A expectativa de faturamento para a Black Friday 2024 é de R$ 9,3 bilhões. Para garantir vendas na data, confira dicas, tendências e estratégias essenciais para atrair e reter clientes.
O fim do ano se aproxima e, com ele, vem também a grande estrela do e-commerce: a Black Friday 2024 é a data mais aguardada, tanto por consumidores, quanto pelos lojistas.
Afinal, movimenta milhões em vendas e oferece uma chance única para marcas se destacarem no mercado. Em 2024, os varejistas terão que se adaptar às novas tendências e comportamentos de compra, principalmente com o crescimento das vendas online e a popularização de categorias como eletrônicos, moda e saúde.
Este guia completo foi feito para ajudar sua empresa a ter sucesso na Black Friday 2024. Você vai ficar por dentro das últimas novidades e vai se inspirar em dicas práticas para impulsionar suas vendas.
No final, descubra os produtos mais vendidos em 2023, as tendências para 2024 e um passo a passo com dicas de planejamento. Boa leitura!
Quando é a Black Friday 2024?
A Black Friday 2024 acontece na última sexta-feira de novembro, em 29/11. Essa é a data oficial, mas muitas empresas já iniciam as promoções dias ou até semanas antes, criando uma espécie de “Esquenta Black Friday” para captar o interesse dos consumidores.
Além disso, em algumas categorias, especialmente no e-commerce, as promoções podem se estender até a semana seguinte, no que é conhecido como Cyber Monday.
Ou seja: mesmo que a Black Friday 2024 só aconteça no dia 29, é possível antecipar a data e até estender para atrair mais consumidores. Tudo vai depender do planejamento da sua marca.
Como foram as vendas na Black Friday 2023?
A Black Friday 2023 teve uma queda em relação a 2022, com um faturamento de R$ 5,23 bilhões, cerca de 15% a menos do que no ano anterior. Apesar disso, o número das vendas ainda é expressivo e o ticket médio subiu 1,7%, de acordo com dados da Neotrust e ClearSale.
As estratégias mais eficientes adotadas em 2023 incluíram frete grátis, descontos progressivos e uma comunicação forte nas redes sociais. Portanto, vale aprender com os acertos do ano passado para criar uma estratégia forte e acertada na Black Friday 2024.
Os produtos mais vendidos na Black Friday
Existe uma diferença entre os “produtos mais vendidos” e os “produtos que mais trouxeram faturamento”. Por isso, vamos trazer aqui os dois lados da moeda:
Os produtos mais vendidos, isto é, que tiveram maior volume de pedidos na Black Friday 2023, foram itens dos segmentos de moda e acessórios, beleza e perfumaria, eletroportáteis, de acordo com relatório da Confi.Neotrust.
Já as categorias que mais impactaram o faturamento dos lojistas, isto é, que mais trouxeram retorno financeiro, foram eletrodomésticos, eletrônicos, telefonia, moda e acessórios, e móveis.
Quais as tendências de vendas para a Black Friday 2024?
Para a Black Friday 2024, espera-se que a demanda por eletrônicos continue alta, mas com uma nova ênfase em produtos relacionados à inteligência artificial e dispositivos para casas inteligentes, como assistentes virtuais, lâmpadas inteligentes, interruptores automáticos e fechaduras eletrônicas.
As marcas que apostarem em acessórios tecnológicos, como fones de ouvido sem fio (bluetooth) e assistentes de voz, provavelmente terão bons resultados.
Além disso, o consumo consciente e a sustentabilidade vêm se tornando tendências importantes. Produtos de moda sustentável, cosméticos naturais e itens de decoração com materiais ecológicos devem ganhar espaço nas preferências do consumidor. Itens veganos, com embalagens recicladas e produzidos com consciência ecológica são boas opções.
Em termos de estratégias, personalização e conveniência serão diferenciais valiosos. Por exemplo, vale mapear o comportamento do seu consumidor para impactá-lo com anúncios de remarketing nos canais certos e com os produtos certos.
