Se você deseja vender produtos online mas não tem capital para investir em estoque, o dropshipping pode ser a resposta que você estava procurando.
Nessa modalidade de vendas, você pode disponibilizar produtos na sua loja virtual sem ter estoque ou mesmo se preocupar com o envio dos produtos, que fica sob responsabilidade do seu fornecedor.
Inclusive, se você costuma fazer compras online, provavelmente já comprou em uma loja que faz dropshipping sem mesmo perceber. Afinal, esse mercado está se tornando cada vez mais popular.
Só para você ter uma ideia, em 2021, 33% das lojas online no mundo já faziam dropshipping. Além disso, a previsão de crescimento da área é de 28,8% até 2025, segundo o E-commerce Brasil.
Ou seja, essa pode ser uma ótima oportunidade para quem quer lucrar com um negócio online que poupe tempo e esforço.
E para te ajudar a chegar lá, preparamos este conteúdo para você. Continue lendo para descobrir 👇
O que é dropshipping?
A palavra dropshipping vem de “drop”, que significa largar em inglês, e “shipping”, que significa envio, remessa ou despacho.
Assim, é um termo usado para se referir a uma modalidade de vendas online na qual não há estoque próprio: o lojista utiliza o estoque de fornecedores parceiros, responsáveis também por enviar os produtos aos clientes.
Ou seja: no dropshipping, a loja virtual funciona como uma vitrine dos produtos de fornecedores, que se encarregam da parte logística. Dessa forma, o cliente faz a compra no seu site, você repassa o pedido e o seu parceiro faz a entrega.
Com o drop, não é preciso ter estoque próprio e os riscos são reduzidos, pois você só solicita o produto depois que a compra foi aprovada.
Dropshipping é crime?
São muitas as histórias de pessoas que enriqueceram nessa modalidade de vendas, o que levanta a dúvida: será que dropshipping é crime? A resposta é não!
Não, o dropshipping não é crime, desde que a empresa esteja formalizada com CNPJ, pague os impostos e esteja de acordo com as suas obrigações fiscais.
Então por que há quem pense que o dropshipping é uma prática ilegal?
A verdade é que existem lojistas que ignoram que a empresa precisa de um CNPJ para operar e ainda burlam o sistema para evitar pagar os impostos durante a importação de produtos.
Portanto, é fundamental estar com a documentação em dia e emitir as notas fiscais de forma correta para que a sua operação de dropshipping esteja legalizada.
🎓Aprenda como criar um CNPJ para a sua loja:
Como funciona o dropshipping
Nessa modalidade de vendas, a pessoa que oferta produtos em sua loja virtual atua como “intermediária” no processo de compra. Ela recebe os pedidos de clientes e repassa aos seus fornecedores, que cuidam do envio.
Para que você possa entender melhor como isso funciona, explicamos cada etapa do processo a seguir:
Etapa 1: anúncio dos produtos
Nessa primeira etapa, você cria sua loja virtual e escolhe os produtos que quer vender a partir do catálogo de fornecedores parceiros.
💡 Os fornecedores podem ser fabricantes e distribuidores que se responsabilizam pelo processo de entrega ou então pessoas que oferecem produtos em plataformas próprias para o dropshipping (vamos explicar isso em mais detalhes adiante).
Depois disso, você anuncia os produtos escolhidos na sua loja, importando mídias e informações que compõem a sua descrição.
Etapa 2: recebimento dos pedidos
Uma das pessoas que está navegando pela sua loja decide efetuar a compra de um dos produtos ofertados.
Depois que o pagamento for aprovado, você envia a ordem de compra para o fornecedor do produto em questão.
Isso não demanda nenhuma ação por parte dos clientes. Ou seja, não afeta sua experiência de compra.
E esse processo pode ser automatizado com uma ferramenta adequada, que iremos apresentar mais para frente.
Etapa 3: envio dos produtos
O fornecedor providencia, embala e envia o produto para a pessoa que efetuou a compra. Cabe a você apenas repassar o código de rastreio e manter ela atualizada sobre o status do pedido.
Em caso de troca ou devolução do produto, o fornecedor também fica responsável por todo o processo, enquanto você atua como ponte entre ambas as partes para garantir que tudo corra bem.
Viu como é simples?
Terceirizando as entregas, sobra mais tempo para:
- Se concentrar na administração da sua loja virtual;
- Oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes;
- Desenvolver campanhas de marketing e estratégias de crescimento.
Todos esses são pontos muito importantes para quem quer fazer sucesso vendendo online.
