Retirar na loja é uma opção vantajosa para os clientes, permitindo que busquem o produto comprado em uma loja online sem o custo do frete, e recebendo em menor tempo do que levaria a entrega convencional. Mesmo lojas que não possuem operação física podem investir em sistemas para retirada de produtos.
Você conhece alguma loja que permite a compra online, com retirada do produto na loja física?
No varejo, existem vários exemplos que utilizam essa estratégia multicanal, simplificando a vida de quem compra.
A proposta é a seguinte: vender online e ofertar uma maneira de retirada do produto no mesmo dia, ou em data próxima, sem custo de frete e mantendo o preço do e-commerce, que costuma ser mais em conta do que o comércio físico.
Será que essa é uma estratégia válida para todos os tipos de comércio eletrônico? E como é possível colocar em prática, mesmo sem ter uma operação física?
Continue a leitura para entender tudo sobre como retirar na loja as compras virtuais.
Como funciona a opção de retirar na loja?
Imagine o seguinte cenário: sua TV estragou repentinamente. Você começa a pesquisar online por opções que caibam no seu bolso, mas sem perder a qualidade.
Encontra, em um e-commerce, uma opção em conta e que apresenta a opção de retirar na loja física. Caso compre até determinado horário, é possível retirar no mesmo dia o produto.
Você também pode selecionar a entrega em casa, que leva em torno de 7 dias úteis. Ou, então, pode se deslocar até a loja ou centro de distribuição mais próximo e retirar o produto na loja, sem custo extra.
Da mesma maneira que as compras online facilitam a vida dos consumidores, a retirada na loja simplificou o recebimento do produto.
Essa estratégia de retirada na loja é conhecida como BOPIS (Buy Online, Pick Up In Store – em tradução literal: “compre online, retire na loja”).
É uma maneira de comprar que está em alta. De acordo com dados de uma pesquisa realizada pela Opinion Fox em 2023, 76% dos entrevistados já realizaram compras online com retirada na loja física.
Além da praticidade na compra e retirada do produto, essa é uma maneira de tornar o e-commerce omnichannel, fazendo com que a operação funcione em diferentes canais com o objetivo de melhorar a jornada de compra dos clientes.
Posso oferecer opção mesmo sem ter loja física própria?
Falando em promover uma melhor jornada de compra para os clientes, é possível investir na logística de retirada na loja mesmo para e-commerces sem operação física.
Para isso, existe a opção de contratar as dark stores – em tradução livre, “lojas escuras”, ou “lojas fantasmas”. São espaços de armazenamento, normalmente divididos entre vários lojistas, que possibilitam coletar e estocar produtos, até a disponibilização para retirada do comprador.
Esses espaços, também conhecidos como microhubs, contam com sistemas próprios de organização e gestão de pedidos, e são pagos periodicamente de acordo com o tamanho do espaço de armazenamento.
Outra opção para ter um sistema de entrega física mesmo sem loja própria é vender em marketplaces com sistema logístico próprio, como o Mercado Livre, por exemplo, que permite a retirada de produtos em agências parceiras.
5 vantagens de oferecer a opção de retirar na loja
Além de ser uma tendência na experiência do cliente, a venda multicanal com retirada na loja física apresenta vantagens para quem compra, o que resulta em uma melhor avaliação da loja virtual por parte do cliente.
Menor, ou nenhum, custo de frete
Oferecer a retirada na loja ou espaço físico isenta o pagamento da taxa do frete. Se não for possível retirar todo o custo, por conta do investimento em armazenamento, ao menos fica bastante acessível.
Isso acontece porque, uma vez que o cliente é quem busca o produto, a loja virtual evita o uso dos parceiros logísticos.
Agilidade na entrega
A depender da região do país, um frete comum leva, em média, uma semana até que o produto chegue nas mãos do cliente final.
Com a retirada na loja, o tempo de espera diminui consideravelmente. Algumas opções incluem até mesmo a retirada no dia da compra, caso seja finalizada até determinado horário.
Conveniência para quem compra
Ao escolher retirar o produto na loja física, quem compra ganha tempo, pode escolher onde buscar e, se a disponibilidade não for uma opção, pode indicar alguém para realizar a coleta.
Isso é possível porque, geralmente, a opção de retirada do produto necessita da apresentação de um documento com foto, com os dados indicados no momento da compra. Se o cliente indicar outra pessoa, basta preencher os dados no momento de finalizar o pedido.
Flexibilidade de horários
Assim como a conveniência, a disponibilidade de horários para retirada também facilita a organização do cliente.
Mais um ponto que ganha do frete convencional, que pode ser entregue a qualquer momento do dia, inclusive quando não há pessoas em casa para receber.
Devolução simplificada
Retirar o produto na loja física permite que a avaliação do produto seja feita com antecedência.
Caso a devolução seja necessária, o tempo entre receber e retornar o pedido é menor do que a espera convencional do frete, o que simplifica o processo.
Como oferecer opção retirada na loja? 4 dicas
Se você entendeu que oferecer a retirada do produto em um espaço físico é ideal para a sua loja virtual e está pensando em como organizar essa operação, estamos aqui para ajudar.
Confira as dicas para criar esse tipo de operação e incluir na sua loja virtual.
