O ticket médio é uma métrica fundamental para qualquer e-commerce: ele representa o valor médio gasto por cliente em cada compra. Isso é especialmente importante para a saúde financeira do negócio, para construir estratégias de venda, melhorar as margens de lucro e planejar o estoque.
É a partir da avaliação do valor médio de compras realizadas na loja virtual que os comerciantes entendem o desempenho das vendas e como se comporta o público atingido pela loja.
Por aqui, vamos ensinar como calcular os diferentes tipos de ticket médio e algumas técnicas para aumentar o valor de venda média do seu e-commerce.
Vamos lá?
O que é ticket médio e para que serve?
Então, vamos para o assunto que nos interessa!
Ticket médio é o valor médio de compras realizadas na sua loja virtual.
Esse valor monetário pode ser calculado em um período (ticket médio do último mês, trimestre, semestre, ano), por comprador (ticket médio de clientes fidelizados), por categoria de produtos (ticket médio no setor de cama, mesa e banho, por exemplo), e por aí vai.
É a partir do ticket médio que os lojistas virtuais podem entender como está o faturamento da empresa em relação aos pedidos realizados.
Com esse dado, também é possível compreender como se comporta o público atingido pela loja virtual, considerando os hábitos de consumo e a quantidade de compras realizadas.
Qual a diferença entre preço médio e ticket médio?
A principal diferença entre ticket médio e preço médio está na utilização do cálculo.
Enquanto o ticket médio é sobre o valor médio das vendas realizadas, o preço médio é sobre o valor dos produtos comercializados.
Assim, o preço médio dos produtos do e-commerce é calculado a partir da quantia investida na compra de insumos, dividida pela quantidade de produtos comprados.
Ou seja:
Preço médio = valor investido ÷ quantidade de produtos.
Exemplo prático:
Uma loja virtual investiu R$ 5.000,00 na compra de novas camisetas para vender. Com isso, foi possível comprar 150 camisetas.
Preço médio = 5.000 ÷ 150 = R$ 33,33 por camiseta.
Esse valor ainda pode sofrer variações ao incluir a taxa média de lucro e demais custos. Mas, no geral, bastam essas informações para realizar o cálculo.
Qual é o ticket médio ideal para e-commerce brasileiro?
Para entender se o ticket médio da sua loja virtual está saudável, é necessário estudar os dados internos e fazer um comparativo com o mercado atual.
No Brasil, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), o ticket médio está em torno de R$ 470,00, com dados de 2023.
As categorias com maior participação nas vendas foram eletrodomésticos, telefonia, casa e decoração, eletrônicos, moda e acessórios.
Esse valor muda de acordo com a região do país. Em 2024, a região Norte despontou como a região com o maior ticket médio registrado por compra, chegando a R$ 368,70 – segundo dados divulgados pelo portal E-commerce Brasil.
Como calcular o ticket médio?
Agora, vamos aprender a calcular os diferentes tipos de ticket médio para loja virtual.
Para simplificar o processo, utilizamos um ano como período padrão, mas você pode alterar de acordo com o que fizer mais sentido no seu negócio.
Cálculo ticket médio com base em número de vendas
Para calcular o ticket médio com base no número de vendas, precisamos dos seguintes dados.
- Número de vendas totais no período;
- Valor total das vendas no período.
A fórmula fica assim:
Ticket médio por número de vendas = valor total de vendas realizadas ÷ quantidade de vendas.
Exemplo:
Em um e-commerce de eletrônicos, foram vendidos R$35.000,00 em um ano, com um total de 52 vendas.
Ticket médio = 35.000 ÷ 52 = R$673,07.
O ticket médio com base no número de vendas ajuda na compreensão de como estão as vendas gerais da empresa, fornecendo dados para avaliar um aumento de preços, desenvolvimento de promoções ou, até mesmo, desenvolvimento de novos produtos.
Cálculo ticket médio com base em número de clientes
Outro meio para entender o ticket médio é fazer o cálculo de vendas totais pela quantidade de clientes que compraram da loja.
Dados necessários:
- Valor total de vendas no período;
- Quantidade de clientes que realizaram compras.
A fórmula fica assim:
Ticket médio por número de clientes = total vendido ÷ quantidade de clientes no período
Exemplo:
A mesma loja que vendeu R$ 35.000,00 em um ano, teve um total de 40 clientes.
