O SEO para e-commerce é crucial no mundo digital de hoje, onde a concorrência online é intensa.
Essa técnica se encarrega de otimizar estrategicamente uma loja virtual para que ela seja facilmente encontrada por motores de busca como o Google. Quando bem aplicadas, as práticas de SEO têm potencial para fazer com que o seu e-commerce atraia mais visitantes e você economize com tráfego pago.
Vamos aprender o que é exatamente SEO e como aplicar essas técnicas para que o seu e-commerce e os seus produtos ganhem mais visibilidade!
O que é SEO para e-commerce?
A sigla SEO significa “Search Engine Optimization“, ou, em bom português: otimização para mecanismos de busca.
O SEO representa uma série de técnicas, que vão desde ajustes de texto e conteúdo, até a formatação de imagens, links e estrutura de desenvolvimento dos sites.
O uso de técnicas de otimização para mecanismos de busca no e-commerce faz com que a loja receba mais destaque ao longo do tempo, como aparecer nos primeiros resultados de pesquisas de palavras-chave relacionadas com o nicho de atuação.
O objetivo é fazer com que a sua loja virtual ganhe destaque na primeira página do Google e demais buscadores e, assim, seu negócio receba mais tráfego e garanta mais vendas.
Afinal, apenas 0,78% das pessoas clicam nas páginas seguintes de resultados de pesquisa, de acordo com este estudo.
A importância de investir em SEO para e-commerce
Se pudermos resumir, o principal objetivo do trabalho de SEO é fazer com que a sua loja virtual apareça nos primeiros 10 resultados de SERP – Search Engine Results Page, ou a página de resultados de busca. É a página que aparece no Google após você realizar uma pesquisa, sabe?
Falando em dados, vamos demonstrar a importância de aplicar estratégias de SEO com pesquisas atualizadas em 2023:
- Uma pesquisa da Think with Google mostra que quase 40% das pessoas que fazem compras online são influenciadas por um bom resultado de pesquisa;
- O Google é o principal mecanismo de busca, com 86% da parcela de mercado entre 2015 e 2023, de acordo com dados da Statista. Seguido por Bing (9,19%) e Yahoo (2,72%);
- Sem contar que 75% dessas pessoas nem passam da primeira página de resultados, segundo um estudo da Hubspot;
- Além disso, resultados de SEO impulsionam mais de 1000% os negócios do que as próprias redes sociais, conforme pesquisa da Brightedge.
Portanto, SEO é um trabalho constante, que pode demorar um pouco até apresentar os primeiros resultados. Mas quando chegam, fazem o seu negócio decolar!
Investir em SEO para e-commerce é fundamental para a saúde de uma loja virtual. Isso porque esse conjunto de estratégias visa não só o aumento da visibilidade e, consequentemente, do tráfego orgânico, mas também oferece uma melhor experiência para os usuários e pode levar a um aumento significativo das vendas e reputação da marca
Patis Barbosa, Analista de SEO na Yampi
5 benefícios de aplicar SEO na sua loja virtual
Sim, o SEO ajuda a sua loja virtual a ganhar destaque no Google e em outros mecanismos de busca a médio e longo prazo, mas não é só isso!
Aplicar técnicas de SEO corretamente também auxilia em outros pontos, como:
1. Gera tráfego orgânico de qualidade
O tráfego orgânico que vem dos resultados de pesquisa tende a ser mais qualificado, porque as pessoas que encontram seu e-commerce através da busca estão procurando ativamente por algo que você oferece. Isso aumenta a probabilidade de fechar a venda.
2. Aumenta a credibilidade do e-commerce
Os usuários têm mais confiança nos resultados orgânicos do que nos anúncios pagos. Para você ter ideia, o primeiro resultado orgânico tende a receber 27,6% de todos os cliques.
Ao alcançar as posições mais altas nos resultados de busca, você constrói credibilidade e confiança com os usuários, o que pode resultar em maior engajamento e conversões.
