Oferecer pagamento via Pix no e-commerce é essencial para quem atua no mercado brasileiro: esse é um dos meios mais populares para realizar transações financeiras na internet. Para fazer isso adequadamente, as lojas virtuais devem contar com um gateway de pagamento que suporte o Pix, ter uma comunicação transparente e destacar as vantagens, como descontos nas compras e agilidade na finalização.
Desde o lançamento, o Pix se tornou um dos meios de pagamento no e-commerce mais populares no Brasil.
Com a principal vantagem de finalizar a compra rapidamente a partir de um tipo de transferência bancária, mas sem a burocracia de cadastrar um cartão de débito, esse meio de pagamento segue em alta.
Vamos entender, a seguir, como oferecer o Pix on e-commerce de maneira eficiente, garantindo a finalização das compras com segurança.
Impacto do Pix no e-commerce brasileiro em 2024
Lançado em 2020 pelo Banco Central, o Pix ganhou popularidade, ao mesmo tempo em que a confiança da população geral com o novo meio de pagamento cresceu.
Segundo informações públicas da própria instituição, entre outubro de 2023 e outubro de 2024, houve um aumento de mais de 1000% nas transações, ultrapassando R$2,5 milhões.
No e-commerce, dados do The Global Payments Report 2024 apontam que a modalidade de pagamento representa 30% de todas as transações virtuais.
Até 2027, o Pix pode representar até 50% dos pagamentos em lojas virtuais, de acordo com o mesmo estudo.
Ou seja: oferecer esse meio de pagamento não é mais uma opção para quem deseja fechar mais compras no e-commerce. É obrigatório.
Qual o meio de pagamento mais popular no Brasil: Pix, crédito ou boleto?
As inovações no setor de pagamentos seguem mudando a maneira como o consumidor se comporta.
Com o aumento do uso do Pix, é comum acharmos que essa é a modalidade de pagamento mais popular no Brasil. Mas, surpresa: o cartão de crédito continua sendo o meio mais utilizado para finalizar compras no e-commerce. É o que aponta o The Global Payments Report 2024.
De todas as compras realizadas na internet, 40% são finalizadas com cartão de crédito (em lojas físicas, 36%), 30% com o Pix, 16% com carteiras digitais (como Apple Pay e Google Pay) e o restante está dividido entre boleto bancário, cartão de débito e outros tipos de transferência.
Dados da Yampi também confirmam o cartão de crédito como o meio favorito dos brasileiros, seguido pelo Pix, Boleto, depósito e carteiras digitais.
Como o cartão de crédito oferece mais vantagens, como acúmulo de milhas, maiores parcelamentos e descontos para antecipação de parcelas, é possível que se mantenha no ranking como o principal ou, no máximo, a segunda alternativa mais utilizada para finalizar pagamentos.
Benefícios de oferecer Pix para seus clientes
Resumidamente, o Pix no e-commerce oferece uma experiência de compra mais rápida, segura e econômica.
Mas, se analisarmos no detalhe, entendemos que cada vantagem faz muita diferença na experiência geral de compra dos clientes no e-commerce.
Aumento das opções de pagamento
Quem nunca precisou usar mais de um cartão de crédito até que fosse possível finalizar a compra na loja virtual?
Ao ofertar o Pix no e-commerce, o comprador tem a liberdade de escolher e, também, testar novos meios até a aprovação.
Com isso, aumentam as chances de conversão geral do e-commerce.
Facilidade na transação
Para realizar pagamentos com Pix em lojas virtuais, não é necessário preencher mais dados do que o nome completo e o CPF.
Dentro do sistema, a própria loja oferece um código do tipo “copia e cola”, ou um QRCode, que pode ser utilizado com o celular do cliente para realizar o pagamento.
Em questão de minutos, a notificação de compra aprovada aparece na tela, o que torna o processo todo mais simples para quem está comprando.
Agilidade na finalização da compra
Diferente de outros meios de pagamento, que exigem mais dados e possuem um tempo maior para concluir a aprovação da compra, o Pix é instantâneo.