Ticket médio = 35.000 ÷ 40 = R$ 875,00 por cliente.
Com essa informação, é possível entender como se comporta o cliente médio do e-commerce, fornecendo, além de outras informações, insights sobre a quantidade de clientes necessária para aumentar o faturamento da empresa.
Como aumentar o ticket médio em 4 estratégias
Aumentar o ticket médio é a meta de vários lojistas. Afinal, isso significa que o faturamento da loja está superando as expectativas.
Existem algumas estratégias que auxiliam no aumento do ticket médio, ao mesmo tempo em que oferecem vantagens para os clientes. Vamos falar sobre 4 das principais a seguir.
Ofereça descontos progressivos
O sistema de desconto progressivo funciona da seguinte maneira: ao adquirir um produto, o cliente paga o preço integral. Mas, ao levar 2 ou mais, ganha um percentual de desconto.
Assim como toda promoção, o desconto precisa ser bom o suficiente para que o cliente perceba a vantagem, mas não prejudique as finanças da loja.
Descontos entre 5% e 10% costumam funcionar bem nessa estratégia.
💡Leia também: Como fazer promoção e atrair mais vendas
Aumente a oferta de produtos similares
O mix de produtos na loja virtual também ajuda no aumento do ticket médio. Por vezes, o interesse do visitante é localizar a maior quantidade de produtos de um mesmo segmento para realizar uma única compra.
Nesse sentido, vale investir em mais produtos de um mesmo segmento. Por exemplo: em uma loja virtual de decoração, vale investir também em aromaterapia, acessórios e organizadores.
Crie combos de produtos
Os combos são ótimas opções para aumentar o ticket médio do e-commerce, ao mesmo tempo em que ajuda a liberar o estoque.
Além disso, simplifica a vida do cliente, que recebe uma opção mais completa e vantajosa para adquirir uma série de produtos de interesse.
Um exemplo é o combo festivo para datas sazonais, como “combo pai/mãe” ou “combo Dia dos Namorados”, que consiste em produtos temáticos vendidos em conjunto por um preço mais atrativo do que se fossem vendidos separados.
Bônus: ferramentas de e-commerce para aumentar ticket médio
Integrar ferramentas com estratégias de vendas em um e-commerce pode não só aumentar o ticket médio, mas também melhorar a satisfação e fidelidade do cliente. Detalhamos 3 ferramentas essenciais para fazer um bom trabalho de vendas – e garantir um ticket médio cada vez mais vantajoso.
Sistemas de ERP
Os Sistemas de ERP (Enterprise Resource Planning) são plataformas que integram todas as áreas de um negócio, desde gestão de estoque até contabilidade e vendas. No contexto de e-commerce, um ERP pode ser utilizado para:
- Gestão de estoque;
- Controle de vendas;
- Gestão de preços e promoções.
Experiência do cliente
Melhorar a experiência do cliente é fundamental para aumentar o ticket médio. Um e-commerce que oferece uma experiência de compra positiva é mais provável de ver clientes gastando mais. Isso pode ser alcançado através de:
- Um bom atendimento ao cliente;
- Navegação intuitiva no e-commerce;
- Personalização da loja virtual.
Automação de marketing
As automações de marketing ajudam a manter os clientes engajados e incentivam compras adicionais através de campanhas direcionadas e personalizadas. Algumas maneiras de utilizar automação de marketing para aumentar o ticket médio incluem:
- E-mails para recuperação de carrinho abandonado;
- Disparos para cross-sell;
- Campanhas sazonais de aniversário.
Em resumo: melhorar a experiência do cliente como um todo tem influência direta no aumento das vendas.
💡Leia também: Guia completo de marketing digital para e-commerce
Como fazer o acompanhamento do ticket médio
Para monitorar esse indicador, é recomendado calcular o ticket médio regularmente, para identificar tendências e variações.
Como falamos antes, o período de análise do ticket médio pode variar entre dias até anos. O importante, aqui, é definir um período padrão e se manter fiel a isso.
Integrar um sistema de ERP ao e-commerce ajuda a simplificar o cálculo e a manter um registro do ticket médio ao longo do tempo. Existem várias opções de aplicativos de análise de dados e relatórios disponíveis em plataformas de e-commerce.
Na Yampi, temos integração simplificada com ERPs como o Bling, Softvar e Tiny ERP. Além disso, contamos com a Pluga, uma plataforma que conecta a sua loja virtual com vários serviços de planilhas e organização de dados.
