Tráfego pago para iniciantes é uma estratégia de marketing digital que consiste em investir em anúncios para alcançar um público com maior potencial de compra. Quem está começando pode optar por canais mais acessíveis e eficazes, como as redes sociais da Meta, que oferecem um custo menor e boas chances de atrair visitantes para a loja virtual.
Receber mais visitas e pessoas interessadas em comprar no e-commerce é o desejo de muitas pessoas que gerenciam lojas virtuais – e o tráfego pago auxilia no aumento desses números.
Mas com tantos termos, técnicas e canais para realizar anúncios, essa estratégia pode ser um desafio para muitos lojistas.
Para quem está pesquisando sobre o assunto, criamos um guia de tráfego pago para iniciantes que explica, desde o princípio, como funciona a técnica, quais são os benefícios e os principais canais utilizados em mídia paga.
Acompanhe para aprender com a Yampi tudo sobre o assunto!
O que é tráfego pago e como ele funciona?
Tráfego pago, às vezes chamado de mídia paga, é uma ferramenta do marketing digital que utiliza campanhas e anúncios pagos em plataformas digitais para alcançar mais pessoas e aumentar as visitas na loja virtual.
De maneira simples, a lógica por trás do tráfego pago funciona assim:
- São definidos objetivos para a loja virtual (como receber mais visitas, vender mais, receber mais engajamento nas redes sociais do e-commerce, entre outros);
- É definido o orçamento disponível para atingir esses objetivos;
- A partir disso, são selecionados os canais (como Google, Instagram, Facebook, TikTok etc);
- Em cada canal, são criadas campanhas e anúncios, sendo que cada campanha representa um objetivo.
- Os anúncios são conjuntos de artes (criativos), textos e links, que direcionam quem visualiza a realizar uma ação, definida nos objetivos;
- O valor definido para o orçamento é debitado conforme o método de pagamento e o canal escolhido mostra os dados obtidos através de cada campanha.
Diferente do tráfego orgânico, que exige um esforço criativo maior para criar conteúdos envolventes com potencial para chegar “naturalmente” até o público de interesse da loja virtual, o tráfego pago permite segmentar o público com base em interesses e pagar para que o conteúdo da loja chegue até essas pessoas. Um exemplo de mídia orgânica é o uso das boas práticas de SEO.
Glossário básico de tráfego pago
Alguns termos e siglas se tornam comuns para quem trabalha com tráfego pago diariamente, mas podem soar estranhos em um primeiro momento. Vamos explicar cada um dos termos mais comuns e pontuar a importância para a análise geral da estratégia.
CPC – Custo por clique
O CPC é o valor que o anunciante paga cada vez que um usuário clica em um anúncio, seja em pesquisa, rede social ou outro canal pago. Esse valor pode variar dependendo do leilão entre os anunciantes e da qualidade do anúncio.
- Por que essa métrica é importante: indica o custo direto de atrair um visitante para o site ou página de produto.
CPA – Custo por aquisição
O CPA é o valor pago por cada conversão, como uma compra ou cadastro realizado a partir do anúncio.
- Por que essa métrica é importante: permite avaliar a eficiência das campanhas em termos de custo por resultado direto.
CPM – Custo por mil impressões
O CPM é o valor pago por mil impressões (visualizações) do anúncio. Ao contrário do CPC, onde o pagamento é feito por clique, no CPM o valor é pago pela quantidade de vezes que o anúncio aparece na tela, independentemente se houve interação (clique) ou não.
- Por que é importante: ajuda a calcular o custo de atingir um grande público.
Impressões
As impressões representam o número de vezes que o anúncio foi exibido para os usuários, independentemente de eles terem clicado ou não.
- Por que é importante: ajuda a medir a visibilidade do anúncio para o público selecionado.
Segmentação
Segmentação é o processo de dividir o público em grupos menores, com base em dados demográficos, interesses, comportamentos e outros fatores.
