Ao contrário do que já foi um dia, hoje, montar uma loja virtual do zero se tornou algo bem mais simples graças à tecnologia.
Com a plataforma certa, colocar o seu e-commerce no ar, personalizar do seu jeito, e anunciar produtos é, inclusive, a parte mais fácil. Por outro lado, fazer o planejamento do seu negócio e traçar as estratégias certas para se destacar da concorrência e vender mais é algo mais trabalhoso.
Mas não se preocupe! Estamos aqui para te ajudar com isso. Neste artigo, você vai descobrir como montar uma loja virtual, dicas para planejar o seu negócio e como personalizar seu e-commerce para garantir bons resultados nas vendas. Confira 👇
Quanto custa montar uma loja virtual? Vale a pena?
operação que você deseja. Isso inclui quais produtos serão comercializados, quanto será gasto com anúncios, como será feita a operação logística etc.
Além disso, é preciso colocar na conta os gastos com formalização jurídica, impostos e outras despesas que podem ser necessárias, como aluguel de equipamentos, salário de funcionários e custos com matérias-primas.
Quem pretende montar uma loja virtual para fazer dropshipping, por exemplo, tem ainda menos custos, já que não precisa se preocupar com gastos com estoque, depósito ou embalagens. Tudo isso fica por conta dos fornecedores parceiros.
A boa notícia é que você não precisa gastar nem um centavo para montar a sua loja virtual: com a plataforma certa, esse investimento é nulo. Na Yampi, por exemplo, o plano Basic é grátis para sempre, o que significa que o lojista só paga se vender.
Há ainda os planos Starter, para quem está começando a alavancar as vendas, e o Pro, ideal para os empreendedores que estão de olho na escalabilidade do negócio.
Como montar uma loja virtual do zero? 5 dicas de planejamento
A facilidade de criar uma loja virtual não pode fazer com que você atropele as etapas: para garantir que o seu e-commerce seja bem-sucedido e tenha boas vendas, é importante ter um planejamento bem detalhado e organizado.
Isso porque planejar com calma o seu negócio também economiza dinheiro, poupa tempo e permite conquistar bons resultados a longo prazo.
Afinal, um bom conhecedor do mercado, da concorrência e dos pontos fortes e fracos da própria loja virtual consegue antecipar problemas e corrigir rotas com mais rapidez e assertividade.
Veja 5 dicas de planejamento para montar a sua loja virtual:
1. Defina objetivos
Onde você quer chegar com a sua loja virtual? Pode parecer que responder essa pergunta durante a etapa de planejamento é colocar o carro na frente dos bois, mas sem definir objetivos é impossível construir um negócio.
As metas devem guiar todas as ações e campanhas de vendas do e-commerce. Por isso, uma dica fundamental para montar uma loja virtual de sucesso é pesquisar bastante, analisar o mercado e se atentar para métricas importantes que indicam o crescimento do negócio.
2. Analise bem as opções de loja virtual
Na hora de montar uma loja virtual do zero, primeiro você deve definir exatamente qual tipo de empreendimento é o melhor para você: e-commerce tradicional ou operação de dropshipping?
Analise bem as opções, levante os pontos positivos e negativos de cada um deles e verifique qual é a melhor alternativa para o seu perfil ou para os objetivos que você quer alcançar.
Por exemplo: você quer se preocupar apenas com a criação da loja virtual e deixar o resto com fornecedores parceiros? Pode ser que o drop seja uma boa alternativa. Agora, se você quer vender os próprios produtos e gerenciar todas as etapas do pedido, o e-commerce tradicional é a resposta.
3. Escolher ou não um nicho de mercado?
Uma das preocupações iniciais de quem está começando no e-commerce é se deve montar uma loja virtual de nicho, isto é, voltada para um público específico, ou mais abrangente, que não atua em um único segmento.
Você pode criar uma loja virtual de eletrônicos em geral para não limitar tanto o seu campo de atuação, por exemplo. Mas se quiser trabalhar com uma fatia ainda mais restrita do mercado, pode construir um e-commerce no nicho gamer e comercializar apenas itens deste universo.
Isso vale não só para os produtos da sua loja, mas também para toda a comunicação com a base de clientes e audiência.
Se você está na dúvida entre segmentar ou não, aqui vai uma dica para te ajudar nessa missão: ter uma loja virtual de nicho pode trazer mais autoridade para a sua marca e facilitar na hora de criar campanhas de marketing mais assertivas.
Por outro lado, os e-commerces menos segmentados têm mais flexibilidade no catálogo de produtos e mais autonomia para corrigir rotas e mudar estratégias. Cabe a você avaliar o cenário, analisar o mercado e decidir pela melhor estratégia.
💡 Leia mais: Como escolher um nicho para e-commerce
4. Calendarize as suas ações
Uma das partes indispensáveis do planejamento é a calendarização de ações de vendas e marketing. Afinal, são elas que vão alavancar as vendas e trazer resultados concretos para a sua loja.
Portanto, uma ótima ideia é dividir o ano em partes, analisar as datas comemorativas que podem ser exploradas pela sua loja e planejar as ações para cada uma delas. Fique de olho no calendário comercial e, principalmente, faça um mapeamento das campanhas da sua concorrência direta.
Nem todas as datas comerciais precisam ser exploradas. É preciso mapear aquelas que são mais interessantes e que podem trazer resultados concretos para o seu negócio. Assim, é possível focar os esforços nessas ocasiões, traçar campanhas de vendas e personalizar a loja para esses períodos.
💡 Leia também:
- Calendário comercial
- 6 ideias para vender no Carnaval
- Black Friday: personalize sua loja virtual com esse passo a passo
5. Defina métricas e resultados
Agora que você sabe onde você quer chegar com a sua loja, vamos olhar para as métricas que você deve incluir no seu planejamento. São elas que indicam se as suas ações estão trazendo resultados ou se você deve rever algum plano que não está dando certo.
