A escolha da plataforma de vendas online é uma das etapas mais importantes para ter um negócio bem-sucedido. Isso porque uma decisão errada aqui pode prejudicar a sua operação e impactar as vendas.
Portanto, antes de tomar uma decisão importante, é fundamental saber o que uma plataforma precisa ter.
Neste artigo, confira dicas essenciais para escolher sua plataforma de vendas online.
Tipos de plataforma de vendas online
Chegou o momento de procurar sua plataforma de vendas online, mas aí você acaba se deparando com diversas opções no mercado. Pode ser um pouco confuso no começo, mas estamos aqui para ajudar.
Antes de mais nada, é importante entender os diferentes tipos de plataformas que existem. Por isso explicaremos as principais:
Plataformas de Comércio Eletrônico:
São plataformas completas de comércio eletrônico que permitem que empresas criem suas próprias lojas virtuais personalizadas. Por exemplo, Yampi, Shopify, WooCommerce são algumas.
Elas oferecem flexibilidade em termos de design, funcionalidades e controle, além de terem integrações com outras ferramentas para auxiliar na gestão do e-commerce.
Plataformas de Dropshipping:
Essas plataformas facilitam a criação de uma loja online sem a necessidade de manter estoque, como a Yampi e a Shopify.
Através de integrações com plataformas de fornecedores de dropshipping, permitem que os produtos sejam enviados diretamente pelo fornecedor ao cliente, reduzindo a complexidade logística.
Leia também: Tudo sobre dropshipping
Marketplaces:
Os marketplaces são plataformas que permitem que vendedores individuais ou empresas listem e vendam seus produtos em um ambiente online compartilhado. Alguns exemplos são: Amazon, eBay, Mercado Livre.
Os marketplaces facilitam a exposição a um grande público, mas podem cobrar taxas significativas.
Plataformas de Social Commerce:
Essas plataformas permitem que os vendedores promovam e vendam produtos ou serviços por meio de redes sociais e vídeos ao vivo ou gravados. São especialmente populares para influenciadores e marcas de moda.
Por exemplo, YouTube, Instagram, Facebook. É Importante dizer que a escolha vai depender da realidade do seu negócio. Por isso, tenha em mente que um alinhamento interno fará toda a diferença no momento da decisão!
Qual a melhor plataforma de vendas online?
Agora que você conhece os principais tipos, é hora de entender qual é a melhor plataforma de vendas online.
Antes de mais nada, é importante compreender que a escolha da melhor plataforma depende dos requisitos específicos do seu negócio, como orçamento, tamanho da loja, complexidade dos produtos, necessidades de personalização e conhecimento técnico.
Então, antes de tomar uma decisão, busque realizar uma pesquisa detalhada, considerar suas metas e recursos disponíveis, e possivelmente testar algumas opções para determinar qual se adapta melhor às suas necessidades.
Além disso, lembre que as necessidades do seu negócio podem mudar ao longo do tempo, então a plataforma escolhida deve ser escalável para acomodar o crescimento.
Com esse mapeamento, você deve conseguir escolher a melhor plataforma de vendas online para o seu negócio.
10 dicas para escolher a melhor plataforma de vendas online
Bom, até aqui, você já entendeu mais sobre as plataformas de vendas online e, agora, chegou a hora de escolher a melhor.
É importante destacar que não existe fórmula mágica ou regra que sirva para todos os negócios. É preciso avaliar sua situação, para, assim, conseguir definir a ferramenta.
Para ajudar nesse momento, vale ouvir algumas dicas de quem quer que seu negócio prospere, não é mesmo?
Separamos alguns itens abaixo para a hora de tomar a decisão. Todos eles ajudarão a chegar na plataforma de vendas online que encaixa perfeitamente para sua empresa! Confira:
1. Atenção ao painel de gestão e de resultados
Essa dica está diretamente ligada à facilidade de administrar a loja virtual. Afinal, é no painel de gestão que estão todos os gráficos e resultados da plataforma de vendas online. Quanto mais simples, intuitiva e prática ele for, melhor para o vendedor.
Da mesma forma que o início do processo é importante, o fim também é. Para isso, o painel de resultados precisa ser tão claro quanto. É ali que você verá as visitas, os cliques e as vendas efetuadas.
Com esses dados, é possível criar estratégias para reduzir o abandono de carrinho e aumentar os lucros e a taxa de conversão. Na Yampi, por exemplo, os lojistas têm acesso a uma série de recursos de gestão que permitem monitorar, em tempo real, tudo que acontece na loja virtual.