- Por que é importante: aumenta as chances de alcançar o público certo e gerar conversões de cada tipo de campanha/anúncio.
CTR – Taxa de cliques
A CTR (click-through rate, ou taxa de cliques) representa a porcentagem de cliques que um anúncio recebe em relação ao número total de impressões.
- Por que é importante: Essa taxa indica o quanto o anúncio está atraente e relevante para o público-alvo, mostrando se ele está gerando interesse.
ROI – Retorno sobre investimento
O ROI (Return On Investment, ou retorno sobre investimento) é uma métrica que avalia o retorno financeiro obtido a partir do investimento feito em campanhas pagas. Para calcular o ROI, é necessário subtrair o custo total da campanha da receita gerada e dividir pelo valor gasto.
- Por que é importante: permite entender se o investimento em tráfego pago está sendo eficiente e gerando lucro.
Pixel
O Pixel é um código inserido no site que permite rastrear as ações dos usuários a partir da ferramenta escolhida para o tráfego pago (como Instagram e Tiktok, por exemplo).
- Por que é importante: fornece dados detalhados sobre o comportamento dos visitantes no site, possibilitando ajustes em tempo real nas campanhas.
Teste A/B
Teste A/B é uma técnica de experimentação que compara duas versões de um mesmo anúncio (ou landing page) para entender qual delas tem melhor desempenho.
- Por que é importante: ajuda a otimizar campanhas, ajustando os elementos que funcionam e descartando os que não trazem resultados.
Orçamento diário
O Orçamento diário é o valor definido em cada ferramenta para gastar por dia na campanha de tráfego pago.
- Por que é importante: ajuda a determinar o custo por dia, controlando os gastos da campanha.
Orçamento total
O Orçamento total é o valor definido para ser gasto durante toda a duração da campanha.
- Por que é importante: ajuda a determinar o custo por todo o período, mantendo o controle em campanhas com prazo estabelecido.
Retargeting
Retargeting, também conhecido como remarketing, é uma estratégia que permite exibir anúncios para pessoas que já interagiram com anúncios em algum momento, mas não realizaram compras.
- Por que é importante: aumenta as chances de conversão ao alcançar pessoas que já demonstraram interesse.
3 benefícios do tráfego pago para lojas virtuais
Existem vários benefícios em investir em tráfego pago para lojas virtuais, mas vamos focar nos três principais e com retornos mais objetivos:
Aumentar o alcance da loja virtual
Através de anúncios pagos, é possível aumentar o número de visitantes e alcance da loja virtual no geral, porque cada campanha direciona a loja para as pessoas que estão pesquisando algo relacionado ao que é vendido.
Diferente de contar com o alcance orgânico, que gera mais trabalho e o resultado é visto a médio e longo prazo, o tráfego pago traz resultados imediatos, bastando segmentar o público corretamente.
Ter resultados mais rápidos
Em comparação com o tráfego orgânico, o tráfego pago traz resultados mais objetivos e rápidos para a loja virtual.
Quando falamos em aumentar visitas e alcance, que são objetivos que não requerem grandes investimentos financeiros, essa é uma ótima estratégia para iniciantes no ramo.
Atingir as pessoas certas
Através das ferramentas de anúncios, disponíveis nos canais digitais, é possível segmentar o público para que cada campanha atinja quem tem maior potencial de realizar uma compra da loja virtual.
Além de impactar quem está pesquisando por algo, o tráfego pago mostra a loja virtual para quem tem o perfil de consumo esperado, o que pode representar um aumento nas vendas da loja.
É difícil fazer tráfego pago sozinho?
Nem toda loja virtual possui orçamento para arcar com os custos de um profissional especializado alocado apenas para gerenciar campanhas de mídia. Por isso, uma dúvida recorrente dos gestores de lojas online é sobre a dificuldade de fazer tráfego pago sozinho, sem terceirizar o serviço para profissionais da área.