Além de monitorar o ticket médio, é importante analisar os fatores que podem influenciar esse indicador. Examine os dados de vendas para identificar quais produtos ou categorias estão contribuindo mais para o ticket médio e quais estão abaixo da média. Avalie, também, o impacto de promoções, campanhas de marketing e mudanças no mix de produtos.
O acompanhamento do ticket médio demonstra o desempenho financeiro do e-commerce e ajuda a identificar oportunidades de crescimento. Por isso, invista tempo e mantenha os dados tabulados, para acompanhar tendências e sazonalidades.
Ticket médio baixo? Confira 4 medidas prioritárias
Acompanhando os dados de venda e faturamento do e-commerce ao longo do tempo, você ganha inteligência de dados e sabe qual é o ticket médio geral do seu e-commerce.
Ao identificar que o ticket médio está abaixo do habitual, está na hora de investir em ações para mudar o cenário, como:
Criar campanhas de upsell e cross-sell
Ofereça mais produtos com valor promocional ou complementar durante o processo de compra.
Por exemplo: se um cliente está comprando um smartphone, sugira acessórios como capas, carregadores ou fones de ouvido.
💡Leia também: Guia para fazer upsell para e-commerce
Otimizar as ações de marketing
Segmente as promoções para incentivar compras maiores, como descontos progressivos (quanto mais o cliente compra, maior o desconto) ou frete grátis para compras acima de um determinado valor.
Além disso, considere investir em campanhas de mídia paga, direcionadas para públicos similares aos que já compram da loja virtual.
Criar programas de fidelidade
Implemente programas de fidelidade que recompensem os clientes por gastos mais altos, com pontos que podem ser trocados por produtos ou descontos em futuras compras.
Essa estratégia, além de potencialmente aumentar o ticket médio, também ajuda na fidelização do cliente – algo muito importante para a manutenção do e-commerce.
💡Leia também: Maneiras práticas de fidelizar clientes
Avaliar e melhorar a experiência de compra na loja virtual
Analise criticamente como está a navegação na sua loja virtual e faça mudanças para simplificar o acesso aos produtos.
Destaque produtos populares e de alta margem e ofereça descrições detalhadas dos produtos, avaliações de clientes e suporte ao vivo para ajudar os clientes a tomar decisões informadas.
A plataforma de e-commerce para aumentar seu ticket médio
Além de ferramentas e estratégias de vendas, a plataforma de e-commerce certa também ajuda a aumentar o ticket médio das vendas.
Aqui na Yampi, os times de desenvolvimento estão sempre engajados em criar soluções para que nossos clientes vendam cada vez mais.
Por isso, todos os lojistas virtuais contam com as funcionalidades Upsell e Order Bump por padrão, sem custo adicional, em todos os planos.
Com o Upsell, é possível selecionar produtos complementares ou similares que aparecem para o cliente como opção no momento de fechar a compra, no checkout.
Já o Order Bump funciona de maneira similar, mas apresenta um produto específico com um valor promocional, como oferta exclusiva para ser incluída no momento de checkout.
Interessante, não é mesmo?
Assim, seu cliente tem a chance de levar mais produtos em uma mesma compra, impactando no aumento do ticket médio da loja virtual.
Ticket médio é o valor médio de compras realizadas na sua loja virtual.
A diferença entre preço médio e ticket médio é que enquanto o cálculo do ticket médio é sobre o valor médio das vendas realizadas, o preço médio calcula-se sobre o valor dos produtos comercializados.
O cálculo do ticket médio pode ser feito com base em número de vendas e com base em número de clientes. O ticket médio por número de vendas é igual ao valor total de vendas realizadas dividido pela quantidade de vendas. Já o ticket médio por número de clientes é igual ao total vendido dividido pela quantidade de clientes no período.
Você pode aumentar o ticket médio do seu e-commerce investindo em algumas estratégias, como oferecer descontos progressivos, aumentar a oferta de produtos similares, criar combos de produtos e utilizar o recurso “quem comprou, também viu”.
O ticket médio de uma loja vai depender da análise de dados internos e comparativos com o mercado atual. No Brasil, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), o ticket médio está em torno de R$ 470,00, com dados de 2023. É importante lembrar que esse valor varia segundo diferentes fatores, como segmento da loja e região de compra.