Para quem possui um e-commerce com importação de produtos, é fundamental acompanhar o rastreio no dropshipping. Afinal, essa atividade faz parte do cotidiano e demanda gerir um bom sistema de rastreamento, pois tem impacto direto na experiência de compra do cliente.
É por isso que o rastreio de dropshipping auxilia vendedores e clientes a localizar onde estão os produtos adquiridos, desde a saída do fornecedor até o tempo estimado de entrega para quem os comprou.
Neste artigo, você vai aprender como funciona o rastreio de dropshipping, quais são os melhores plugins disponíveis no mercado e como integrar a sua Loja Virtual da Yampi com diferentes aplicativos de rastreio. Vamos nessa ✨
Por que você deve enviar código de rastreio no dropshipping
Dropshipping é uma modalidade de venda de produtos em que o lojista não possui estoque próprio, mas faz parceria com distribuidores e fornecedores, que ficam responsáveis por embalar e enviar para o consumidor final.
Aliás, essa é uma área em grande crescimento global: dados da Statista apontam que o mercado de dropshipping deve atingir a marca de US$ 476 bilhões até 2026!
O rastreio no dropshipping tem vantagens para todos os envolvidos no processo de compra e venda. Os clientes ficam tranquilos com a transparência das informações sobre o status do pedido e os vendedores podem avaliar a qualidade do serviço de entrega dos parceiros de estoque.
Além disso, podemos destacar outros benefícios diretos que surgem a partir do rastreio no dropshipping, como:
- Diferencial competitivo: sua loja virtual ganha destaque entre as que não fornecem esse serviço direto aos consumidores;
- Confiança: seus clientes passam a confiar nos serviços prestados pela sua loja, assim como nos fornecedores escolhidos;
- Diminuição de custos: em vários aspectos, como atendimento, suporte ao cliente, devolução de produtos, cancelamento de compras, e por aí vai;
- Aumento no LTV: quando seus clientes confiam na loja, voltam a comprar e por mais tempo, aumentando o valor do relacionamento do cliente com a loja – o Lifetime Value.
Na grande maioria das vezes, os fornecedores de dropshipping são internacionais, geralmente da China – país conhecido pelo comércio de produtos em larga escala e com preços mais baixos.
Por isso, os lojistas devem ter atenção redobrada na disponibilização do status do pedido, para que o cliente tenha a certeza de que o produto está a caminho.
Como facilitar o rastreio no drop? Conheça 6 aplicativos
Existem muitos aplicativos para rastreio de dropshipping disponíveis na internet, que vão desde opções gratuitas e pagas de acordo com a quantidade de pedidos realizados no mês.
Separamos 6 opções de apps de rastreio para drop, tanto gratuitas como pagas. Confira os detalhes para entender qual pode funcionar melhor no seu e-commerce:
Rastreio de Encomendas na Yampi
Sabia que é possível acompanhar o seu pedido na Yampi? Para isso, é só acessar a nossa página de Rastreio de Encomendas, inserir um código válido dos Correios e conferir as informações.
A melhor parte? A funcionalidade é 100% gratuita e você pode enviar para os seus clientes acompanharem o caminho da encomenda até chegar no endereço de destino. E não precisa ser cliente da Yampi para usar este recurso: ele está disponível para todo mundo que tenha um código dos Correios.
17track
O 17track é uma ferramenta de gestão de rastreio global, que integra mais de 1500 transportadoras e 120 companhias aéreas, simplificando a localização dos pedidos através do código.
A ferramenta possui versão gratuita para quem realiza até 200 pedidos por mês, e pacotes de versões pagas a partir de US$ 9 mensais.
É possível incluir a 17track na sua Loja Virtual da Yampi através da API de rastreamento e, também, fornecer o link de acesso do site para que seus clientes busquem na página de autoatendimento do app.
Track 123
O aplicativo Track 123 também possui conexão com mais de 1.000 transportadoras nacionais e internacionais, bem como com companhias aéreas, com painel de visualização e status do pedido.
