Eles são inevitáveis, mas não precisam ser um pesadelo: os carrinhos abandonados fazem parte do dia a dia de quem tem e-commerce. Por isso, é importante conhecer técnicas e estratégias para reverter esse cenário e recuperar essas vendas.
A taxa de carrinho abandonado preocupa muitos vendedores do e-commerce. E com justificativa, considerando que essa taxa chegou a 79,53% mundialmente em 2023, segundo uma pesquisa da SaleCycle.
A boa notícia é que, assim como existe uma série de motivos que levam as pessoas a adicionarem itens ao carrinho e depois desistirem da compra, também há formas de evitar que isso aconteça e recuperar vendas perdidas.
É o que vamos te mostrar no artigo de hoje. Continue lendo para descobrir:
O que é carrinho abandonado, afinal?
Quando um visitante coloca itens no carrinho, mas não prossegue para realizar o pagamento e finalizar o pedido, podemos dizer que isto é um abandono de carrinho. Em outras palavras, o carrinho abandonado é uma situação de desistência de compra durante a navegação em um site.
Um estudo da Baymard destacou que cerca de 70% dos consumidores desiste de uma compra online. Esse número pode parecer alto, mas os carrinhos abandonados são muito comuns no e-commerce.
Isso porque os motivos para o abandono de carrinhos são diversos, que vão desde uma experiência de compra ruim até um checkout complexo e com muitas etapas.
Esses são alguns exemplos de pessoas que realmente pretendem adquirir um item mas desistem no meio do caminho, mas existem diversos outros. Entenda os motivos por trás dos carrinhos abandonados no e-commerce 👇
Por que as pessoas abandonam o carrinho?
Como dissemos, há diferentes razões que podem levar uma pessoa a desistir de uma compra online, mesmo depois de já ter adicionado produtos ao carrinho.
A boa notícia é que as principais razões estão relacionadas à experiência que seus clientes têm na sua loja. Ou seja, são coisas que você pode – e deve – melhorar para garantir mais vendas. Vamos a elas?
Frete muito caro
Um dos fatores mais importantes na decisão de compra: o frete contribui muito para aumentar a taxa de carrinhos abandonados. Às vezes, custando mais caro do que o próprio produto.
É o que revela também um estudo que realizamos: 68% dos carrinhos são abandonados na etapa de preenchimento de dados, sendo o frete o fator que mais pesa na decisão.
Os consumidores veem nesse valor uma espécie de “custo escondido”, ainda mais quando só é revelado na hora do checkout. Isso causa frustração e faz com que eles desistam na mesma hora da compra.
💡 Leia também: 6 dicas para ter frete mais barato na sua loja virtual
Fluxos complexos e demorados
Você pode até ter conquistado um cliente em potencial oferecendo o produto que ele procurava. As fotos e vídeos chamativos, somados a uma boa descrição, fizeram com que ele adicionasse o item ao carrinho.
Mas se na hora de finalizar a compra, essa pessoa se deparar com um fluxo muito difícil, cheio de etapas e dados para preencher, sua vontade de chegar até o final pode ser abalada.
Lembre que consumidores online tendem a ser imediatistas, já que a maior parte das coisas na internet é instantânea, demandando apenas um clique. Isso significa que qualquer processo que pareça complexo demais pode os afastar.
Poucas opções de pagamento
Imagine que o consumidor não só gostou do produto que adicionou ao carrinho como está disposto a finalizar a compra na mesma hora. Mas, quando chega ao checkout, não encontra o método de pagamento de sua preferência.
Nesses casos, as chances de desistência são muito grandes, já que a pessoa pode não estar disposta ou não ter como efetuar a compra de outra forma. Sua alternativa, então, vai ser buscar por outra loja virtual.
💡 Leia também: Como funciona os gateways de pagamento?
Site que não parece seguro
Um dos grandes medos dos consumidores em geral é ser vítima de um golpe pela internet, como acontece quando empresas de fachada vendem produtos fictícios e não fazem a entrega.
