A velocidade de carregamento da loja virtual é um dos pontos definitivos para que o cliente escolha realizar uma compra no e-commerce. Uma loja lenta, com falhas na apresentação dos elementos gráficos e produtos e na página de pagamentos, representa um risco para a reputação e, principalmente, o faturamento do negócio.
Otimizar a velocidade da loja virtual não é apenas um fator técnico, mas um ponto importante para o sucesso do e-commerce.
Uma pesquisa recente desenvolvida pelo time da Yampi apontou que problemas no carregamento da plataforma é um dos 6 principais motivos que levam ao abandono de carrinho nas lojas virtuais.
Os motivos para que um site esteja lento são vários: desde problemas técnicos, de código, atualização da plataforma, configurações de imagem, e, até mesmo, instabilidades no servidor.
Por aqui, vamos falar sobre a importância de melhorar a velocidade da loja virtual, quais são os fatores que influenciam no carregamento das páginas , como medir a velocidade e quais ferramentas ajudam a aprimorar a experiência do usuário no e-commerce. Acompanhe!
A importância de uma loja virtual com boa velocidade
Ter uma loja virtual que carrega rapidamente é um dos pontos que impacta em uma experiência agradável para o cliente.
Quanto mais rápido o site, maiores são as chances de retenção de clientes e de aumento nas vendas.
Um estudo publicado na Techreport apontou que 40% dos usuários tendem a abandonar um site se ele levar mais de 4 segundos para carregar uma página.
Além de influenciar nas vendas online, a velocidade do site também afeta o ranqueamento nos mecanismos de busca, como o Google. Sites lentos costumam ser penalizados e aparecem em posições menos privilegiadas, enquanto páginas ágeis ganham mais visibilidade.
Investir na otimização da velocidade da loja virtual é sinônimo de aumento da presença online.
Para quem acompanha o Blog da Yampi, sabe que aplicar as melhores práticas de SEO (Search Engine Optimization) aumenta a probabilidade do e-commerce impactar as pessoas certas no momento de pesquisas, e os ajustes de velocidade fazem parte do checklist de SEO técnico.
Vale lembrar que uma boa velocidade de carregamento também contribui para a confiança do cliente. Sites que demoram para carregar passam a impressão de falta de profissionalismo ou, até mesmo, mesmo problemas técnicos de segurança, o que incentiva os visitantes a buscarem outras alternativas.
Fatores que influenciam na velocidade do site
A lista de fatores que influenciam o tempo de carregamento de uma loja virtual é realmente grande. Mas, ao focar nos principais pontos, se torna mais simples criar um checklist para avaliação.
Um dos principais é a escolha da plataforma de e-commerce. Algumas plataformas são mais otimizadas para velocidade e performance, oferecendo recursos que ajudam a garantir que a loja carregue rapidamente, independentemente do número de visitantes simultâneos.
Outro fator importante é a otimização de imagens e elementos de mídia, como vídeos, áudios e documentos em geral. Imagens não comprimidas ou de alta resolução podem sobrecarregar o servidor e aumentar significativamente o tempo de carregamento.
Além disso, o uso de código desnecessário ou plugins em excesso também pode impactar negativamente o desempenho da loja.
O servidor de hospedagem escolhida faz uma grande diferença. Servidores de baixa qualidade fazem com que a loja virtual tenha uma resposta mais lenta, especialmente em momentos de pico de tráfego. Por isso, optar por uma hospedagem especializada para e-commerce pode garantir um desempenho melhor e mais estável.
Algo importante, mas nem sempre considerado na escolha da hospedagem, é a facilidade de escalar em caso de grandes fluxos de acesso, como na Black Friday, no Dia das Mães, no Natal, entre outras datas sazonais.
Qual a velocidade ideal de uma loja online?
Cada tipo de site possui um tempo de carregamento adequado. Sites de notícia, por exemplo, levam entre 3 a 4 segundos para carregar a primeira página.
De acordo com o portal Hostadvice, o tempo médio de carregamento por indústria varia entre 2 e 4 segundos, sendo que cada segundo a mais impacta na frustração do usuário final.
Para o e-commerce, o tempo de carregamento geral deve ser entre 2 e 3 segundos. O mesmo artigo indica que lojas virtuais que carregam em até um segundo possuem 3 vezes mais chances de converter vendas e, a cada segundo de lentidão, diminui em 7% a chance de finalizar a compra.
3 ferramentas para testar velocidade de loja virtual
Além do conhecimento empírico de visitar o site de uma loja virtual e perceber a lentidão no carregamento, existem três principais ferramentas para avaliar, na técnica, o que pode estar causando a lentidão.
Essas ferramentas fornecem relatórios detalhados sobre os fatores que impactam a performance, ajudando a identificar falhas e oportunidades de melhoria.
Vamos detalhar o uso de cada uma a seguir – lembrando que todas são gratuitas.
Google PageSpeed Insights
O PageSpeed Insights é uma ferramenta do Google que oferece relatórios detalhados sobre a performance do site em dispositivos móveis e desktop, além de sugestões de otimização.
