Social commerce é um tipo de comércio que utiliza as relações sociais como canais de vendas. Mais recentemente, as redes sociais são parte de uma estratégia de social commerce, combinando a interação natural das plataformaVocs de mídias com a conveniência do e-commerce, criando uma experiência de compra fluida.
O social commerce vem ganhando cada vez mais destaque ao longo da evolução do consumo das pessoas na internet.
Ao longo de 2024, 19,4% das vendas em e-commerce mundiais iniciaram a partir de social commerces, segundo o Statista. Desde 2020, esse número vem crescendo de maneira significativa, atingindo um aumento percentual de 9,7%.
Cada vez mais online, os consumidores buscam praticidade na hora de realizar compras, e os e-commerces devem estar cientes disso para aproveitarem o potencial de lucro disponível a partir do uso das redes sociais – um dos principais canais de social commerce.
Continue a leitura para aprender tudo sobre social commerce e entender como é possível colocar em prática na sua loja virtual.
O que é social commerce?
Social commerce é um tipo de comércio realizado – e promovido – através das interações sociais. Hoje em dia, ainda que seja mais abrangente, o conceito pode ser entendido como o comércio que acontece, principalmente, através das redes sociais.
Você está rolando o feed do Instagram e se depara com um anúncio de uma loja com produtos do seu interesse. Nesse anúncio, ao clicar para ver os detalhes de cada imagem, aparece um tipo de “vitrine” contendo o preço, informações sobre o produto e um botão de “compre agora”.
Esse é um exemplo de como uma rede social pode ser utilizada como plataforma de social commerce, a partir de anúncios pagos direcionados.
Tipos de social commerce
Além do social commerce que acontece através das redes sociais, existem outros tipos de comércio que ganharam visibilidade ao longo do tempo.
Social commerce entre pessoas físicas
Talvez o mais antigo entre os tipos de social commerce, o comércio entre pessoas físicas acontece quando uma pessoa negocia diretamente com a outra a venda de algum produto.
Plataformas de compra e venda de artigos novos ou usados, como a OLX ou Enjoei, são exemplos desse tipo de comércio.
Social commerce coletivo
As compras coletivas ganharam destaque no início dos anos 2010, mas foram perdendo a efetividade ao longo do tempo – e com a expansão do comércio eletrônico direto.
São sites que vendem produtos específicos em lotes, com preços mais atrativos para compras em conjunto, como o Groupon.
Social commerce a partir de influenciadores
O uso de influenciadores, ou creators, como meio para o social commerce é uma estratégia em alta. Consiste em uma pessoa, ou grupo de pessoas, com grande poder de influência e seguidores, que indica produtos e marcas, geralmente com cupons de desconto em links mapeados.
A relação entre influencers, marcas e consumidores finais tem relação com a confiança que pessoas colocam em outras pessoas – em detrimento do que acontece entre pessoas e empresas.
Leia também: Como usar microinfluenciadores em e-commerce
Social commerce em redes sociais
É o mais comum e o que vamos abordar neste artigo. Essa modalidade permite que os usuários descubram e comprem produtos diretamente nas plataformas sociais, como Instagram, Facebook e Pinterest.
O grande benefício aqui é o apelo visual das redes sociais, onde marcas podem compartilhar conteúdos criativos que atraem a atenção dos usuários e incentivam a compra, reduzindo a fricção na jornada de compra.
Além disso, o social commerce promove a interação social, possibilitando que os consumidores comentem, compartilhem e avaliem produtos.
Dados sobre social commerce no Brasil
Para ficar mais claro e próximo da nossa realidade, vamos utilizar social commerce como sinônimo de vendas realizadas através das redes sociais – que é o tipo de social commerce mais popular.
- O Brasil é o terceiro país, a nível mundial, que possui a maior penetração de compradores em redes sociais (51,3%), perdendo apenas para a China e para a Rússia. (Insider Intelligence, 2024)
- O Brasil é o terceiro país do mundo que mais utiliza redes sociais (Comscore, 2023)
- 86,6% da população total do país está na internet (We Are Social, 2024)
- 62% dos usuários já utilizaram o WhatsApp para realizar uma compra (Opinion Box, 2023)
- 43,2% dos usuários de internet afirmam que usam as redes sociais para procurar produtos para comprar. (We Are Social, 2024).
Os benefícios de investir em social commerce
Investir em social commerce traz vantagens para quem deseja aumentar o relacionamento entre pessoas e marcas e, como consequência, levar mais tráfego para a loja virtual.
Além disso, investir no comércio social também impacta:
Em um maior alcance e visibilidade
As redes sociais possuem bilhões de usuários ativos diariamente.