Por isso, se a sua loja não conta com selos e avisos de segurança, além de um checkout transparente que permita a finalização do pagamento dentro da própria loja, pode ser que a desconfiança dos consumidores leve à desistência da compra.
Cálculo da taxa de abandono
Antes de saber como reverter esse cenário, primeiro você precisa compreender qual a taxa de abandono de carrinho da sua loja virtual. Este indicador revela a porcentagem de clientes que adicionaram itens ao carrinho de compras e não finalizaram o pagamento.
Ou seja: através deste cálculo é possível saber a taxa de clientes em potencial que estão escapando da sua loja. A conta é simples:
Taxa de abandono de carrinho = número total de pedidos pagos/número de carrinhos criados
Para transformar isso em porcentagem, é só subtrair o total de 1 e multiplicar por 100.
Qual é a taxa de carrinho abandonado considerada “normal”?
Um estudo da Baymard apontou que a taxa média universal de carrinho abandonado é de quase 70% no e-commerce – ou seja, o ideal é se manter abaixo desse valor.
Claro, isso é na teoria: você precisa olhar para outros aspectos da sua loja virtual, como a sua taxa de conversão, número de pedidos e total de visitantes. Quanto menor for a taxa de abandono de carrinho, melhor para o seu negócio, pois significa que os clientes estão finalizando as compras.
Para definir um valor ideal para a sua loja virtual, o primeiro passo é mapear como está a sua taxa atual, analisar os motivos para as desistências e traçar estratégias para diminuir esse número.
💡 Leia também: Quais as principais métricas do e-commerce?
11 dicas para recuperar e evitar carrinho abandonado
Saber quais são as causas mais comuns do carrinho abandonado é fundamental. Agora, precisamos empregar estratégias para contornar essas situações e garantir mais vendas.
A seguir, confira 10 dicas para evitar que as pessoas desistam da compra na sua loja e para recuperar carrinhos que foram abandonados.
1 – Use uma plataforma de e-commerce estável e segura
Essa é a primeira das estratégias por ser a mais importante, já que vai contribuir não apenas para diminuir sua taxa de carrinhos abandonados, mas também para que seu negócio como um todo tenha um bom desempenho.
Se o site da sua loja é estável (isto é, não fica caindo o tempo todo), carrega rápido e transmite segurança, isso com certeza vai agradar os visitantes e fazer com que eles se tornem clientes.
Na Yampi, por exemplo, você pode criar sua loja virtual com a tranquilidade de contar com um ambiente 100% seguro, com servidores estáveis e alta velocidade de carregamento.
2 – Aceite diferentes formas de pagamento
Para garantir que seus clientes vão sempre encontrar a forma de pagamento que desejam no checkout, o ideal é oferecer os métodos mais utilizados no e-commerce atualmente.
São eles: cartão de crédito e débito, boleto, transferências bancárias e o Pix, que vem se popularizando cada vez mais e, inclusive, conta também com a versão de Pix parcelado.
Inclusive, a Yampi foi pioneira em oferecer o Pix como forma de pagamento no checkout. Além disso, oferecemos integrações com os principais gateways do mercado. Você pode incluir quantos quiser, sem pagar nada a mais por isso.
🎓Aprenda o que é gateway de pagamento:
3 – Ofereça descontos exclusivos e frete grátis
Para incentivar os consumidores a tomarem a decisão de compra, oferecer descontos exclusivos é sempre uma boa opção.
Você também pode oferecer frete grátis em compras acima de um valor X, por exemplo, evitando o abandono e contribuindo para que as pessoas incluam mais itens ao carrinho.
Na Yampi, você tem a opção de oferecer produtos complementares com desconto na hora do checkout através do Order Bump, um recurso nativo que aumenta seu ticket médio.
🎥Aprenda como oferecer fretes mais baratos na sua loja:
4 – Envie mensagens de recuperação
Essa é uma estratégia muito utilizada no e-commerce e da qual você provavelmente já foi alvo. Lembra de ter desistido de uma compra e, um tempo depois, ter recebido um e-mail com um lembrete sobre ela? Pois então!