3. Melhora a experiência do usuário
O SEO envolve otimizar a estrutura do site, melhorar a velocidade de carregamento, tornar o site adequado para dispositivos móveis e criar uma navegação mais fácil.
Além de ajudar com o posicionamento nos mecanismos de busca, isso também melhora a experiência geral do usuário, levando a taxas de rejeição mais baixas e a um aumento no tempo gasto no e-commerce.
4. Atingir novos nichos
Com uma estratégia de SEO, você pode utilizar palavras-chave específicas para diferentes nichos de mercado que possam ser atendidos pela sua loja.
5. Diminuir custos com publicidade paga
Ao contrário de anúncios pagos, o tráfego orgânico não exige pagamentos contínuos por clique, o que resulta em um ROI (retorno sobre o investimento) sustentável a longo prazo.
Em resumo: o SEO traz grandes vantagens para a sua loja virtual. Uma boa implementação das técnicas de otimização demanda esforço contínuo e conhecimento das práticas recomendadas, mas com grandes benefícios ao longo do tempo.
💡Confira outros benefícios do SEO para e-commerce:
E onde posso aplicar SEO no e-commerce?
A resposta parece simples: em tudo.
Sim, as técnicas de SEO para e-commerce vão desde ajustes de texto básicos ao longo das páginas, produtos e descrições, até estruturalmente, com URLs e backlinks.
Vamos explicar melhor:
Nome do e-commerce, meta description e textos de apoio
O nome do seu e-commerce deve conter a principal palavra-chave do seu segmento de atuação. Já a meta descrição contém um resumo de todo o conteúdo da sua loja.
Lembre de preencher de maneira objetiva e instigante para que o seu leitor entenda rapidamente do que você está falando, ao mesmo tempo em que mantém interesse pela sua marca.
A ordem das informações que aparecem no Google são:
- Nome do e-commerce;
- URL;
- Título da página;
- Meta descrição;
- Páginas internas.
Descrição de páginas
Cada página do seu e-commerce deve contar com um título em H1 e, os demais, em H2, H3, H4 e assim em diante.
Os textos de apoio devem ser únicos, criativos e destacarem o que a sua loja está vendendo.
Título e descrição dos produtos
Os títulos precisam conter o nome do produto, o principal atributo (qual a cor, o tamanho, a ocasião, etc). Por outro lado, na descrição, foque em ter um texto que traga destaque para os diferenciais do seu produto.
🎓Aprenda a fazer descrição de produtos:
Páginas de categorias
É o topo da sua loja, onde estão os links para cada uma das categorias de produtos vendidos.
Utilize as palavras-chave que definem o que você está vendendo e evite muitos adjetivos. Tenha objetividade no texto.
Uma dica extra, especialmente se você está iniciando sua loja, é investir um tempo para criar uma estratégia de categorização efetiva para seu e-commerce. Isso vai tornar a experiência da sua pessoa usuária muito melhor!
Patis Barbosa, Analista de SEO na Yampi
🎓Categorias otimizadas para SEO? É para já:
Landing pages
As landing pages são as páginas de destino que o cliente chega quando clica em algum link da sua loja.
Foque em boas descrições, também trazendo palavras-chave e objetividade no texto.
Publicações de blog
Para quem quer investir um pouco mais de tempo, criar um espaço de blog dentro do e-commerce, trazendo assuntos relevantes para o seu nicho de atuação, é uma ótima alternativa.
Textos de blog dentro de e-commerce costumam ter entre 1000 e 1500 palavras.
💡Dica: lembre que, mesmo que queira atingir bons resultados de SEO, você está escrevendo para outras pessoas. Seu texto precisa ser fluido, objetivo e, o mais importante, útil para quem lê.
URLs
A URL (Uniform Resource Locator) é o endereço virtual que o usuário digita para acessar um site – ou seja, o link da sua página. Portanto, URLs amigáveis são aqueles endereços simples e fáceis do cliente lembrar.
