A Black Friday é uma das datas mais importantes para quem atua com vendas online. Para que os compradores sintam-se mais inclinados a comprar, é fundamental preparar o site e deixá-lo atraente, incentivando compras, destacando ofertas e produtos. Entenda aqui como personalizar sua loja virtual para a Black Friday.
Para que o seu negócio possa ter um bom desempenho no período de vendas da Black Friday, um dos primeiros passos é personalizar sua loja virtual.
Em 2023, o faturamento do e-commerce no Brasil foi de R$ 5,23 bilhões entre os dias 25 e 28 de novembro, segundo dados da Neotrust.
Mas como preparar sua loja virtual para que ela entre no clima da Black Friday, destacando suas melhores promoções e impactando mais clientes?
Continue lendo, que neste artigo você vai descobrir:
Quando é a Black Friday 2024?
A Black Friday 2024 vai acontecer no dia 29 de novembro, a última sexta-feira do mês. Tradicional nos Estados Unidos, a data costuma ser marcada por diversas promoções e muitos lojistas aproveitam a ocasião para criar campanhas como a Black Week (que dura uma semana) ou Black November (que dura o mês de novembro inteiro).
O objetivo é aumentar o período de ofertas para melhorar as vendas online.
Essa é uma das estratégias para aproveitar a data comemorativa para criar campanhas que chamam a atenção do público. Por isso, vale se perguntar: você sabe como surgiu a expressão “Black Friday”?
Uma das teorias é que esse termo foi usado para descrever o grande volume de compras que ocorria no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, nos Estados Unidos. Ou seja, as lojas passavam de estar no “vermelho”, ou seja, tendo prejuízo, para o “preto”, lucrando, graças às vendas massivas.
No Brasil, não comemoramos o Dia de Ação de Graças, mas a data destinada a promoções e ofertas encontrou um ambiente propício em território brasileiro. Hoje, é conhecida como um dia de descontos significativos, marcando o início da temporada de compras de fim de ano.
Não esqueça da Cyber Monday
A Cyber Monday, ou Segunda-Feira Cibernética, acontece na segunda-feira pós-Black Friday. Em 2024, a data cai no dia 02 de dezembro.
É um evento de vendas online que está relacionado com o aumento da demanda durante o período das compras de fim de ano. Quando surgiu, em 2005, a ideia por trás da Cyber Monday era capitalizar o aumento das compras online, à medida que mais pessoas começaram a usar a internet para fazer suas compras de Natal.
A Cyber Monday ganhou popularidade rapidamente à medida que o comércio eletrônico crescia e mais consumidores buscavam ofertas e descontos online.
Assim como a Black Friday, a data se espalhou para outros países e se tornou uma parte fundamental das estratégias de vendas para muitos lojistas, oferecendo descontos e promoções especiais para atrair compradores.
A importância de preparar sua loja virtual para a Black Friday
Seja a sua loja física ou virtual, apostar em um visual diferenciado em datas comemorativas é sempre uma boa estratégia. Afinal, o visual é a primeira coisa a chamar a atenção de potenciais clientes, especialmente na Black Friday.
Através da personalização, você deixa claro para qualquer pessoa que visitar a sua loja virtual que ela está participando dessa temporada de promoções e oferecendo produtos a preços mais baixos que podem ser aproveitados.
Personalizar sua loja virtual na Black Friday também mostra que ela acompanha os eventos mais importantes do calendário do e-commerce e está sempre se atualizando, o que transmite confiança.
Sem falar que, aproveitando essa estratégia ao máximo, você tem a chance de se destacar da concorrência e faturar ainda mais! Bora aprender como fazer isso?
14 dicas para personalizar sua loja virtual na Black Friday 2024
Do macro aos pequenos detalhes, aqui vão dicas para fazer o visual e a estratégia da sua loja decolar:
1 – Customize o layout da sua loja virtual
O “layout” se refere à disposição dos elementos visuais em uma página, incluindo banners, cores, fontes e tudo o que compõe o visual do site.