Também é possível começar no dropshipping como pessoa física, apesar de o mais aconselhado ser criar um CNPJ assim que possível para profissionalizar o seu negócio.
Hoje em dia, isso é facilitado através do MEI, por exemplo. E é o que muitas pessoas têm feito para lucrar como parte desse mercado.
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3 vantagens do dropshipping
Ok, você já sabe quais são as principais etapas do dropshipping. Mas para além de vender sem estoque, quais são as outras razões que levam tantas pessoas a escolherem o drop ao invés de um e-commerce tradicional?
Vamos a elas:
1. Demanda menos custos
No dropshipping, você já começa na vantagem por não ter que arcar com:
- Aluguel de um espaço físico;
- Gastos com confecções;
- Compra de embalagens;
- Contratação de transportadoras.
Isso reduz e muito os custos de quem deseja empreender vendendo online.
De acordo com o E-commerce Brasil, com um investimento inicial de R$ 1.000,00 já é possível ingressar nesse mercado, o que o torna tão atrativo.
2. Oferece variedade de produtos
Sem as restrições de um espaço físico e podendo dispor da parceria de inúmeros fornecedores, as opções de produtos para dropshipping são quase infinitas.
É possível montar um negócio “nichado”, escolhendo apenas produtos de um determinado segmento. Ou então, flexibilizar o seu catálogo de acordo com a sua estratégia de venda.
Além de poder contar com quantidades maiores de cada produto, conforme a disponibilidade dos seus fornecedores.
3. Poupa tempo
Poder cuidar de toda a sua operação de onde estiver é outra grande vantagem dessa prática. Afinal, não há necessidade de se deslocar a um local de trabalho específico ou até mesmo aos Correios.
E como já foi mencionado, esse tempo extra pode ser aproveitado para dar mais atenção à gestão do seu negócio e à experiência de compra que a sua loja virtual oferece.
Isso te ajuda a fidelizar e atrair mais clientes.
Quais são os riscos do dropshipping?
São muitas as vantagens de ter uma operação de dropshipping, mas é preciso se atentar também a alguns riscos que essa modalidade de vendas traz. A principal delas é a necessidade de encontrar bons fornecedores para que o seu negócio traga bons resultados.
Isso porque são eles que vão garantir que os clientes tenham uma boa experiência com a sua empresa. Ou seja, atrasos nas entregas, produtos defeituosos, pedidos mal embalados e baixa qualidade dos produtos podem ser fatores que afastam seus clientes e geram baixa credibilidade para a sua loja.
Para evitar esse risco, a dica é testar não só o produto, mas simular a compra de um potencial fornecedor para avaliar como é todo o seu processo logístico, desde envio de código de rastreio até a qualidade do produto em si.
Outro perigo que deve ser avaliado é a margem de lucro. É normal utilizar fornecedores internacionais de plataformas como AliExpress, que oferecem preços mais acessíveis, mas não esqueça que a importação também traz taxas altas.
Portanto, calcular de forma certeira a precificação dos produtos é essencial para garantir que o seu negócio tenha um fluxo de caixa saudável, que não seja tão impactado pelas taxas alfandegárias.
Por fim, é importante destacar que a operação de dropshipping sem CNPJ é crime: esse é o maior risco que o seu empreendimento pode correr. Assim, é essencial que o seu negócio esteja devidamente formalizado para não cair em maus lençóis.
Nichos para dropshipping: como escolher o seu?
Antes de mais nada, é preciso entender o que é nicho de mercado: são segmentos de atuação que buscam atender as demandas de um público específico. Em outras palavras, escolher um nicho para dropshipping significa decidir qual audiência a sua loja virtual vai atender.
Alguns exemplos de nichos de dropshipping que fazem sucesso entre iniciantes são de tecnologia, artigos para pets, artigos para bebês, utensílios domésticos e produtos de beleza.
“É obrigatório escolher um nicho para dropshipping?”
A resposta é não! Mas com um público segmentado fica mais fácil traçar estratégias de marketing mais certeiras e encontrar oportunidades para crescer. O bom do drop é que você tem mais liberdade e facilidade para trocar de nicho, caso as coisas não estejam indo de vento em popa, já que não há estoque próprio.
Uma dica é escolher algo que seja do seu interesse, assim fica mais fácil entender as dores e os desejos da sua persona. Além disso, você tem mais disposição para buscar produtos, estudar o mercado e consegue criar descrições de produtos mais interessantes.
