Ter uma página de vendas atrativa é parte importante de qualquer campanha de marketing e, principalmente, de uma estratégia de divulgação eficaz para e-commerce.
Afinal, aliada a outras iniciativas, essa ação gera mais conversões para a loja virtual e pode ajudar a direcionar os clientes para determinados produtos e categorias.
Continue a leitura para descobrir como criar uma página de vendas de alta conversão que vai impulsionar o faturamento do seu e-commerce.
O que é página de vendas?
Resumidamente, uma página de vendas é uma página de destino construída para vender um produto ou serviço.
Isso quer dizer que todos os elementos são criados para incentivar que a pessoa realize a ação de compra: os produtos são limitados, as informações são claras e diretas e o texto indica uma chamada para a ação objetiva, como “compre agora”.
Falando assim, as diferenças entre a página de vendas e uma landing page não parecem tão grandes. E está correto.
Uma página de vendas é uma landing page (ou página de destino) focada, justamente, em vender.
Toda página de vendas é uma LP, mas o inverso não é verdade. Vamos entender melhor a diferença entre os termos a seguir.
Diferença entre página de vendas, LP, loja virtual e marketplace
Existem outras possibilidades que, apesar de serem similares em alguns aspectos, são diferentes e possuem objetivos segmentados dentro do marketing, como a LP (landing page), loja virtual e marketplace.
Vamos entender as diferenças entre cada opção.
💻 Página de vendas: é uma página que, como o nome sugere, é destinada para vender algo. Por isso, todos os elementos, botões, cores e imagens têm o objetivo final de conversão.
💻 LP: a landing page, ou LP, é uma página de destino para uma campanha específica. Normalmente, contém um formulário para cadastro de leads.
💻 Loja virtual: é um site completo de vendas, exclusivo da marca e vendedor, sendo que o site é desenvolvido em uma plataforma de loja virtual, como a Yampi.
💻 Marketplace: é, também, um tipo de loja virtual, mas dentro de um ecossistema de vendas, que abriga vários e-commerces e produtos, como o Mercado Livre, a Amazon e o Magazine Luiza.
Estrutura para página de vendas
Como falamos, uma página de vendas tem o objetivo claro de vender alguma coisa. Precisa ir direto ao ponto, apresentar o produto e indicar a compra em um CTA (call to action) efetivo.
Para simplificar: pense nesse tipo de página como uma vitrine para o que você deseja vender na loja virtual.
Com isso em mente, a estrutura ideal de uma página de vendas deve conter:
- Título H1: é o principal título da página, que descreve do que se trata o canal;
- Título H2 e H3: são os títulos de outras seções, como “depoimentos”, “atendimento” e demais possibilidades.
- Descrição: é o texto informativo sobre o que está sendo vendido;
- Imagens: são fotos, ilustrações ou outros tipos de grafismo que demonstram o que é vendido, os benefícios e sugestões de uso;
- Botão de ação: indica a ação que você deseja que o cliente faça, com redirecionamento para o meio de pagamento;
- Depoimentos: o que os clientes falam sobre o produto e a loja;
- Canais de atendimento oficiais: são os links para as redes sociais, WhatsApp e outras possibilidades de atendimento;
- Indicação da loja de origem: é o link que envia para a loja virtual original;
- Selos de segurança: ao final da página, para indicar que é uma URL segura e de confiança.
Agora, vamos entender como utilizar essa estrutura.
Como criar uma página de vendas de alta conversão
Se o seu objetivo é criar uma página com alta conversão, você está no lugar certo.
Aprenda a explorar cada parte da estrutura e utilizar a estratégia com o máximo de proveito.
Escreva um título direto
O título deve ir direto ao ponto, resumindo o que está sendo vendido, de maneira que fique claro o motivo de ter uma página exclusiva para venda.
Por exemplo: se estamos lançando um produto, a primeira informação precisa ser “lançamento”, seguido do que é o produto.
Descreva objetivamente o produto
A descrição do produto-foco da página de vendas precisa destacar os pontos fontes, as características e variações possíveis do produto.
