Garantir a segurança em pagamentos online para o e-commerce envolve cuidados gerais com a estrutura da loja virtual, uma comunicação clara e efetiva e, também, o conhecimento sobre quais são os tipos de fraude mais comuns no mercado.
Com frequência, somos impactados por notícias sobre as mais diversas maneiras de realizar golpes online. Uma matéria publicada no portal UOL afirma que 1 a cada 4 pessoas já foi vítima de um golpe financeiro na internet.
Mais do que nunca, é necessário reforçar medidas protetivas e garantir a segurança em pagamentos online no e-commerce.
Continue a leitura para entender como é possível atualizar e aumentar a segurança da sua loja virtual, utilizando ferramentas disponíveis para integração diretamente na Yampi.
A importância de investir na segurança em pagamentos online
No cenário digital, as fraudes financeiras são comuns. Segundo levantamento do Raio X da Fraude 2024, da consultoria BoaVista, a taxa de tentativas de golpe em e-commerces é de 32% em 2024.
Com o aumento expressivo das transações digitais, o e-commerce global deve ultrapassar US$ 9,3 bilhões até 2027, de acordo com dados divulgados no portal E-commerce Brasil.
Ao mesmo tempo, os crimes virtuais também crescem. Ao longo de 2024, as tentativas de fraude somam mais de R$ 1,2 bilhões, apenas a nível nacional. Ainda, como mostra o G1, o Brasil é o segundo país mais afetado por roubo de dados de cartões, um dos principais métodos de pagamento utilizados por lojas virtuais.
Tudo isso reforça a necessidade de adotar práticas de segurança rigorosas para o e-commerce, para garantir que os dados sensíveis dos clientes estejam protegidos e, como consequência, manter uma boa imagem da empresa.
Medidas para oferecer mais segurança nos pagamentos online
Ainda que a responsabilidade por fraudes bem-sucedidas não seja exclusiva das lojas virtuais, todo e-commerce deve investir em ações e tecnologias para aumentar a segurança dos pagamentos online.
Parte da segurança nos pagamentos online depende da conscientização do consumidor. Aplicar boas práticas, como o uso de senhas fortes, não compartilhar informações pessoais em redes públicas e a importância de manter antivírus e firewalls atualizados, pode reduzir significativamente o risco de fraudes.
Falando especificamente das ações para a loja virtual, destacamos algumas das principais para garantir a segurança nos pagamentos online dentro do e-commerce.
Contar com autenticação de dois fatores
A autenticação de dois fatores é uma das medidas mais eficazes para aumentar a segurança em transações online.
Ao solicitar um segundo fator de autenticação (que pode ser um código enviado por SMS ou gerado por aplicativos), o sistema impede que apenas uma senha seja suficiente para realizar compras.
Ter certificação SSL e protocolos de criptografia atualizados
Plataformas de e-commerce que utilizem certificados SSL garantem que todas as informações transmitidas entre o cliente e o servidor sejam criptografadas, dificultando a localização e uso de dados sensíveis por terceiros.
A maneira mais simples de entender se um e-commerce possui esse tipo de certificação é localizar o símbolo de cadeado ao lado da URL.
Para quem possui uma loja virtual configurada na Yampi, por exemplo, o certificado SSL está incluso no pacote, sem custo adicional.
Estar em conformidade com o PCI DDS
Quem lida com pagamentos online no e-commerce precisa estar de acordo com o PCI DDS (Payment Card Industry Data Security Standard – ou padrão de segurança de dados da indústria de cartões de pagamento).
Este padrão estabelece requisitos específicos para o tratamento de informações de cartão de crédito, o que garante um nível elevado de proteção.
Para entender detalhes sobre o PCI DDS, é importante verificar no site oficial do PCI Security Standards Council, órgão responsável por definir os padrões e certificar e-commerces.
A Yampi também possui o certificado PCI DDS, passando por uma auditoria externa rigorosa e cumprindo uma série de requisitos anualmente para proteger os seus dados e dos seus clientes.
Informar sobre tentativas de phishing populares
Não são raras as vezes em que um site malicioso utiliza um domínio similar ao de lojas virtuais, com promoções inacreditáveis para captar o interesse dos clientes e fazer com que preencham um cadastro, que acaba gerando um roubo de dados.
Os clientes das lojas virtuais devem estar informados sobre qualquer tentativa de phishing. Por isso, as comunicações devem ser transparentes e diretas, informando os canais oficiais do e-commerce e disparando alertas quando uma tentativa de fraude se torna popular.