Além disso, vale se atentar aos seguintes pontos:
- tamanho do nicho: quanto maior o segmento, maior a variedade de produtos que você pode oferecer;
- penetração de mercado: alguns nichos estão saturados com muita concorrência e ingressar neles é mais difícil do que em outros.
- concorrência: é preciso analisar quais são os concorrentes dentro de um nicho e quais produtos eles vendem, assim você pode optar por itens que a sua concorrência não trabalha.
5 dicas úteis de como fazer dropshipping
Investir em um e-commerce de dropshipping é uma boa oportunidade para quem quer empreender online, mas sem se preocupar com os custos de ter estoque próprio. Veja algumas dicas úteis de como fazer dropshipping:
1. Selecione bons fornecedores
Afinal, são eles os responsáveis por enviar e entregar o produto para o seu cliente. Então, escolher bons fornecedores é essencial para ter uma operação de sucesso. Veja como selecionar parceiros confiáveis:
- Pesquise em fóruns sobre a procedência dos fornecedores;
- Veja as avaliações em plataformas de fornecedores, como Nimble e Wiio;
- Fique atento às taxas cobradas;
- Verifique a política de troca e devolução;
- Solicite amostras dos produtos.
Vamos ver mais dicas de como escolher fornecedores mais à frente!
2. Teste produtos
Uma das tarefas para encontrar bons fornecedores é testar os seus produtos para garantir que eles sejam de qualidade. Você pode tanto solicitar amostras, como fazer uma compra como se fosse um cliente para avaliar todo o processo logístico.
Isso é fundamental para que você tenha certeza de que está anunciando produtos de qualidade, mas também te ajuda a criar descrições mais detalhadas e verdadeiras sobre os itens.
3. Tenha uma estratégia de precificação
Essa é uma das maiores dúvidas de quem está começando no drop: como precificar produtos para dropshipping?
Afinal, o preço é um fator determinante para o sucesso da operação. E, como nesta modalidade de vendas, a loja virtual funciona como uma intermediária entre o cliente e o fornecedor, é preciso garantir uma boa margem de lucro.
Precificar da forma correta, inclusive, conquista mais clientes, melhora a lucratividade e coloca a sua loja em uma vantagem competitiva.
Para ter uma boa estratégia de precificação, primeiro calcule o markup, indicador que mostra quanto o preço de um produto precisa estar acima dos seus custos. Com esse percentual, é hora de calcular a margem de lucro, isto é, o percentual entre o seu lucro bruto e a receita total.
Com esses dois indicadores calculados, você pode definir um preço com base no seu markup e fazer testes com diferentes margens de lucro. Uma dica é ficar de olho nos preços que a concorrência está praticando para garantir que você aproveite as oportunidades.
4. Crie landing pages
Criar landing pages para a sua operação de dropshipping é uma excelente maneira de ampliar o seu lucro.
Isso porque com uma página de vendas mais personalizada, você consegue fazer um conteúdo mais direcionado para a sua persona, utilizando gatilhos mentais e organizando a estrutura da página para convencer o cliente a tomar uma decisão de compra.
Também é uma alternativa para a sua estratégia de mídia paga, já que você pode direcionar os clientes para a sua landing page, onde é possível explicar detalhadamente um único produto.
5. Analise resultados e otimize sua loja
Não tem jeito: você precisa monitorar constantemente a sua operação de dropshipping, fazer melhorias, corrigir falhas e aproveitar oportunidades. Afinal, não existe uma receita pronta para o sucesso, é necessário olhar para os números e aprimorar resultados.
Isso vale para a sua estratégia de precificação, para o seu catálogo de produtos, para os fornecedores, para as cores da sua loja virtual.
Fornecedores dropshipping: como escolher os melhores?
Depois de aprender tudo isso, ainda resta a questão: como encontrar os melhores fornecedores de dropshipping?
Os fornecedores desse mercado podem ser tanto nacionais quanto internacionais.
É possível encontrar listas de fornecedores nacionais em fóruns online, páginas do Linkedin e do Facebook.
Em sua maioria, eles são fabricantes, distribuidores ou atacadistas com os quais você pode propor parcerias e negociar valores.
Já os fornecedores internacionais costumam se concentrar em plataformas específicas para dropshipping, como o AliExpress, o Wiio e o SourcinBox, que conectam mais facilmente empreendedores da área.
De uma forma ou de outra, é indicado seguir algumas orientações para encontrar os melhores fornecedores e produtos para o seu negócio, como:
- Pesquise bem os fornecedores antes de fechar uma parceria. Em plataformas de drop, compre com aqueles que tenham notas altas, um bom volume de vendas e selos de vendedores premium.