Quando falamos em SEO para e-commerce, é fundamental que elas contenham o nome da categoria de produtos e sejam de fácil identificação.
Links internos
Faça referência para a sua própria loja em diferentes páginas, direcionando o visitante para conhecer mais produtos e sessões ao longo da navegação. Assim, você cria uma rede interligada dentro do seu site.
Canais digitais
Se você possui redes sociais para a sua loja, utilize as mesmas técnicas de SEO com palavras-chave em descrições, títulos, biografia, e tenha os links das redes sociais no rodapé do e-commerce.
11 dicas de SEO para e-commerce
Falamos muito sobre a teoria, mas finalmente chegamos às estratégias para colocar as técnicas de SEO em prática na sua loja virtual!
Com alguns passos, você pode incluir técnicas de SEO on page (na sua página, com otimização de conteúdo e outros detalhes), e, com o passar do tempo, evoluir para outras técnicas, como SEO off page (otimizando pontos fora da sua página para gerar mais backlinks).
Desse modo, é hora de aprender como utilizar essa estratégia para atrair mais tráfego orgânico para a sua loja:
Dicas de SEO para e-commerce para quem está começando
Se você é novo no e-commerce, essa parte do artigo é para você! Aqui, vamos explorar algumas dicas para quem está começando:
1. Pesquisa de palavras-chave para o e-commerce
As palavras-chave, ou keywords, definem o que o seu negócio vende e os nichos abrangidos.
Utilize ferramentas gratuitas para entender como estão posicionadas nas pesquisas as palavras que você tem em mente e, também, dicas de palavras complementares. Você também pode utilizar ferramentas pagas, mas com versões gratuitas, como Ubersuggest e Answer The Public.
2. Planejamento de palavras-chave para os produtos
O mesmo vale para a descrição dos seus produtos.
Além da palavra-chave principal, que normalmente é o nome do produto, entenda quais são as palavras que definem os atributos e quais você deve utilizar.
Aqui, entram os conceitos de head ou short tail keywords (termos gerais que as pessoas pesquisam), e long tail keywords (termos mais específicos com tópicos e subtópicos de pesquisa). Seu conteúdo deve conter ambas.
Por exemplo:
Short tail: casaco preto.
Long tail: casaco preto de lã para o inverno.
3. Otimização de imagens
Para as imagens de produtos e ilustrativas ao longo do seu e-commerce, faça a conversão dos arquivos .png e .jpg para formatos modernos, como .webp.
Também vale comprimir as imagens para que fiquem com peso menor. Isso pode ser feito com ferramentas online gratuitas.
4. Texto alternativo
Visto que o Google não consegue ler imagens, o Alt Text faz com que o mecanismo consiga entender a sua imagem a partir da descrição. Por isso, preencha sempre que possível, condensando as informações que a imagem apresenta.
Por exemplo: a foto é de um par de tênis. O Alt Text deve ser: “par de tênis na cor preta, da marca X”.
5. Hierarquia de conteúdo
Sabe os títulos H1, H2 e demais que falamos? Isso faz parte da hierarquia de informação.
O H1 deve ser o guarda-chuva, aquilo que é o mais importante. No restante, use com consciência para trazer destaque para outras informações importantes.
Aqui, é importante lembrar que, para cada página, só pode haver um título H1, ok? As demais hierarquias podem se repetir quantas vezes for necessário.
6. Títulos e meta descrições
Os títulos das páginas e as meta descrições sempre devem ser preenchidos com a palavra-chave do negócio, dos produtos, um resumo do que é a loja e do que você vende. Por isso, muita atenção na hora de preencher essas informações!
Dicas avançadas de SEO para e-commerce
Você aprendeu tudo sobre as técnicas básicas de SEO para a sua loja virtual e quer saber como evoluir o trabalho? Vamos nessa!
