O tráfego pago para e-commerce é uma estratégia poderosa para impulsionar os acessos ao site e, por consequência, as suas vendas online.
E se engana quem pensa que anunciar no Google ou nas redes sociais é apenas para quem já tem muitos anos de experiência. Com um bom planejamento, pesquisa e análise dos resultados, o investimento em anúncios pagos pode fazer toda a diferença no número de acessos à sua loja virtual.
Vamos conhecer tudo sobre tráfego pago e os resultados que a estratégia pode trazer para a sua loja virtual!
O que é tráfego pago e para que serve?
O tráfego pago para e-commerce nada mais é do que o uso de publicidade na internet para direcionar visitantes para a sua loja virtual.
Ou seja, ao invés de depender apenas do tráfego orgânico e das redes sociais, você investe dinheiro em anúncios para atrair visitantes para o seu site.
A consultoria norte-americana Insider Intelligence estima que os investimentos em mídia paga no comércio virtual devem atingir a marca de US$31 bilhões, sendo o segundo canal de anúncios que mais cresce no mundo, perdendo apenas para as redes sociais.
Tráfego pago e tráfego orgânico: quais as diferenças?
A principal diferença entre o tráfego orgânico e pago para e-commerce é simples: no orgânico, você não investe valores financeiros e, no pago, sim.
Porém, o tráfego pago aumenta as chances de atingir o público certo (com maiores chances de comprar do seu negócio), porque possibilita a segmentação de público, com dados demográficos, localização, palavras-chave pesquisadas, interesses, entre outros detalhes.
Além disso, no tráfego pago é possível configurar campanhas inteiras dentro do funil de vendas, atingindo o público com conteúdo segmentado em cada momento da jornada de compra: na descoberta, na consideração e na hora da conversão.
No tráfego orgânico, a loja virtual depende de fatores internos e externos para atingir a maior quantidade de pessoas que for possível, como rankeamento nos mecanismos de busca e redes sociais, alinhados a um bom trabalho de SEO.
Inclusive, o tráfego orgânico ainda é a principal fonte de acessos para empresas no Brasil, de acordo com um levantamento desenvolvido pela Leadster – correspondendo a 35,29% de todos os acessos.
As duas estratégias são válidas para aumentar os acessos no e-commerce e devem ser usadas em conjunto.
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Os benefícios do tráfego pago para seu e-commerce
Não é só atrair visitantes para a sua loja: o tráfego pago pode oferecer diversas vantagens para o crescimento e o sucesso do seu negócio. Confira:
Aumento dos acessos ao site
Quando você começa a investir em tráfego pago, você direciona os visitantes para o seu site quase que imediatamente após a configuração dos anúncios. Diferente de como acontece com o tráfego orgânico, que leva um tempo até surtir efeito.
Controle total
Você tem controle total sobre o orçamento, segmentação de público, uso de artes e criativos e estratégias de publicidade, permitindo que você ajuste as campanhas com base no desempenho e nos objetivos do seu negócio.
Segmentação precisa
Os anúncios pagos para e-commerce permitem segmentar o público-alvo com precisão, com base em critérios demográficos, interesses, comportamento online e outros fatores, o que aumenta as chances de alcançar pessoas com maior probabilidade de se tornarem clientes.
Mensuração e análise
O tráfego pago permite rastrear e medir facilmente o desempenho das campanhas através das próprias plataformas, como Google Ads (pesquisa) e Meta Ads (redes sociais).
Isso inclui métricas como cliques, impressões, conversões e retorno sobre o investimento (ROI), o que facilita a avaliação da eficácia dos seus esforços.
Flexibilidade
É possível pausar, ajustar ou encerrar campanhas de tráfego pago a qualquer momento, o que é muito útil para se adaptar a mudanças nas tendências do mercado ou nas necessidades da sua loja virtual.
Expansão rápida
Quando você desenvolve uma campanha de sucesso, pode escalar rapidamente seus gastos com publicidade para aumentar o tráfego e as vendas online.
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Quando e quanto começar a investir em tráfego pago?
O investimento em mídia paga para e-commerce pode ser feito a qualquer momento, desde que você entenda um ponto básico: sua loja precisa estar adequada para receber um volume maior de usuários.
É aquela velha história: você não convida pessoas para visitar a sua casa quando ela está um caos, não é?
O mesmo acontece com a sua loja. Antes de investir em tráfego pago, faça as adequações necessárias, como atualizar as imagens, os textos, corrigir possíveis falhas na navegação, conferir como está a versão mobile, testar os acessos na área logada, os meios de pagamento disponíveis. Enfim, fazer uma varredura geral.
De nada adianta investir em tráfego pago se o seu e-commerce não transparece credibilidade e confiabilidade, e ter uma navegação fluida é essencial para isso.
Agora, a pergunta que vale um milhão de reais: quanto investir em tráfego pago?
E a resposta é: depende. O tráfego pago será mais um valor a ser considerado na sua tabela de custos e investimentos no e-commerce, então precisa estar de acordo com as previsões de gastos, sem prejudicar a saúde financeira da sua loja virtual.
Entenda que é necessário estipular um valor que possa ser investido constantemente, mais do que um grande valor.