Ao abrir essa mensagem, a pessoa se depara novamente com o produto que a interessou, e você tem uma nova chance de convencer ela a finalizar a compra. Chance essa que aumenta se o lembrete vier com um desconto.
Mas enviar essas mensagens uma por uma, além de cansativo, toma muito tempo da sua gestão. É por isso que a Yampi oferece o envio automático de e-mails e SMS de recuperação, com modelos prontos que você pode alterar conforme achar melhor.
5 – Conte com um checkout que converte
Essa é uma dica de ouro para evitar carrinhos abandonados, já que o verdadeiro terror dos consumidores no e-commerce é ter que enfrentar processos de compra burocráticos demais.
Sendo assim, é importante contar com uma ferramenta como o checkout da Yampi, que além de personalizável, reduz o número de passos e pede apenas dados essenciais para a compra. Isso faz toda a diferença para aumentar suas vendas.
Para ficar ainda melhor, ele também sinaliza qual foi a última etapa do checkout que seus clientes preencheram antes de abandonarem o carrinho, o que te ajuda a direcionar estratégias mais assertivas para recuperação dessas vendas.
6 – Tenha programas de fidelidade:
Uma maneira simples e eficaz de diminuir os carrinhos abandonados na sua loja é através de programas de fidelidade, de vantagens ou de recompensas. Esse tipo de estratégia funciona como um gatilho mental de reciprocidade: o cliente se sente mais inclinado ao finalizar a compra ao perceber que terá benefícios ou vantagens.
Além de diminuir o número de carrinhos abandonados, os programas de recompensas também auxiliam na fidelização de clientes.
Existem empresas que oferecem descontos e brindes a partir de um certo número de compras, outras preferem um sistema de pontos ou milhas que podem ser trocados por produtos ou serviços. Vale avaliar o que faz mais sentido para os seus clientes e o que pode reverter o seu cenário de carrinhos abandonados.
7 – Adicione uma lista de desejo na sua loja
Um dos motivos que levam ao abandono de carrinho é que muitas pessoas utilizam essa funcionalidade como uma “lista de desejos”, para salvar aquilo que consideram interessante. Então, por que não adicionar esse recurso na sua loja virtual?
Assim, você não só diminui a taxa de abandono de carrinho, como também oferece uma experiência de compra personalizada, o que aumenta as chances de tornar o seu cliente recorrente.
Leia também: Como tornar e manter um cliente recorrente?
8 – Faça remarketing nas mídias sociais
Use anúncios para recuperar aqueles clientes que se interessaram por produtos da sua loja, mas não finalizaram o pedido. Através do pixel, é possível criar campanhas de marketing certeiras e personalizadas, mostrando os itens deixados no carrinho e convidando o comprador para concluir a compra.
O remarketing, inclusive, é uma estratégia essencial para recuperar os carrinhos abandonados: uma boa campanha desse tipo pode trazer até 50% mais vendas, de acordo com o Adwisely.
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9 – Utilize pop-ups de saída
Os pop-ups de saída são aquelas janelas que abrem automaticamente quando um usuário está prestes a sair do site. É uma excelente forma de chamar a atenção de um cliente que está perto de desistir de uma compra.
Você pode usar esta ferramenta para destacar o valor agregado do produto, oferecer um desconto imperdível ou uma oferta especial para o cliente finalizar a compra.
10 – Faça testes e otimize seu carrinho
Já pensou que às vezes a sua loja virtual não atinge as vendas planejadas porque o seu carrinho de compras não oferece uma boa experiência ao consumidor?
Uma boa dica é realizar testes para conferir o que pode melhorar a conversão – talvez um botão de outra cor, uma melhor disposição dos itens, uma copy para vendas mais persuasiva…
Experimente diferentes versões e acompanhe as métricas do seu e-commerce para melhorar a sua taxa de abandono de carrinho.