O trabalho de customizar o layout é feito quando você cria sua loja virtual, de acordo com a estratégia de branding elaborada para sua marca.
O ponto aqui não é recomeçar esse trabalho do zero, e sim aproveitar tudo o que você já tem e fazer alguns retoques com características que remetam à Black Friday.
Você pode unir as cores que são utilizadas na paleta da sua marca com o preto característico da data, por exemplo, para personalizar o background, o cabeçalho e o rodapé da sua loja virtual.
Outra dica é criar um mote para a sua campanha de Black Friday e brincar com o seu logotipo. Tudo isso sem deixar de lado a identidade visual que já é exclusiva da marca.
Para facilitar a personalização da sua loja virtual e também do Checkout Transparente, a Yampi oferece um editor intuitivo com diversas opções de customização, além de 7 temas diferentes para você escolher o que preferir
2 – Crie banners para as suas promoções
Além de customizar o cabeçalho e o rodapé do site para a Black Friday, aposte em banners chamativos para anunciar suas promoções.
Essa é a primeira coisa que as pessoas vão procurar quando acessarem sua loja virtual, para entenderem qual é a proposta da sua campanha de Black Friday e quais são os principais produtos em oferta.
Então, deixe as informações mais importantes e ofertas mais atrativas bem à mostra!
Na Yampi, você pode criar e organizar a disposição dos banners da sua loja de forma simples e rápida. Também é possível criar uma página de categoria com os produtos em promoção, para a qual os consumidores vão ser direcionados quando clicarem nos banners da página inicial.
3 – Destaque os preços dos produtos em oferta
Não se esqueça de destacar o preço dos produtos e kits em oferta. Você pode incluir uma tag com a porcentagem do desconto oferecido ou então incluir informações sobre o preço original e o novo, tanto na vitrine quanto na página do produto.
Assim, ao navegarem pela vitrine da sua loja virtual, os consumidores vão saber de cara quais produtos fazem parte da sua campanha de Black Friday.
Essas são ações simples de se fazer no Painel da Yampi. Com poucos cliques, você consegue personalizar botões, tags, títulos e descrições dos seus produtos.
4 – Utilize o funil de carrinhos
Em uma data com alto volume de tráfego, como a Black Friday, a taxa de abandono tende a ser maior, devido a comparações de preços e buscas por ofertas. Ter um funil automatizado que atua de forma proativa para recuperar essas vendas perdidas é crucial para não deixar dinheiro na mesa.
Com a Yampi, é possível configurar um fluxo de mensagens com ofertas exclusivas, descontos relâmpago ou informações adicionais sobre os produtos, gerando um senso de urgência e aumentando as chances de conversão.
Além disso, você pode monitorar em tempo real o desempenho de cada mensagem no funil, ajustando a comunicação para obter os melhores resultados.
Leia mais: Benefícios do Funil de Carrinho Abandonado
5 – Crie uma contagem regressiva
Falando em criar senso de urgência, que tal incluir uma contagem regressiva para o fim das ofertas? Esse gatilho mental é capaz de aumentar as vendas e impulsionar os clientes para a finalização do pedido.
6 – Inclua boas fotos de produtos
A Black Friday é uma data marcada por muitas ofertas, mas também por muitos golpes. É por isso que os consumidores estão mais atentos a detalhes e podem desistir de uma compra caso sintam alguma desconfiança.
Portanto, é recomendável incluir fotos de alta qualidade nas páginas dos produtos, que mostram exatamente como é o item, suas dimensões, características e movimento. Isso pode estabelecer mais confiança entre os clientes e ajuda a melhorar as chances de vendas.
💡Aprenda a fazer fotos e vídeos:
7 – Crie Order Bumps personalizados
Que o Order Bump é uma ferramenta indispensável para aumentar o ticket médio você já deve saber, mas que tal explorar essa funcionalidade como um expert?