2. Verifique o valor da mensalidade e da taxa paga por venda
Um dos critérios para escolher a melhor plataforma de vendas online para você é o seu orçamento.
Afinal, a partir do quanto está destinado para essa demanda, você consegue decidir o valor da mensalidade que mais vale a pena. Além disso, é necessário prestar atenção ao valor pago por cada venda realizada: cada site cobra uma taxa diferente e alguns, inclusive, podem cobrar taxas quando ainda não foram efetuadas vendas.
Isso não acontece na Yampi, por exemplo. Além de ter um plano gratuito, sem mensalidade, as taxas só acontecem quando o lojista já está vendendo. Ou seja, são apenas para os pedidos pagos na plataforma. E para quem já é experiente no e-commerce, é possível escolher planos com mensalidade, mas taxas menores por pedidos.
3. Confira os recursos nativos e gratuitos
Já imaginou ter que contratar uma outra plataforma para realizar algo que deveria ser essencial? Além de causar um prejuízo no seu orçamento, isso dificulta a administração do seu negócio.
Pois é: na hora de escolher a sua plataforma de vendas online, preste atenção nos recursos nativos que ela possui.
Alguns que são fundamentais para e-commerce e que você encontra na Yampi são:
- Recuperação de carrinho abandonado;
- Order Bump;
- Upsell;
- Cupom de desconto;
- Compre junto;
- Entre outros.
4. Priorize site com integrações
Mais do que essencial hoje em dia, as integrações facilitam o dia a dia dos negócios. Elas ajudam na organização e descomplicam processos.
Portanto, na hora de escolher, verifique se a plataforma de vendas online integra com outros sistemas.
Desde automação de marketing até ferramentas de pagamento. Assim, você poupa tempo e terá menos chance para confusões.
5. Escolha uma plataforma com personalização de temas
A sua loja virtual tem que ter identidade e personalidade própria. Afinal, isso ajuda a solidificar sua marca, ou branding, o que leva a mais vendas online. Por isso, considere plataformas com variedade para personalização de temas e com possibilidade de criação visual.
6. Entenda as configurações de SEO
Para vender na internet, é preciso aparecer, e o SEO (Search Engine Optimization) tem tudo a ver com isso. Basicamente, ele é o conjunto de estratégias para você subir a posição do seu site em mecanismos de busca, como o Google ou Bing.
Assim, se você utiliza corretamente os recursos de SEO, sua página terá um bom posicionamento nos sites de busca, por consequência, vai receber mais tráfego orgânico e fechar mais vendas.
Ou seja: é fundamental escolher uma plataforma de vendas online que ofereça recursos de SEO na hora de cadastrar produtos e para cada uma das páginas que você precisar criar na sua loja virtual.
Leia também: Guia de como fazer SEO para e-commerce.
7. Verifique a disponibilidade do suporte
Procure saber como é o suporte técnico para a loja. Veja os horários, os canais de comunicação e a qualidade do atendimento. Isso fará toda a diferença na hora que surgir um problema que pode custar uma venda.
Na Yampi, por exemplo, o suporte é humanizado e temos uma taxa de 97% de aprovação 🥳
8. Fique por dentro dos mecanismos de segurança
Uma coisa que os clientes prezam é a segurança na hora de fazer a compra. Ainda mais porque em uma loja virtual se lida com dados sensíveis, como CPF e informações de cartão de crédito.
Dessa forma, é preciso garantir o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Procure saber se há criptografia na hora do pagamento, se o servidor do site é seguro e muito mais. Lembre: isso poupa muitas dores de cabeça no futuro!
Uma das certificações mais importantes nesse cenário é a PCI-DDS, que garante a segurança das informações pessoais. A Yampi é uma das poucas plataformas de vendas online que conta com essa certificação.
9. Confira se existe versão para celular
Como as pessoas passam grande parte do tempo com aparelhos móveis, é fundamental verificar se existe versão específica para celular: tanto para o consumidor quanto para o lojista.
Isso porque 52% das pessoas fazem compras através do celular. Portanto, é crucial ter um site responsivo, que se adapta a diferentes tamanhos de tela e oferece uma boa experiência de compra, independente do dispositivo usado.
Já para o vendedor, é uma mão na roda poder conferir como estão as vendas através do celular. Plataformas de vendas online que têm aplicativos podem sair na frente na decisão de escolha, pois o conforto na usabilidade é muito maior e permite cuidar dos negócios com mais dinamicidade.