Ao vender diretamente por essas plataformas, a loja tem a chance de alcançar um público muito maior do que apenas com um e-commerce tradicional.
No aumento do engajamento e prova social
Uma das grandes vantagens das redes sociais é a interação constante entre usuários e marcas. Comentários, avaliações e recomendações de produtos criam um ambiente de confiança que ajuda a impulsionar as vendas.
Quando outros usuários veem um produto sendo compartilhado e comentado, isso gera mais credibilidade e pode influenciar a decisão de compra.
Na promoção de uma experiência de compra personalizada
Com o social commerce, é possível criar campanhas direcionadas e personalizadas para cada segmento de público.
O uso de dados das redes sociais permite que você ofereça produtos e promoções específicas para diferentes perfis de cliente, o que aumenta as chances de conversão.
E, como consequência de tudo isso:
No aumento das vendas do e-commerce
Quanto mais a marca é reconhecida e demonstra interesse no público, através das redes sociais, além de acumular opiniões positivas e prova social, maiores são as chances de conversão.
Para quem o social commerce é indicado?
Se social commerce é o comércio realizado através das redes sociais, será que todas as empresas devem investir nessa estratégia de vendas?
Antes de definirmos a resposta, precisamos considerar alguns pontos:
- Social commerce nas redes sociais requer tempo para criar conteúdo de relevância;
- Equipe disponível para interagir e engajar com os comentários publicados nos conteúdos proprietários.
O tráfego pago (anúncios nas redes sociais) é opcional, mas facilita o alcance ao público certo. Então, é interessante ter um valor monetário disponível para investir na área.
Com esses pontos, fica claro que o social commerce é mais indicado para lojas que tenham espaço para criatividade, produção de conteúdo nas redes sociais e vontade de engajar com o público.
Lojas de nicho, pequenos e médios empreendedores, e marcas que valorizam o engajamento têm maior potencial de colher melhores frutos dessa estratégia de venda.
As principais redes sociais usadas para vender
Seguindo com o comércio nas redes sociais, antes de entendermos quais são as plataformas de redes sociais que mais vendem, precisamos começar por quais são as mais utilizadas.
Afinal de contas, a sua empresa deve estar nas redes sociais que mais fazem sentido para o público-algo, ao invés de estar disponível em todas apenas “por que sim”.
Segundo o Data Report 2024 Brasil, as 5 principais plataformas de redes sociais mais utilizadas no Brasil são:
- WhatsApp: 93,4%;
- Instagram: 91,2%;
- Facebook: 83,3%;
- TikTok: 65,1%;
- Facebook Messenger: 60,8%.
Dito isso, vamos entender a divisão geracional por cada uma das redes sociais:
O TikTok, rede social para publicação de vídeos curtos, é a favorita de integrantes da Geração Y (nascidos entre 1978 e 1995), seguido pela Geração Z (nascidos a partir de 1996), com dados do Capterra.
Já a Opinion Box aponta que a preferência de uso dos mais jovens está no Instagram, a rede social preferida dos influenciadores, e concentra uma maior parcela entre pessoas de 16 até 29 anos (83% dos respondentes). Desses, 68% afirmam que já compraram algo a partir da rede social de fotos e vídeos.
O TikTok, por sua vez, é a rede social mais utilizada para descobrir novos produtos e tendências de consumo, segundo pesquisa da Nielsen.
Com tudo isso, conseguimos ter algumas ideias de quais são as melhores redes sociais para vender: são as redes onde estão concentradas as maiores parcelas de pessoas que fazem parte do público-alvo da empresa.
Porém, precisamos complementar essa informação com as funcionalidades disponíveis em cada rede social para simplificar o processo de vendas.
Facebook e Instagram são duas plataformas que permitem a conexão de lojas e catálogos de produtos para realizar vendas diretamente através dos perfis comerciais.
O WhatsApp possui uma funcionalidade similar, através do catálogo disponível na versão WhatsApp Busines.
O TikTok também possui duas ferramentas específicas para quem deseja criar anúncios pagos e vender diretamente por lá: TikTok Shop e Vitrine.
Resumindo:
- Crie um perfil para sua empresa na rede social mais utilizada por seu público-alvo;
- Desenvolva conteúdos de acordo com o formato;
- Conecte a sua loja virtual.
6 dicas para fazer social commerce
Ao adotar boas práticas de social commerce, como estar presente nas redes sociais certas e oferecer uma experiência de compra transparente e segura, você aumenta as chances de sucesso.
Vamos entender os detalhes de cada uma das principais dicas a seguir:
Esteja presente nas redes onde seu público está
Como falamos, você precisa identificar quais são as redes sociais mais populares entre o seu público-alvo.
