O uso da tecnologia no e-commerce é fundamental para proporcionar uma experiência de compra eficiente, conveniente e personalizada para os consumidores. Aqui você vai conhecer algumas soluções que podem mudar a performance do seu negócio.
O comércio eletrônico vem se expandindo cada vez mais nos últimos anos e as expectativas para o setor só crescem e evoluem. Para os lojistas, é fundamental estar atualizado sobre as tendências e uso de tecnologia no e-commerce para oferecer a melhor experiência para os clientes.
Afinal, as estratégias e tecnologias certas podem impulsionar o crescimento dos negócios, melhorar a satisfação dos clientes e aumentar as vendas.
Neste artigo, vamos apresentar 6 tendências para o uso de tecnologia no e-commerce para os lojistas ficarem de olho em 2024. Além disso, confira dicas de ferramentas que ajudam a escalar o negócio. Não fique para trás no mercado e confira agora 👇
Por que o seu e-commerce precisa investir em tecnologia
Investir em tecnologia é fundamental para o sucesso de um e-commerce por várias razões importantes. Primeiro, proporciona uma melhor experiência do cliente, com sites responsivos, aplicativos móveis e personalização. Isso garante uma navegação suave e um processo de checkout conveniente ao consumidor.
Além disso, em um mercado altamente competitivo como o do e-commerce, o investimento em tecnologia oferece uma vantagem, oferecendo recursos que cativam os clientes e fazem a loja virtual se destacar da concorrência.
Para quem já vende online e busca maneiras de fazer o negócio ir ainda mais longe, a tecnologia escalável permite que o e-commerce cresça sem comprometer o desempenho ou a segurança. Afinal, com soluções diferentes é possível fazer uma análise de dados de forma mais fácil e precisa, o que fornece insights valiosos sobre o comportamento do cliente e tendências de mercado.
A automação de processos também é uma grande vantagem, pois economiza tempo e recursos, enquanto a segurança protege dados e transações. E, é claro, a inovação contínua mantém o e-commerce relevante e à frente da curva.
Quais os principais recursos de tecnologia para e-commerce?
Contar com recursos de tecnologia é fundamental, independentemente se você está começando no e-commerce ou se já tem uma longa experiência com comércio eletrônico. Esses recursos incluem uma variedade de ferramentas e funcionalidades essenciais para criar, gerenciar e otimizar uma loja online.
Confira os principais recursos de tecnologia para e-commerce 👇
Recursos simples
Mesmo simples, alguns recursos podem ser poderosos e levar seu negócio ao próximo nível. Reunimos alguns aqui que são essenciais para quem está começando:
Plataforma de e-commerce
Ela é a base da sua loja e, portanto, a tecnologia mais importante do seu negócio. Por isso, é importante escolher uma plataforma de vendas online que ofereça os recursos certos para criar a loja e vender mais.
Na Yampi, você não só tem acesso às funcionalidades essenciais para colocar o seu negócio no ar (como uma plataforma intuitiva e simples, cupons de desconto e recuperação de carrinho abandonado), como também conta com um plano sem mensalidade!
Leia também: Saiba tudo sobre o plano grátis da Yampi
Ferramentas de marketing
Tecnologias de automação de marketing, e-mail marketing, SEO (Search Engine Optimization) e análise de dados são usadas para atrair tráfego para o site, converter visitantes em clientes e otimizar o desempenho geral do e-commerce.
Na Yampi, você pode integrar a sua loja virtual com diversas plataformas, como RD Station, Mailchimp e Mailee.
Leia também: Guia completo de marketing digital para e-commerce
Análise e relatórios:
A mina de ouro de todo negócio online: os dados são essenciais não só para quem já vende online, mas também para quem está começando. Entenda melhor o seu cliente e o seu negócio com ferramentas de análise e relatórios, que fornecem informações detalhadas sobre o desempenho do site, o comportamento do cliente, as vendas e outras métricas importantes.
Isso ajuda a tomar decisões informadas e a otimizar as estratégias de marketing e vendas. Aliás, você pode integrar a sua loja virtual com o Google Analytics, e também utilizar os recursos de gestão da Yampi para acompanhar o seu site em tempo real.
Integrações com redes sociais
Não dá para falar de e-commerce sem falar de redes sociais. Afinal, as mídias são um lugar para divulgar o seu site e os seus produtos, além de uma forma de se conectar mais profundamente com o seu público-alvo. Por isso, as integrações com as redes sociais são tecnologias importantes para o sucesso de uma loja virtual.
Use o Feed XML, por exemplo, para criar catálogo de produtos no Instagram, Facebook e Pinterest.