Alguns dos principais indicadores para ficar de olho são a taxa de conversão, taxa de rejeição, ticket médio da loja e o custo de aquisição de novos clientes.Vale mapear esses números e, principalmente, acompanhar de perto e comparar os resultados em diferentes períodos. Essa atitude, embora simples e um pouco trabalhosa, traz insights sobre o seu próprio negócio e contribui para mais assertividade na tomada de decisão.
Não sabe configurar sites? Veja 5 recursos essenciais para a sua loja virtual
A parte mais difícil de montar uma loja virtual do zero é o planejamento, mas uma vez cumprida esta etapa, é hora de colocar a mão na massa.
Se você está pensando que é preciso conhecer linguagens de programação web para colocar o seu site no ar, temos uma excelente notícia: com a ajuda de plataformas como a Yampi, você consegue criar e personalizar a sua loja do jeito que desejar, de forma simples e intuitiva.
Veja 5 recursos para incluir no layout da sua loja e aumentar a conversão das vendas:
1. Personalização geral do site
A experiência do usuário (UX) é um dos elementos mais importantes de um site, pois é responsável por encantar (ou espantar) os clientes. Isso porque uma loja confusa e esteticamente desagradável dificilmente vai conduzir o visitante para a finalização do pedido – além de sofrer penalizações na pesquisa do Google.
Portanto, quando falamos em e-commerce, há três aspectos que devem ser observados: funcionalidade, usabilidade e o prazer que a navegação da sua loja proporciona ao usuário.
Vale optar por uma plataforma que te dê liberdade para personalizar e ajustar os elementos, cores, fontes e banners da forma que você considerar mais interessante, além de garantir carregamento rápido e aplicar boas práticas de UX ao design.
🎥 Quer umas dicas de como personalizar a sua loja? Dá o play:
2. Versão Mobile
Já passou o tempo que o computador era o principal meio através do qual as pessoas compravam pela internet: hoje, esse posto pertence ao celular. Essa modalidade de compra, também chamada de m-commerce, só faz crescer. E a expectativa é que as vendas através do celular aumentem 126% até 2025!
Se você não quer ficar de fora e perder uma grande fatia do mercado, é importante observar se a plataforma escolhida para a sua loja virtual tem um design responsivo, que se adapta a diferentes tamanhos de tela e dispositivos.
Não é só caber em uma tela de celular: o conteúdo do seu site precisa oferecer, também, uma boa experiência de navegação mobile.
3. Provas sociais
Excelentes gatilhos de persuasão, as provas sociais podem ser grandes aliadas na hora de convencer potenciais clientes de que os seus produtos são de boa qualidade e de que a sua loja é de confiança.
Prova social é baseada na influência: as pessoas estão mais dispostas a acreditar no depoimento de alguém que já adquiriu um produto daquela marca. Isso aumenta consideravelmente a credibilidade do seu site.
4. Aplicação de cupons e descontos
Nada instiga mais o aumento de vendas do que oferecer descontos. Por isso, é natural que, eventualmente, você queira fazer alguma campanha de marketing e vendas, seja para queimar estoque, conquistar um público específico ou impulsionar o seu negócio em datas comemorativas.
A questão é que esse recurso precisa ser disponibilizado de forma nativa para que você não precise contratar outra plataforma só para isso. Portanto, opte sempre por uma plataforma que permita a fácil criação de descontos e o gerenciamento em massa desses cupons.
🎓 Aprenda a criar cupons de desconto com a Yampi Academy:
5. Compre Junto
Essa ferramenta é essencial para aumentar o ticket médio da sua loja virtual! Assim, você pode exibir, na própria página do produto, um item relacionado e oferecer uma compra conjunta.
Por exemplo: na venda de um computador, você pode oferecer também um mouse. O que acontece é que a pessoa provavelmente não iria adquirir este segundo item, mas pode acabar levando por impulso.
Essa estratégia, além de cair super bem na loja virtual, também pode ser utilizada na etapa do checkout para um combo ainda mais poderoso.
🎥Descubra outros recursos importantes:
Como montar e personalizar uma loja virtual grátis
Agora que você já sabe que é possível montar e personalizar uma loja virtual gratuitamente com a Yampi, vamos entender como completar essa missão com maestria.
O primeiro passo é criar uma conta gratuita na Yampi: a partir do painel administrativo, você tem acesso a todos os recursos nativos e gratuitos que vão te ajudar a personalizar a sua loja virtual.
Escolha um dos seis temas disponíveis: flexíveis e versáteis, eles se adaptam tanto ao e-commerce tradicional quanto a operações de dropshipping. Em seguida, mude o banner de destaque, insira categorias para os seus produtos, troque as cores, altere as fontes: o céu é o limite!
Para garantir que a sua loja virtual seja um sucesso também em vendas pelo celular, utilize as melhores práticas de usabilidade e explore recursos importantes para mobile, como o mini carrinho lateral, o botão de compra rápida e o botão flutuante.
Essas ferramentas estimulam tanto a compra de mais itens, quanto uma rápida finalização do pedido.
Monte a sua loja virtual gratuitamente com a Yampi
Para que a sua loja virtual tenha uma boa performance de vendas, não se esqueça de que é preciso trabalhar, paralelamente, estratégias de marketing e acompanhar constantemente os resultados das suas ações.
Na Yampi, você não só monta sua loja virtual gratuitamente, como também conta com ferramentas essenciais (e gratuitas) para garantir que seu e-commerce seja campeão em vendas.
Afinal, mais do que poder criar uma loja virtual sem gastar um centavo, a Yampi te ajuda a ter um negócio lucrativo.