sucesso da sua loja virtual.
Afinal, um bom mix é capaz de agregar valor ao seu negócio, torná-lo mais rentável e fazer com que ele se destaque da concorrência – algo imprescindível para vender na internet.
Mas como montar um bom mix de produtos? Como gerir o catálogo da sua loja online de forma eficaz? Ou ainda: seu mix de mercadorias não está indo bem? O que pode estar errado?
Neste artigo, você encontra as respostas para essas e muitas outras perguntas: tudo o que você precisa saber para ter um excelente resultado está aqui.
O que é mix de produtos?
O mix de produtos, também conhecido como catálogo de produtos, refere-se ao conjunto de todos os itens ou serviços oferecidos por uma loja virtual. Assim, o mix pode incluir diferentes variações, como tamanhos, cores, sabores e modelos distintos.
Por isso, é uma parte fundamental da estratégia de marketing de uma empresa: ele oferece aos consumidores uma variedade de opções para atender às suas necessidades e preferências.
Em outras palavras, o mix diz respeito à variedade de produtos que um e-commerce oferece e, portanto, quanto mais diverso e diversificado for a vitrine, maior a probabilidade de conseguir atender uma grande fatia do mercado de consumidores.
Além de ser fundamental para atender as necessidades dos clientes, o mix pode ser desenvolvido de várias maneiras. Por exemplo: introduzindo novos produtos, aprimorando itens existentes e descontinuando produtos menos lucrativos.
A verdade é que é preciso ajustar o mix para se alinhar com as tendências do mercado e as demandas dos clientes. Ou seja: ao gerenciar seu mix de produtos de forma eficaz, uma empresa pode diversificar seu alcance no mercado, atender a diferentes segmentos de clientes e aumentar sua competitividade.
Qual a importância de escolher um bom mix de produtos?
Deu para perceber que um bom mix de produtos é fundamental para o sucesso de uma empresa, né? Afinal, escolher e montar um catálogo adequado para o seu público-alvo afeta diretamente na sua capacidade de atender às necessidades dos clientes.
Confira os benefícios:
Atendimento às necessidades dos clientes
Um mix de produtos bem-planejado permite que uma empresa atenda às diversas necessidades e preferências dos clientes. Assim, você amplia seu mercado-alvo e aumenta as chances de satisfação do cliente.
Diminuição de riscos
Ter uma variedade de produtos ajuda a empresa a reduzir sua exposição a riscos específicos de mercado. Isso porque se um produto enfrentar dificuldades, outros itens podem compensar as perdas, proporcionando estabilidade financeira.
Maximização de receitas
Oferecer uma variedade de produtos permite que a loja virtual atinja diferentes segmentos de mercado e aumente suas oportunidades de vendas. Ou seja, isso pode resultar em uma receita mais alta do que se a empresa se concentrasse em apenas um produto.
Resposta à concorrência
Um bom mix de produtos também pode ajudar o negócio a competir de forma eficaz com seus concorrentes. Assim, ao oferecer uma gama completa de produtos, a empresa pode manter sua relevância no mercado e diferenciar-se de outras lojas.
Fortalecimento da marca
Se você ainda tem dúvidas de que é fundamental ter variedade de produtos, saiba que um mix de produtos coeso e de alta qualidade pode contribuir para o fortalecimento da marca, criando uma imagem positiva e confiável na mente dos consumidores.
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Flexibilidade estratégica
Por fim, ter um mix diversificado de produtos oferece flexibilidade estratégica para responder às mudanças no mercado, às preferências dos clientes e às tendências da indústria. Isso permite que a empresa se adapte rapidamente às condições em evolução e mantenha sua posição competitiva.
8 dicas para escolher o mix de produtos da sua loja virtual
Pois é, ter um bom mix de produtos é uma arte. Afinal, ele pode ser o responsável por garantir a vantagem competitiva que o seu negócio precisa para se diferenciar dos demais.
Por isso, agora você vai aprender como escolher e montar o mix de produtos ideal para a sua loja. Confira:
1- Conheça muito bem o seu cliente
Para suprir as necessidades deles, você precisa conhecê-los. Quais suas dores, suas preferências, expectativas, comportamentos… Enfim: tudo o que te ajudar a escolher produtos para atender as demandas específicas dos seus clientes.
2- Pesquise o mercado
Vá além de apenas olhar internamente e busque também descobrir o que os seus concorrentes estão oferecendo. Existem lacunas que a sua loja virtual consegue suprir? Portanto, analise o mercado e identifique oportunidades não exploradas que você possa aproveitar com seu mix de produtos.
3- Diversifique o mix de produtos
A gente sabe que “mix de produtos” já significa variedade de itens, mas que tal diversificar a diversidade? Isso significa incluir diferentes categorias de produtos, faixas de preço e estilos para atrair diferentes tipos de clientes.