A principal diferença nessa ferramenta é a maneira utilizada para cobrar as operações. Para pequenos negócios, não há pagamentos até 100 pedidos. A partir de 1.000 entregas, a ferramenta custa US$ 3 por mês.
Outro ponto importante é que o site da Track 123 não possui tradução para português, o que pode dificultar a compreensão do sistema.
Ordertracker
A Ordertracker é uma ferramenta de rastreio global e gratuita até 50 entregas por mês. A partir de 100 remessas, a plataforma custa US$9 mensais.
Possui conexão com mais de 1.200 empresas globalmente e permite a criação de páginas personalizadas de rastreamento através de widgets.
Dentro da Ordertracker, existe um módulo de dropshipping, que permite ocultar o país de origem dos produtos.
Aftership
Na mesma linha dos anteriores, o Aftership também fornece uma página de rastreamento de produtos para 1.051 transportadoras nacionais e internacionais.
A vantagem do Aftership é que a ferramenta utiliza inteligência artificial para prever a estimativa de entrega, que pode ser utilizada na descrição dos produtos dentro da loja virtual.
O plano é gratuito até 50 remessas, mas para acessar as funcionalidades de envio de status do pedido, por exemplo, é necessário assinar o plano Premium, que custa US$ 239 por mês. A ferramenta não possui tradução para português no site.
Rastreio.net
O aplicativo Rastreio.net possui integração com as principais empresas de logística nacionais e internacionais, e integração nativa com a sua loja da Yampi.
As informações dos produtos são enviadas automaticamente para os compradores, com notificações por e-mail, SMS ou aplicativos de mensagem sobre a mudança no status dos pedidos.
A principal vantagem do Rastreio.net é que você pode selecionar a opção de esconder o país de origem do produto e gerar notificações apenas quando a entrega chegar no Brasil.
A ferramenta é gratuita para testes de 7 dias, mas possui pacotes com valores atrativos em reais, começando por R$29 para quem possui até 50 pedidos por mês.
Como adicionar o código de rastreio na minha loja de dropshipping?
Dentro da visão geral da sua Loja da Yampi, você pode configurar o frete e rastreamento com as ferramentas integradas nativamente, como Correios, Frenet, Intelipost, Melhor Envio e Rastreio.net.
Mas além dessas, também é possível configurar uma página de rastreamento de pedidos personalizada, utilizando, por exemplo, um dos aplicativos externos que mostramos no tópico anterior.
Então, vamos aprender a disponibilizar o rastreio dos pedidos dentro da Yampi?
Opção 1: Utilize um link externo
Dentro das configurações da sua Loja Virtual, no menu lateral esquerdo, vá até “Temas” e, em seguida, selecione “Personalizar”.
Dentro da página de personalização do tema, clique em “Cabeçalho”, no canto esquerdo, procure pelo espaço “Link para rastreio de pedidos”.
Adicione o link do serviço externo de rastreamento e salve a configuração para que o link fique disponível na parte superior do site.
Opção 2: Crie uma página personalizada de rastreio
Dentro do Painel da Yampi, utilize o menu da lateral esquerda e selecione “Configurações”.
Vá até “Páginas informativas” e selecione a opção “Nova página”. Haverá um campo em branco para preencher o título da página e o conteúdo.
Dentro do conteúdo, ao clicar nos três pontinhos, você tem acesso ao código fonte, e é aqui onde a mágica acontece.
Após selecionar qual será o seu fornecedor de rastreamento, você precisa personalizar um código script para inserir na opção de código fonte e gerar as informações dentro da página de rastreamento criada.
Acessando esse link da Host2B, você pode copiar e colar um código script personalizado para a Yampi, bastando substituir as informações entre aspas por seus dados, como o link do site de rastreamento, o nome da sessão, entre outros.