Deve ser objetiva, mas sem deixar de lado os detalhes. Ou seja, foque mais nas informações relevantes (cor, tamanho, uso recomendado, entre outros), do que em adjetivos exagerados.
🎥Assista agora como criar descrições de produtos:
Destaque os benefícios agregados
Quais são as dores e problemas do cliente que o seu produto soluciona? Essa informação faz parte dos benefícios agregados do produto e precisam de destaque.
Alguns exemplos de benefícios agregados:
- “O conforto ideal para quem gosta de correr”;
- “Para quem gosta de exclusividade”;
- “A união entre saúde e moda”.
Crie imagens ilustrativas
As chances de vender um produto aumentam quando existem imagens ou fotos na página.
Ter uma imagem ilustrativa do produto, incluindo o uso recomendado, ajuda a converter mais e auxilia na visualização do cliente. Neste conteúdo, inclusive, você confere dicas para tirar fotos de produtos para loja virtual.
É importante preencher o texto alternativo das imagens (Alt Text) para que as pessoas com dificuldades na visão tenham acesso aos detalhes do que é mostrado, além de beneficiar o SEO da sua loja.
Descreva a chamada para a ação
O CTA, também chamado de call to action ou chamada para a ação, geralmente é um botão com uma frase que direciona o cliente ao que desejamos que seja feito.
Exemplos de CTA mais utilizados:
- “Compre agora”;
- “Garanta o seu [nome do produto]”;
- “Eu quero!”;
- “Leve para casa”;
- “Compre e receba em [número de dias]”;
- “Compre com frete grátis”.
Faça a integração com meio de pagamento
Se o objetivo da página é vender, facilitar o pagamento do produto é mandatório.
Para isso, utilize plataformas que permitam a integração com sistemas de pagamento simplificado, como o próprio Checkout Transparente da Yampi.
Inclua provas sociais
Depoimentos de clientes sobre o produto, utilizados como prova social, são ótimas inclusões para uma página de vendas.
Idealmente, devem ser posicionadas ao fim da página, com um título indicando do que se trata, como: “veja o que nossos clientes acham do produto”, ou “só quem utiliza, sabe”.
Crie uma URL amigável
Ter uma URL amigável para a sua página de vendas significa manter o nome da loja original e incluir uma palavra-chave que resume o que está à venda.
Por exemplo: a URL original da loja é “lojaderoupas.com.br”, e a URL da página de vendas é “novatendencia.lojaderoupas.com.br”.
Manter parte da URL original também impacta na segurança do ambiente para o cliente, que reconhece o endereço e evita cair em golpes.
Benefícios de criar uma página de vendas
Montar uma página de vendas traz diversos benefícios para as vendas, mas também para a estratégia da sua loja virtual como um todo.
Veja algumas das vantagens de utilizar esse tipo de landing page.
Potencializa a estratégia de divulgação
Como falamos, a página de vendas é uma ação pontual dentro de uma estratégia de marketing digital.
Por ser uma página de destino destinada para a conversão em vendas, é uma ótima aliada durante a divulgação.
Aumenta as conversões da loja virtual
Sobre conversões, utilizar uma página de vendas tem impacto no aumento do faturamento do e-commerce.
Por centralizar informações sobre um produto específico, com pagamento simplificado e benefícios claros, essa escolha de landing page facilita a alta conversão.
💡Leia também: Como aumentar a taxa de conversão?
Captura mais leads
Com acessos direcionados e a inclusão de um formulário de registro, a página de vendas é uma maneira para capturar novos leads para a sua base de clientes.
Porém, um cuidado importante: evite muitos campos no registro para não perder o interesse do cliente e, como consequência, o foco principal – a conversão.
Ajuda no desenvolvimento de novas ações de marketing
A partir dos acessos na página de vendas, você pode criar ações com foco em remarketing, oferecendo novos produtos relacionados com os acessados na página.
Além disso, pode criar mais versões da mesma página de vendas, utilizando palavras-chave diferentes para atingir outros públicos e realizar testes A/B.
Gera mais tráfego para o e-commerce
Os acessos na página de vendas também são convertidos para a loja virtual, fazendo com que o tráfego aumente.