4- Busque bons fornecedores
Esse é o grande segredo de um bom mix de produtos: fornecedores de qualidade e confiança. Uma vez que você conhece bem o seu cliente e sabe quais itens lhe atraem mais, você precisa garantir que esses produtos estejam sempre em estoque. Na hora de escolher o fornecedor, se atente à sua reputação, qualidade dos itens e, principalmente, aos prazos de entrega para não faltar produto na sua loja.
5- Gerencie bem o seu estoque
Agora que você já encontrou seus fornecedores, é hora de voltar sua atenção para o estoque. Dessa forma, certifique-se de que você pode gerenciar eficientemente os itens em estoque e a logística dos produtos selecionados. Afinal, isso impacta também na escolha dos produtos: prefira os que sejam viáveis em termos de armazenamento, manuseio e envio.
6- Faça testes e seja flexível
Nenhum mix excepcional nasce do dia para a noite: é preciso realizar testes e mudar a abordagem para descobrir o que funciona bem e o que não é interessante. Portanto, olhe para o seu histórico de vendas: quais produtos foram os “queridinhos” e quais foram os “rejeitados”?
Além disso, uma boa dica também é prestar atenção às tendências de mercado: alguns produtos que estejam em alta demanda podem ser uma oportunidade para incluir no seu mix.
Não tenha medo de experimentar novos produtos e ajustar seu mix conforme necessário. Acompanhe o desempenho de cada produto e faça ajustes com base nos resultados.
7- Promova produtos complementares
Você sabia que o Order Bump, aquela estratégia de oferecer um item complementar na hora do checkout, é um dos recursos responsáveis por bons faturamentos? Por isso, não esqueça de incluir produtos relacionados no seu mix. Por exemplo: se você vende creme de pentear para cabelos, pode pensar em incluir máscara de hidratação também no seu catálogo.
8- Colete feedbacks dos clientes
Um bom mix de produtos é aquele que resolve as necessidades e atende as preferências dos clientes. Portanto, você não pode deixar esta etapa de lado: escute o que eles têm a dizer, colete feedbacks, envie avaliações e use essas informações para ajustar o seu mix.
5 exemplos de mix de mercadorias
O mix de produtos pode variar, tudo depende do nicho de mercado e da estratégia do negócio. Mas, se você está criando a sua loja virtual e quer uma ajudinha para se inspirar, dá uma olhada nesses exemplos de mix de mercadorias:
Mix de produtos para loja de roupa
- Vestuário feminino: blusas, calças, vestidos, saias, casacos.
- Vestuário masculino: camisetas, calças jeans, camisas, ternos, casacos.
- Acessórios: bolsas, sapatos, cintos, lenços, bijuterias.
- Roupa íntima: lingerie, cuecas, pijamas, meias.
- Roupa fitness: tops, leggings, shorts, boné, viseira, meias, tênis.
- Moda praia: maiôs, biquínis, sungas, cangas, chapéus.
💡Leia também: Ideias de nomes para lojas de roupas
Mix de produtos para loja de eletrônicos
- Smartphones e tablets.
- Computadores e laptops.
- Televisores e monitores.
- Câmeras fotográficas e filmadoras.
- Acessórios eletrônicos: fones de ouvido, cabos, capas protetoras.
Mix de produtos para loja de decoração
- Móveis: sofás, mesas, cadeiras, camas, armários.
- Decoração para casa: almofadas, cortinas, tapetes, quadros, vasos.
- Utensílios domésticos: panelas, pratos, talheres, copos, eletrodomésticos.
Mix de produtos para loja de cosméticos
- Maquiagem: batons, bases, sombras, delineadores.
- Cuidados com a pele: cremes hidratantes, loções de limpeza, protetores solares.
- Cuidados com os cabelos: shampoos, condicionadores, máscaras capilares, tinturas.
- Perfumes e fragrâncias.
Mix de produtos para loja de produtos naturais
- Alimentos naturais: grãos, cereais, frutas secas, sementes.
- Produtos orgânicos: frutas, legumes, verduras, laticínios, ovos.
- Produtos de cuidados pessoais naturais: cosméticos orgânicos, produtos de higiene pessoal naturais, óleos essenciais.
- Suplementos alimentares naturais: vitaminas, minerais, ervas medicinais.
Como calcular margem de contribuição do mix de produtos?
Antes de mais nada, vamos entender o que é margem de contribuição: é um indicador financeiro que revela qual o lucro bruto gerado pelas vendas.
Em outras palavras, é o montante restante da receita da empresa após a dedução dos custos de produção e impostos sobre os produtos e serviços, conhecidos como despesas variáveis.