Durante a Black Friday, selecione estrategicamente os produtos que você deseja ofertar, crie uma mensagem personalizada para a data e altere os elementos para deixar o Order Bump com a cara da sua campanha.
Na Yampi, esta funcionalidade pode ser personalizada como você quiser: desde os produtos, a oferta, a mensagem, o botão e até a forma de pagamento selecionada para qual o Order Bump vai aparecer.
8 – Capriche no e-mail marketing
Se você utiliza o envio automático de e-mail marketing para Recuperar Carrinhos Abandonados, é hora de personalizar a sua mensagem. Aproveite a Black Friday para criar um novo texto, trabalhar bem as ofertas e destacar o valor agregado dos seus produtos.
Além disso, vale criar novos elementos visuais para os e-mails da sua loja nesse período e aproveitar esse meio de comunicação para estabelecer um relacionamento com o cliente.
Leia também: Como fazer gestão de relacionamento com o cliente?
9 – Trabalhe a comunicação em redes sociais
As redes sociais são uma extensão da sua loja virtual: elas ajudam a atrair tráfego, a divulgar a marca, gerar autoridade e propagar os valores da empresa. Por isso, elas também precisam ser personalizadas para a Black Friday.
Divulgar os principais produtos em oferta e os destaques da loja virtual é um passo, mas é preciso que isso siga a identidade visual da campanha adotada no site.
10 – Páginas de categorias de produtos
Quem é cliente da Yampi sabe que é fácil personalizar e alterar a loja virtual para garantir mais vendas em datas comemorativas. Isso vale também para as páginas de categorias de produtos.
Você pode criar novas categorias, específicas para vender mais na Black Friday. Por exemplo, a partir de uma pesquisa de tendências para a data, é possível destacar alguns produtos que prometem vender mais e aumentar a visibilidade de determinados itens.
💡Quer ajuda para preencher a página de categorias da Yampi?
11 – Kits e combos
Personalizar kits e combos na sua loja virtual para a Black Friday pode ser uma estratégia eficaz para atrair clientes e aumentar as vendas. Além de oferecer descontos atrativos nestes itens, considere criar uma embalagem exclusiva para a Black Friday. Isso dá uma sensação de valor adicional e torna os produtos mais atrativos.
Outra forma de personalizar a experiência do cliente é oferecer a opção de personalizar os kits ou combos escolhendo entre diferentes variações de produtos, cores ou tamanhos.
12 – Use o Upsell a seu favor
Uma das estratégias mais eficazes para maximizar os resultados durante a Black Friday é implementar técnicas de upsell.
Com o Upsell da Yampi, você pode sugerir ao cliente um produto complementar no momento certo: após a finalização da compra.
A grande vantagem é que o cliente pode adquirir esse produto adicional com apenas um clique, sem precisar inserir novamente os dados ou passar por todo o processo de checkout mais uma vez. Isso reduz a fricção e aumenta significativamente as chances de conversão.
Imagine que um cliente esteja comprando um smartphone. Com o upsell, é possível sugerir uma capa protetora ou um fone de ouvido com um desconto exclusivo para aquele momento. Tudo isso de forma fluida e intuitiva, sem interromper a experiência de compra.
Durante a Black Friday, os consumidores já estão mais propensos a gastar e aproveitar ofertas especiais. Para obter os melhores resultados, escolha produtos que realmente complementem a compra principal e ofereça um incentivo adicional.
13 – Conte com ajuda
Uma dica para te ajudar a personalizar a sua loja virtual Yampi da melhor forma possível é contar com a ajuda do nosso assistente de personalização!
Esse recurso permite que você explore diversas opções de personalização no nosso Editor de Temas, como ajustes de cores, tipografia, botões e cabeçalho, de forma prática e intuitiva. Basta seguir as orientações do Assistente, e você ainda acompanha o progresso da personalização em tempo real por meio de uma barra de status, facilitando todo o processo.