Outra estratégia personalizada é oferecer itens complementares ao pedido principal do cliente na etapa de pagamento. Chamada de Order Bump, essa estratégia pode aumentar o seu ticket médio e ainda melhora a experiência de compra.
Um checkout simples, intuitivo e com poucas etapas, como o da Yampi, também é um diferencial importante para faturar mais na Black Friday 2024. Por fim, o frete grátis segue sendo uma das principais tendências para o e-commerce, sendo um grande divisor de águas: há quem desista de comprar pelo valor do frete e há quem decida adquirir o produto apenas porque o frete está grátis.
Como vender mais na Black Friday? 5 dicas para o sucesso
A preparação para a Black Friday começa bem antes da data oficial. Por isso, se ligue nessas dicas que separamos para garantir que suas vendas estejam preparadas:
1. Planeje seu estoque e ofertas
Antes de mais nada, tenha um bom controle de estoque. Se você ainda não tem isso, essa é a hora de organizar as planilhas e colocar ordem em tudo.
Revise os produtos com maior saída e os que podem se beneficiar de um desconto atrativo. Também vale estimar a quantidade de estoque necessária para evitar problemas de reposição durante a data.
Uma boa dica é pensar nas promoções e ofertas de acordo com o estoque disponível.
2. Revise as informações da sua loja
Crie um layout impressionante para a Black Friday e aposte em banners chamativos, botões de compra interessantes e cores estratégicas para as suas ofertas. Mudar a identidade do seu site de vendas ajuda os compradores a entender que a loja está em clima de liquidação e pode colocar os consumidores no “modo de compra”.
Além disso, vale revisar as informações do seu negócio no Google Merchant Center, a ferramenta que faz com que o seu negócio seja exibido nas plataformas do Google. Inclusive, sabia que você consegue criar promoções no Google Shopping? Explore diferentes ferramentas para expandir ainda mais o alcance das suas campanhas.
3. Invista em campanhas de marketing
Pode parecer óbvio, mas nunca é demais falar: o tráfego estratégico é o que vai trazer as vendas para o seu negócio. Por isso, invista tempo para planejar as campanhas de marketing, criar as segmentações de público e produzir os criativos, isto é, os anúncios.
Um bom tráfego para a sua loja depende de um bom produto, uma boa segmentação e um bom criativo. A partir disso, você consegue pensar em estratégias orçamentárias para colocar a sua campanha para rodar.
Também vale divulgar as ofertas nas redes sociais e preparar o público com antecedência, também via e-mail marketing e estratégias de remarketing. Durante a Black Friday, monitore o desempenho das campanhas e esteja pronto para fazer ajustes imediatos. Use dados em tempo real, da própria plataforma Yampi ou do Google Ads, por exemplo, para entender o que está funcionando e o que pode melhorar.
4. Aquisição ou retenção de clientes?
Vale se perguntar: minha campanha para a Black Friday 2024 vai ser para atrair mais clientes ou para reter aqueles que eu já conquistei? A depender do que fizer sentido para a sua marca, você precisa ajustar a sua estratégia ou canais de comunicação a serem utilizados.
Por exemplo, se você quer atrair mais clientes, é preciso concentrar suas forças em produtos com grande apelo ao público, que resolvam dores. Também é preciso utilizar os canais que aumentam o alcance, como o Reels do Instagram, os anúncios de mídia paga e as otimizações de SEO na sua própria loja.
Agora, se o objetivo da marca é reter os clientes, vale criar descontos exclusivos para a sua base, a ser comunicado via e-mail, SMS e no próprio site.
5. Transforme o pós-vendas em mais vendas
A Black Friday é uma excelente oportunidade para fidelizar clientes. Aliás, se você já investiu em trazer eles para a sua marca, agora é a hora de mantê-los satisfeitos.
Para isso, envie e-mails de agradecimento e mantenha o contato com esses novos clientes, preparando-os para futuras campanhas. Vale até fazer uma “ressaca” da Black, com ofertas exclusivas para esses consumidores da sua base.