Na mesma tela de finalização, o sistema informa se a compra foi ou não finalizada. Em caso de negativa, por falta de saldo na conta do cliente, por exemplo, o código é cancelado após alguns minutos.
Isso evita a necessidade de aprovações extras em aplicativos de cartão de crédito, por exemplo, ou aguardar o tempo de compensação dos emissores de boletos bancários.
Possibilidade de garantir descontos
Por ter taxas de transação menores para os lojistas, o pagamento em Pix é uma alternativa que pode ser incentivada com a oferta de descontos para os clientes.
Geralmente, esse valor fica em torno de 5% a 10% do valor total da compra, o que garante ao cliente uma vantagem financeira na compra.
Evita o cadastro de dados sensíveis
Ainda que os sistemas de pagamentos de lojas virtuais sejam, em maioria, seguros para o cliente, é sempre importante evitar o preenchimento de dados sensíveis em muitos meios diferentes.
Para gerar um código Pix, o cliente precisa apenas informar CPF e nome completo, excluindo a necessidade de compartilhar dados do cartão de crédito, por exemplo.
Parcelamento de compras mesmo sem cartão
Outra vantagem do Pix no e-commerce é a possibilidade de ofertar o parcelamento de compras, mesmo que o cliente não possua cartão de crédito disponível.
Isso é possível com o uso do Pix Parcelado, um meio de pagamento que segue a mesma facilidade do Pix, mas com parcelas distribuídas em períodos de 15 a 30 dias.
A partir do cadastro de dia de pagamento e quantidade de parcelas, o valor é debitado automaticamente da conta registrada no Pix do primeiro pagamento ( que deve ser efetivado na hora da compra).
5 melhores práticas para oferecer Pix no e-commerce
Agora que as vantagens de ofertar o Pix para os clientes ficaram claras, precisamos avaliar como fazer isso adequadamente.
Para oferecer o Pix no e-commerce de maneira eficiente e segura para o cliente final, é importante ter atenção a 5 detalhes.
Oferecer chave copia e cola
Disponibilizar a chave PIX em formato de “copia e cola” facilita o processo de pagamento para os clientes, permitindo que eles realizem transações de maneira rápida e sem complicações.
Essa prática reduz a possibilidade de erros na digitação das chaves e acelera o fluxo de compra, contribuindo para uma experiência de usuário mais agradável no e-commerce.
Disponibilizar QR Code
O QR Code do Pix é uma alternativa complementar ao código “copia e cola”.
Esse tipo de código em imagem permite que os clientes efetuem pagamentos de maneira simples, utilizando a câmera do aplicativo bancário para escanear e completar a transação instantaneamente.
Geralmente, é ofertado na mesma tela em que o código em texto.
Se o cliente está realizando a compra por um dispositivo móvel, como um celular, copiar o código é mais fácil. Mas, se está fazendo através de um computador, escanear a imagem com o celular dentro do aplicativo do banco é mais fácil.
Importante: na Yampi, o código copia e cola sempre aparece quando a compra acontece em um dispositivo móvel. O QR Code aparece em complemento nas compras feitas a partir de um computador.
Ofertar descontos
Incentivar o uso do PIX oferecendo descontos exclusivos pode ser uma estratégia eficaz para aumentar a adoção desse método de pagamento.
Como mencionamos, o Pix abre a possibilidade de oferecer uma pequena margem de desconto para o cliente final. E isso funciona como um incentivo para que os clientes escolham esse meio de pagamento ao invés de outros.
Para comparação, a taxa de uso do Pix para os lojistas está em torno de 1% a 1,99% por transação, enquanto a taxa do cartão de crédito começa a partir de 3%, podendo chegar a 8% (principalmente em compras parceladas).
Com menos taxas, é possível abrir mais espaço para descontos que não impactam na saúde financeira da loja virtual.
Leia também: Como criar cupons de desconto no e-commerce
Manter os dados da loja atualizados
Garantir que todas as informações relacionadas ao Pix estejam sempre atualizadas é um ponto-chave para a segurança das transações.