A seguir, detalhamos 5 dicas de SEO avançadas para utilizar tanto em SEO on page (na sua página), quanto SEO off page (em páginas de terceiros).
1. Construção de backlinks de qualidade
Identifique sites influentes e relevantes para sua indústria e crie estratégias para obter links deles. Ou seja, fazer com que eles mencionem a sua loja em hiperlinks nos sites deles. Isso auxilia, e muito, a sua loja virtual a ganhar reputação frente à concorrência.
Nessa estratégia, estão incluídas colaborações, entrevistas ou criação conjunta de conteúdo.
2. Colaboração com influenciadores e outros meios de publicidade
Ainda na ideia de gerar referência e autoridade para a sua loja, você pode utilizar estratégias de influenciadores, compartilhamento em outros meios digitais, canais e, por fim, anúncios pagos com as palavras-chave do seu negócio.
3. Envio do sitemap para o Google Search Console
Após criar uma conta gratuita no Google Search Console, você precisa enviar o sitemap do seu e-commerce para que a ferramenta faça uma “leitura” do que está disponível.
Ao enviar o sitemap para o Google, você ajuda o mecanismo de busca a entender melhor a estrutura do seu site e a indexar suas páginas de forma mais eficiente.
Não sabe como obter esse sitemap? É simples: digite na barra do navegador o nome do seu site e finalize com sitemap.xml após a barra, assim: nomedaloja.com.br/sitemap.xml.
4. Otimização de snippets
A esquematização do conteúdo disponível no seu e-commerce também ajuda os mecanismos de busca a entenderem melhor do que a sua loja fala.
Use marcações de schema.org para adicionar informações extras nos resultados de pesquisa, como avaliações, preços e disponibilidade.
5. Melhoria na velocidade da página
Com o uso das ferramentas de velocidade, como o Lighthouse e PageSpeed Insights, você tem acesso às informações sobre desempenho do e-commerce. Portanto, utilize isso para melhorar a qualidade de imagens, vídeos, textos e conteúdo em geral.
Importante: em alguns desses casos, o desempenho do seu e-commerce pode estar ligado à questões de SEO técnico, que demandam maior conhecimento em desenvolvimento de site e estruturas de código.
Ou seja: é melhor “pecar” pelo exagero e contratar os serviços profissionais especializados, do que correr o risco de prejudicar a sua loja virtual estruturalmente.
Métricas de SEO para analisar no seu e-commerce
Com o Google Analytics conectado à sua loja virtual, você tem acesso às métricas mais importantes que vão demonstrar como o trabalho de SEO no seu site está evoluindo. Por isso, é muito importante conhecer algumas dessas métricas:
- Tráfego orgânico, com visitantes e novos visitantes;
- Palavras-chave classificadas;
- Cliques;
- Impressões;
- Taxa de cliques (CTR);
- Taxa de rejeição;
- Páginas por sessão;
- Tempo médio de permanência por sessão;
- Taxa de conversão;
- Velocidade de carregamento;
- Backlinks;
- Autoridade de domínio;
- Páginas mais acessadas.
Ferramentas gratuitas de SEO para e-commerce
Definir e planejar o uso de palavras-chave é um trabalho constante, mas existem ferramentas gratuitas disponíveis que podem te ajudar.
Listamos as mais populares com um resumo das funcionalidades a seguir:
Google Search Console
A primeira da série de ferramentas do Google. O Google Search Console é um conjunto de ferramentas que serve para otimizar o seu site como um todo, desde a análise do conteúdo até melhorias em sitemaps e indexação das páginas.
É gratuito e ainda promove cursos e formações para ensinar a correta utilização das ferramentas.
Google Analytics
O Google Analytics disponibiliza informações sobre os acessos ao site, desempenho dos links, cliques e várias outras métricas importantes para a sua loja virtual.