Leia também: 12 estratégias de gestão financeira para e-commerce
💲Quanto investir em tráfego pago? Confira:
4 plataformas para fazer tráfego pago no e-commerce
Não é sem motivo que o investimento em tráfego pago é cada vez maior no e-commerce. Existem muitos canais diferentes, e vamos falar sobre os principais para você considerar na sua estratégia de mídia para para e-commerce.
Redes de pesquisa
Aqui temos Google Ads, mas também Microsoft Ads (antigo Bing Ads). Dentro do Google, é possível segmentar em rede de pesquisa, imagem, anúncios na caixa de entrada do Gmail, entre outros canais.
Redes sociais
Você também pode anunciar nas redes sociais mais populares, como as da Meta (Facebook, Instagram e WhatsApp), nas redes de vídeos curtos como TikTok e Kwai, no X (antigo Twitter), LinkedIn (mais voltado para público B2B), Pinterest e YouTube.
Canais de display
Falando em YouTube, ele cabe em mais de uma categoria. Está na rede de pesquisa, como rede social e, também, canal de display.
Os anúncios em display são desenvolvidos dentro do Google Ads e aparecem em formato de banner em sites que são parceiros da ferramenta.
Aplicativos de uso cotidiano
Também é possível fazer tráfego pago partindo de aplicativos de rotas inteligentes como o Waze, aplicativos de música como Spotify, Deezer, Apple Music, Tidal, Amazon Music e YouTube Music (sim, o YouTube de novo).
10 dicas para fazer tráfego pago na sua loja virtual
Pronto para iniciar os trabalhos com tráfego pago? Então, confira as dicas para entender por onde começar e aprimorar as estratégias de mídia para o seu e-commerce.
Tráfego pago para iniciantes
Se você está começando no universo do tráfego pago para e-commerce, siga os seguintes passos:
1. Configure sua conta no Google Ads
Cadastre a URL da sua loja virtual no Google Ads, configurando meio de pagamento e as segmentações de público. O Google criou um tutorial de como fazer a primeira configuração, acesse aqui.
2. Crie uma campanha no Google Ads
Comece com anúncios de pesquisa que aparecem nos resultados do Google quando as pessoas pesquisam palavras-chave relevantes para o seu negócio.
3. Configure sua conta no Meta Ads
Com as páginas oficiais do seu negócio no Facebook e Instagram prontas, faça as conexões e cadastre um meio de pagamento no Meta Ads. A plataforma também tem um tutorial de como fazer isso, acesse neste link.
4. Inicie uma campanha no Facebook
Crie anúncios no Facebook Ads para direcionar seu público-alvo com base em interesses, demografia e comportamento na internet (o que acessam, como, por quais dispositivos, etc). Assim, o Facebook oferece opções detalhadas de segmentação.
5. Inicie uma campanha no Instagram
Utilize o Instagram Ads para criar anúncios visuais que aparecem no feed ou no Instagram Stories. Essa rede social é muito eficaz para produtos visuais, então capriche nas imagens e aproveite o potencial.
Tráfego pago para experientes
Agora que você domina os básicos, vamos conhecer estratégias avançadas de tráfego pago para e-commerce.
6. Anúncios de display no Google
Configure campanhas de anúncios de display no Google Ads para alcançar públicos em sites parceiros do Google. Os anúncios de display incluem banners, imagens e até mesmo anúncios em vídeo.
7. Remarketing
Implemente o remarketing dinâmico no Google Ads e no Meta Ads. Isso permite que você exiba anúncios específicos para visitantes que visualizaram produtos ou determinadas páginas no seu site, ou que clicaram em anúncios anteriores.
8. Anúncios de listas de clientes
Carregue suas listas de endereços de e-mail (mailing) dos seus potenciais clientes ou leads nas plataformas de publicidade e crie campanhas direcionadas a esses contatos, incentivando a repetição de compra.
9. Publicidade voltada para dispositivos móveis
Configure campanhas de anúncios em aplicativos móveis para alcançar usuários relevantes para o seu nicho de e-commerce, com criativos pensados especificamente para celulares e aplicativos.
10. Mídia programática
Utilize a publicidade programática, que usa tecnologia para comprar anúncios em tempo real em uma variedade de sites e aplicativos, através de plataformas como Taboola.
Agora você já sabe tudo sobre tráfego pago e como começar a investir para que a sua loja virtual receba cada vez mais visitantes.
Aprenda também sobre branding para lojas virtuais e deixe seu site pronto para os novos visitantes.
O tráfego pago para e-commerce refere-se ao uso de publicidade na internet para direcionar mais visitantes para a sua loja virtual e, assim, gerar mais vendas online.
O investimento em mídia paga para e-commerce deve ser feito quando sua loja virtual estiver adequada para receber um volume maior de usuários. Quanto ao valor a ser investido, ele deve estar de acordo com a previsão de gastos do seu negócio para que não prejudique a sua saúde financeira.
Redes de pesquisa (Google Ads, Microsoft Ads)
Redes sociais (Facebook, Instagram, TikTok, Kwai, entre outros)
Canais de display
Aplicativos de uso cotidiano (Waze, Spotifym Deezer, YouTube Music, entre outros)
Configure sua conta no Google Ads
Crie uma campanha no Google Ads
Configure sua conta no Meta Ads
Inicie uma campanha no Facebook
Inicie uma campanha no Instagram
Crie anúncios de display no Google
Implemente remarketing
Crie anúncios de listas de clientes
Faça publicidade voltada para dispositivos móveis
Utilize mídia programática, como o Taboola