Assim, para calcular a margem de contribuição do seu mix de produtos, é só aplicar a simples fórmula:
Margem de contribuição = valor das vendas – (custos variáveis + despesas variáveis)
Em valor das vendas, você deve considerar o valor total de todos os seus produtos. Assim, você tem a margem de contribuição do mix de produtos.
Caso queira identificar a margem de cada item, a fórmula deve ser a seguinte:
Margem de contribuição = Preço de venda unitário – (custos variáveis unitários + despesas variáveis unitários)
Como fazer gestão de mix de mercadorias
A gestão de mix de mercadorias envolve estratégias para selecionar, promover e gerenciar eficazmente o conjunto de produtos oferecidos.
Portanto, o primeiro passo é fazer uma análise de mercado e segmentação de clientes para entender as necessidades e preferências dos clientes-alvo. Em seguida, você deve avaliar o desempenho do mix atual, considerando vendas, margem de lucro, taxa de rotatividade de estoque e feedback dos clientes.
A partir disso, é possível identificar lacunas no seu mix, mas também oportunidades para expansão ou diversificação da oferta de produtos. Com essas informações em mãos, você precisa desenvolver critérios claros para selecionar novos produtos e estabelecer preços com base em fatores como custos de produção, concorrência e valor percebido pelo cliente.
Afinal, de nada adianta ter os produtos certos se os seus preços estão errados. Por fim, crie estratégias de promoção e marketing para aumentar a visibilidade e impulsionar as vendas, utilizando uma variedade de canais de marketing.
Mas vale lembrar que a gestão eficiente de estoque e logística é essencial para garantir disponibilidade adequada e minimizar custos operacionais. Além disso, é preciso monitorar regularmente o desempenho do mix e fazer ajustes conforme necessário.
Bônus: encontrando novos produtos para o mix da sua loja
Novos produtos estão sempre surgindo e cabe a você, lojista, estar atualizado com as últimas novidades para incluir esses itens no seu catálogo. Por isso é de extrema importância o acompanhamento das tendências de mercado e, principalmente, das preferências dos consumidores.
Isso pode ser feito por meio de pesquisas e análises regulares do feedback dos clientes. Além disso, é essencial participar de comunidades e grupos nas redes sociais.
Aliás, estas últimas são suas grandes aliadas para descobrir novos produtos: monitore as redes sociais para conferir o que as pessoas estão consumindo, o que está viralizando e o que tem potencial.
Mas se você quer trazer essa inovação para dentro de casa, vale pensar também em colaborações e parcerias com outras empresas para desenvolver produtos exclusivos e diferenciados.
Oferecer opções de customização e personalização de produtos é outra opção para aumentar o apelo dos produtos para os clientes, proporcionando uma experiência mais personalizada.
Por fim, mas não menos importante, observe o que os concorrentes estão fazendo, quais fornecedores eles usam e quais produtos constam em seu mix. Quem sabe dali você não tira uma boa ideia?
Cadastre suas mercadorias com facilidade na loja Yampi
Afinal, ter um bom mix de produtos é um dos requisitos mais importantes para ter uma loja virtual bem-sucedida – e, para isso, você precisa contar com uma plataforma de e-commerce como a Yampi, onde você consiga cadastrar quantos produtos quiser.
Afinal, como você já sabe, um mix bem estruturado não acontece de uma hora para outra: ele é resultado de muitos testes e mudanças no catálogo de produtos. Ou seja: você precisa de flexibilidade para montar o mix perfeito.
Na Yampi, o cadastro de produtos é ilimitado: isso significa que você pode testar diferentes combinações de produtos, incluir e remover itens da sua vitrine com apenas alguns cliques, mudar todo o seu mix de produtos quando desejar e não se preocupar com limite de produtos.
E tem mais: isso é de graça! O cadastro ilimitado de produtos está disponível em todos os planos da Yampi, incluindo no plano gratuito sem mensalidade.
O mix de produtos, também conhecido como catálogo de produtos, refere-se ao conjunto de todos os itens ou serviços oferecidos por uma loja virtual. Portanto, o mix de produtos é uma parte fundamental da estratégia de marketing de uma empresa pois oferece aos consumidores uma variedade de opções para atender às suas necessidades e preferências.
Escolher bem o mix de produtos de uma loja virtual é muito importante pois traz uma série de benefícios:
Atendimento às necessidades dos clientes
Diminuição de riscos
Maximização de receitas
Resposta à concorrência
Fortalecimento da marca
Flexibilidade estratégica
Conheça muito bem o seu cliente
Pesquise o mercado
Diversifique o mix de produtos
Busque bons fornecedores
Gerencie bem o seu estoque
Faça testes e seja flexível
Promova produtos complementares
Colete feedbacks dos clientes
Para calcular a margem de contribuição do seu mix de produtos, é só aplicar a simples fórmula: Margem de contribuição = valor das vendas – (custos variáveis + despesas variáveis).