14 – Dica extra: crie uma landing page de Black Friday
Muitos e-commerces criam uma landing page específica para a Black Friday, por essa ser uma campanha especial.
Nesses casos, a landing page já é desenvolvida desde o início levando em conta a temática do evento, com os produtos em oferta ordenados em uma única página.
Essa é uma boa estratégia para que os consumidores não acabem se perdendo ao navegarem pela sua loja virtual, e possam visualizar todos os produtos em desconto em um só lugar.
A Loja Virtual da Yampi oferece integração com ferramentas que você pode usar para criar landing pages de alta conversão de forma prática, como a Landing Page da Empreender.
Você também pode criar botões de compra para sua página de vendas que redirecionam automaticamente para o nosso Checkout Transparente, ferramenta líder em vendas no Brasil.
🎥 Saiba mais assistindo ao vídeo:
Tem loja física? Não esqueça de decorá-la para a Black Friday!
Decorar a loja física para a Black Friday é uma excelente estratégia para criar um ambiente atrativo e reforçar a identidade da campanha. A decoração não só chama a atenção de quem passa, como também gera uma atmosfera de exclusividade e urgência.
Placas indicando descontos, vitrines chamativas e banners temáticos são formas eficazes de transmitir as ofertas especiais e despertar o interesse imediato dos consumidores.
Além de ajudar a converter visitantes em clientes, a decoração pode ser utilizada para criar pontos de interação entre o físico e o digital. Imagine utilizar QR codes em placas ou vitrines para direcionar o cliente ao site da loja ou a uma página de ofertas exclusivas. Dessa forma, você conecta a experiência física com a virtual, incentivando o uso da loja online e facilitando a migração para o e-commerce.
Leia também: Descubra como ter um e-commerce omnichannel
15 erros na hora de personalizar a loja virtual para a Black Friday
A personalização da loja é fundamental para garantir bons resultados na Black Friday, mas você também deve ficar de olho no que não fazer. Afinal, é preciso ter cuidado na hora de preparar o e-commerce. Veja alguns erros que você deve evitar:
1. Excesso de personalização
Personalização é boa, mas exagerar pode sobrecarregar o design da loja, tornando ela confusa e difícil de navegar. Tenha em mente que o usuário deve poder encontrar o que deseja facilmente e que o caminho natural da sua loja deve encaminhar o cliente para a finalização do pedido.
2. Carregamento lento
Incorporar muitos elementos de personalização, como imagens pesadas ou animações complexas, pode levar a um carregamento lento da página, o que afasta os clientes. Evite utilizar elementos que podem prejudicar a experiência do usuário.
Além disso, tenha certeza de que você escolheu uma plataforma de e-commerce estável como a Yampi, que não te deixa na mão em datas de alta demanda.
Leia também: E-commerce fora do ar? Saiba como evitar
3. Falta de responsividade
Não garantir que sua personalização seja responsiva em dispositivos móveis pode prejudicar a experiência do usuário em smartphones e tablets. Sorte que quem usa a Loja Virtual da Yampi tem um e-commerce pensado para se adaptar a todos os tamanhos de tela.
4. Personalização intrusiva
Pop-ups excessivos ou invasivos podem irritar e afastar os visitantes da sua loja. Prefira destacar produtos e promoções em banners, cabeçalho e utilizar ferramentas específicas para isso, como Order Bump e Upsell.
💡Aprenda a usar Order Bump e Upsell como um profissional:
5. Mensagens confusas
Personalizações com mensagens confusas ou pouco claras podem dificultar a compreensão das promoções e ofertas da Black Friday. Faça uma boa pesquisa antes de começar a escrever: quais gatilhos mentais usar? Quais palavras são mais usadas pelo meu público-alvo? Tudo isso ajuda na hora de construir o texto das mensagens.