Opção 3: Integre o sistema do Rastreio.net disponível na Yampi
Essa é provavelmente a maneira mais simples de ter uma página de rastreamento disponível na sua loja da Yampi.
Na página inicial, no menu lateral esquerdo, busque a opção “Configurações” e, em seguida, “Logística”.
Ao deslizar a página para baixo, você encontra as opções disponíveis para integração. Entre elas, a Rastreio.net, que possibilita acompanhar o status de pedidos nacionais e internacionais.
Selecione “Configurar” e siga o passo a passo do vídeo abaixo:
Código de rastreio fácil para produtos no Brasil
Com a Yampi, a sua loja possui um sistema simplificado de rastreamento de pedidos integrado com os Correios!
Mas como você pode utilizar essa nova funcionalidade para o dropshipping? Vamos te explicar:
Primeiro, você precisa entender melhor sobre quais são as possibilidades e contratar os serviços de logística dos Correios específicos para e-commerce. As informações estão disponíveis aqui.
Uma vez que o produto esteja dentro do Brasil, ele será alocado no sistema dos Correios e, a partir daqui, o rastreamento estará disponível dentro da ferramenta da Yampi.
Meu cliente não localiza seu produto. E agora?
Ao lidar com fornecedores externos, como é o caso do dropshipping, você corre o risco do código de rastreamento fornecido não funcionar e, por consequência, seu cliente não conseguir localizar o produto.
O primeiro passo para evitar situações complicadas é escolher os melhores fornecedores, que tenham boas avaliações sobre a logística e entrega dos produtos. Se, mesmo com bons fornecedores e de confiança, houver problemas com a localização dos produtos, siga o passo a passo a seguir para manejar a situação da melhor maneira possível.
Mantenha uma comunicação ativa
Informe o seu cliente sobre os progressos na busca pelo produto ou nas ações tomadas para resolver a situação para manter a tranquilidade no processo.
Confirme as informações que seu cliente forneceu
Peça ao cliente para verificar novamente o nome, descrição ou código do produto que está procurando. Erros de digitação ou informações incorretas podem levar a dificuldades na localização do produto.
Confirme a disponibilidade do produto no estoque
Entre em contato com o fornecedor do produto para confirmar se está disponível em estoque. Algumas vezes, os produtos podem estar temporariamente indisponíveis devido a problemas de estoque ou produção.
Explique a situação ao cliente
Comunique de forma clara e honesta a situação que aconteceu ao cliente, seja a falta de estoque ou falhas com o fornecedor. Explique que o produto pode estar temporariamente indisponível mas que é possível encontrar alternativas similares.
Indique um prazo para localizar o produto
Se o produto estiver indisponível no momento, forneça ao cliente um prazo realista para que você possa verificar com o fornecedor ou localizar outras fontes para cumprir a venda.
Ofereça opções similares
Se o produto específico não estiver disponível, procure por itens similares que possam atender às necessidades do cliente. Ofereça alternativas que sejam de qualidade comparável ou melhores, mas pelo mesmo preço.
Faça um reembolso ou crédito
Se todas as opções para obter o produto falharem, ofereça ao cliente um reembolso total ou um crédito para uma compra futura como maneira de compensar pela falha.
Considere outras opções de fornecedores
Caso o produto esteja esgotado no parceiro atual, procure outros fornecedores que possam ter o mesmo material disponível.
Lembre de sempre priorizar a satisfação do cliente e buscar soluções que atendam às necessidades da melhor maneira possível. Isso ajudará a construir uma relação de confiança e fidelidade com quem compra na sua loja virtual.
Simplifique a gestão de frete com os modelos de planilhas da Yampi
O rastreamento do dropshipping é um dos passos mais importantes da logística da sua operação.
É por isso que a organização dos produtos em planilhas pode ser uma boa ideia para controle de frete e logística!
Criamos uma série de planilhas para que você ganhe tempo produtivo selecionando seus produtos e vendendo mais com a Yampi.