Recursos avançados
Se você já usa os recursos mais simples na sua loja virtual, é hora de dar um passo além e conhecer tecnologias mais avançadas que podem fazer o seu negócio decolar ainda mais.
Chatbots
Os chatbots não são uma novidade, mas se tornaram um poderoso aliado na hora de realizar atendimentos – e até vendas! Ofereça um chat no seu site para auxiliar aquele consumidor que tem dúvidas sobre um produto ou sobre o prazo de entrega, por exemplo – isso gera uma experiência de compra positiva!
E eles não se limitam ao site: é possível utilizar chatbots nas suas redes sociais para responder mensagens e comentários, fazer sugestões de produtos complementares e melhorar o relacionamento com o cliente!
Realidade Aumentada
A realidade aumentada é uma das tecnologias mais inovadoras para atrair mais clientes para o e-commerce. Afinal, a impossibilidade de experimentar o produto é uma das objeções na hora de fazer compras online.
Por meio da tecnologia da realidade aumentada no e-commerce, os clientes conseguem visualizar por meio de imagens 3D como o produto interage com o mundo real.
Sendo assim, é possível que o cliente experimente objetos de decoração, como quadros e vasos no ambiente desejado, além de provar roupas, acessórios e maquiagens com o provador virtual.
Dispositivos IoT (Internet das Coisas)
Se você tem uma loja com estoque, sabe que não é fácil fazer a gestão dos produtos, armazenamento e logística: é preciso muito controle, acompanhamento e relatórios para garantir que não haja falta (ou sobra!) de produtos e que os clientes vão receber o que pediram sem atrasos.
Mas já imaginou utilizar dispositivos IoT (Internet das Coisas) para integrar tudo? A gente explica: a Internet das Coisas se refere a um conjunto de equipamentos, dispositivos e sensores conectados entre si para coletar e compartilhar dados.
Por exemplo, é possível instalar sensores no seu local de armazenamento para saber quantos itens de um produto você tem em estoque, sem precisar estar no local, apenas acessando um aplicativo. Ou ainda, você pode prever o prazo de entrega e o custo de transporte apenas com rastreadores de localização da encomenda e relatórios históricos que cruzam dados como trânsito, clima, etc.
Bônus: 6 tendências para e-commerce em 2024
A seguir listamos 6 tecnologias e tendências do e-commerce para ficar de olho em 2024.
As tendências abrangem desde estratégias de vendas, como o omnichannel e headless commerce, até o uso de tecnologias como Big Data e Inteligência Artificial para otimizar o atendimento ao cliente e personalizar a experiência de compra
1. Omnichannel
Omnichannel é uma estratégia de vendas que busca integrar os diversos canais de venda do e-commerce – como site, redes sociais e WhatsApp – a fim de unificar a jornada de compra e oferecer uma melhor experiência ao cliente.
Essa estratégia se baseia no fato de que o consumidor utiliza vários canais de comunicação e vendas e espera encontrar a mesma qualidade de serviço e preços dos produtos em todos eles.
É uma forma de integrar canais físicos e digitais, portanto, é comum que lojas físicas ofereçam ao cliente a possibilidade de comprar no site e retirar no local, a fim de diminuir o tempo de espera da entrega. Porém, adotar uma estratégia omnichannel não é exclusividade das lojas físicas que possuem canais online.
Uma maneira de aplicar a tendência do omnichannel no e-commerce é integrar diferentes canais de comunicação e vendas, como redes sociais e WhatsApp.
E mais: isso permite que o cliente tenha uma experiência unificada, podendo fazer compras ou continuar a mesma experiência em várias plataformas com uma comunicação personalizada em cada uma delas.
2. Unified Commerce
Também considerado com o futuro do e-commerce, o Unified Commerce é uma tendência que busca unificar todos os canais de compra em um só lugar. O objetivo é fazer com que o cliente tenha uma experiência incrível, independentemente se a compra aconteceu no site, na loja física, no WhatsApp ou no Instagram.
Unified Commerce também foi uma das tendências abordadas na NRF’s Retail Big Show 2024, o maior evento de varejo do mundo, que acontece em Nova York. A Yampi marcou presença nesse ano e reuniu todas as tendências em um material gratuito 👇
3. Big Data
Big Data é o termo usado para descrever um grande conjunto de dados que, quando analisados, podem revelar padrões, tendências e informações úteis para a tomada de decisões.
No e-commerce, o Big Data é usado para coletar e analisar informações sobre os clientes, como histórico de compras, dados de navegação pelo site e interação com canais de comunicação. O objetivo é mapear o comportamento do consumidor para oferecer uma experiência de compra personalizada.
Dessa forma, com esses dados em mãos, é possível criar sugestões de produtos mais acertadas para aplicar as estratégias de cross sell e upsell.