A verdade é que trabalhar com mídia paga não é difícil. Como toda estratégia de marketing, é importante entender os conceitos básicos e definir os objetivos esperados com o tráfego pago – assim como o orçamento disponível para isso.
Existem muitos cursos com custo baixo (e até mesmo gratuitos) que ensinam como operar cada canal digital e configurar campanhas pagas.
Invista tempo para aprender e comece com um baixo investimento financeiro para se habituar com as configurações. Com o passar do tempo e o aumento da maturidade digital, é possível atingir bons resultados mesmo sem apoio especializado.
Principais plataformas de tráfego pago para iniciantes
As plataformas de tráfego pago, ou canais digitais, são os locais em que os anúncios são gerenciados para atingir os públicos segmentados.
Listamos as principais para quem está iniciando a seguir.
Google Ads
Os anúncios no Google envolvem toda a rede de produtos da gigante da tecnologia, como rede de pesquisa (Busca Google), Gmail, YouTube, parceiros afiliados e demais possibilidades.
Em 2024, a empresa apresentou um relatório apontando que, a partir dos usos das ferramentas proprietárias para anúncios, o Google ajudou a movimentar mais de R$ 188 bilhões na economia brasileira.
Meta Ads
A Meta é a proprietária das plataformas de redes sociais Facebook, Instagram, Threads e WhatsApp, aplicativo de mensagens instantâneas. É o conjunto de redes sociais que mais concentra usuários no Brasil – segundo o relatório da Data Reportal de 2024, já são mais de 111.3 milhões de brasileiros conectados.
Atualmente, é possível gerenciar anúncios no Facebook e Instagram – inclusive, com botões que enviam diretamente para conversas no WhatsApp. Dentro desses canais, existem anúncios que direcionam para o link do e-commerce e, principalmente, que concentram ações dentro dos perfis das empresas nessas redes sociais.
TikTok para Negócios
O TikTok para Negócios, ou TikTok Ads, oferece diferentes formatos de anúncios, como vídeos curtos, banners interativos e desafios patrocinados, que se encaixam na dinâmica da rede social de vídeos
Uma pesquisa desenvolvida pela Nielsen em 2023 apontou que anúncios realizados na plataforma podem trazer até 73% mais resultados do que nas concorrentes.
Anúncios em marketplaces
Além dos canais digitais de busca e redes sociais, os marketplaces são possibilidades para tráfego pago no e-commerce.
Plataformas como Shopee, Amazon, Magazine Luiza e Mercado Livre permitem anúncios para produtos e lojas completas de outros comerciantes digitais, que utilizam os marketplaces como parte da estratégia de difusão da loja virtual.
LinkedIn Ads
O LinkedIn Ads, ferramenta de anúncios da rede social profissional, permite o desenvolvimento de campanhas para coleta de leads internamente, com formulário próprio, assim como o envio para sites externos.
A ferramenta funciona muito bem para anúncios direcionados a outras empresas (segmento B2B), e se posiciona como especialista em público B2B, mas não é tão popular para compradores finais, como costuma ser o caso de e-commerces.
Qual o melhor tráfego pago para iniciantes?
A melhor opção para iniciar com tráfego pago é a Meta. Além de ser uma das mais populares, o conjunto de ferramentas possui um espaço centralizado para gerir anúncios em cada uma das plataformas (como Instagram ou Facebook).
Para lojas virtuais que estão começando e possuem um orçamento reduzido, a Meta permite criar anúncios que iniciam com orçamentos menores do que as demais.
Por exemplo: é possível criar campanhas em que o orçamento diário não ultrapasse R$ 20,00, e ainda atingindo resultados.
Vale o uso da plataforma para teste e aprendizado, e complementar com outras alternativas ao longo do aprendizado.
Como fazer tráfego pago? Dicas para iniciantes
Fazer tráfego pago pode parecer complicado no começo, mas com algumas dicas simples, é possível obter resultados positivos.
O segredo está em definir uma estratégia clara e seguir um passo a passo, desde o planejamento do objetivo até a análise dos resultados.