E isso pode acontecer de diferentes maneiras, seja a partir da disponibilização do link na página, pela URL, através de links para outros produtos, entre outras possibilidades.
💡Leia também: Tudo sobre SEO para e-commerce
Atenção: clonar página de vendas prejudica sua loja
Se você pesquisar por ferramentas para criar páginas de vendas, vai receber como resultado várias ferramentas que clonam páginas. Apesar de parecer uma solução simples, a ação pode gerar danos irreversíveis para você e para a sua loja virtual.
O fato é que, ao copiar integralmente o conteúdo de outra página, você e sua loja virtual correm um sério risco de serem entendidos como spam e sofrerem penalizações pelos mecanismos de busca.
Além disso, a pessoa que clonou a página também pode ser enquadrada na Lei 14.155/2021, que fala sobre crimes cibernéticos – incluindo, a cópia não autorizada de conteúdos e sites de terceiros.
Na dúvida, não arrisque a reputação da sua loja virtual para “encurtar caminho”. Crie páginas e conteúdos originais e mantenha sempre a segurança do seu e-commerce em dia.
Bônus: 5 dicas para escolher nome para página de vendas
O nome da página de vendas é a primeira informação apresentada aos novos visitantes.
Escolha um nome adequado seguindo as 5 dicas que detalhamos a seguir.
Entenda o seu nicho
Para quem a página de vendas é destinada? A resposta para essa pergunta é o nicho de atuação que você tem como objetivo.
Ao definir quem é o público de interesse, você entende quais palavras utilizar para criar o nome, que façam sentido para quem vai ler.
Utilize palavras-chave
As palavras-chave são mandatórias, tanto na loja virtual quanto em uma página de vendas.
Isso significa selecionar as palavras que resumem o que está sendo vendido, ou o segmento de atuação.
Para auxiliar na definição, conte com ferramentas com opções gratuitas, como o Ubbersuggest.
Escolha palavras simples
A escrita das palavras que compõem o nome da página de vendas deve ser de fácil escrita.
Evite palavras com letras duplas, hifens, acentuação e uso de caracteres especiais, para evitar confusões para quem digita e, também, para quem encontra.
Mantenha parte do nome da loja virtual
Além de manter parte da URL da loja virtual de origem, o nome da página de vendas deve conter algo relacionado ao e-commerce original.
Isso ajuda a posicionar a marca e reforçar o branding, além de associar e tornar mais seguro para o visitante.
Selecione uma opção objetiva
Ainda que você precise cuidar vários pontos, a seleção final do nome da página de vendas deve prezar pela objetividade.
Em um acesso rápido, o cliente precisa entender do que se trata a página, o que está sendo vendido e por quem. Lembrando que uma página de vendas é uma vitrine virtual para o e-commerce.
A Yampi te ajuda a converter mais na página de vendas
Ao criar uma conta grátis na Yampi, você pode integrar o nosso Checkout Transparente na sua LP para converter ainda mais visitantes. Isso significa que é possível utilizar a nossa solução e todos os nossos recursos gratuitos na sua página de vendas: recuperação de carrinho abandonado, Upsell, Order Bump e cupons de desconto!
Altamente personalizável, o Checkout da Yampi fica com a identidade visual que você escolheu para a sua página de vendas, o que também aumenta as conversões.
Uma página de vendas é um tipo de landing page construída objetivamente para vender um produto ou serviço.
Uma landing page, também conhecida como “LP”, é uma página de destino criada para atender diversos objetivos, como capturar leads, coletar respostas de pesquisas, divulgar eventos, entre outros. Já uma página de vendas é uma landing page com o foco em vender. Em outras palavras: toda página de vendas é uma LP, mas nem toda LP é uma página de vendas.
Escreva um título direto
Descreva objetivamente o produto
Destaque os benefícios agregados
Crie imagens ilustrativas
Descreva a chamada para a ação
Faça a integração com meio de pagamento
Inclua provas sociais
Crie uma URL amigável
Entenda o seu nicho
Utilize palavras-chave
Escolha palavras simples
Mantenha parte do nome da loja virtual
Selecione uma opção objetiva