Leia também: Como criar uma copy de vendas de alta conversão?
6. Excesso de animações
Animações em excesso podem distrair os visitantes e dificultar a concentração nas informações essenciais. Se puder, evite.
7. Desorganização do layout
Personalizar sem uma estrutura clara pode resultar em um layout desorganizado, dificultando a navegação e a busca de produtos. Por isso, opte sempre por desenhar a arquitetura do seu site de forma clara, intuitiva e acessível.
8. Falta de foco nas promoções
Se as personalizações não destacarem claramente as promoções da Black Friday, os clientes podem não perceber as ofertas. Afinal, o foco aqui deve ser fazer com que a sua mensagem seja facilmente encontrada e entendida pelo público. Banners e elementos que destaquem as ofertas são boas opções.
9. Contraste inadequado
Cores de fundo e de texto inadequadas podem dificultar a leitura das informações, afetando a usabilidade e, consequentemente, as vendas.
10. Não testar em navegadores diferentes
Personalizações podem funcionar bem em um navegador, mas não em outros. Não testar em diferentes navegadores pode resultar em problemas de compatibilidade. Isso vale também para monitores: diferentes aparelhos podem apresentar cores divergentes: vale fazer o teste para garantir que a sua mensagem vai chegar corretamente nos usuários.
11. Excesso de passos na finalização da compra
Personalizações que adicionam passos extras ao processo de finalização da compra podem causar frustração e abandono do carrinho. Oferecer um checkout simplificado é essencial para garantir que o cliente vai finalizar a compra.
12. Remover navegação essencial
Personalizar exageradamente a navegação da loja pode dificultar para os clientes encontrar as categorias de produtos desejadas. Garanta que elas estão evidentes na sua loja e, se for interessante para o seu negócio, destaque as categorias em banners.
13. Personalização que não reflete a marca
Personalizar sem manter a coesão com a identidade visual da marca pode causar confusão e desconfiança nos clientes. Principalmente na Black Friday, quando os consumidores estão ainda mais alertas com golpes, é fundamental que a sua loja passe credibilidade e confiança.
🎓Se você pensa que dá para ignorar o branding na sua loja, aperte o play:
14. Falta de opções de acessibilidade
Ignorar a acessibilidade ao personalizar a loja pode excluir clientes PCD. De acordo com o IBGE, cerca de 25% da população conta com alguma necessidade, e ignorar essa parcela da sociedade pode não só prejudicar a imagem da sua loja como uma marca não-inclusiva, como também fazer com que você perca 25% de clientes potenciais.
Entenda como a acessibilidade pode ser uma grande aliada dos e-commerces.
15. Não medir resultados
Por fim e mais importante, personalizar sem acompanhar os resultados e analisar a eficácia das mudanças pode impedir que você faça melhorias necessárias. Fazer as coisas de olho fechado vai te impedir de encontrar as oportunidades e as falhas que você cometeu. Pense que no ano que vem tem mais Black Friday, e a sua loja pode se sair ainda melhor.
Leia também: Tudo sobre métricas para e-commerce
Bônus: template de loja virtual para Black Friday
Conheça agora o tema da Yampi que é perfeito para a Black Friday: o Stark!
É o tema escuro da Yampi, que utiliza cores intensas e impactantes. Esse visual destaca ainda mais as imagens dos produtos, tornando-o ideal para lojas de tecnologia, esportes e campanhas promocionais, como a Black Friday.
Leia também: Temas para Loja Virtual Yampi
A plataforma mais fácil para personalizar seu e-commerce
Agora que você já sabe como personalizar sua loja virtual para a Black Friday, é hora de colocar seus aprendizados em prática!
Continue acompanhando os conteúdos que postamos por aqui para aprofundar ainda mais seus conhecimentos no assunto e conte com a Yampi para ter uma Black Friday de sucesso 🖤
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