10. Verifique se vem com Checkout Transparente
Por fim, mas não menos importante, é importante conferir se a plataforma de vendas online que você escolheu possui Checkout Transparente. Isso porque essa ferramenta é a que vai permitir que você ofereça uma boa experiência de compra na hora do pagamento e possa centralizar todas as etapas da finalização do pedido em um único lugar.
Na Yampi, a sua loja virtual já vem integrada com o nosso Checkout, líder em vendas no Brasil.
Leia também: O que é Checkout Transparente?
Como criar uma plataforma de loja virtual grátis?
Você sabia que dá para ter todas essas vantagens com uma plataforma de vendas online grátis? Pois é! Na Yampi, é possível criar uma loja virtual grátis em poucos minutos e personalizada para ficar do jeito que você sempre quis.
Para começar, basta criar sua conta grátis. Após isso, é só preencher os dados da sua loja: e-mail, senha e nome da sua loja. Agora, clique em “cadastrar”. E pronto! Como o custo inicial é zero, você pode modificar e mexer na sua loja à vontade, sem medo de um período teste expirar. Um respiro de alívio, certo?
Em seguida, é só escolher um dos nossos temas disponíveis e personalizar os elementos como desejar!
🎨Assista como personalizar a Loja Virtual da Yampi:
Benefícios da plataforma de e-commerce da Yampi
Você já viu como é fácil criar uma loja virtual grátis com a Yampi, agora é hora de descobrir o que mais essa plataforma de vendas online pode fazer pelo seu negócio. Confira alguns benefícios de optar pela Yampi:
Plano gratuito e baixa taxa de paga por venda
Oferecemos plano gratuito para criar seu e-commerce. Você pode cadastrar seus produtos, personalizar sua loja e organizar sua estratégia no seu tempo. E, melhor ainda: você só paga quando começar a vender! Além disso, essa taxa é bastante acessível: no plano Basic, o valor cobrado por venda é de 2,5%.
Checkout Transparente
De acordo com uma pesquisa da Zimpler, 47% dos brasileiros já desistiram de compras online por dificuldades no pagamento. Por isso, outro diferencial que oferecemos é o Checkout Transparente: ele consiste em uma única etapa para pagamento, dentro da própria loja.
Assim, você aumenta a credibilidade e garante que o cliente finalize a compra.
Relatório de vendas completo
A plataforma de vendas online da Yampi oferece um relatório de resultados completo que você pode acessar pelo navegador ou pelo celular. Ele facilita na visualização das vendas e traz insights valiosos sobre o que você pode melhorar na sua loja. Muito bom para corrigir falhas no processo e melhorar constantemente o serviço.
Integrações essenciais
A Yampi oferece um verdadeiro ecossistema de integrações para os lojistas. Em outras palavras: é possível conectar a sua loja virtual com plataformas de ERP, marketing, frete, dropshipping, afiliações de pagamento, atendimento e diversas outras. Assim, fica mais fácil administrar e gerenciar o seu negócio.
Personalização e facilidade de uso
É possível escolher entre seis temas diferentes para personalizar e deixar com a cara do seu negócio. Isso significa que a plataforma de vendas online da Yampi é extremamente versátil e se adapta a diferentes nichos de mercado, como pet, beleza, vestuário, acessórios, entre outros.
Além disso, é muito fácil de personalizar: tudo na plataforma é intuitivo para que você não perca tempo fazendo isso.
Escolher uma plataforma de vendas online fica mais fácil com uma ajudinha. Aqui, você pôde conhecer alguns pontos de atenção na hora de criar sua loja virtual, agora é só começar. Caso ainda tenha dúvidas, acompanhe nosso blog regularmente para receber novidades.
Plataformas de Comércio Eletrônico
Plataformas de Dropshipping:
Marketplaces
Plataformas de Social Commerce
A melhor plataforma de vendas online depende dos requisitos específicos do seu negócio, como orçamento, tamanho da loja, complexidade dos produtos, necessidades de personalização e conhecimento técnico.
Para escolher a melhor plataforma para seu e-commerce, siga as dicas abaixo:
Tenha atenção ao painel de gestão e de resultados
Confira os recursos nativos e gratuitos
Priorize plataforma de e-commerce com integrações
Escolha uma plataforma com personalização de temas
Entenda as configurações de SEO
Verifique a disponibilidade do suporte
Fique por dentro dos mecanismos de segurança
Confira se existe versão para celular
Crie sua conta grátis
Preencha seus dados, como login, senha e nome da sua loja virtual
Clique em “Cadastrar”
Confirme o recebimento de e-mail
Pronto, sua loja virtual grátis foi criada!