Por exemplo, se você vende produtos de moda ou cosméticos, pode usar plataformas como Instagram e TikTok, que têm apelo visual e um público mais jovem.
Já o Facebook pode ser uma boa opção para produtos mais generalistas ou para alcançar um público mais amplo.
A presença certa nas plataformas certas garante que você consiga engajar os clientes onde estão mais ativos e prontos para consumir.
Crie conteúdo de acordo com os formatos mais indicados
Cada rede social tem formatos específicos de conteúdo que funcionam melhor.
No Instagram, por exemplo, as fotos e vídeos de alta qualidade geram mais atenção, melhor ainda ao considerar vídeos com uso real dos produtos.
No TikTok, vídeos curtos e criativos são a chave para viralizar. Seguir tendências com músicas e danças específicas funciona muito bem no mundo da moda e vestuário em geral.
Ajustar o tipo de conteúdo ao formato que a plataforma prioriza, como o uso de Stories, Reels e vídeos ao vivo, ajuda a destacar seus produtos e a engajar o público de maneira mais eficaz.
Seja transparente nas informações
A confiança é um fator essencial no social commerce.
Descreva com clareza e objetividade as características dos produtos, preços, prazos de entrega e políticas de troca, para evitar frustrações e desconfiança por parte dos consumidores.
Quanto mais detalhadas e acessíveis forem as informações, maior será a chance de converter seguidores em vendas.
Transparência também inclui responder dúvidas e fornecer detalhes completos sobre os produtos nas postagens e descrições.
Responda aos comentários informativos
Quando você está presente e ativo nas redes sociais da sua loja virtual, é normal que os clientes façam perguntas, compartilhem opiniões e, muitas vezes, peçam mais informações sobre os produtos.
Responder rapidamente e de maneira detalhada demonstra que a loja presta atenção em quem acompanha a rede social e se preocupa com clientes, além de ajudar a resolver dúvidas que outros consumidores possam ter.
Interagir também aumenta a visibilidade do seu perfil, já que o engajamento tende a ser favorecido pelos algoritmos das redes sociais.
Evite o “preço na DM”
Embora muitos lojistas optem por pedir que os clientes enviem mensagens diretas (DMs) para saber o preço, essa prática pode gerar frustração.
O preço precisa aparecer de maneira clara e pública nas postagens, para tornar o processo de compra o mais transparente possível, aumentando as chances de conversão.
A transparência também cria uma experiência mais fluida e economiza tempo para ambos os lados, além de evitar a impressão de que o preço é variável conforme o cliente
Forneça um meio para finalizar a compra com segurança
Por mais que o social commerce permita a venda diretamente nas redes sociais, é importante garantir que o cliente tenha um meio mais seguro para finalizar a compra. Afinal, os golpes financeiros estão por todos os lugares.
Isso pode ser feito através de plataformas integradas, como lojas no Instagram ou Facebook, ou utilizando links diretos para o checkout na loja virtual.
Proporcione opções de pagamento confiáveis e certificadas, para que a pessoa tenha segurança e finalize a compra tranquilamente.
Integre fácil sua loja virtual e redes sociais
Experiências de compras fluidas e completas envolvem a integração entre a loja virtual e as redes sociais, para promover um social commerce completo.
Ainda que algumas plataformas de redes sociais, como o Instagram e o WhatsApp, permitam que compras sejam finalizadas dentro da plataforma, um dos benefícios do social commerce é, justamente, aumentar o tráfego para o e-commerce.
Integrar a sua loja virtual construída na Yampi é simples e pode ser realizado de diferentes maneiras:
- Disponibilize as redes sociais na página inicial da loja virtual: as redes sociais são canais de atendimento e podem aparecer tanto no rodapé da loja quanto em banners. Existem lojas que criam, até mesmo, um “feed do Instagram” em tempo real na página principal para gerar melhores conexões com o público.
- Compartilhe um catálogo de produtos nas redes sociais: ensinamos na página de help da Yampi a conectar o catálogo de produtos e utilizar o sistema de controle de estoque dentro da loja virtual.
Aproveite o potencial das redes sociais para a sua marca e boas vendas!
Social commerce é um tipo de comércio realizado através das interações sociais e, atualmente, ainda que seja mais abrangente, o conceito está mais atrelado ao comércio que acontece através das redes sociais.
Mais visibilidade e alcance para a marca
Aumento do engajamento e rova social
Promoção de uma experiência de compra personalizada
Aumento de vendas online
Esteja presente nas redes onde seu público está
Crie conteúdo de acordo com os formatos mais indicados
Seja transparente nas informações
Responda aos comentários informativos
Evite o “preço na DM”
Forneça um meio para finalizar a compra com segurança