O cliente precisa ter acesso aos principais dados da loja virtual, como nome social, CNPJ e banco de cadastro, disponíveis no momento do pagamento, para ter certeza de que a transação é confiável.
Ter uma comunicação transparente
A transparência é fundamental para aumentar a confiabilidade do e-commerce, ainda mais em transações financeiras instantâneas como o Pix.
Além de disponibilizar os dados de cadastro atualizados, o status da compra em cada etapa deve ser informado nos canais de comunicação oficiais, como e-mail e WhatsApp.
Se a compra não for finalizada por algum motivo, o cliente precisa ser comunicado imediatamente.
É importante contar com um suporte treinado para lidar com questões específicas relacionadas ao Pix, garantindo que os clientes recebam assistência rápida e eficaz.
Novas regras do Pix: entenda impactos para lojas virtuais
Em novembro de 2024, o Banco Central (Bacen), responsável por gerir o Pix, atualizou algumas normas de uso do meio de pagamento, principalmente para aumentar a segurança das transações.
A partir da data, todos os dispositivos de uso do Pix, como celulares e tablets, precisam estar corretamente cadastrados e autorizados nos aplicativos de bancos.
Se o usuário trocar o smartphone, por exemplo, e não realizar o cadastro, poderá realizar transações financeiras de R$200,00 via Pix, até atingir o limite de R$1.000,00 por dia.
Na prática, funciona da seguinte maneira: se a pessoa que está comprando em um e-commerce trocou recentemente o aparelho celular, e não atualizou o dispositivo no aplicativo do banco de preferência, tem um limite de R$200,00 para fazer compras. Ao atualizar, pode voltar aos limites-padrão de cada banco.
É importante, também, descadastrar os dispositivos antigos para evitar que sejam utilizados em operações financeiras não autorizadas (principalmente, se o aparelho antigo for vendido).
Para a loja virtual, vale cadastrar avisos sobre a nova limitação e informar, quando o Pix não for autorizado, por qual motivo isso aconteceu. Dentro dos principais gateways de pagamento, esse informativo deve ser automático.
Como configurar pagamento via Pix na loja Yampi
Cadastrar o Pix como meio de pagamento na loja virtual Yampi é simples.
No painel de configurações, você precisa acessar o menu “Checkout”, seguido de “Pagamento”.
Em “Meios de Pagamento”, selecione Pix.
Agora, é necessário configurar a afiliação de pagamento. É nessa etapa que você também precisa ajustar a disponibilidade de código copia e cola e QR Code.
Afiliação de pagamento é a instituição escolhida por cada lojista, que está responsável por intermediar operações financeiras. Também chamada de gateway de pagamentos ou adquirente.
Atualmente, o Pix está disponível nas afiliações do Mercado Pago, Pagar.me e Appmax, disponíveis desde o plano Basic na Yampi.
“Tenho a obrigação de cadastrar um adquirente de pagamento para receber em Pix na minha loja virtual?” Sim. A Yampi não realiza transações financeiras, cada lojista precisa de um cadastro separado no banco ou instituição financeira de preferência.
Aprenda a configurar:
Meu cliente não pagou o código Pix, e agora?
Se o cliente escolher o pagamento via Pix, o código fica disponível no momento do checkout. Em dispositivos móveis, aparece o código copia e cola. Em computadores, também está disponível o QR Code em complemento.
As afiliações de pagamento, por padrão, disponibilizam 30 minutos de validade paga cada código Pix gerado.
Se, após o período, o cliente não efetivar o pagamento, o código é cancelado automaticamente pelo gateway. Em seguida, o cliente recebe um e-mail informativo sobre a finalização da compra em outros meios, como cartão de crédito ou boleto bancário.
O envio de comunicados por e-mail para cada status da compra, incluindo o cancelamento/expiração do código Pix, é enviado automaticamente para o cliente.
Em caso de falha do sistema, mantenha um canal aberto e direto para atendimento ao cliente, como um e-mail ou telefone, e pratique uma comunicação transparente – incluindo se houver uma falha de responsabilidade do lojista.