Ofertar meios de pagamento confiáveis
Ao disponibilizar diferentes métodos de pagamento no e-commerce, a gestão deve levar em conta a segurança dos gateways escolhidos.
É importante, também, contar com mais de um gateway para pagamentos, para garantir a assistência ao cliente em caso de queda ou vulnerabilidade.
Leia também: Como funciona um gateway de pagamento e quais são os melhores
Contar com uma plataforma de e-commerce atualizada
Plataformas desatualizadas geram brechas para ataques cibernéticos. Os lojistas devem garantir que a loja virtual seja desenvolvida em plataformas de e-commerce com atualizações constantes.
Na Yampi, temos times exclusivos que cuidam de tudo para que o seu e-commerce esteja em um espaço seguro, de acordo com as melhores práticas e protocolos de segurança da informação.
3 meios de pagamento mais seguros para sua loja
Em um estudo recente, a plataforma Buscapé apresentou os dados de uma investigação com consumidores brasileiros sobre quais são os meios para pagamento online mais seguros.
O Pix aparece em primeiro lugar, seguido do cartão de crédito. Ambos também são os métodos mais práticos para finalizar compras, de acordo com a percepção dos entrevistados.
Pix
O Pix é um método seguro para a realização de pagamentos online porque possui um sistema de criptografia próprio, baseado em padrões de segurança internacionais.
Além disso, o Banco Central desenvolveu mecanismos próprios para monitorar possíveis fraudes nos pagamentos via Pix, junto com o Mecanismo Especial de Devolução, que simplifica o retorno do valor pago em casos de fraude.
Na Yampi, além de receber pagamentos via Pix, também é possível oferecer aos consumidores a compra por Pix Parcelado através da Pagaleve, um método democrático para quem não possui cartão de crédito.
Cartão de crédito
Cartões de crédito de bandeiras como Visa e Mastercard possuem sistemas de dupla autenticação, que disparam uma notificação no aplicativo, por SMS, por ligação ou e-mail, informando sobre a tentativa de compra e solicitando aprovação.
Em alguns bancos digitais, ainda é possível criar cartões de crédito temporários, que expiram após 24 horas, o que impede o uso por terceiros, em caso de vazamento de dados.
Boleto bancário
Com o boleto bancário, o pagamento é feito diretamente através do banco, sem intermediação de dados de cartão ou conta de quem está comprando.
Ainda, para que um boleto seja válido, deve conter o registro do banco e os dados de quem vai receber, o que fornece mais informações para que o cliente identifique se a operação é segura.
Vale mencionar que, além dos meios de pagamento, o uso de intermediadores como Mercado Pago, PagSeguro, PagBrasil e Cielo garante uma camada extra de proteção para quem compra.
Esse tipo de plataforma realiza a conexão entre loja, cliente e banco, com diferentes protocolos de segurança e alerta de possíveis tentativas de fraude.
Como lidar com fraudes de pagamento no e-commerce?
Ainda que todos os cuidados sejam tomados, quem trabalha com vendas digitais nem sempre está 100% blindado contra ações maliciosas. Para evitar maiores danos, siga as 6 dicas que compartilhamos a seguir.
Avalie o comportamento de compra
As lojas virtuais costumam contar com painéis de monitoramento sobre o estado atual das vendas, que mostra o ticket médio, produtos mais vendidos, total de vendas por período, entre outros dados.
Se você já conhece o padrão de cliente que costuma comprar da sua loja virtual, identificar compras muito acima do ticket padrão é um sinal de alerta para possíveis fraudes.
Ao localizar uma compra que fuja da regra, entre em contato com o cliente em questão para fazer uma dupla checagem da transação e, se for o caso, estorne o dinheiro.
Invista em uma plataforma atualizada e robusta
Parte da segurança em pagamentos online envolve a plataforma onde o e-commerce está hospedado.
Prefira utilizar plataformas reconhecidas por segurança dos dados, que contem com atualizações constantes e siga as melhores práticas de segurança da informação – como a Yampi.
Utilize o Checkout Transparente
O Checkout Transparente é uma alternativa para quem já possui uma loja virtual construída em outras plataformas, mas quer incluir uma camada extra de segurança nas transações.
Essa modalidade de pagamento cria uma ponte entre consumidor e loja, fornecendo um espaço seguro e criptografado para a finalização das compras.