Google Trends
No Google Trends, é possível pesquisar termos específicos e avaliar o desempenho ao longo do tempo, segmentado por região, país ou estado.
Em outras palavras, serve muito para entender como as pesquisas sobre os produtos que você vende estão performando e como outras lojas estão comunicando esses mesmos itens.
Google Lighthouse
O Google Lighthouse é uma ferramenta que verifica e avalia sites para ver o quão bem eles estão construídos e em funcionamento.
Assim, a ferramenta avalia velocidade de carregamento de páginas, imagens, vídeos, desempenho em dispositivos móveis e outros detalhes, bons para analisar como está o SEO técnico da sua loja.
Google Keyword Planner
O Google Keyword Planner é mais utilizado para campanhas pagas do que para conteúdo orgânico, tanto que está disponível dentro da conta do Google Ads.
Mas, a partir do cadastro da loja no Ads, você pode utilizar a ferramenta para fazer um planejamento de palavras-chave, entendendo o valor de cada palavra de acordo com o posicionamento nas pesquisas.
Ubbersuggest
O Ubbersuggest é uma ferramenta gratuita com uso limitado, desenvolvida por Neil Patel – um dos mais importantes profissionais de marketing digital do mundo.
Na Ubbersuggest, você encontra sugestões de palavras-chave, pode fazer um comparativo entre a sua loja e a dos seus concorrentes a partir da URL principal. Além disso, encontra oportunidades de conteúdos e dicas de otimização personalizadas.
Keywords Everywhere
Uma extensão para o Google Chrome e outros navegadores, o Keywords Everywhere fornece informações sobre palavras-chave enquanto você pesquisa na internet.
Ele mostra quantas vezes as pessoas estão buscando certas palavras e sugere outras palavras relacionadas.
Screaming Frog
O Screaming Frog é uma ferramenta que rastreia um site da mesma forma que os mecanismos de busca fazem.
Ele verifica todas as páginas em busca de problemas, como links quebrados, títulos ausentes e descrições faltantes.
Ferramentas pagas de SEO para e-commerce
Para alcançar resultados ainda mais poderosos, talvez seja interessante investir em ferramentas pagas de SEO. Confira algumas:
Semrush
O Semrush é uma ferramenta que ajuda a entender como um site está se saindo nos resultados de pesquisa do Google. É paga, mas possui funcionalidades gratuitas para cadastrados.
Dessa forma, mostra quais palavras-chave estão trazendo visitantes, como o site está classificado nas buscas e quais concorrentes estão por perto, fornecendo ideias de palavras-chave também.
Ahrefs
O Ahrefs funciona para pesquisa de palavras-chave e análise de concorrência, auxiliando a entender como outros sites estão se saindo nos mecanismos de busca.
Ele mostra quem está linkando para esses sites, quais palavras-chave estão usando e como eles se comparam aos concorrentes.
Também é uma ferramenta paga mas com funcionalidades gratuitas.
Similar Web
O Similar Web fornece informações sobre o tráfego de um site e dos concorrentes, mostrando quantos visitantes um site recebe, de onde estão vindo (redes sociais, backlinks, anúncios, pesquisa orgânica etc). É uma ferramenta paga, mas possui funcionalidades gratuitas disponíveis na extensão para navegadores.
Como usar a inteligência artificial para ajudar com SEO
Sim, você também pode usar ferramentas de IA como o ChatGPT, Bard e outras similares para melhorar o SEO do seu e-commerce com base em comandos.
A IA auxilia, principalmente, na inspiração de conteúdos e novas palavras-chave. Além disso, você pode utilizar essas ferramentas para aprimorar os textos de descrição de produtos e páginas autorais.
4 erros comuns de SEO para e-commerce e como solucionar
Você aprendeu tudo sobre SEO para o seu e-commerce com a gente, mas ainda pode cair em alguns erros comuns ao longo do trabalho. Faz parte, mas vamos te ajudar a evitar.