Selecionar um meio para retirada dos produtos
O espaço de retirada dos produtos pode ser uma filial física da loja virtual ou, caso não exista, um sistema de loja fantasma, como falamos antes.
Se a venda ocorrer também por marketplaces, vale averiguar os custos de armazenamento e distribuição próprios e calcular o que faz mais sentido de acordo com a realidade financeira da sua loja.
Se nenhuma das opções for viável (no caso das lojas virtuais com operações menores), talvez não seja o momento de utilizar essa opção.
Adequar a loja virtual com a opção de retirada
Com o local de retirada organizado, é necessário atualizar a loja virtual com a nova opção de retirada dos produtos.
No geral, essa possibilidade é fornecida no momento da escolha do frete.
Integrar os sistemas de estoque
O mesmo sistema que controla o estoque da loja virtual precisa ser utilizado para organizar as retiradas dos produtos na loja ou espaço físico.
Por isso, é sempre importante investir em um software ERP robusto, que controle as entradas dos pedidos e as saídas, de acordo com o meio.
Outro ponto é utilizar um sistema de etiquetas que simplifique o processo de registro dos produtos.
Atualizar em tempo real as ferramentas de gestão
A organização é fundamental para manter a ordem em operações multicanal. No momento em que for solicitada a retirada do produto na loja física, a ferramenta de gestão deve ser atualizada.
Cliente retirou o pedido? Um novo registro.
Se outra pessoa retirar o produto em nome do cliente, mais um registro no sistema.
As movimentações devem ser informadas em tempo real para evitar problemas futuros, como acúmulo de funções e, consequentemente, perda de dados importantes.
Como adaptar loja física para realizar entregas de compras online
Para quem já possui uma loja física e quer incluir a opção de retirada de produtos comprados na loja virtual, a parte mais complexa do processo está pronta – que é, justamente, ter um espaço físico para a retirada.
É importante investir em um bom ERP que conecte as operações física e digital, utilizando o mesmo estoque, mas com diferenciação do tipo de retirada do produto.
A segurança também é um fator de atenção nesse processo. Inclua um campo para informar se a retirada será feita pelo cliente ou por pessoa indicada e solicite os dados completos da pessoa. Na loja, indique à equipe a obrigatoriedade de apresentar um documento oficial de identificação.
Além disso, dispor de um espaço específico dentro da loja facilita a organização da equipe responsável e, também, a localização do cliente.
Habilitando o recurso “retirar na loja” na Yampi
Como vimos, oferecer a opção de retirada na loja tem várias vantagens para os clientes, facilitando a logística e entrega dos produtos.
Agora, vamos aprender a como disponibilizar essa opção na sua loja virtual.
Para quem possui e-commerce na Yampi, é possível configurar a retirada do produto na loja física de três maneiras: simplesmente ativando o recurso no Painel, com integração com a planilha de frete ou junto à Frenet.
Usando o recurso Retirar na Loja
É muito fácil oferecer essa opção com a Yampi! Basta entrar no seu Painel, acessar Configurações → Logística e clicar em + Novo Frete. Em seguida, selecione a opção Retire na loja e insira as informações, como nome do frete em “Local de retirada” e o CEP para aparecer os demais campos de endereço, que devem ser preenchidos.
Em “Disponibilidade de retirada” selecione os dias e preencha os horários que estarão disponíveis para o cliente retirar o produto. Pronto! É só salvar!
Configurando retirada na loja com planilha
Se você utiliza a planilha de frete, é necessário criar uma modalidade de frete nova, que compreende uma cidade, estado ou região específica (onde está localizada a sua operação física) e configurar no checkout.
Para isso, baixe a planilha modelo de frete da Yampi e inclua o CEP da região atendida. Faça upload do arquivo na loja e preencha as informações, informando o nome “retirada na loja” para essa nova planilha.
Desse modo, os clientes que preencherem um CEP igual ou próximo ao da loja física, recebem a opção de retirada na loja.
Salve as informações e comunique aos clientes.
Configurando retirada na loja com Frenet
Ao utilizar o parceiro logístico Frenet integrado à Yampi, o processo de configurar a retirada na loja é mais simples.
Acesse sua conta na Frenet e, na opção “meios de envio”, selecione “retirada na loja”.
Adicione e preencha as informações como faixa de CEP disponível para retirada, descrição do local e endereço completo.
Salve as configurações e informe aos clientes.
Se você ainda tem dúvidas ou precisa de auxílio em outros tópicos sobre as configurações da sua loja Yampi, acesse a nossa central de ajuda ou envie um e-mail para [email protected]. Conte com a gente! 😊
Na opção de retirar na loja, o cliente que realiza uma compra em uma loja virtual pode selecionar a possibilidade de retirar o seu produto em um espaço físico: seja na versão física da loja virtual onde realizou a compra, seja em algum centro de distribuição ligado ao e-commerce.
Sim, é possível investir na logística de retirada na loja mesmo para e-commerces sem operação física. Para isso, existe a opção de contratar as dark stores (espaços de armazenamento compartilhados) ou, então, vender em marketplaces com sistema logístico próprio.
Selecione um meio para retirada dos produtos
Adeque a loja virtual com a opção de retirada
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Atualize em tempo real as ferramentas de gestão