- Leve em consideração se eles estão vendendo produtos há um tempo razoável, de pelo menos um ano.
- Na hora de escolher entre um fornecedor e outro, use como critério de desempate quanto cada um cobra pela revenda dos produtos e analise se o lucro vale a pena.
- Como essa é a parte que não fica sob sua responsabilidade, nunca é demais repetir: pergunte sempre sobre o processo de entrega, como os produtos são enviados e quais são os prazos.
- E uma dica extra: peça por amostras dos produtos para verificar por conta própria se eles são de fato de qualidade. Assim, você evita riscos de desistência por parte dos seus clientes.
Quais os melhores produtos para dropshipping?
Agora que você já sabe como escolher os melhores fornecedores, é hora de minerar produtos, isto é, encontrar produtos vencedores para conquistar boas vendas. Confira alguns dos melhores produtos para dropshipping em 2024:
- Roupas
- Calçados
- Acessórios
- Artigos eletrônicos
- Artigos esportivos
- Artigos para bebês
- Artigos para pets
- Cama, mesa e banho
- Produtos de beleza
- Artigos para games
- Utensílios de cozinha
A melhor maneira de você encontrar os melhores produtos para dropshipping é analisando as principais lojas do mercado e o tráfego que elas atraem. Para isso, você pode utilizar plataformas como SemRush e Ahrefs para identificar os produtos mais desejados. Elas são pagas, mas possuem versões gratuitas que podem te auxiliar.
Como testar produto no dropshipping?
Antes de anunciar os produtos na sua loja virtual, o ideal é que você teste a qualidade dos itens, além da entrega do fornecedor. Para isso, é possível solicitar uma amostra grátis ao potencial parceiro ou realizar uma compra normal, o que permite avaliar também o processo logístico e o prazo de entrega como se você fosse um consumidor.
O dropshipping também é uma boa modalidade para quem quer testar a demanda por certos produtos, antes de partir para a fabricação e estoque próprio. Como alguém cuida de toda a parte logística, você pode testar alguns produtos, ver se eles trazem bons resultados antes de evoluir a sua marca.
Inclusive, a maioria dos grandes varejistas utiliza esta técnica em suas estratégias de crescimento ou para testar novos produtos, diferentes tipos e outros mercados.
Como montar uma loja de dropshipping do zero?
Quem está começando no e-commerce pode ficar com um frio na barriga na hora de montar a loja virtual de dropshipping. Mas não se preocupe: esse processo é super fácil e não requer experiência. Veja o passo a passo:
1. Defina o seu nicho de atuação
Em outras palavras, escolha os produtos que quer vender, analise os concorrentes e pesquise as necessidades e desejos do seu público-alvo.
2. Encontre os seus fornecedores
Como já vimos, os fornecedores de dropshipping podem ser nacionais ou internacionais. Existem, inclusive, plataformas que integram esses parceiros à sua loja virtual de forma automática.
3. Prepare o seu canal de vendas
Pode ser uma loja virtual, um marketplace ou apenas perfis nas redes sociais: avalie os prós e contras de cada um para tomar essa decisão. Mas vale lembrar que é sempre interessante ter uma loja virtual que passe credibilidade e confiança para os seus clientes. Além disso, você pode utilizar mais de um canal de venda.
4. Crie uma política de troca e devoluções
É normal que muitos dropshippers de primeira viagem pulem esta etapa, mas ela é fundamental para que o seu negócio esteja de acordo com a legislação brasileira. Além disso, ter uma política de troca e devolução também é uma forma de conquistar a confiança dos visitantes do seu site.
5. Divulgue sua loja
Seja através de mídia paga ou com conteúdos orgânicos, a divulgação é parte essencial de montar uma loja de dropshipping. Isso porque a internet é um ambiente extenso e você precisa ser encontrado para começar a vender.
🎓Aprenda a utilizar o Google Ads para divulgar sua loja:
3 pontos de atenção para quem quer fazer dropshipping
Quando você clicou neste artigo para saber mais sobre esse assunto, já estava dando um primeiro passo muito importante: buscar conhecimento para que o seu negócio possa ser profissional.
Como parte disso, vale se atentar a alguns pontos específicos dessa modalidade de vendas que podem fazer toda a diferença no sucesso do seu empreendimento.
São eles:
1 – Prazo de entrega
Como grande parte dos fornecedores especializados em dropshipping é internacional, o tempo de entrega dos produtos tende a ser maior.
Isso é algo que você precisa deixar claro aos seus clientes, para que não haja reclamações ou cancelamentos.