1- Esperar que os resultados aconteçam da noite para o dia
Usar SEO na sua loja virtual traz resultados, mas não são imediatos.
O trabalho de otimizar conteúdo leva tempo para surtir efeito e isso pode gerar frustração em quem espera que as coisas mudem automaticamente.
Assim, invista com tempo, paciência e estudo, sempre atualizando quando for necessário e você verá os resultados se solidificarem!
2- Ignorar a construção de links dentro do site
Nem sempre apenas os links externos de quem menciona a sua loja importam. Portanto, fazer redirecionamento para links da sua própria loja ajudam a reter o tráfego e a aumentar o tempo de permanência das pessoas.
3- Escrever para o robô do Google, e não para as pessoas
Sim, SEO envolve muita técnica para fazer com que o “robô do Google” encontre e dê destaque para a sua loja, mas são as pessoas que vão finalizar a compra.
Lembre que você está escrevendo para outras pessoas e que elas precisam de um texto que faça sentido, o mais próximo possível da língua falada para soar natural.
💡Você percebeu o “vão finalizar” ao invés de “finalizarão”? É sobre isso: apesar de haver um termo mais simples para dizer a mesma coisa, não tem proximidade com a maneira como falamos naturalmente.
4- Escolher uma plataforma que não seja amigável para o SEO
Se a plataforma que você utiliza na construção da sua loja virtual não for amigável às práticas de SEO, seu trabalho se torna mais complicado.
Por isso, escolha uma plataforma com possibilidade de integrar com ferramentas de SEO e que simplifique a gestão de conteúdo, como a Yampi.
Utilize uma loja virtual com recursos de SEO nativos
Você sabia que a escolha de uma plataforma com recursos de SEO e integração com ferramentas especializadas faz toda a diferença na aplicação das técnicas de otimização?
A Yampi oferece recursos que ajudam a sua loja virtual a obter melhores resultados orgânicos no Google e demais buscadores.
Bônus: Checklist gratuito de SEO para e-commerce
É muita informação, a gente sabe. Mas para garantir que o básico do SEO sempre será aplicado na sua loja virtual, copie e cole o checklist a seguir e mantenha em um documento próximo para consultar sempre que possível:
E-commerce em geral:
- Registro no Google Search Console
- Conexão com Google Analytics
- Envio do sitemap para o Google Search Console (obter em nomedaloja.com.br/sitemap.xml)
Páginas:
- Palavra-chave na URL da página
- Título da página com até 60 caracteres
- Título principal em H1 (apenas 1 por página)
- Títulos secundários em H2
- Títulos terciários em H3
- Título dos produtos com palavra-chave principal + atributo principal (cor, modelo, tamanho e afins)
- Descrição do produto detalhada com palavra-chave principal e atributos principais e secundários
Imagens de produtos e ao longo da loja:
- Imagem em formato webp
- Imagem comprimida (comprir em https://www.iloveimg.com/resize-image)
- Nome do arquivo com palavra-chave principal + nome da loja
- Descrição alternativa (Alt) preenchida
🎓Confira na trilha de SEO da Yampi Academy como fazer o melhor com o seu e-commerce contando com os recursos que você tem disponível na plataforma
SEO para e-commerce é o conjunto de estratégias de otimização de sites voltadas a melhorar a classificação de uma loja virtual nas pesquisas do Google, trazendo mais tráfego e, consequentemente, mais vendas online.
Pesquise palavras-chave para seu e-commerce
Faça um planejamento de palavras-chave para seus produtos
Otimize as imagens da sua loja virtual
Escreva textos alternativos para as imagens do seu site
Respeite a hierarquia de conteúdo das suas páginas
Crie títulos e meta descrições otimizadas
Construa backlinks de qualidade
Colabore com influenciadores
Envie o sitemap da sua loja para o Google Search Console
Otimize suas páginas para snippets do Google
Melhore a velocidade das suas páginas