Além disso, o uso da tecnologia para análise de dados da base de clientes é muito útil para entender exatamente quem é o público que está sendo atraído para a loja. Por exemplo, se corresponde com o público-alvo desejado.
Também auxilia na criação de campanhas de marketing mais eficientes e permite identificar problemas e oportunidades de melhoria no processo de vendas e na gestão do negócio como um todo.
O uso estratégico da tendência de Big Data no e-commerce é um grande diferencial competitivo para tomada de melhores decisões na empresa.
Leia também: As 5 melhores práticas de gestão financeira para e-commerce
Contudo, é importante lembrar que o e-commerce deve estar de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados e solicitar explicitamente a autorização dos usuários na coleta de dados, assim como deve explicar exatamente como os dados coletados serão utilizados.
4. Personalização de produtos
Outra tendência do e-commerce é a personalização. Essa estratégia aposta na exclusividade e individualidade de cada cliente, oferecendo a possibilidade de adquirir um produto totalmente exclusivo.
Essa tendência se baseia na ideia de que os clientes querem mais do que apenas comprar produtos, eles querem se sentir únicos e ter produtos que sejam exclusivos para eles.
A personalização de produtos permite que o cliente escolha características específicas do produto, como cores, estampas, frases impressas, materiais fonte usada, etc.
Isso faz com que os clientes se sintam parte do processo de criação do produto e ajuda na fidelização, uma vez que eles se sentirão mais conectados com a marca por possuir um produto com características que os outros não têm.
5. Busca por voz
A busca por voz é um recurso que permite que os usuários procurem informações usando apenas a fala, sem precisar digitar o termo de pesquisa.
É uma tendência cada vez mais utilizada e disponível em diversas tecnologias, como os mecanismos de busca da internet e assistentes virtuais como Siri, Alexa, Google Home, Cortana, etc.
Uma das principais vantagens da busca por voz é que ela torna o processo de pesquisa mais ágil para o usuário. É um recurso muito útil para pessoas que fazem pesquisas enquanto estão na rua, por exemplo, e não podem parar para digitar.
Além disso, a busca por voz é uma tecnologia importante para trazer acessibilidade para o e-commerce. Isso porque esse recurso é especialmente importante para pessoas com deficiências físicas, visuais e não alfabetizadas que possuem dificuldades para digitar no celular ou usar o mouse no computador.
A busca por voz é uma tecnologia no e-commerce que faz o reconhecimento de fala com uso de inteligência artificial. Com esse recurso, basta o consumidor verbalizar o item que deseja e a IA automaticamente transcreve o texto.
6. Headless Commerce
Headless commerce é uma tendência relativamente nova no e-commerce. Se refere a uma arquitetura de comércio eletrônico em que o front-end (a interface do usuário) e o back-end (as operações comerciais) são separados.
Dessa forma, a interface do usuário (que pode ser um aplicativo, um site, uma loja) pode ser atualizada ou substituída a qualquer momento sem afetar as operações comerciais do sistema.
Isso é possível graças ao uso de uma API (Interface de Programação de Aplicativos) que conecta front-end e back-end do sistema de comércio eletrônico.
Com essa abordagem, os desenvolvedores têm mais liberdade e flexibilidade para criar interfaces de usuário personalizadas e integrá-las com diferentes plataformas e sistemas de gerenciamento.
Uma das vantagens do Headless Commerce é a alta possibilidade de customização do site. Com a separação do front e back end é possível fazer diversos testes, experimentar recursos e oferecer experiências de compra únicas para os usuários.
Conte com uma plataforma de e-commerce tecnológica
É um fato: a tecnologia pode ser responsável por trazer mais vendas para o seu negócio, além de te ajudar a escalar a sua operação. Por isso, conte com a Yampi, uma plataforma de e-commerce tecnológica, repleta de recursos e aplicativos para que você tem uma loja virtual completa.
A gente respira tecnologia, design e e-commerce: aqui, você encontra uma plataforma simples e intuitiva, pensada para que seja muito simples montar a sua loja. É por esse motivo também que o site é responsivo e se adapta a diferentes tamanhos de tela e dispositivos móveis!
Isso sem falar nos principais recursos para começar a vender e escalar o negócio: Recuperação de Carrinho Abandonado, Upsell, Order Bump e o Checkout que mais converte no país.
* Conteúdo colaborativo entre Yampi e Empreender
Investir em tecnologia para e-commerce é importante para diversas razões que garantem o sucesso de uma loja virtual, como melhora na experiência do cliente, destaque frente à concorrência, crescimento do negócio mantendo segurança e escalabilidade, análise de dados mais precisa, entre outros.
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