Mantenha os certificados do site atualizados
Seguindo a mesma linha de utilizar plataformas atualizadas, é necessário, também, atualizar os certificados de segurança, como o SSL.
Na maioria dos casos, essa atualização acontece de maneira automática, mas tenha atenção aos comunicados do fornecedor sobre a necessidade de realizar ações extras.
Contrate sistemas de prevenção de fraude
Além das ferramentas proprietárias da loja virtual, existe a possibilidade de contratar serviços externos de prevenção de fraude.
Na prática, esses softwares entendem o comportamento do consumidor, analisam as transações gerais da loja virtual e disparam alertas sempre que algo foge do comum. Alguns, inclusive, bloqueiam o método de pagamento do cliente.
O software da ClearSale é uma opção desse nicho que, inclusive, pode ser integrado à sua loja na Yampi.
Crie uma política de devolução por fraude
Se, apesar de tudo, ainda ocorrer algum tipo de fraude em pagamentos, informe imediatamente o cliente. Mas não esqueça de criar uma política completa sobre a devolução de pagamentos em casos atípicos.
O cliente precisa provar que a compra não foi realizada por vontade própria, encaminhando documentos que comprovem o fato.
Os 3 problemas comuns que tiram a segurança dos seus clientes
Existem pontos, na experiência de compra de um e-commerce, que afetam a segurança dos clientes – sejam por percepção ou falta de elementos que indicam a proteção do site (como o próprio certificado SSL, que aparece em forma de cadeado ao lado do domínio do site).
- Erros e lentidão no site: lojas virtuais com navegação confusa, pop-ups excessivos e layout com erros de digitação e falhas no carregamento das imagens transmitem a impressão de que não são profissionais – e, como consequência, não são seguros;
- Pagamentos em plataformas externas: o uso do Checkout Transparente previne que o cliente seja redirecionado para outra página ao finalizar a compra e concentra, em um mesmo espaço, indicadores de segurança da informação, como selos de acordo com o PCI DSS;
- Comunicação fora do padrão: os comunicados enviados por e-mail ou outros meios devem seguir o padrão estabelecido pela marca. Por exemplo: todas as comunicações oficiais da Yampi possuem “@yampi.com.br”. Se algo fugir desse padrão, informe os clientes.
Bônus: os tipos mais comuns de fraudes em pagamentos online
Para entender como “o outro lado” joga, é necessário conhecer as táticas e ter atenção quando algo fugir do normal. Por isso, compartilhamos os 5 tipos de fraude mais comuns em e-commerces
Fraude clássica
A mais comum de todas, a fraude clássica ocorre quando cartões de crédito do cliente são furtados, os dados são vendidos por criminosos e utilizados para realizar compras online.
Nesse caso, a atenção à mudança de padrão de compra é essencial para identificar transações suspeitas.
Interceptação
Acontece quando, ao finalizar a compra, o cliente é direcionado para outro site.
Isso acontece, principalmente, pela falta de atualização na plataforma de e-commerce, que se torna vulnerável para ataques do tipo.
Roubo de dados pessoais
Em e-commerces desprotegidos, o vazamento de informações sensíveis dos clientes é uma ameaça real.
Com os dados disponíveis na internet, criminosos utilizam para finalizar compras como se fossem o cliente normal.
Ter uma política clara de devolução em casos de fraude auxilia a loja virtual a entender o que aconteceu e indicar a melhor maneira de ajudar quem está comprando.
Golpe do Pix
Ainda que seja mais complexo, existe um tipo de golpe do Pix que impacta a vida de quem trabalha com e-commerce. Consiste no envio de mensagens por criminosos, que se passam pela loja virtual, informando que o pagamento em Pix foi reprovado – e enviando um novo código para pagamento.
Esse tipo de fraude é comum quando acontecem episódios de vazamento de dados.
O checkout transparente mais seguro para seu negócio
Nosso Checkout Transparente é uma das opções mais seguras e eficientes do e-commerce.
Entre as principais vantagens, o checkout da Yampi conta com integração direta com diversas plataformas de pagamento reconhecidas no mercado, como Mercado Pago, Pagar.me, GetNet e cartões de crédito.
Com a integração do Checkout Transparente da Yampi nas lojas virtuais, quem compra pode finalizar a transação financeira sem o redirecionamento para outras páginas, com a segurança de que os dados estão criptografados.
Sem falar que é o checkout que mais converte no Brasil.
Confira mais detalhes neste link!
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