Tenha cuidado com esses erros comuns nas campanhas de Black Friday
Nem tudo são flores: para além das muitas vendas e do aumento no faturamento, a Black Friday também pode trazer dor de cabeça, quando aplicadas as estratégias erradas. Por isso, separamos aqui os erros mais comuns que os lojistas cometem nas campanhas de Black Friday:
Descontos exagerados
Oferecer descontos excessivamente altos pode prejudicar sua lucratividade e até despertar desconfiança nos consumidores. Por isso, é bom se certificar de que calculou cuidadosamente seus preços de venda para garantir que as promoções ainda sejam vantajosas para o seu negócio.
Má gestão de estoque
Não ter estoque suficiente para atender à demanda gerada pela Black Friday pode levar a frustrações dos clientes e perda de vendas. Uma situação que nenhum lojista deseja, não é mesmo? Portanto, tenha certeza de que seus níveis de estoque estejam adequadamente planejados.
Além disso, ter um estoque desorganizado pode levar a problemas como envios atrasados ou falta de disponibilidade de produtos.
Comunicação ineficaz
Uma comunicação inadequada ou confusa sobre as promoções, descontos e datas pode levar a mal-entendidos entre os clientes e prejudicar a credibilidade da sua marca. Atenção redobrada na hora de criar a copy de vendas.
Falta de segmentação
Não segmentar corretamente seu público-alvo pode resultar em anúncios sendo exibidos para pessoas que não têm interesse real nas suas ofertas. O que isso significa? Que você pode pode desperdiçar recursos e reduzir a eficácia da sua campanha.
Excesso de e-mails
Enviar muitos e-mails promocionais pode levar os clientes a se sentirem bombardeados e até mesmo a se descadastrarem da sua lista. Equilibre a frequência de e-mails para evitar essa reação negativa.
Ignorar a experiência de compra por celular
Não otimizar suas campanhas e loja virtual para dispositivos móveis é um erro grave, considerando que muitos consumidores fazem compras por meio de seus smartphones. Na Yampi, a Loja Virtual é responsiva e se adapta a diferentes tamanhos de tela.
Falta de atenção ao pós-venda
Concentrar-se apenas nas vendas do Black Friday e negligenciar o atendimento pós-venda pode prejudicar a satisfação do cliente. É importante treinar a sua equipe e fornecer suporte e acompanhamento adequados também após a venda.
Não medir resultados
Não acompanhar e analisar os resultados da sua campanha é um erro comum. Você precisa avaliar o desempenho para entender o que funcionou e o que precisa ser ajustado para futuras campanhas de Black Friday.
Conte com um site estável para vender mais nesta Black Friday
Um site estável é fundamental para o sucesso nas vendas da Black Friday, especialmente em uma data em que o tráfego aumenta consideravelmente.
É aqui que a Yampi se destaca como a melhor opção para lojistas que buscam segurança e desempenho: a plataforma é projetada para suportar picos de acesso sem comprometer a experiência do usuário, garantindo que o site funcione de maneira rápida e estável mesmo durante os momentos de maior movimento.
Isso reduz o risco de quedas e lentidões, que podem causar a perda de vendas e prejudicar a imagem da loja. Afinal, a infraestrutura da Yampi é otimizada para e-commerce, contando com recursos avançados que garantem alta performance e segurança para cada acesso.
Além disso, a Yampi oferece suporte técnico qualificado de plantão na data, pronto para auxiliar os lojistas durante a Black Friday. Com monitoramento constante e tecnologia de ponta, a plataforma antecipa e resolve potenciais problemas, garantindo que o seu site esteja sempre disponível para os clientes.
Na Black Friday, cada segundo conta. Vender com a Yampi na Black Friday é a escolha ideal para qualquer lojista que quer maximizar o sucesso de suas vendas.
A Black Friday 2024 acontece em 29/11, a na última sexta-feira de novembro.
Os produtos mais vendidos na última Black Friday, em 2023, foram itens dos segmentos de moda e acessórios, beleza e perfumaria e eletroportáteis.
Planeje seu estoque e ofertas
Revise as informações da sua loja
Invista em campanhas de marketing
Decida o foco entre aquisição ou retenção de clientes
Use o pós-vendas para gerar mais vendas