Confira as principais etapas para iniciar a estratégia de tráfego pago.
Defina objetivos
O primeiro passo para uma campanha de tráfego pago bem-sucedida é definir o que você quer alcançar – ou seja, os objetivos.
Para explicar, se o objetivo é aumentar as vendas, o foco será em campanhas de conversão. Se deseja atrair mais visitantes para o e-commerce, a meta será aumentar o tráfego.
Selecione um orçamento
Determine quanto está disposto a investir em cada campanha com um orçamento geral para tráfego pago.
Para iniciantes, é recomendado começar com valores mais baixos para testar o desempenho da campanha sem comprometer a saúde financeira do e-commerce.
Estipule um público-alvo
As plataformas de anúncios oferecem segmentações detalhadas, como faixa etária, localização geográfica, interesses e comportamento das pessoas a serem atingidas pela campanha de mídia paga.
Quanto mais preciso for o público, maiores serão as chances de conversão. Mas menor será a parcela de pessoas correspondentes.
Escolha os canais
Escolher os canais certos para os anúncios depende do público-alvo e do tipo de produto.
Se você está vendendo algo visual, como roupas ou acessórios, plataformas como redes sociais (Social Ads) são ideais, pois permitem anúncios visuais e segmentações detalhadas.
Mas, se o objetivo é atingir pessoas que estão procurando ativamente por produtos ou serviços, o Google Ads pode ser mais adequado.
Organize as campanhas
Crie campanhas separadas para objetivos específicos para organizar a gestão de tráfego pago.
Uma ideia é criar uma campanha de vendas para um novo produto, com o objetivo de conversão, e outra de remarketing para impactar visitantes que interagiram com a loja virtual (no site ou nas redes sociais), mas não realizaram nenhuma ação.
Desenvolva os anúncios
O desenvolvimento dos anúncios é a parte criativa da campanha e deve ser feito com cuidado.
O anúncio precisa ser atrativo e passar a mensagem de maneira clara e objetiva, dentro dos limites de caracteres disponíveis em cada canal. Utilize boas imagens, vídeos e descrições que chamem a atenção do público.
Avalie os resultados
Depois que as campanhas estiverem em andamento, é hora de acompanhar os resultados.
Utilize as ferramentas de análise da plataforma escolhida, como Google Analytics ou Facebook Insights, para medir o desempenho dos anúncios.
Observe métricas como CTR, CPA e ROI para avaliar se a campanha está gerando os resultados esperados.
Faça alterações
Com base nos resultados obtidos, faça ajustes e otimize os anúncios conforme a análise dos dados.
Caso tenha percebido que um anúncio não está gerando os resultados esperados, uma alternativa é testar uma versão diferente do mesmo conteúdo (Teste A/B), mas alterando a imagem ou o texto de apoio.
Além disso, se um público segmentado não está gerando bons resultados, experimente ampliar ou refinar essa segmentação.
Aulas gratuitas de tráfego pago para quem está começando
Desenvolvemos uma trilha de conteúdos voltados para ensinar tudo o que sabemos sobre tráfego pago para iniciantes na Yampi Academy!
Por lá, você tem acesso a vídeos com nossos profissionais especialistas sobre primeiros passos, escolha de plataformas, definição de orçamento e análise de resultados em tráfego pago.
Tráfego pago é uma ferramenta do marketing digital que utiliza campanhas e anúncios pagos em plataformas digitais para alcançar mais pessoas e aumentar as visitas na loja virtual. Diferente do tráfego orgânico, o tráfego pago permite segmentar o público com base em interesses e pagar para que o conteúdo da loja chegue até essas pessoas.
Não, trabalhar com mídia paga sozinho não é difícil. É Importante entender os conceitos básicos e definir os objetivos esperados com o tráfego pago, além do orçamento disponível. Nesse sentido, existem muitos cursos gratuitos ou de custo baixo que ensinam como operar cada canal digital e configurar campanhas pagas.
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