Sendo assim, verifique com os seus fornecedores o tempo médio de entrega para exibir tanto na política da sua loja quanto na página do produto.
Além disso, repassar o código de rastreio e atualizar seus clientes com mensagens sobre o status do pedido é uma prática essencial.
Isso fortalece a transparência da sua operação e faz com que eles se sintam mais seguros quanto à entrega.
Por fim, esteja sempre disponível para atender clientes e responder às suas dúvidas. Uma dica é criar uma seção de FAQ (perguntas frequentes) para que eles possam consultar.
Dessa forma, você garante que eles fiquem satisfeitos com a experiência que tiveram na sua loja virtual.
2 – Alinhamento com fornecedores
Além dos cuidados com o atendimento ao cliente, é muito importante que você mantenha uma comunicação alinhada com os seus fornecedores. Afinal, eles são peças-chave no processo de dropshipping.
Assim, será possível:
- Manter seu catálogo e quantidade de produtos atualizados;
- Entender as diferentes formas e prazos de entrega;
- Intermediar situações de trocas ou devoluções;
- Combinar o repasse de valores de cada parte.
3 – Estabelecimento da sua marca no mercado
É comum encontrar produtos similares em lojas diferentes, já que os fornecedores de dropshipping atendem diversos empreendedores.
Sendo assim, criar estratégias que destaquem sua loja virtual das demais é fundamental para conseguir estabelecer sua marca no mercado.
Você pode fazer isso pesquisando a concorrência para ter uma base de como ela atua, oferecendo produtos diferenciados, investindo em campanhas de marketing e criando promoções.
Quanto aos produtos da sua loja virtual, vale conferir quais são os mais buscados em páginas como o Facebook ou o Google Trends, por exemplo.
E lembre de ter sempre em mente o público-alvo do seu negócio. Isso vai te ajudar a definir tanto suas estratégias quanto os seus produtos.
Conheça a história de uma gigante do dropshipping
O dropshipping pode ser uma oportunidade para conquistar mais liberdade, segurança financeira e poder trabalhar com algo que você gosta. Mas, além de tudo isso, também pode ser um empreendimento gigantesco.
Foi o caso da Zappos, uma gigante varejista de calçados nos Estados Unidos, que, em 2009, foi comprada pela Amazon pelo valor de U$1,2 bilhão! E isso só foi possível graças ao dropshipping.
Em 1999, o fundador da empresa, Tony Hsieh, resolveu montar um negócio da seguinte forma: sua loja funcionava como uma intermediária, coletando pedidos e repassando a fornecedores ou outros vendedores.
Como o negócio estava no começo e haviam poucas vendas, a empresa não tinha condições de comprar produtos para armazenar. O modelo de dropshipping era perfeito para minimizar os custos e garantir o crescimento.
Aos poucos, a Zappos foi deixando de ser uma operação de drop para ter o seu próprio estoque e fabricação, se tornando uma gigante varejista.
A Yampi acompanha seu dropshipping em todos os passos
Mas não adianta saber de tudo isso e não poder contar com as ferramentas certas para potencializar o desempenho do seu negócio, não é mesmo?
É aí que entra a Yampi, a plataforma ideal para fazer dropshipping porque facilita cada etapa do processo para você!
Criando sua loja virtual de forma gratuita na Yampi, você consegue configurar, personalizar e importar produtos para começar a vender em pouco tempo.
E não é só isso: a Yampi também oferece integrações totalmente automatizadas com as plataformas AliExpress, Wiio e SourcinBox.
- No AliExpress, você encontra diversas opções de produtos que podem ser importados diretamente para a sua loja da Yampi via Nimble;
- O Wiio oferece produtos para revenda com o diferencial de ter alguns preços e prazos de entrega mais atrativos;
- E o SourcinBox pré-seleciona fornecedores para você e realiza o controle de qualidade dos produtos a serem enviados.
Em todos os casos, você consegue escolher o que deseja vender em sua loja virtual e importar todas as mídias e informações sobre os produtos de forma prática e rápida.
Além disso, quando um pedido é feito, ele é enviado automaticamente ao seu fornecedor, sem que seja necessário o repasse manual de informações da sua parte.
Você também pode fazer dropshipping na Yampi usando apenas o nosso Checkout Transparente, uma solução líder em vendas, em lojas da Shopify, do WooCommerce ou em landing pages.
E por último, mas não menos importante: com a Yampi, você conta com diversos recursos para impulsionar o seu negócio e todo o suporte necessário para te acompanhar ao longo da sua jornada rumo ao sucesso!