O relatório gerado no PageSpeed mantém o histórico de data e horário de avaliação, o que auxilia a identificar lentidão sazonais por aumento repentino de acessos, por exemplo.
GTmetrix
O GTmetrix é outro exemplo de ferramenta para análise de performance e monitoramento de sites.
Ele fornece informações completas sobre a velocidade do site, incluindo o tempo de carregamento de cada recurso, e oferece dicas práticas para melhoria – de acordo com o que a própria ferramenta identificou de erros.
Pingdom Tools
O Pingdom Tools permite testar a velocidade do site em diferentes localizações do mundo e oferece dados sobre o tempo de resposta do servidor e desempenho de cada elemento da página.
O diferencial da Pingdom é, justamente, a possibilidade de avaliar como a loja virtual carrega em diferentes localidades, o que vale muito para e-commerces com atuação e entregas internacionais.
Além das três apresentadas, existem ferramentas desenvolvidas por especialistas em marketing e SEO, como Semrush, Ubbersuggest, entre outros, mas são parte de uma estratégia maior e apenas fornecem dados relativos ao desempenho de SEO. Se você entende que essa é a necessidade atual da loja virtual, vale o teste!
Como otimizar a velocidade da loja? 5 dicas
Uma vez que os motivos de lentidão ficaram evidentes, é o momento de colocar em prática ações para otimizar a velocidade da loja virtual.
Escolha uma plataforma atualizada
O primeiro passo para garantir que a loja virtual tenha a velocidade de resposta adequada para um e-commerce é investir em uma plataforma leve e atualizada – como a Yampi.
A Yampi realiza atualizações periódicas no sistema de códigos e cache do site para garantir a maior disponibilidade possível, e existe até um case sobre isso compartilhado no site GoCase.
Verifique o relatório da ferramenta de análise
Comece pelo princípio: ao avaliar o site da loja virtual em uma das ferramentas de teste de velocidade indicadas, é possível ter acesso a uma lista de recomendações de otimização.
Algumas podem ter relação com mídias pesadas e imagens, mas outras estão mais voltadas para a parte técnica do site. Nesse caso, vale investir em ajuda profissional de uma pessoa programadora, por exemplo.
Otimize as imagens
Imagens muito pesadas, em formatos não recomendados para e-commerce, também diminuem a velocidade de carregamento das páginas.
Lembre de otimizar as imagens disponíveis na loja virtual, como banners, fotos de produto e demais possibilidades, ajustando o tamanho e o peso das imagens para que carreguem rapidamente, mas sem perder a qualidade.
Você pode usar ferramentas online gratuitas para diminuir o tamanho e o peso das imagens do site, como:
Mantenha o cache da plataforma atualizado
O cache de um site é uma das maneiras de fazer com que as páginas carreguem com maior agilidade no dispositivo do visitante. Essa camada guarda informações na memória do navegador a partir de cada página acessada.
Para o usuário final, a limpeza do cache periodicamente ajuda a tornar o navegador mais rápido. Mas, para a loja virtual, o processo é inverso: é necessário atualizar com frequência as configurações da memória cache para que continue enviando os dados que permitem um carregamento recorrente mais rápido.
Na Yampi, esse processo acontece automaticamente.
Minimize o código do site
Uma das maneiras mais utilizadas para otimizar a velocidade de carregamento de uma loja virtual é limpar e minimizar o código usado para estruturar e apresentar suas páginas.
Remover scripts JavaScript, folhas de estilo CSS e elementos HTML desnecessários pode reduzir o tempo de carregamento e melhorar a experiência do usuário.
Mas, mais uma vez, recomendamos investir em auxílio profissional para evitar indisponibilidade e maiores problemas com a plataforma de e-commerce.
Conheça a loja virtual com o melhor carregamento
Se você escolheu a Yampi como a plataforma para a sua loja virtual, já começou com o pé direito para garantir a alta disponibilidade!
A Yampi tem destaque no mercado pela destaca pela rapidez no carregamento e por oferecer uma experiência de compra fluida e sem interrupções.
Nosso time técnico projetou tudo para garantir que as lojas hospedadas por aqui apresentem um tempo de carregamento abaixo da média do mercado, o que é essencial para aumentar as vendas e o faturamento do e-commerce.
Criamos uma série de vídeos explicativos na Yampi Academy para você vender mais com a sua loja virtual – otimizando mídias, páginas e garantindo que a velocidade geral de carregamento esteja sempre segundo o recomendado.
Confira!
Escolha da plataforma de e-commerce
Otimização de imagens e elementos de mídia
Uso de códigos e plugins
Escolha do servidor de hospedagem
A velocidade ideal de uma loja online deve ser entre 2 e 3 segundos.
Escolha a Yampi como plataforma de e-commerce
Verifique o relatório da ferramenta de análise
Otimize as imagens
Mantenha o cache da plataforma atualizado
Minimize o código do site