11 – Crie uma trilha de recuperação de carrinho
Não é só enviar uma mensagem relembrando o cliente dos produtos esquecidos: é preciso criar um funil de recuperação, com mensagens personalizadas e diferentes canais de contato.
Com os recursos de personalização da Yampi, você encanta o seu consumidor com as mensagens certas nos canais certos, e monta uma oferta pensada nos mínimos detalhes, especialmente para ele.
Também é possível personalizar os cupons de desconto e criar botões de compra atrativos para deixar sua mensagem ainda mais irresistível.
Dica extra: recupere carrinho abandonado com o app da Yampi
Quem tem uma Loja Virtual ou Checkout Transparente na Yampi também pode baixar o nosso aplicativo para gerenciar sua operação de qualquer lugar.
Com ele, você recebe notificações a cada nova venda, acompanha seus pedidos e os resultados do seu negócio.
Além disso, é possível habilitar a opção de receber notificações quando tiverem carrinhos abandonados na sua loja. Assim, você consegue enviar mensagens de recuperação para o WhatsApp de clientes pelo próprio app.
Leia também: Benefícios do App da Yampi para o seu e-commerce
3 dicas para uma excelente copy para recuperar carrinho abandonado
Para fazer com que um cliente não desista da compra – ou retorne à ela – você precisa trabalhar bem o caráter persuasivo do seu texto, isto é, da sua copy de vendas. Por isso, uma dica importante para construir e-mails e mensagens instigantes é oferecer ofertas personalizadas e cupons de desconto que atraiam a atenção do cliente.
Destacar o valor das ofertas também é uma boa ideia, de forma a mostrar ao consumidor o que ele pode estar perdendo ao deixar o carrinho. Essa é uma excelente estratégia para clientes que estão em dúvidas se estão fazendo um bom negócio.
O que nos leva à próxima dica! Utilizar gatilhos mentais de escassez (“só tem mais dez unidades”), de urgência (“essa promoção só vale até amanhã”) e de exclusividade (“essa oferta é só para clientes VIP”) são fundamentais para trazer de volta clientes.
Como analisar os dados de abandono de carrinho?
O primeiro passo para recuperar e evitar carrinhos abandonados você já deu: ler este artigo e ficar por dentro de estratégias e dicas para reverter esse cenário.
O segundo é acompanhar e monitorar as métricas do seu e-commerce. Não só a taxa de carrinho abandonado, mas também as taxas de conversão e o número de visitantes que o seu site recebe.
A partir do monitoramento dessas informações, é possível realizar testes para melhorar os resultados, descobrir pontos de atenção no seu e-commerce e planejar ações mais certeiras para melhorar a experiência dos usuários e aumentar as vendas.
Recupere seus carrinhos abandonados com a Yampi
Viu como diminuir sua taxa de carrinhos abandonados não é assim tão difícil? Basta saber quais são as estratégias e ferramentas certas para usar.
Sem dúvidas, a personalização de mensagens para recuperar essas vendas é uma das ações mais importantes que você deve tomar em um cenário de abandono de carrinho.
Por isso, conte com o recurso gratuito da Yampi para recuperar essas vendas e aumentar o faturamento do seu negócio!
O carrinho abandonado é uma situação de desistência de compra durante a realização de um pedido em um e-commerce.
Para calcular a taxa de abandono de carrinho é preciso realizar a conta: Taxa de abandono de carrinho = número total de pedidos pagos/número de carrinhos criados. Para transformar o resultado em porcentagem, é só subtrair o total de 1 e multiplicar por 100.
Use uma plataforma de e-commerce estável e segura
Aceite diferentes formas de pagamento
Ofereça descontos exclusivos e frete grátis
Envie mensagens de recuperação
Conte com um checkout que converte
Tenha programas de fidelidade
Adicione uma lista de desejo na sua loja
Faça remarketing nas mídias sociais
Utilize pop-ups de saída
Faça testes e otimize seu carrinho
Crie um funil de recuperação de carrinho